Nesta sexta feira pela manhã, a equipe técnica do Tamar Ubatuba realizou a soltura da tartaruga cabeçuda adulta, de 115 kg e 1 metro de comprimento.
‘Os pescadores da Almada ficaram impressionados com o tamanho do animal, pois aqui não é comum avistar tartarugas com mais de 60 kg’, relatou o biólogo e coordenador técnico do Tamar Ubatuba, Henrique Becker.
Acompanhada por turistas, pescadores locais e jornalistas da região, a enorme tartaruga mostrou disposição ao percorrer rapidamente os poucos metros de areia e adentrar com muita energia no tranqüilo mar da Praia da Almada.
Os técnicos do Tamar monitoraram a baía na intenção de vê-la novamente, mas sequer a viram emergir para respirar. ‘Indício de que nosso nobre visitante está recuperado’, anima-se Becker.
O animal foi trazido pelo Corpo de Bombeiros de Paraty/RJ, no último dia 30 de novembro e foi reabilitada pelo veterinário do Tamar Dr. Renato Velloso, que retirou dois anzóis da tartaruga, um na região da pálpebra do olho direito e outro, bastante enferrujado, na nadadeira dianteira.
‘Reabilitar e soltar um animal como esse é muito importante para a conservação da espécie, pois somente a partir deste tamanho é que a tartaruga pode se reproduzir’, complementa a oceanóloga e coordenadora regional do Tamar Ubatuba Berenice Gallo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário