sábado, 3 de setembro de 2011

Desobediência civil e cidadania

Fonte.: Jornal Jurid

A desobediência civil é sempre apropriada quando a luta individual é impotente para vencer a injustiça e o arbítrio

Por | João B. Herkenhoff 

A desobediência civil é um dos mais eficazes instrumentos de defesa da cidadania.

Em face do tirano ou de atos tirânicos, a resposta da sociedade civil deve ser a desobediência coletiva.

Gandhi deu um grande exemplo de exercício da desobediência civil. A Índia, fraca e indefesa, pela desobediência civil dobrou o orgulho do Império Britânico.

Depois, nos Estados Unidos, Luther King, com os instrumentos da desobediência civil enfrentou o racismo odioso e derrubou as leis de segregação racial.

A desobediência civil é sempre apropriada quando a luta individual é impotente para vencer a injustiça e o arbítrio. Cabe, não só quando se defendem princípios como os que alimentaram a ação de Gandhi e de Luther King. Ali, onde se despreze a cidadania, onde se violem os direitos humanos, onde o Estado se pretenda onipotente, ali tem pertinência a desobediência civil.

A desobediência civil exige organização. Diante de um determinado caso concreto de abuso, será preciso que entidades civis e líderes sociais conclamem o povo para coletivamente desobedecer.

Para que esta reflexão não fique pairando no ar, vamos exemplificar com a hipótese de multas de trânsito lavradas atabalhoadamente, fato que ocorre de norte a sul do país.

O cidadão é notificado de que avançou um sinal, ou estacionou em local proibido, ou cometeu outra transgressão, após ter transcorrido um mês do fato supostamente ilegal.

Como pode alguém se lembrar de fatos dessa natureza, já passado tão longo tempo?

As pessoas lutam pela vida, enfrentam filas, sofrem danos nos seus veículos por omissão dos poderes públicos (buracos nas ruas e estradas). As pessoas não têm como única preocupação na vida as relações com Departamentos de Trânsito.

E que dizer dos motoristas profissionais, trabalhadores que prestam um serviço público da maior relevância, ganhando o pão com o suor do rosto, diante desse quadro? São os maiores prejudicados, surrupiados na sua modesta renda por força de sucessivas multas que não podem ser verificadas.

A notificação deveria ser feita 24 ou 48 horas após a transgressão. Só assim seria possível ao cidadão constatar se realmente cometeu a infração, ou se a multa foi abusiva.

Muitos dos controles são hoje eletrônicos. E quem garante que os controles eletrônicos são perfeitos?

As multas, como têm sido sobejamente aplicadas, ferem o "direito de defesa" e agridem o "princípio do contraditório", fundamentos do regime constitucional. Traem a lisura, a confiança e a honestidade que devem vigorar nas relações do Poder Público com o cidadão. Configuram uma situação que justifica e aconselha a desobediência civil.

 Autor:

João Baptista Herkenhoff, 75 anos, magistrado (aposentado) e professor (em atividade) na Faculdade Estácio de Sá de Vila Velha (ES). Autor, dentre outros livros, de Dilemas de um juiz - a aventura obrigatória (GZ Editora, 2009) e Filosofia do Direito (GZ Editora, 2010). Membro da Academia Espírito-Santense de Letras e da União Brasileira de Escritores.

TJSP alerta à população sobre novo tipo de golpe


O Tribunal de Justiça de São Paulo alerta à população que golpistas estão usando indevidamente seu nome para aplicar golpes. Desta vez, o golpe é uma suposta notificação do Tribunal informando que foi  determinado, em decisão de segunda instância, que qualquer cartório deprecado fica autorizado a notificar, intimar, orientar e viabilizar o levantamento de quantia em favor do próprio contribuinte ou beneficiário legal de processo.
 
        Os falsos processos geralmente se referem a instituições de previdência privada, como Capemi - Caixa de Pecúlios, Gboex, Montepio Mongeral e outras.
 
        Em golpes anteriores, também alertados pelo TJSP, as fraudes consistiam em correspondências ou e-mails informando a existência de ações indenizatórias em favor de das vítimas e solicitação para que entrassem em contato. 

        As vítimas também recebiam uma cópia da falsa decisão, que teria sido encaminhada por uma das Câmaras do TJSP, pela Vara de Falência ou pelo do Setor de Cartas Precatórias. Ao ter conhecimento do golpe, o Tribunal de Justiça iniciou um trabalho de divulgação alertando que o TJSP não expede ofícios solicitando contato telefônico referente a qualquer depósito de resgate de valores. Além disso, a população foi orientada para que - antes de ligar para o número informado na falsa mensagem eletrônica ou falso mandado - consulte as unidades judiciárias (cartórios/varas) disponíveis no site do Tribunal de Justiça: www.tjsp.jus.br, no link  “endereços e telefones”.

        Para tentar 'driblar' essa orientação, os golpistas mudaram de tática. Agora, enviam uma notificação do Setor de Precatórios com uma falsa decisão determinando que os cartórios podem sim fazer o contato. No documento, solicitam à vítima que entre em contato por telefone (informam o número) para agendar o comparecimento à audiência e fazer o resgate do valor. O telefone indicado é atendido por um golpista. A notificação também é assinada por um falso funcionário da Justiça e cita um número de um processo inexistente. 

        O Tribunal de Justiça recomenda que a população fique atenta a contatos dessa natureza e comunique o fato à polícia.
       
        Comunicação Social TJSP –  LV (texto) / Internet (foto ilustrativa) / DS (arte
        imprensatj@tjsp.jus.br

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Convocação Assembléia AUS

A Associação Ubatuba de Surf- AUS, entidade representante do surfe na cidade de Ubatuba convoca os associados AUS para Assembleia Geral Extraordinária para Recomposição de Cargo Diretivo, no dia 12 de setembro às 19h30 no auditório da Secretaria Municipal de Turismo- Av. Iperoig, 214- Centro (Antiga Câmara Municipal - piso superior)



Paulo Wladimir Zanin da Motta

Presidente AUS

Combatendo o Nepotismo

Conforme publicação do Diário Oficia de 01 de setembro de 2011, o Presidente da Câmara de Ubatuba tomou as medidas legais cabíveis para impedir o favorecimento indevido, garantido a moralidade das contratações.Ao assumir cargos de chefia ou direção na administração pública o contratado, se proprietário ou sócio de empresa privada, não pode possuir contratos com o ente público.

CÂMARA MUNICIPAL DE UBATUBA EXTRATO DE RESCISÃO DO CONTRATO Nº 15/2011
REF. TOMADA DE PREÇOS 01/2011
OBJETO: Fornecimento de combustíveis e lubrificantes Contratada: Ubatuba Serviços Automotivos Ltda Tendo em vista que o sócio administrador da empresa contratada, foi nomeado para o Cargo de Secretário da Prefeitura Municipal desta Cidade, fica na data de 24 de agosto de 2011, rescindido o presente contrato.
 
Câmara Municipal de Ubatuba
 
Rogério Frediani
Presidente

Porque Ubatuba está no Fundo do Poço


  • Silvio Bonfiglioli

    Transparência , eu não digo que sou honesto, eu sou honesto, alias essa caracteritica de carater deveria ser uma coisa comum, mas infelizmente virou raridade, dai as pessoas como vcs da transparencia duvidarem porque com certeza se estivessem em meu lugar já teriam se locupetrado. Quantos aos meus parentes nenhum em tempo algum se aproveitou do dinheiro publico indevidamente, muito pelo contrario todos sempre fizeram juz aos seus proventos com muito trabalho e dedicação. Eu não discuto as leis eu cumpro, mesmo não concordando com algumas, e uma delas é essa que cerceia o direito de parentes (competentes) de politicos de trabalharem, simplesmente porque cometeram o erro de nascerem na familia de politicos. Sempre faço uma analogia com a Rede Globo, se ela fosse um orgão publico, a Fatima Bernardes não poderia apresentar o Jornal Nacional com o seu marido Wiliam Boner, o Tarcizio meira não poderia trabalhar junto com a Gloria Menezes, a Xuxa não poderia colocar sua filha no programa. Se a Seleção Brasileira de volei masculino fosse um orgão publico o Bernadinho não poderia escalar seu filho como levantador. Alguem duvida da competencias destes atores ou do filho do Bernadinho. Graças a Deus que essa lei do nepotismo não vale para a iniciativa privada. Infelizmente para o serviço publico os meus parentes (competentes) não mais trabalham na PMU.
    há 10 horas ·

  • Transparência Ubatuba Associação Você tem certeza que já foram todos, Silvio Bonfiglioli? O que você me diz do marido da Secretária de Eduardo que é assessor do Vereador Adilson? Com relação ao fato de você concordar ou não com uma ou mais Leis existentes isso pouco importa pois quero crer que você e seus parentes tenham optado pela vida pública por uma questão de opção e não pela falta dela. Nesse sentido ao ingressarem na na função pública sabiam que seriam obrigados a fazer única e exclusivamente o que determinam às Leis. De mais a mais se seus parentes são tão competentes como você alega, fazendo até mesmo parecer algo genético e exclusivo dos seus, por que você não cria uma empresa particular e leva todos seus parentes para trabalhar nela? Será que com dinheiro próprio e não da população a história muda? (Marcos de Barros Leopldo Guerra - Presidente Ass Transparência Ubatuba)
O textos acima são mais uma prova incontestável da total falta de noção de membros da administração do até então prefeito Eduardo Cesar em Ubatuba. Pelas lamentações e inconformismos de Silvio Bonfiglioli fica evidente que o mesmo confunde o significado de empresa pública com empresa privada. Na empresa privada o lucro e a finalidade principal e os serviços ou produtos comercializados são o meio para que se atinja a finalidade principal, ou seja, o lucro. Na empresa privada a qualidade da prestação do serviço é a finalidade principal e única, sendo que o meio para tal são os princípios que regem a administração pública, ou seja, a moralidade, a legalidade, publicidade, eficiência e impessoalidade. Em resumo na empresa privada a finalidade única é o lucro enquanto que na empresa pública o lucro é apenas uma possibilidade e, ainda assim, destinada ao benefício da população.

De qualquer modo, fica bastante claro, que Silvio Bonfiglioli apesar de ter conhecimento das Leis, pelo simples fato de não concordar com as mesmas, opta por ignorá-las, haja vista que seu cunhado é marido da secretária de Eduardo Cesar e assessor do Vereador Adilson Lopes, caracterizando uma situação clara e incontestável de nepotismo cruzado.

Mais uma vez fica provado e comprovado o porque de Ubatuba ter chegado ao caos que chegou com a interminável, incompetente, negligente, omissa e nefasta administração de Eduardo Cesar. Por mais que Silvio Bonfiglioli tenha direito às suas próprias opiniões, na qualidade de secretário municipal e especialmente em uma rede social como o facebook, deveria medir suas palavras.

Com relação a sua opinião referente a um ou mais membros da Associação Transparência Ubatuba, seria oportuno caso exista um mínimo de caráter e coragem em Silvio Bonfiglioli que citasse nomes, pois generalizando apenas comprova o covarde e hipócrita que é. Ao não explicitar nomes as opiniões de Silvio Bonfiglioli possuem um único local para serem colocadas, local este que pessoalmente eu posso indicar a Silvio Bonfiglioli e a outros curiosos de plantão.

Para sorte da população de Ubatuba nepotismo é prática abominada pelo STF - Supremo Tribunal Federal, sendo que sua prática leva a conclusão óbvia de que existiu ou existe improbidade administrativa de um ou mais membros da administração. O fato de demitirem tais pessoas não altera a improbidade já praticada passível de condenação com a consequente perda dos Direitos políticos e de contratar com o ente público.

Ordem do Dia da 27ª Sessão Ordinária da Câmara de Ubatuba - 06 de setembro de 2011

O Vereador Rogério Frediani - PSDB, Presidente da Câmara Municipal de Ubatuba, anuncia a Ordem do Dia da 27ª Sessão Ordinária desta Casa, a realizar-se no dia 06 de setembro de 2011, às 20 horas, constituída de Projetos de Lei e outras proposições abaixo relacionadas:

ORDEM DO DIA:
 
EM ÚNICA DISCUSSÃO:

01 - Projeto de Lei nº. 46/11, do Ver. José Americano – PPS, que institui o Dia Municipal de Combate a Dengue no Município.

02 - Projeto de Lei nº. 53/11, do Ver. José Americano – PPS, que autoriza o Poder Executivo Municipal a incluir no calendário de eventos da cidade de Ubatuba o “Dia do Hapkido”, a ser comemorado anualmente no dia 12 de junho e dá outras providências.

03 - Projeto de Decreto Legislativo nº. 05/11, do Ver. Rogério Frediani - PSDB, que concede Título de “Cidadão Ubatubense” ao Bispo Diocesano Dom Antonio Carlos Altieri.

04 - Projeto de Decreto Legislativo nº. 06/11, do Ver. Mauro Barros – PSC, que concede Título Ubatubano Ilustre, a Srª. Elisa do Nascimento Cancellier.

05 - Projeto de Decreto Legislativo nº. 08/11, do Ver. Adilson Lopes – PPS, que concede o Titulo de Cidadão Ubatubense ao Cantor e Compositor Renato Teixeira.

06 - Moção nº. 55/11, do Ver. Mauro Barros – PSC, de congratulações ao atleta e Professor de Basquete Sidnei Antônio da Rocha (Rochinha), pela sua dedicação voltada ao esporte.

07 - Moção nº. 56/11, do Ver. Ricardo Cortes – DEM, de congratulações ao Roni Purper, atleta de paramotor e parapente, que sempre por onde passa eleva o nome da cidade de Ubatuba.

08 – Pedido de Informação nº. 89/11, do Ver. Rogério Frediani – PSDB, informações sobre os motivos pelos quais foram suspensas as aulas de violão que vinham sendo ministradas na EM Nativa Fernandes Faria, situada no Bairro Sertão da Quina e no caso de essas aulas serem novamente ministradas na referida escola, qual a data prevista para que isso ocorra.

09 - Requerimento nº. 104/11, do Ver. Jose Americano - PPS, á Elektro, em caráter de urgência para que se proceda á instalação de luminárias, tantas quantas forem necessárias nos locais deficientes do Bairro do Jardim Ubatuba.

10 - Requerimento nº. 105/11, do Ver. Jose Americano - PPS, á Elektro, em caráter de urgência para que se proceda á instalação de luminárias, tantas quantas forem necessárias nos locais deficientes do Bairro da Ressaca.

11 - Requerimento nº. 106/11, do Ver. Rogerio Frediani - PSDB, ao Exmo. Sr. Fernando Capez, DD. Deputado Estadual, para que solicite gentilmente a presença de Monica Bacci Cavaleiro – Engenheira de Meio Ambiente da Elektro S.A – Campinas – SP, para que estude e analise com urgência a possibilidade de acompanhar o Inquérito Civil 52/07 que corre no Fórum de Ubatuba, a fim de efetivar um termo de Ajustamento de Conduta - TAC para que seja restabelecida a rede de energia do casal de aposentados na Pedra Preta, região sul de Ubatuba, conforme contato com a Fundação Florestal e Ministério Público.

12 - Requerimento nº. 107/11, do Ver. Rogerio Frediani - PSDB, ao Exmo. Sr. Fernando Capez, DD. Deputado Estadual, que encaminhe através da Secretaria Competente, a viabilização de fato aos esforços necessários para que seja implantado um Distrito Policial na Região Sul, conforme o Decreto Estadual nº 36.577 de 10 de Março de 1993, a fim de atender uma solicitação tão antiga e mais do que necessária aos cidadãos daquela comunidade, principalmente tendo em vista as ocorrências dos últimos acontecimentos.

Rogério Frediani - PSDB
Presidente

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Rogério Frediani e deputado federal Luiz Fernando Machado em defesa do reconhecimento dos pequenos produtores rurais


Através do Requerimento 87/2011, o vereador tucano Rogério Frediani solicita ao deputado federal Luiz Fernando Machado-PSDB, que elabore discussões urgentes a fim de reconhecer o Manejo do Pousio como de Relevante Interesse Social Nacional às praticas agricultáveis de que trata a agricultura familiar e as comunidades tradicionais. Fredinai diz que o governo e as leis devem avançar para uma balança mais justa e igualitária no tratamento as comunidades e suas praticas agrícolas de geração de emprego e renda. Segundo o vereador deve-se ainda estar atento as questões mais regionalizadas, respeitando as culturas e as condições sociais e ambientais de cada localidade. Os pequenos produtores tem sido alvo de milhares de multas, processos ambientais e de certa forma de abandono sem nada serem oferecidos em troca. Os problemas sociais decorrentes da falta de alternativas e ou reconhecimento destes povos e suas praticas tem gerado prejuízos profundos e irreparáveis as famílias no município, reitera o vereador. O deputado Luiz Fernando já recebeu o documento em Brasília e articula-se entre especialistas e políticos no parlamento federal sobre a solicitação do vereador de Ubatuba. Foram fornecidos dados sobre o tema em relação ao município, que servirá de base as discussões defendidas pelo deputado federal. Pesquisadores e especialistas ouvidos pelo gabinete do vereador Rogério Frediani, tanto ambientais quanto agrícolas, defendem e revelam que é possível, do ponto de vista da disponibilidade de áreas no município a continuidade do sistema de pousio, principalmente quando este destina-se à subsistência e a manutenção deste Patrimônio Nacional. A prática agrícola também conhecida como roça-de-toco ou coivara, constitui uma tradição milenar da maioria das populações indígenas, sendo assimilada pelas populações remanescentes de processos de colonização. Esse modelo é descrito por diversos autores e ocorre de modo semelhante em diferentes partes do mundo, sendo particularmente comum na zona das florestas tropicais e subtropicais. Em Ubatuba ela é parte da história do município. O sistema é baseado no uso de uma parte de toda a área, seguindo-se um período de cultivo e, após o declínio da fertilidade do solo, um período de pousio para restauração da fertilidade o que colaborou na revegetação natural de áreas do município. Atualmente existem técnicas de melhoramento dos métodos do pousio, de forma a melhorar a produção e a preservação do ambiente. “Acredito que será um grande avanço a esta classe de trabalhadores, principalmente no que se refere ao tratamento, que será mais digno e respeitoso”, cometa o vereador, autor da solicitação.  

Vagas de Emprego

Empresa:
Ribeiro Representações
Endereço:
Rua. Coronel Domiciano, 268 - sala 3
Telefone:
3832-4414
Contato:
Henrique
Email:
Vaga:
Op. Telemarketing
Exigência:
Mulheres, maiores de 18 anos, 2º grau completo
Observações:
Vir ao local com currículo em mãos


Empresa:
Tabatinga Hotel
Endereço:
Rod SP 55, 2500 - Tabatinga- Caraguatatuba
Telefone:
Contato:
Kátia Magalhães
Email:
Vaga:
Chefe de Recepção
Descrição:
Para trabalhar em Hotel de Alto Padrão
Exigência:
Conhecimento em toda rotina de recepção,comando e liderança, dinamismo e disponibilidade de horário, com experiência na área.
Observações:
Currículos somente por email, com telefone para agendarmos entrevista


Empresa:
Tabatinga Hotel
Endereço:
Rod SP 55, 2500 - Tabatinga - Caraguatatuba
Telefone:
Contato:
Kátia Magalhães
Email:
Vaga:
Recepcionista
Descrição:
Para trabalhar em Hotel de Alto Padrão que encontra-se em reforma.
Exigência:
Conhecimento na área de recepção de Hotel, de preferência que fale inglês, dinâmica, com vontade de crescer profissionalmente.
Observações:
currículos somente por email, com telefone para agendarmos entrevista.


Empresa:
Tabatinga Hotel
Endereço:
Rod.SP 55, 2500 - Tabatinga - Caraguatatuba
Telefone:
Contato:
Kátia Magalhães
Email:
Vaga:
Recepcionista Noturno
Descrição:
Para trabalhar em hotel de Alto Padrão
Exigência:
Experiência na Recepção, com disponibilidade para trabalhar de madrugada.
Observações:
currículos somente por email, com telefone para agendarmos entrevista.


Empresa:
Tabatinga Hotel
Endereço:
Rod SP 55, 2500 - Tabatinga - Caraguatatuba
Telefone:
Contato:
Kátia Magalhães
Email:
Vaga:
Mensageiro/Manobrista
Descrição:
Para trabalhar em Hotel de Alto Padrão
Exigência:
Experiência na área, com CNH em dia.
Observações:
Enviar currículos somente por email, com telefone para agendarmos entrevista.


Empresa:
Tabatinga Hotel
Endereço:
Rod SP 55, 2500 - Tabatinga - Caraguatatuba
Telefone:
Contato:
Kátia Magalhães
Email:
Vaga:
Governanta
Descrição:
Para Trabalhar em Hotel de Alto padrão, que encontra-se em reforma. para inauguração em Outubro.
Exigência:
Dinamismo, Experiência comprovada em Hotéis tanto em lavanderia, quanto em arrumação com disponibilidade, e comprometimento com empresa.
Observações:
Enviar Currículos somente por email, com telefone para agendarmos entrevista.


Empresa:
Tabatinga Hotel
Endereço:
Rod SP 55, 2500 - Tabatinga - Caraguatatuba
Telefone:
Contato:
Kátia Magalhães
Email:
Vaga:
aux. de lavanderia
Descrição:
Para trabalhar em Hotel de Alto Padrão.
Exigência:
Com experiência comprovada em lavanderia industrial de preferência.
Observações:
Currículos somente por email, com telefone para agendarmos entrevista.


Empresa:
Tabatinga Hotel
Endereço:
Rod SP 55, 2500 - Tabatinga - Caraguatatuba
Telefone:
Contato:
Kátia Magalhães
Email:
Vaga:
Camareira
Descrição:
Para trabalhar em hotel de Alto Padrão
Exigência:
Com experiência em hotelaria, comprometimento e dinamismo.
Observações:
Currículos somente por email, com telefone para agendarmos entrevista.


Empresa:
Tabatinga Hotel
Endereço:
Rod SP 55, 2500 - Tabatinga - Caraguatatuba
Telefone:
Contato:
Kátia Magalhães
Email:
Vaga:
Jardineiro
Descrição:
Para trabalhar em Hotel de Alto Padrão
Exigência:
Experiência comprovada na área.
Observações:
Currículos somente por email, com telefone para agendarmos entrevista.


Empresa:
Hotel sol e vida
Endereço:
Rua: Domingos Della Monica Barbosa ,93- Enseada
Telefone:
3842-0188
Contato:
Dona Nicea
Vaga:
Recepcionista
Exigência:
maior de 21 anos,ter experiência


Empresa:
Tabatinga Hotel
Endereço:
Rod SP 55, 2500 - Tabatinga - Caraguatatuba
Telefone:
Contato:
Kátia Magalhães
Email:
Vaga:
Piscineiro
Descrição:
Para trabalhar em hotel de Alto Padrão
Exigência:
Com experiência comprovada na área.
Observações:
Currículos somente por email, com telefone para agendarmos entrevista.


Empresa:
Tabatinga Hotel
Endereço:
Rod SP 55 , 2500 - Tabatinga - Caraguatatuba
Telefone:
Contato:
Kátia Magalhães
Email:
Vaga:
Chefe de Manutenção
Descrição:
Para trabalhar em Hotel de Alto Padrão
Exigência:
Com experiência comprovada em toda manutenção Hoteleira.
Observações:
Currículos somente por email,com telefone para agendarmos entrevista.


Empresa:
Tabatinga Hotel
Endereço:
Rod SP 55, 2500 - Tabatinga - Caraguatatuba
Telefone:
Contato:
Kátia Magalhães
Email:
Vaga:
Vendedores de Reservas
Descrição:
Para trabalhar em Hotel de Alto Padrão
Exigência:
Com experiência em vendas de reservas para hotéis.
Observações:
Currículos somente por email, com telefone para agendar entrevista.


Empresa:
Instalmax Eng. e Construção
Endereço:
Av. Rio Grande do Sul
Contato:
Antonio Wilson
Email:
Vaga:
Estagiário
Descrição:
Estágio na área de Arquitetura/Engenharia civil ou Técnico em Edificações.
Exigência:
Estar cursando o 2o ano em diante.
Observações:
Enviar currículo a/c Sr. Antonio Wilson - Rua Dr. Esteves da Silva, 96 - Centro

 

Prezado associado, se sua empresa também estiver admitindo, acesse nosso site www.aciubatuba.com.br Você mesmo pode cadastrar a vaga disponível gratuitamente.

Qualquer duvida entre em contato conosco.



Para se informar sobre todas as vagas disponíveis na Aciu acesse: www.aciubatuba.com.br

As 10 Publicações Mais Lidas do Mês de Agosto de 2011

07/08/2011, 1 comentário










03/08/2011










12/08/2011










27/07/2011, 7 comentários










20/07/2011, 1 comentário




















15/08/2011










23/08/2011










05/08/2011, 2 comentários










04/08/2011, 1 comentário