terça-feira, 8 de março de 2011

Faixa ACIU e PMU

Uma das coisas que nunca me agradou muito nos Blogs é a parte denominada comentários. Acho que tal item possui pouco destaque e poucas pessoas o notam. Muitas vezes os comentários realizados por leitores passam a ser mais importantes que a própria matéria ou podem também levar à discussão de outros temas tão ou mais importantes.

Os comentários abaixo, cuja íntegra reproduzo, se referem a matéria da Coluna O lado Bom de Ubatuba- Faixa ACIU  e PMU. Agradeço a participação e o comentário do leitor Carlos que expos de modo claro, objetivo e extremamente educado o seu ponto de vista sobre a questão. Enfatizo que um dos objetivos do Ubatuba Cobra é exatamente incentivar discussões sobre diferentes pontos de vista de uma mesma questão.

Caro Marcos,

Parabéns pelo blog. Apesar das desavenças, é mais um a levantar as lebres...

Quanto às faixas de proibição de som alto, desculpe, mas você não acha que são de uma desfaçatez e escárnio gritantes (!) para com a população? Você não ouve o som do Festival de Verão, por acaso, noite a dentro? Você conhece algum turista que tenha sido multado (ou mesmo advertido) por andar com o som do carro a pleno volume (com os amplificadores e caixas "adequados"? Alguns passam aqui em frente de casa competindo com o FV.

um abraço

carlos
Abaixo temos a minha argumentação, dada em função dos argumentos e perguntas efetuadas pelo leitor Carlos.
Caro Carlos,

Inicialmente não há qualquer motivo para você se desculpar por ter uma opinião diferente. Somente a partir de opiniões diferentes é que podemos desenvolver nossas idéias e chegarmos a uma conclusão mais adequada para a ocasião. Verdades absolutas não existem pois cada um de nós e a própria sociedade estamos em constante mudança.

Com relação a faixa eu apenas elogiei o fato da mesma existir. Se a fiscalização é realmente efetuada ou não o problema é outro.
Não quero dizer que a falta de fiscalização seja um problema menor, mas apenas outro problema.

A ACIU não possui poder de polícia a prefeitura possui, porém também possui outros poderes e obrigações. No caso concreto ao elogiar a faixa, na realidade, me referi a obrigação de da ACIU e da prefeitura de informar, educar.

Acredito que as ações acertadas são um conjunto de pequenas atitudes. Se queremos nos livrar desses pretensos turistas baderneiros que infestam Ubatuba temos duas soluções. Podemos comprar tacos de beiseball e sair batendo em tudo ou em todos (bastante divertido mas dizem que é politicamente incorreto) ou podemos avisar que em Ubatuba não permitimos determinados atos ou atitudes, devemos cobrar das autoridades que quem não respeitar tais atitudes seja punido (multado) e quando isso não devemos criticar única e exclusivamente o ponto falho.

Pense nas faixas de pedestres. As mesmas existem mas há muitos motoristas que as consideram como um alvo para poder atropelar o pedestre com maior facilidade. Não é o fato de tais faixas de pedestres não serem respeitadas que devemos criticar sua existência.

Minhas críticas são pontuais e específicas e meus elogios também o são. Por mais falha e incompetente que seja uma administração (vide administração Eduardo Cesar), se não elogiarmos as raras boas ações não estaremos fazendo o nosso papel de cidadão no que tange a orientar e determinar o que realmente queremos. Se agirmos dessa forma passaremos a ser tão ineficientes e incompetentes quanto àquele que criticamos.

Acredito que tanto você, eu e mais um número bastante representativo de cidadãos somos conscientes de nossa função na sociedade e por mais desagradável que seja ver uma cidade como Ubatuba se deteriorando, a cada dia, devemos persistir nessa luta para que os incompetentes e ineficientes de hoje cumpram suas obrigações.


Um abraço,


Marcos
Para refletir e continuar a discutir o tema acho que seria válido ter em mente que se você deseja que seu filho rescém nascido seja um corredor você terá, antes de mais nada, que ensiná-lo a andar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário