sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Falta de Planejamento de Moromizato em Ubatuba

Texto: Marcos Leopoldo Guerra

Em nota oficial (clique aqui para acessar), Maurício Moromizato, na qualidade de prefeito de Ubatuba, aparentou ter sido surpreendido com o atual estado de sucateamento e abandono da Prefeitura de Ubatuba, onde equipamentos desapareceram e dados e arquivos de computador foram apagados. Considero preocupante a falta de informação e de planejamento de Moromizato, pois as situações descritas pelo mesmo são decorrentes de uma transição de governo ineficiente.

Moromizato precisa começar a definir que tipo de lider do PT ele pretende ser. O PT possui figuras como Lula que são bastante uteis para levar em festinhas, onde nada de relevante e sério será discutido. Do mesmo modo o PT também possui pessoas que através do trabalho sério, baseado em informações e não em suposições, tocam efetivamente o Governo e conseguem fazer valer os conceitos de funcionário público e representantes da população.  Em resunmo Moromizato precisa decidir se pretende ser rei ou bobo da corte.

A solução para muitos dos problemas atuais de Moromizato poderia, facilmente, ter sido encontrada em cartilhas do próprio Governo Federal. O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, em conjunto com o Ministério da Fazenda e a Secretaria de Assuntos Institucionais, elaboraram uma cartilha denominada "Orientação Para o Gestor Municipal - Encerramento de Mandato" (clique aqui para acessar). Nesse material as questões relevantes e necessárias para uma transição de governo eficiente são apresentados de modo fácil e objetivo, onde a transição é assim definida:.
"A transição governamental caracteriza-se, sobretudo, por propiciar condições para que:
 
- o (a) chefe do Poder Executivo em término de mandato possa informar ao candidato (a) eleito (a) sobre as ações, projetos e programas em andamento, visando dar continuidade à gestão pública; e
 
- o (a) candidato (a) eleito (a), antes da sua posse, possa conhecer, avaliar e receber do (a) atual chefe do Poder Executivo todos os dados e informações necessários à elaboração e implementação do programa do novo governo."
O período entre a confirmação do resultado das urnas até a data da posse deveria ter sido melhor planejado. De nada adianta querer se intrometer com eleição da OAB ou ainda "cuidar do legislativo", se tais ações impedem que o trabalho que realmente é devido seja realizado. As intervenções do Executivo na OAB e no Legislativo não coadunam com o conceito de um representante do Executivo sério e ciente de suas funções. O mínimo que os cidadãos esperavam de Moromizato é que o mesmo, juntamente com sua equipe, durante o período de transição, efetuassem um levantamento minucioso na Prefeitura de Ubatuba. O sucateamento da frota municipal  sempre foi alvo de críticas e indiganação da população e constantemente imagens ou relatos sobre as péssimas condições dessa frota foram apresentados nas redes sociais. Alegar desconhecimento ou surpresa sobre tais fatos é infantilidade ou total falta de noção da realidade.

Com relação a documentos e arquivos que simplesmente desapareceram ou foram deletados, não há qualquer surpresa pois diariamente, informações sobre tais ocorrências eram objeto de postagens nas redes sociais. Monitorar o facebook é um mecanismo utilizado por muitas empresas que querem solucionar rapidamente seus problemas. De qualquer modo seria útil que Moromizato chamasse a Polícia e um representante do Ministério Público para que tomassem ciência, oficialmente, do estado em que cada uma das  Secretarias Municipais foi entregue. 

Moromizato dever se conscientizar de que a campanha eleitoral já acabou e agora é necessário trabalhar mais e reclamar menos. Quando um Prefeito fala muito das péssimas condições que encontrou, o mesmo está demonstrando apenas que ele sequer possuía noção da realidade, portanto suas promessas de campanha eram bravatas de alguém que queria se eleger a qualquer custo. Espero que essa tese não corresponda  a administração de Moromizato. De qualquer modo, em função das publicações oficiais e entrevistas de Moromizato, recomendo ao mesmo que quando estiver muito ansioso para falar algo, espere a vontade passar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário