terça-feira, 8 de março de 2011

Coluna Atitude e Comportamento - Aceitar e transformar

Só se pode transformar quando se aceita a realidade – por exemplo: se compro uma casa para reformá-la de acordo com minhas necessidades e desejos, tenho que saber como ela foi construída: ou seja, se foram usados tijolos de barro, de cimento, de cerâmica, se há colunas e vigas de concreto, se há lages de concreto, como foram feitas as fundações...

Para aceitar é preciso conhecer, perceber, saber a realidade- só se pode transformar (reformar) a casa se a conhecer e aceita-la como ela é – só então podem ser tomadas as ações que resultem na transformação (reforma) que se deseja.

Constatar, conhecer, saber e aceitar a situação externa e interna (nossa realidade interior) são os primeiros passos para se poder fazer qualquer transformação. Com relação a nós mesmos, somente cada um de nós pode conhecer e saber sua realidade interior, assim como o sonho que só nós vivenciamos e sentimos, não podemos compartilhar com mais ninguém. Também a nossa realidade interior só nós mesmos temos a possibilidade de conhecê-la. Por conseguinte a primeira transformação se faz em nós mesmos, em nosso mundo interior para que possamos transformar a realidade exterior.

Portanto, se eu não me conhecer não poderei aceitar minha realidade como ela é pois só a partir daí é que poderei transformá-la. Portanto é preciso constatar, perceber, conhecer, saber e aceitar a minha realidade para que possa mudá-la ou transformar qualquer outra realidade exterior.

Aceitar é diferente de se acomodar, se omitir, ser passivo e inerte (sem ação), alheado ou submisso à realidade.

Aceitar é uma atitude ativa. Atitude são os valores que temos, como e o que valorizamos na Vida e o que buscamos. Aceitar, que é concordar com a realidade como ela é e não como gostaríamos que ela fosse, permite assumir uma atitude e ações que levam a transformação dessa realidade. Ora, não se pode transformar algo que não se conhece ou que também não se aceita. Para aceitar é preciso conhecer, saber o que se pretende transformar, para poder trabalhar, agir, atuar sobre a realidade dos fatos e não sobre aquilo que  imaginamos ser ou como  entendemos ou com relação aquilo que desejamos que fosse. –  Logo, só quando se conhece e se aceita a realidade como ela é, poderemos transformá-la ou nos tornarmos independente dela.

Desta forma somente podemos respirar por nós mesmos (pois ninguém pode respirar por nós) e que somente podemos respirar neste momento presente, o agora, pois não podemos respirar no momento que já se tornou passado nem no que eventualmente será futuro.

Conseqüentemente, a transformação só ocorre quando conhecemos e aceitamos ativamente a realidade e, portanto, agimos adequadamente de acordo com a finalidade que buscamos que queremos;  portanto as soluções são sempre provenientes do nosso interior e ocorrem agora, no momento presente e ninguém poderá fazê-las por nós. É no se conhecer que reside a capacidade de realização dos nossos sonhos, porque depender do que não depende de nós gera medo, insegurança e envolvimento emocional, que nos conduz a soluções inadequadas.


Elias Penteado Leopoldo Guerra

Nenhum comentário:

Postar um comentário