sábado, 12 de março de 2011

Boas medidas abandonadas por falta de fiscalização

Em 2007, um dos graves problemas que ocorriam na época de temporada, férias, feriados prolongados no acesso às Praias do Tenório, Vermelha do Centro e do Cedro e a Ponta do Farol era o estacionamento de carros permitido nos dois lados da Rua Irene (metade da rua), av. Francisco Matarazzo Sobrinho e av. Franklin de Toledo Piza. Como essas vias não são muito largas o espaço para a circulação dos carros era insuficiente para a passagem de dois carros simultaneamente, em cada fluxo de direção.

Isto ocasionava grande congestionamento, pois os dois carros circulando em sentidos opostos se confrontavam frente a frente, sem poderem desviar, obrigando que um deles e todos os demais carros que estivessem atrás dele, dessem marcha à ré o que ocasionava muita confusão e o congestionamento crescia e era demorado para ser resolvido.

Foi feita uma visita pessoal ao Senhor Secretário da Segurança, Sr. Andrade Henrique (Secretárioà época dos fatos), na sede da Secretaria de Segurança,  na qual se explicou a situação. Foi-lhe apresentado um ofício com explicações dessa dificuldade, o qual foi protocolado, e com a solicitação de que fosse tornado proibido o estacionamento em um dos lados, em toda a extensão dessas três vias, como proposta de solução do problema.

Pouco tempo depois a solicitação foi atendida, sendo que a solução dada foi até além do pedido, pois no trecho mais crítico da avenida |Francisco Matarazzo Sobrinho e da av. Franklin de Toledo Pizza foi estabelecida a proibição de parar e estacionar em ambos os lados.

Desde então, mesmo nos dias de grande movimento nas citadas praias, em obediência à sinalização colocada pela Secretaria de segurança, o problema dos congestionamentos foi resolvido.

Esta medida, tomada pela Prefeitura Municipal de Ubatuba, foi muito importante, pois as praias mencionadas são muito divulgadas para o turismo e são efetivamente muito procuradas. Além disto, foi um bom exemplo prático de como a ação adequada do cidadão contribuinte e da autoridade pública. podem resolver efetivamente situações que são de interesse e de necessidade, onde não só população mas também o Município são prejudicados.

SITUAÇÃO ATUAL EM 2011
Rua Irene - Foto EPLG

Embora a solução dada pelo Serviço de Trânsito da Secretaria da Segurança Pública tenha sido rápida e adequada, não houve, entretanto, sua manutenção, o que a tornou ineficaz, inócua. No início da Rua Irene, esquina com a Rua Capital Felipe a placa indicativa do estacionamento proibido foi retirada, removida ilegalmente de seu poste de fixação, o que resultou em carros estacionando em lugar proibido, agora sem a devida placa de estacionamento proibido.

Praia do Tenório - Foto EPLG
Ao longo da avenida Francisco Matarazzo Sobrinho, do lado do estacionamento cedido pela Associação Amigos do Tenório, do lado do depósito de lixo, em frente à mata que ladeia o Rio Acaraú, havia uma placa colocada pela Secretaria de Segurança, Serviço de Trânsito, de proibido para e estacionar. Mas a mesma foi retirada, inclusive com seu poste de fixação, na ocasião em que se cortou uma grande árvore que havia caído, bloqueando a avenida e não foi mais recolocada.

Finalmente, no trecho da avenida Franklin de Toledo Pizza onde há dois acessos à Praia do Tenório, no lado esquerdo da praia, embora existam as placas de proibido estacionamento bem coladas e visíveis, por não haver a devida fiscalização pela Prefeitura, os carros desrespeitam a sinalização e estacionam no local proibido.

Esta situação retorna àquela que havia antes de ter sido dada a solução adequada com a devida sinalização de só se poder estacionar de um lado da via, retornando assim ao mesmo problema anterior, novamente com a confusão e o congestionamento que havia antes.

É importante que a Prefeitura do Município de Ubatuba e a Secretaria de Segurança Pública não somente adotem a solução adequada, mas que a faça ser respeitada, de acordo com sua função específica e por sua obrigação pública. Concluindo, nada resolve ao adotar medidas adequadas se não se faz que sejam respeitadas.

Elias Penteado Leopoldo Guerra

Pessoas que acreditaram, ainda acreditam e investem em Ubatuba

O empreendedor encara a crise como apenas mais um obstáculo a ser enfrentado. O Ubatuba Cobra está aberto a apresentar a história de pessoas, que através de seu trabalho, demonstram possuir espírito empreendedor. Espero que essa iniciativa desperte o empreendedor que possa estar escondido em cada cidadão.

Ao divulgar sua história, o empreendedor está permitindo que outras pessoas possam entender melhor os obstáculos que a vida nos apresenta. Divulgar sua própria história não é auto promoção e sim um modo de incentivar outros a trilhar caminho análogo.


Ronaldo Dias Junior, mais conhecido como Nuno, tem 32 anos, é formado em Direito pela Universidade Paulista. Nasceu na cidade de São Paulo e aos quinze dias de vida, veio para Ubatuba para a inauguração junto aos seus familiares do Hotel Refugio do Corsário na praia da Fortaleza em 1978, o qual pertence a sua família ate hoje.

Casado com Graziella Bastos Dias, com quem teve um filho, Lucca Bastos Dias, após 5 anos de matrimonio. Segundo os familiares, Nuno sempre teve tino empresarial. Aos oito anos de idade pediu para seu avô que desmontasse sua bicicleta e de sua irmâ e com suas peças ele abriu uma bicicletaria no portão de sua casa para atender a garotada da rua.

Tão logo se interessou pelo ramo empresarial, aos 10 anos de idade já atendia a clientela na pizzaria Brotinho inaugurada pela sua família em 1988 na Avenida Iperoig, onde mais tarde ele fundaria a Nuno Motos.

No segundo ano de faculdade, atuou como estagiário de um Juiz de Direito, no Fórum Criminal do Estado de São Paulo, mas a vontade de ter contato com o publico e comercializar, falou mais alto. Foi quando resolveu aplicar suas reservas em algo que ninguém acreditava. Com apenas oito motocicletas abriu na antiga pizzaria Brotinho a Nuno Motos que em menos de 2 anos contava com mais de 50 motos em seu estoque, peças e serviços dando vida e movimento durante o dia na pacata avenida Iperoig. Em 2004 a Nuno Motos representou a Suzuki do Brasil, vendendo tantas unidades da marca ao ponto de sua principal concorrente não emplacar motocicletas 125 em nossa cidade.

Com isso, Nuno não hesitou em trazer para Ubatuba a Ford Representada pela ECONORTE onde atingiu 68% dos veículos emplacados na cidade. Hoje, as ruas da cidade estão repletas de Ford por todos os lados. Neste ano Nuno trouxe a Volkswagen para Ubatuba representada pelo Grupo Chain, detentores de 12 concessionárias de varias marcas no Estado de são Paulo, surgindo assim, a Nuno 0Km onde comercializa veículos zero km de todas as marcas, com assistência técnica, peças e acessórios originais VW, e o tão conhecido Consorcio Nacional Volkswagen

Nuno sempre acreditou no potencial de Ubatuba e com a Nuno 0Km seu cliente pode contar no que há de melhor em produtos Zero Km e condições de financiamentos imbatíveis, pelo banco Ford e Banco Volkswagen, sempre enfatizando que além do cliente dispor do mesmo preço de São Paulo ele ainda conta com toda assistência prestada pela sua empresa através dos serviços internos de despachante, seguro, consórcios, peças e acessórios originais.

Nuno é muito comunicativo e procura sempre melhorar seus negócios baseando-se nos conselhos e sugestões de seus clientes que faz questão de acompanhar a cada venda realizada em sua empresa. Sua equipe possui como princípio trabalhar com base na ética e profissionalismo no exercício de suas funções, pois pra eles cliente satisfeito é pra vida toda.

Desde sua emancipação aos 17 anos Nuno se tornou independente de seus pais, pagando suas próprias contas e sua faculdade.Todos seus negócios foram feitos com seus próprios recursos, mas sempre palpitou nos negócios de sua família que possuem o Hotel Refugio do Corsário, o Restaurante Bacana na praia da Fortaleza e a recém inaugurada Confeitaria Bacana na praia do Itaguá. Nuno define que ser empresário para ele é:

“energia pura”.

“Sempre digo que adoro o que faço e faço com vontade e dedicação todos os dias. Minha clientela se estende a demais cidades como Campinas, São Paulo, Guarulhos, Paraty e Angra. Cada negócio fechado representa um compromisso cumprido”.
Nuno agradece a Deus por suas conquistas pessoais e por todas as oportunidades que lhe foram concedidas ao ter enfrentado cada dificuldade de sua vida. Com seu acidente automobilístico em 1997, no qual por milagre não perdeu a visão e com as mortes de sua mãe e avó materna no mesmo ano, em 1999, Nuno buscou fé e muita vontade de vencer conquistando pessoas de bem e amigos inseparáveis, tais atitudes o tornaram forte e certo de seus objetivos.

Parabéns Caíto Espíndola e Expressão Caiçara

Nunca pensei que algum dia fosse parabenizar o jornal Expressão Caiçara e a polêmica Página 2, de Caíto Espíndola. Na realidade jamais pensei na hipótese de sequer citar referido jornal e seu colunista, porém as duas últimas edições do semanário me trouxeram uma grata surpresa. Em ambas as edições a linha das publicações foi alterada e hoje é possível dizer que a mesma está compatível com a função de criticar com humor sem cair no desrespeitoso, vulgar, chulo e atentatório às liberdades individuais.

As críticas apresentadas nas páginas 2 das edições de número
256 e 257 valem uma maior atenção do leitor e podem ser vistas através dos links em cada um dos números.

Antes que possa haver algum entendimento mais amplo do que afirmei, quero deixar claro que não estou afirmando que concordo com as críticas apresentadas em cada um dos quadros de cada uma das edições citadas. Apenas afirmo e defendo que opiniões divergentes existem e devem ser respeitadas e que as duas edições citadas demonstram que é possível criticar sem que a imagem e a honra de quem quer que seja sejam atingidas.

No que se refere às críticas efetuadas em especial às destinadas ao vereador Rogério Frediani acredito que tão chato quanto o mesmo são os pais quando educam os filhos, o médico quando receita um medicamento amargo, a enfermeira ao aplicar uma injeção ou o socorrista ao aplicar um choque em um paciente com parada cardíaca. Muitas vezes é chato e desegradável cumprir as suas obrigações, mas alguém têm que fazê-lo.

Feliz o município que possui chatos como o vereador Frediani e feliz o município que possui uma imprensa que possui o Direito de expor suas opiniões, criticar quem quer que seja sem que a honra do criticado seja maculada.

sexta-feira, 11 de março de 2011

Tenda finalmente desmontada

A Tenda denunciada ao Ministério Público, cuja íntegra da representação foi publicada aqui, finalmente foi desmontada. Como já era esperado o responsável pela Tenda após se utilizar da iluminação pública da praça, após vender seus DVD´s e após inutilizar parte dos bloquetes da praça, foi embora e deixou para a municipalidade a responsabilidade por arrumar o que foi danificado e para a sociedade, via taxa de iluminação, a responsabilidade pelo pagamento da energia elétrica utilizada.

Ubatuba e nenhuma cidade que pretenda ter visibilidade nacional e internacional necessitam desse tipo de falsos comerciantes ou falsos incentivadores da Cultura. As fotos acima serão encaminhadas ao Ministério Público para que as providências cabíveis sejam tomadas juntamente com os demais pedidos já realizados sobre o mesmo assunto.

Coluna Opinião do Cidadão - Carnaval em Ubatuba

NÃO DEIXEM O  CARNAVAL DE UBATUBA MORRER !
 
Os nossos politicos de plantão, incompetentes, descompromissados com a cidade, estão tentando acabar com o carnaval de Ubatuba.

É um verdadeiro descaso com o turista que nos visita, um tapa na cara de quem escolheu Ubatuba para passar a festa mais popular do mundo.

É uma afronta contra nós, moradores de Ubatuba, e um ato de violência cultural e contra o futuro de uma cidade, que diante das sequelas da propaganda negativa feita pelas pessoas que presenciaram o vexame de ficar na mão, com a cidade morta após a passagem dos blocos, com a política proibindo o som nos carros.

Vai demorar anos para reconstruir de novo a credibilidade de uma cidade que se diz turística. Como pode esse tão alto grau de irresponsabilidade? E tudo para agradar dois empresários: um ex- vereador que vende pizza, e outro que vende ingresso de shows em um espaço público onde o som é liberado para toda a cidade ouvir, enquanto aqueles indignados resistentes ficam do lado de fora como quem pega o resto da sobra. E nós ficamos atônitos, na omissão e reclamação tentando entender se tudo isso é normal e imaginando que ainda tem quase dois anos de mandatos dos vereadores e do prefeito.

Acredito na democracia e acho que há possibilidade de inverter esta situação impedindo a repetição da historia do ano passado com a polícia jogando bomba na população e, em vez de proteger, criando um caos ainda maior para nossa cidade. Enquanto ha alegria, emprego e renda em muitas cidades, cada vez mais o Carnaval vai morrendo em Ubatuba, como se aqui não fosse uma cidade que depende do turismo para sobreviver; como se aqui, cada vez mais morrendo as oportunidades de alegria e de festa para seus moradores.

Também presenciei, mais uma vez, tudo isso acontecer, e como sindicalista e ativista, militante político, não posso conter a minha indignação e me coloco a disposição para que possamos fazer algo antes que seja tarde demais!


GERSON FLORINDO DE SOUZA

Diretor do Sindicato dos Bancários e Financiários de Taubaté e Região, Coordenador da ONG Cidade & Cidadao em Ubatuba e Presidente do Diretorio PT de Ubatuba

Convenção Municipal do PSDB - Ubatuba

Como Presidente do PSDB de Ubatuba, tenho a honra de convidar todos os filiados do PSDB desta cidade, para participar da Convenção Municipal, que ocorrerá  neste domingo dia 13 de Março 2011 das 10h00 as 17h00, local: Câmara Municipal de Ubatuba, à rua Hans Staden nº 467 - Centro.


Saudações Tucanas



 Rogerio Frediani,

quinta-feira, 10 de março de 2011

Novo Blog em Ubatuba

Muitos me procuraram sobre a súbita e sem explicação retirada de meu nome (Marcos Guerra) como colunista da revista eletrônica O Guaruçá. A imaginação das pessoas é fértil e como já disse  que onde falta informação se abre espaço para a imaginação e muitas vezes até mesmo para a malediscência. Por incrível que possa parecer chegaram até mesmo a dizer que eu e o único editor de O Guaruçá havíamos chegado às vias de fato na Câmara Municipal de Ubatuba. Tal fato jamais ocorreu e provavelmente nunca ocorrerá pois o editor de O Guaruça (Luiz Roberto de Moura) não demonstrou possuir nem mesmo hombridade e caráter para expor publicamente às razões que o levaram , sem qualquer aviso, a retirar o meu nome da relação de colunistas de O Guaruçá. Quando falta hombridade e caráter não há de se supor que exista coragem para enfrentar quem quer que seja.

Se de um lado eu e os cidadãos que acompanhavam minhas matérias se surprenderam e se indignaram com a atitude do já citado editor, por outro lado se analisarmos a linha editorial de O Guaruçá não há motivos para a surpresa, pois tal revista eletrônica insiste e persiste em criticar pelo único e exclusivo prazer de criticar. São raras as vezes em que lemos algo de concreto que tenha sido efetuado em relação a denúncia apresentada. Denunciar é um Direito de todo e qualquer cidadão porém, é também uma obrigação que leva a uma responsabilidade. Tal responsabilidade se refere a obrigação de tomar as medidas cabíveis para que os responsáveis solucionem a questão. Quando o grito solitário de um cidadão não atinge seus objetivos é necessário partir para a próxima etapa, ou seja, acionar quem de Direito para solucionar a questão.

Para os poucos que possam pensar que minha crítica, ao O Guaruçá, possa estar relacionada com a atitude de seu editor, esclareço que em 04 de janeiro de 2007 sob o título Aferição do "De olho em Ubatuba" tais idéias já eram explanadas e foram publicadas nesta data em O Guaruçá.

Criei o blog com todas as minhas matérias. O endereço é http://marcosguerraubatuba.blogspot.com. Nesse novo Blog o leitor poderá ler ou reler cada uma das minhas 320 matérias escritas desde janeiro de 2007 e comparar se há ou não coerência nas idéias e ideais que apresentei e continuarei a apresentar. No final de cada matéria há uma classificação, denominada marcadores, que poderá facilitar a busca por textos nos quais assuntos semelhantes são tratados.

Em função do grande número de matérias e de outros afazeres diários ainda não consegui postar todos os textos por mim escritos. Diariamente serão postados pelo menos 10 textos no novo Blog, portanto em no máximo 30 dias todo o arquivo de minhas matérias estará disponível.

Câmara Municipal de Ubatuba e a Nova Mesa Diretora

Ofício CMU/PJ No. 002/2011
 Enquanto alguns insistem em afirmar, direta ou indiretamente, que os vereadores de Ubatuba se preocupam única e exclusivamente com os próprios interesses, eu posso afirmar e provar que os fatos comprovam exatamente o oposto. O fato de haver vereadores que demonstram interesse e respeito pela função não significa que tudo esteja uma maravilha, ou que possamos dormir tranquilos pois há quem fiscalize o executivo de modo exemplar. 

Os Ofícios CMU/PJ 001/2011, CMU/PJ 002/2011 e CMU/PJ 003/2011 significam que finalmente algo está sendo feito e que o cidadão que efetuou a denúncia foi devidamente comunicado sobre o destino de suas representações. É sempre bom enfatizar que CMU/PJ significa Câmara Municipal de Ubatuba - Procuradoria Jurídica. Os referidos ofícios informam que minhas denúncias resultaram, até o momento, em 02 Processos Administrativos (nos. 05/11 e 17/11), sendo que foi ainda constituída Comissão para Apuração Preliminar, através da Portaria no. 32/2011.

Por ora estou satisfeito com as atitudes do Presidente da Câmara, vereador Romerson de Oliveira. Tenho a mais absoluta certeza que deva ter existido pelo menos um vereador que não tenha percebido que mudanças sérias e profundas irão ocorrer e que o termo "matar no peito" é próprio única e exclusivamente para jogadores de futebol. Se de um lado há quem "mate no peito", de outro, há (no caso eu) quem "chute o peito" de quem assim age.

Ao conduzir a denúncia do modo adequado, o Presidente da Câmara de Ubatuba, conseguiu evitar problemas futuros, pois, agora todo o material será, por mim, encaminhado para a Justiça para serem abertos os processos de improbidade administrativa, formação de quadrilha, desvio de dinheiro público e tráfico de influência, face a Luiz Gustavo Bastos de Oliveira, Isac Joaquim Mariano, Orlando Vicente Sales e outros.

Associação Transparência Ubatuba - Nova Diretoria

Desde 30 de janeiro de 2011 eu assumi a presidência da Associação Transparência Ubatuba. A Associação foi fundada em 2006 e participou durante esses anos de diversas eleições de Conselhos Municipais. A Associação deverá agora, conforme definido em Assembléia Geral, assumir novos papéis diante da sociedade. Para atingir seus objetivos de fiscalização  a Transparência Ubatuba se associará a AMARRIBO - Amigos Associados de Ribeirão Bonito e a Transparência Brasil. No intuito de possibilitar a uma maior divulgação dos trabalhos realizados pela Transparência Ubatuba já está em construção um blog (www.transparenciaubatuba.blogspot.com).

A Associação Transparência Ubatuba além de fiscalizar agentes públicos e agentes políticos também poderá impetrar Ações Civis Públicas, quando se fizer necessário. Há diversas situações que estão sendo estudadas pela Assessoria Jurídica da Transparência Ubatuba e tão logo os pareceres jurídicos sejam concluídos e o Conselho Deliberativo Vitalício os aprove, serão propostas as Ações Judiciais cabíveis.

A Associação Transparência Ubatuba certamente se tornará uma forte aliada da população na busca de seus Direitos e na construção de uma Ubatuba que realmente respeita seus moradores e visitantes.

Marcos de Barros Leopoldo Guerra
Presidente

quarta-feira, 9 de março de 2011

Meus 10 anos em Ubatuba - Parte 02 de ...

 Continuação do texto Meus 10 anos em Ubatuba.


Representação de 2001 ao MP sobre a fossa
Em 20 de março de 2001 protocolei junto à Promotoria do Meio Ambiente de Ubatuba (A/C Dra Elaine Taborda de Ávila) uma representação sobre a canalização da referida fossa em área verde.

Após algum tempo a prefeitura foi acionada e não obteve êxito em localizar a fossa, sendo que o proprietário do imóvel alegava desconhecer tal ilegalidade. Consegui agendar uma visita dos fiscais municipais e pessoalmente mostrei aos mesmos o local da canalização ilegal. Como o proprietário, do imóvel denunciado, alegava desconhecer tal ligação sugeri aos fiscais que tapassem com cimento a saída do esgoto localizada em área verde. Se a referida canalização não pertencia a ninguém não haveria qualquer problema interrompê-la. Passamos então ao segundo problema pois os fiscais me garantiram que a Prefeitura não teria dinheiro para o cimento e a areia necessários. Prontifiquei-me a arcar com os custos e a compra do material necessário e finalmente, após a chegada do material, a canalização foi lacrada. Com a canalização lacrada o esgoto era democraticamente devolvido a quem o gerou. Se é coincidência eu não sei mas meu querido vizinho, após uma ou duas semanas, parou de me cumprimentar e construiu uma nova fossa no jardim de sua propriedade.

Não me recordo se em 2001 ou 2002 descobri que um outro vizinho meu também compartilhava seus dejetos com a população. Por ser engenheiro esse vizinho fez uma canalização mais elaborada. O projeto realizado consistia em um cano interno que levava o esgoto a um ponto determinado da encosta. Tal cano ficava dentro de uma manilha (cano maior com furos), a qual, teoricamente, existia para transportar a água proveniente de chuveiros, tanque e quintal. Novamente acionei a Prefeitura e consegui demonstrar o que realmente ocorria. Os proprietários foram intimados a regularizar a situação e o fizeram. Não me recordo se os mesmos foram ou não multados.

Na mesma época tomei conhecimento de que um proprietário de 03 lotes na Praia Vermelha do Centro (Vermelhinha) havia resolvido construir um galpão para eventos como danceteria, exposições ou festas diversas. Fui até a prefeitura, mais especificamente à SAU - Secretaria de Arquitetura e Urbanismo, e tive então o desprazer de conhecer uma tal de Maria Lúcia Querido (Maucha). Tal funcionária demonstrando arrogância e total descaso para a questão afirmou que toda a documentação da obra estava correta. Como se não bastasse, ao ser questionada sobre os impedimentos que constavam e ainda constam na matrícula das propriedades do Sítio Santa Etelvina, a mesma lançou afirmou que a prefeitura desconhecia tais impedimentos e que os mesmos estavam simplesmente arquivados em cartório de registro de imóveis. Como não me convenci da veracidade e da lógica das informações prestadas pela arrogante e despreparada funcionária municipal, procurei maiores informações sobre a situação.

Verificando a documentação dos 03 lotes constatei que em um dos lotes havia sido constatado que a vegetação nativa havia sido suprimida ilegalmente. Como consequência tal lote não mais poderia ser utilizado. Descobri então que Maria Lúcia Querido havia aprovado a unificação dos três lotes. Com tal unificação, o lote com impedimentos simplesmente deixou de existir. Como se não bastasse, o proprietário havia aprovado em um dos lotes a construção de uma residência. Com a unificação o mesmo pretendia transformar o projeto aprovado em reforma e edificar o galpão. Novamente recorri ao Ministério Público e a edificação foi demolida.

Ainda há muito para contar e continuaremos outro dia ....

Desinformando a População

Placa Retirada do acesso ao Jardim Alice - foto MBLG
 A placa da imagem estava fixada em um poste de madeira na entrada do Jardim Alice - Itaguá - Ubatuba. Diferentemente do que pretende informar a placa o Jardim Alice possui acesso para a Rua Anita - Praia Vermelha do Centro (Vermelhinha).

A colocação de tal placa nada mais é do que a insistência de um grupo de pessoas que não possuem condições de adiquirir casas ou terrenos em Condomínio Fechado e que querem transformar aquilo que tiveram condições de comprar em algo exclusivo, independentemente dos prejuízos que possam ser causados a terceiros.

Se de um lado os pretensos proprietários de Condomínio Fechado acham que podem colocar tantas placas quanto desejarem, eu, na qualidade de cidadão, posso e vou retirar tantas placas quantas forem colocadas indevidamente e ilegalmente.

Para o leitor que não tenha conseguido perceber o local onde tal placa foi afixada, esclareço que se trata da entrada do lado oposto onde foi colocado o tal muro no meio da Rua que culminou até mesmo com matéria no CQC. O muro foi derrubado porém aquele grupo de pessoas ou pelo menos um deles não desistiram da idéia de impedir o livre trânsito de pessoas.

OAB e a Assistência Judiciária

A OAB - SP possui convênio com a Defensoria Pública do Estado de São Paulo para atender pessoas que não possuam condições financeiras de contratar um advogado. A Constituição Brasileira, em seu artigo 5o., determina que o Estado dará assistência jurídica gratuita aos que comprovem não possuir recursos para tal. Em São Paulo a Procuradoria Geral do Estado é o órgão responsável por tal prestação de serviço. Pela falta de profissionais disponíveis a Defensoria Pública do Estado de São Paulo realizou convênio com a OAB.

Se de um lado tal convênio pode aparentemente beneficiar advogados e cidadãos carentes, de outro, muitas vezes, ambos perdem. A assistência judiciária deveria ser efetuada por Procuradores do Estado que são pessoas que passaram por concurso público e possuem interesse e competência para atuar. Quando substituímos o Procurador do Estado por um advogado conveniado não, necessariamente, temos profissionais realmente interessados e aptos para atender a população carente.

O advogado que presta serviços pela assistência judiciária recebe do Estado independentemente de obter ou não resultado para seu cliente. O cliente, usuário da assistência judiciária, por sua vez, não escolhe o profissional (advogado) que irá representá-lo. Nesse sentido é possível afirmar que um dos pontos que motivam e incentivam o aperfeiçoamento profissional inexiste, ou seja, se o profissional não foi escolhido por seu cliente e se sua remuneração independe de seu sucesso, não há porque se aprimorar e se atualizar profissionalmente.

Como o número de pessoas que trabalham na informalidade é cada vez maior e como o número de advogados conveniados à assistência judiciária é bastante grande, temos uma situação ainda pior, pois muitos clientes que poderiam e deveriam arcar com a contratação de advogados particulares optam por se utilizar da assistência judiciária. O que pode aparentar inicialmente ser um modo mais fácil e rápido de angariar clientela é na realidade a desvalorização da profissão. Quando a população pode se utilizar com facilidade de assistentes judiciais conveniados não há porque pagar um advogado. Com a diminuição da clientela todos os valores referentes a honorários são reduzidos e a classe de advogados como um todo perde.

Nas cidades onde não há o convênio com a OAB o número de Procuradores do Estado que prestam os serviços de assistência é reduzido e o controle sobre a verdadeira necessidade do cliente é melhor avaliado.

terça-feira, 8 de março de 2011

Faixa ACIU e PMU

Uma das coisas que nunca me agradou muito nos Blogs é a parte denominada comentários. Acho que tal item possui pouco destaque e poucas pessoas o notam. Muitas vezes os comentários realizados por leitores passam a ser mais importantes que a própria matéria ou podem também levar à discussão de outros temas tão ou mais importantes.

Os comentários abaixo, cuja íntegra reproduzo, se referem a matéria da Coluna O lado Bom de Ubatuba- Faixa ACIU  e PMU. Agradeço a participação e o comentário do leitor Carlos que expos de modo claro, objetivo e extremamente educado o seu ponto de vista sobre a questão. Enfatizo que um dos objetivos do Ubatuba Cobra é exatamente incentivar discussões sobre diferentes pontos de vista de uma mesma questão.

Caro Marcos,

Parabéns pelo blog. Apesar das desavenças, é mais um a levantar as lebres...

Quanto às faixas de proibição de som alto, desculpe, mas você não acha que são de uma desfaçatez e escárnio gritantes (!) para com a população? Você não ouve o som do Festival de Verão, por acaso, noite a dentro? Você conhece algum turista que tenha sido multado (ou mesmo advertido) por andar com o som do carro a pleno volume (com os amplificadores e caixas "adequados"? Alguns passam aqui em frente de casa competindo com o FV.

um abraço

carlos
Abaixo temos a minha argumentação, dada em função dos argumentos e perguntas efetuadas pelo leitor Carlos.
Caro Carlos,

Inicialmente não há qualquer motivo para você se desculpar por ter uma opinião diferente. Somente a partir de opiniões diferentes é que podemos desenvolver nossas idéias e chegarmos a uma conclusão mais adequada para a ocasião. Verdades absolutas não existem pois cada um de nós e a própria sociedade estamos em constante mudança.

Com relação a faixa eu apenas elogiei o fato da mesma existir. Se a fiscalização é realmente efetuada ou não o problema é outro.
Não quero dizer que a falta de fiscalização seja um problema menor, mas apenas outro problema.

A ACIU não possui poder de polícia a prefeitura possui, porém também possui outros poderes e obrigações. No caso concreto ao elogiar a faixa, na realidade, me referi a obrigação de da ACIU e da prefeitura de informar, educar.

Acredito que as ações acertadas são um conjunto de pequenas atitudes. Se queremos nos livrar desses pretensos turistas baderneiros que infestam Ubatuba temos duas soluções. Podemos comprar tacos de beiseball e sair batendo em tudo ou em todos (bastante divertido mas dizem que é politicamente incorreto) ou podemos avisar que em Ubatuba não permitimos determinados atos ou atitudes, devemos cobrar das autoridades que quem não respeitar tais atitudes seja punido (multado) e quando isso não devemos criticar única e exclusivamente o ponto falho.

Pense nas faixas de pedestres. As mesmas existem mas há muitos motoristas que as consideram como um alvo para poder atropelar o pedestre com maior facilidade. Não é o fato de tais faixas de pedestres não serem respeitadas que devemos criticar sua existência.

Minhas críticas são pontuais e específicas e meus elogios também o são. Por mais falha e incompetente que seja uma administração (vide administração Eduardo Cesar), se não elogiarmos as raras boas ações não estaremos fazendo o nosso papel de cidadão no que tange a orientar e determinar o que realmente queremos. Se agirmos dessa forma passaremos a ser tão ineficientes e incompetentes quanto àquele que criticamos.

Acredito que tanto você, eu e mais um número bastante representativo de cidadãos somos conscientes de nossa função na sociedade e por mais desagradável que seja ver uma cidade como Ubatuba se deteriorando, a cada dia, devemos persistir nessa luta para que os incompetentes e ineficientes de hoje cumpram suas obrigações.


Um abraço,


Marcos
Para refletir e continuar a discutir o tema acho que seria válido ter em mente que se você deseja que seu filho rescém nascido seja um corredor você terá, antes de mais nada, que ensiná-lo a andar.

Dia Internacional da Mulher

A criação de dias específicos para a comemoração de uma pessoa específica ou para um grupo de pessoas e até mesmo de algum fato é, de certa forma, um medo inconsciente de que situações devam ser lembradas para não mais ocorrerem.

Há diversos fatos que alegam ter originado o dia Internacional da Mulher. Independentemente da veracidade ou não de tais histórias, o principal é que em função do descaso e desrespeito constantes aos Direitos da mulher, tal situação chegou a um extremo insustentável. Desde 1975 a ONU - Organização da Nações Unida oficializou o dia 08 de março como o Dia Internacional da Mulher.

Questiono sobre quantos dias 08 de março serão ainda necessários para que o ser humano se conscientize de que Direitos devem ser respeitados independentemente de sexo, raça, origem social ou idade. Acredito que deveríamos assumir nossos preconceitos para podermos nos livrar dos mesmos. O Dia 08 de março deveria ser um dia de reflexão e não de comemoração pois não se comemora aquilo que ainda não foi totalmente conquistado. Quando falo em reflexão me refiro a uma cobrança interior sobre as atitudes ou pensamentos que ainda temos que denigrem de um ou outro modo a imagem da Mulher. Tal desrespeito não é praticado apenas pelos Homens, Mulheres também, muitas vezes, menosprezam outras Mulheres.

Homens e mulheres individualmente possuem defeitos e qualidades, porém quando unidos e tratados como seres humanos os dois se completam e passam a ter muito mais força e a obter mais e melhores resultados. Por razões que eu não sei explicar o modo de pensar e de ver a vida e os problemas dos Homens é bem diferente do das Mulheres. Ver uma mesma realidade sobre ângulos diferentes é bastante salutar para chegarmos a um melhor resultado.

Espero que a cada dia 08 de março tal dia se torne menos necessário pelo fato de a sociedade estar respeitando mais os Direitos das Mulheres e que principalmente cada cidadão veja no próximo uma Pessoa que deve ser respeitada pelo simples fato de existir, independentemente de sexo, raça, religião, condição social ou idade.

Parabéns às Mulheres que lutam à cada dia para serem respeitadas, não como mulher mas como um ser-humano.

Coluna Atitude e Comportamento - Aceitar e transformar

Só se pode transformar quando se aceita a realidade – por exemplo: se compro uma casa para reformá-la de acordo com minhas necessidades e desejos, tenho que saber como ela foi construída: ou seja, se foram usados tijolos de barro, de cimento, de cerâmica, se há colunas e vigas de concreto, se há lages de concreto, como foram feitas as fundações...

Para aceitar é preciso conhecer, perceber, saber a realidade- só se pode transformar (reformar) a casa se a conhecer e aceita-la como ela é – só então podem ser tomadas as ações que resultem na transformação (reforma) que se deseja.

Constatar, conhecer, saber e aceitar a situação externa e interna (nossa realidade interior) são os primeiros passos para se poder fazer qualquer transformação. Com relação a nós mesmos, somente cada um de nós pode conhecer e saber sua realidade interior, assim como o sonho que só nós vivenciamos e sentimos, não podemos compartilhar com mais ninguém. Também a nossa realidade interior só nós mesmos temos a possibilidade de conhecê-la. Por conseguinte a primeira transformação se faz em nós mesmos, em nosso mundo interior para que possamos transformar a realidade exterior.

Portanto, se eu não me conhecer não poderei aceitar minha realidade como ela é pois só a partir daí é que poderei transformá-la. Portanto é preciso constatar, perceber, conhecer, saber e aceitar a minha realidade para que possa mudá-la ou transformar qualquer outra realidade exterior.

Aceitar é diferente de se acomodar, se omitir, ser passivo e inerte (sem ação), alheado ou submisso à realidade.

Aceitar é uma atitude ativa. Atitude são os valores que temos, como e o que valorizamos na Vida e o que buscamos. Aceitar, que é concordar com a realidade como ela é e não como gostaríamos que ela fosse, permite assumir uma atitude e ações que levam a transformação dessa realidade. Ora, não se pode transformar algo que não se conhece ou que também não se aceita. Para aceitar é preciso conhecer, saber o que se pretende transformar, para poder trabalhar, agir, atuar sobre a realidade dos fatos e não sobre aquilo que  imaginamos ser ou como  entendemos ou com relação aquilo que desejamos que fosse. –  Logo, só quando se conhece e se aceita a realidade como ela é, poderemos transformá-la ou nos tornarmos independente dela.

Desta forma somente podemos respirar por nós mesmos (pois ninguém pode respirar por nós) e que somente podemos respirar neste momento presente, o agora, pois não podemos respirar no momento que já se tornou passado nem no que eventualmente será futuro.

Conseqüentemente, a transformação só ocorre quando conhecemos e aceitamos ativamente a realidade e, portanto, agimos adequadamente de acordo com a finalidade que buscamos que queremos;  portanto as soluções são sempre provenientes do nosso interior e ocorrem agora, no momento presente e ninguém poderá fazê-las por nós. É no se conhecer que reside a capacidade de realização dos nossos sonhos, porque depender do que não depende de nós gera medo, insegurança e envolvimento emocional, que nos conduz a soluções inadequadas.


Elias Penteado Leopoldo Guerra

segunda-feira, 7 de março de 2011

Mais sobre o Ubatuba Cobra

Aos poucous vou me familiarizando com os recursos disponíveis no Blog. Há recursos que devem ser mostrados ao leitor, pois os mesmos facilitam bastante a localização de textos. Além da busca que está disponível em todos os blogs, no Ubatuba Cobra, após as postagens (matérias) há um item denominado marcadores. 

Os marcadores são um conjunto de palavras chave que classificam as matérias por tipo ou assunto. Uma mesma matéria pode possuir mais de um marcador pelo fato de fazer referência a mais de um assunto. A lista de marcadores pode aumentar em função da diversidade de assuntos que forem publicados. Atualmente o Ubatuba Cobra possui os seguintes maracdores: Descaso da Prefeitura, Eduardo Cesar, Elias Guerra, Informações sobre o Blog, IPTU, perfil Marcos Guerra, Prefeitura de Ubatuba, Processos, Promotoria, Psicologia Comportamental, Rua Guarani, Show de Verão e Utilização indevida de Espaço Público.

Os marcadores serão extremamente úteis para que os leitores possam ler no Ubatuba Cobra apenas as matérias de seu interesse e para verificar o que foi feito para cada uma das denúncias ou críticas apresentadas. Deste modo o leitor também poderá cobrar do Ubatuba Cobra por críticas ou denúncias não levadas à frente.

Coluna O Lado Bom de Ubatuba - Faixa ACIU e PMU

Cruzamento da Av Leovigildo com Capitão Felipe - Itaguá - Ubatuba
Bastante louvável a iniciativa de avisar ao invés de simplesmente multar. Tais avisos facilitam a vida do comerciante e do cidadão em geral que poderá, quando necessário, repreender os infratores com embasamento legal. Se os ônibus possuem avisos de proibido falar com o motorista e proibido fumar, se os hotéis apresentam a seus hóspedes uma relação do que é proibido, por que Ubatuba não pode e não deve avisar seus visitantes que o município possui regras e que estas devem ser seguidas por todos?

Apesar de o poste estar pintado indevidamente de azul, os demais itens da foto devem servir de exemplo para o que se espera de uma cidade que pretende ser turística. Há uma razoável identificação da área destinada a ciclovia ou ciclofaixa, o contorno de pedras da árvore foi pintado (apesar do gosto duvidoso demonstra cuidado) e o meio fio está bem pintado com a faixa amarela de proibido estacionar ou parar.

Com relação a utilização do poste e da luminária para a fixação da faixa, acredito que os postes além de servirem de base para a iluminação pública, também, podem servir de base para a iluminação da mente de cidadãos que insistem e persistem em se fazer de desentendidos, fazendo nas cidades dos outros aquilo que jamais fariam em suas cidades.

Parabéns a ACIU - Associação Comercial de Ubatuba e a Prefeitura de Ubatuba. O Ubatuba Cobra cobra agentes públicos, agentes políticos e os próprios cidadãos. Parabenizar pelas ações corretas é uma obrigação de todo e qualquer cidadão que realmente esteja interessado no bem de sua cidade e dos demais cidadãos.

Taxa de Expediente da Prefeitura de Ubatuba

O Direito de peticionar a orgãos públicos, independentemente do pagamento de qualquer tipo de taxa é uma garantia Constitucional no Brasil. Em Ubatuba até hoje tal Direito não é respeitado e o cidadão é obrigado a pagar a famosa taxa de expediente.

A Constituição Federal garante, por meio de seu artigo 5°:

XXXIII – todos têm direito a receber dos órgãos públicos informações de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral, que serão prestadas no prazo da lei, sob pena de responsabilidade, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindível à segurança da sociedade e do Estado;

XXXIV - são a todos assegurados, independentemente do pagamento de taxas:
 
a) o direito de petição aos Poderes Públicos em defesa de direitos ou contra ilegalidade ou abuso de poder;

Na atual administração além de cobrarem ilegalmente a taxa de expediente, há pessoas, como Ernesto Cardoso Jr, que chegam ao cúmulo de escrever em processo administrativo que quem não recolhe ou recolhe a menor a referida taxa lesa a municipalidade. Há ainda outros agentes públicos que mesmo lendo em processo administrativo o embasamento legal com a citação expressa da legislação pertinente, ou seja os artigos da Constituição, insistem em cobrar tal taxa.

Com a criação do Juizado Especial da Fazenda Pública todo e qualquer cidadão pode pleitear em Juízo que desmandos como o citado sejam coibidos. As taxas de expediente recolhidas pela municipalidade podem até mesmo serem alvo de ações de repetição de indébito tanto na Justiça Comum como no Juizado Especial.

A falta de responsabilidade da atual administração pode ensejar situações bastante interessantes. Suponha que um cidadão inconformado com o pagamento da taxa de expediente (cerca de R$ 20,00) resolva impetrar uma ação para ter ressarcidos os valores pagos indevidamente. Caso esse cidadão queira demonstrar como uma administração incompetente e ineficiente pode causar prejuízos ao erário, o mesmo pode impetrar a ação de repetição de indébito na Justiça comum. Para impetrar a ação o cidadão, caso não possua o Direito à gratuidade da Justiça, terá que arcar com cerca de R$ 100,00 (cem reais) preferente ás custas processuais e taxa da OAB. Como há a necessidade de contratação de advogado e como a municipalidade certamente perderá a ação, haverá condenação em honorários advocatícios. Quando o valor da causa é extremamente baixo ou extremamente elevado os honorários de sucumbência são arbitrados pelo Juízo. Atualmente o mínimo que se estipula a título de honorários é o valor de R$ 300,00 (trezentos reais).

Multipliquem o número de possíveis ações que podem ser impetradas pelo valor que a municipalidade terá que desembolsar pela insistência em desrespeitar a legislação.

domingo, 6 de março de 2011

Coluna Atitude e Comportamento (para não pensar, mas se sensibilizar e agir)

amor não é algo que se sente, é algo que se faz”  (Rosana Braga)

O presente texto foi apresentado por Eckhart Tolle em vídeo e sugere uma atitude pro-ativa com relação à nossa Vida ( nossas condições interiores e exteriores)

Epitetus (AD55 – AD135) deixou-nos uma mensagem para nos sensibilizarmos sobre como percebemos e agimos em relação à nossa Vida. Acredito ser um texto adequado para inaugurar a coluna “ATITUDE E COMPORTAMENTO”, como  um roteiro, uma referência para as matérias que se seguirem:


A Sabedoria de Epictetus

“No que se refere à condição ou estado externo/interno – é de nos tornarmos  livre dos estados externos. O seu ensinamento (os dois estados estão conectados, é claro) é que qualquer aborrecimento surja na sua mente não é pela situação; o sofrimento e a infelicidade surgem do julgamento da situação. Nós sempre olhamos para o estado externo, ele diz, para nossas realizações e satisfações, mas nós nunca as achamos.

 Ele aponta para a possibilidade de nos tornarmos livre disso; então não importa qualquer que seja a situação externa – no interior você tem espaço de liberdade – você não é mais uma entidade reativa – você não é governadopelos acontecimentos externos e isto é uma liberdade incrível, pois se você está no estado de depender de eventos externos – então você estará a mercê do que acontece ou deveria acontecer.

Seus ensinamentos foram conseqüência das suas próprias condições pessoais, as quais se diria, provavelmente, criariam um ser humano infeliz.

Se você é escravo, aleijado e se você têm que observar todas essas pessoas saudáveis e poderosas, então, na superfície, haveria razões suficientes para justificar a infelicidade ou uma baixa opinião a seu próprio respeito.

Talvez tenha sido o seu caso inicialmente, mas ele descobriu em si mesmo que a causa de sua infelicidade não era a situação e isto se tornou um dos dois pontos centrais do seu ensinamento - a causa de qualquer aborrecimento, ele disse, não é a situação ou condição externa, mas os pensamentos que minha mente está criando com relação à situação ou à condição e no momento que ele compreendeu isso, não houve mais sofrimento.

Ele se tornou livre das condições externas. Este é o segundo ponto de seu ensinamento: a possibilidade do ser humano se tornar livre; se você está mais a mercê do que as pessoas fazem ou dizem ou deveriam fazer ou dizer, mas não o fazem – então você está à mercê de todas as coisas e assim você vive dessa maneira de viver, inconscientemente, viver disfuncionalmente - ele percebeu tudo isso através da sua própria e verdadeira condição pessoal.” 

em : Vídeo de Eckhart Tolle


Segundo a Wikipédia (Google):

“EPICTETUS (Filósofo estóico, grego, AD55 – AD 135).  Ele nasceu como escravo em Hierapolis e era aleijado, viveu em Roma até ser banido, quando foi morar em Nicópolis, no norte da Grécia, onde viveu pelo resto de sua vida. Seus ensinamentos foram anotados por seu discípulo Arrian em seus “Discursos”. Ele ensinou filosofia como uma forma de vida, não como uma disciplina teórica.

Para Epictetus, todos os eventos externos são determinado pelo destino e assim estão além de nosso controle, mas nós podemos aceitar o quer que aconteça calmamente e desapaixonadamente. Os indivíduos, entretanto, são responsáveis por suas próprias ações, as quais eles podem examinar e controlar através de rigorosa autodisciplina. O sofrimento surge do tentar controlar o que é incontrolável ou negligenciar o que está dentro do seu poder. Como parte da Cidade Universal que é o Universo, os seres humanos têm o dever de cuidar de todos os seus companheiros humanos. A pessoa que siga estes preceitos conseguirá felicidade e paz de espírito.”
Este texto sugere nossa reflexão sobre a colocação de que a causa dos nossos aborrecimentos e sofrimentos está, realmente, em nosso interior, em nós mesmos. Portanto é inútil buscar as suas causas nas circunstâncias, em outras pessoas, no destino, na realidade externa, na Vida. Por outro lado, isto significa também que a solução desses sofrimentos também está dentro de nós, ou seja, somente nós somos quem temos as soluções, portanto não dependemos de nada externo, de nenhuma outra pessoa para solucioná-los.

Estes pensamentos são a base de uma filosofia de vida, pela qual a nossa terapia está em nós mesmos. Somente nós e ninguém mais ou qualquer coisa externa a nós, temos as soluções desde que nos conscientizemos disto e que procuremos, por nosso esforço, a solução de nossos problemas. Dentro desta linha de ação, o papel de terapeuta cabe a nós mesmos. Há uma filosofia de vida, mais do que uma técnica de terapia, que se fundamenta nestes fatos, na qual o terapeuta é uma pessoa igual ao seu cliente, interagindo ambos em uma relação pessoal profunda, na qual se cria um clima de espontaneidade, que gera a atitude criativa no paciente, permitindo-lhe a percepção dos seus conflitos e a identificação da sua solução. Nesta coluna serão apresentadas mais informações sobre esta linha de ação.


Elias Penteado Leopoldo Guerra

Informações sobre o Blog

Continuo com dificuladades em incorporar aos recursos do Blog o que eu realmente quero. De qualquer modo a vida é um constante aprendizado. Para facilitar a vida dos leitores resolvi estabelecer horários fixos para as publicações. Assim sendo teremos entre 06 horários classificados em obrigatórios e opcionais. Às 08:00, 13:00 e às 18:00 serão publicadas matérias obrigatoriamente todos os dias. Às 10:30, 15:30 e 20:30 poderão eventualmente serem efetuadas publicações.

Serão criadas colunas com diversos assuntos, pois somente as minhas matérias, por mais absurdos que tenhamos em Ubatuba, podem tornar-se enfadonhas. Há muito que pode e deve ser enaltecido em Ubatuba e o Ubatuba Cobra destinará um espaço especial e diferenciado para todos os comércios e pessoas que estejam contribuindo para que Ubatuba ofereça a seus moradores e visitantes um atendimento e um tratamento compatével com as belezas naturais de nossa cidade.

Hoje às 18:00 teremos o início da Coluna Atitudes e Comportamento, destinada a fornecer subsídios e informações de interesse na área da psicologia comportamental. Os textos publicados serão de autoria de Elias Penteado Leopoldo Guerra (formado em Direito pelo Largo São Francisco, mestre em administração pela FGV - Fundação Getúlio Vargas e psicólogo desde 1983.).

Meus 10 anos em Ubatuba - Parte 01 de ...

O questionamento sobre os motivos que me levam a ter uma atuação mais incisiva e constante contra alguns desmandos que ocorrem em Ubatuba tem sido uma constante. A imaginação das pessoas é bastante fértil e quando não há informação se abre espaço para a imaginação e até mesmo para a maledicência. Diferentemente do que muitos imaginam sempre tive uma postura de cobrar meus Direitos e nunca me intimidei por cargos, funções ou algum status imaginário que alguns ignorantes pensam possuir. Dentro dessa mesma linha de raciocínio não me presto a seguir ordem ou determinações sem sentido de terceiros, sejam eles quem for.

Meus pais construíram uma casa de veraneio em Ubatuba em 1981, eu e meus pais somos eleitores em Ubatuba desde 1986. Em 1988 ou 1989, quando estudava economia na FAAP - Fundação Armando Álvares Penteado, assisti uma palestra do então candidato a Presidente da República Fernando Collor de Mello. Na ocasião eu e meu grupo de amigos de faculdade ficamos bastante impressionados com as idéias e ideais apresentados por Collor. Apesar de o nome de Collor sequer aparecer com destaque nas pesquisas eleitorais, eu e meus amigos acreditamos que ele seria eleito e passados dois ou três dias da palestra, meu carro e de meus amigos já estava repleto de adesivos do Collor. Cerca de duas semanas antes das eleições comecei a sentir fortes dores nas costas e pensei se tratar de uma espécie de furúnculo. Após consultar um médico foi constatado que se tratava de um cisto sacral e que eu deveria ser operado o mais rapidamente possível. As dores pioraram e eu já não conseguia mais andar, porém me recusei a efetuar a operação antes das eleições, pois não pretendia deixar de votar. Vim para Ubatuba deitado no banco de trás do carro, votei no domingo e no mesmo dia à noite fui internado no Hospital Samaritano em São Paulo.

Em dezembro de 2000 após as costumeiras festas de final de ano resolvi permanecer em Ubatuba. Na ocasião havia terminado um curso de HTML e um de Dreamweaver (cursos referentes a linguagem para edição de páginas na internet e editor de páginas para internet respectivamente). A idéia inicial era montar um site sobre Ubatuba e vender espaços para publicidade.

Como anunciantes conscientes se preocupam mais com a qualidade do público alvo do que com a quantidade de pessoas que visualizam sua propaganda, comecei a pensar sobre como selecionar o público alvo. Veio então o seguinte raciocínio: se a grande maioria dos proprietários de imóveis em Ubatuba não residem no município é de se supor que os mesmos possuam, no mínimo, duas casas. No Brasil quem possui mais de um imóvel certamente se enquadra nas definições de classe A ou B, portanto a primeira classificação havia sido feita. Restou assim a criação de um mecanismo de acessar tal público alvo. Após algum tempo cheguei a conclusão que as Associações de Bairro seriam o meio mais fácil e prático de acessar tais proprietários. Como Associações de Bairro nunca possuem dinheiro resolvi oferecer gratuitamente a confecção de páginas para internet, desde que as mesmas estivessem vinculadas ao meu site (ubatubaguia). Após conseguir a relação das pouco mais de cem associações existentes, enviei cartas e entrei em contato telefônico com cada uma delas. Para minha surpresa apenas a Associação Amigos de Bairro do Parque Vivamar se interessou. Tive então a oportunidade de conhecer Sérgio Fragoso e sua incessante luta pela conservação e manutenção do bairro. Fiz as páginas para a Associação e continuei a pensar em outros meios de aumentar o aceso a meu site que já possuía cerca de 500 páginas.
Ocorreu-me então a idéia de procurar a Câmara Municipal de Ubatuba e oferecer aos vereadores, gratuitamente, a confecção de páginas na internet onde cada vereador poderia apresentar à população seus projetos de Lei, verificando necessidades da população e até mesmo apresentando aos demais vereadores um abaixo assinado dos cidadãos que apoiavam o projeto. Elaborei uma carta contendo essa e outras idéias do que poderia ser feito sem qualquer custo e apresentei ao então Secretário da Mesa Diretora Clingel Antônio da Frota. Fui muito bem atendido mas até hoje não recebi qualquer resposta sobre o projeto.

Andando pelas ruas da cidade percebi a quantidade de comércios que existiam no município. Pensei que seria bastante útil se tivéssemos um guia contendo os tipos de comércio e suas localizações. Nesse momento notei a ausência de placas com os nomes das ruas e a grande dificuldade de se localizar endereços pela falta de números nos imóveis. De qualquer modo de nada adianta possuir número na casa se a rua não possui placa com o nome da mesma. Resolvi criar um guia de ruas para a internet onde as ruas seriam apresentadas em ordem alfabética e ao clicar no nome da rua seria apresentado um mapa contendo a rua procurada e as ruas próximas. Ao lado seria apresentada uma visão geral do bairro e a indicação do local da rua procurada. Entrei em contato com o proprietário de um dos guias em papel de Ubatuba e solicitei autorização para a utilização de seus mapas. Obtida a autorização iniciei o trabalho de separar em mais de 255 mini mapas o mapa geral da região central de Ubatuba. Nas horas vagas tomava banho de mar na Praia do Tenório, na Vermelhinha ou simplesmente andava pelo morro onde resido. Em uma dessas caminhadas descobri que um vizinho meu (juiz de Direito e atualmente desembargador), em um ato de profunda benevolência, havia resolvido compartilhar seus dejetos, de seus hóspedes e familiares com os banhistas da praia do Tenório, ou seja, o esgoto proveniente de sua residência era jogado na área verde defronte a seu imóvel e escorria até as águas da praia do Tenório. Adivinhem como eu fiquei satisfeito em saber que havia algo mais nas belas águas do Tenório e que as águas mornas da mesma não necessariamente existiam em função de alguma corrente marítima?

Clique aqui para ler a continuação.