sábado, 17 de agosto de 2013

Judiciário É Tão Corrupto Quanto Outros Poderes

Pesquisas de opinião feitas após as manifestações que aconteceram no país em junho mostram que entre os três poderes, a população confia mais no Poder Judiciário 
 
Fonte: Jornal Jurid - publicado originalmente em no Jornal O Estado de São Paulo

De acordo com pesquisa feita em julho, a confiança no Judiciário era de 50%, enquanto no Legislativo é de 25%.

Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, o sociólogo Aldo Fornazieri, diretor da Escola de Sociologia e Política de São Paulo, alerta, porém, que a situação é meramente circunstancial. "O Judiciário é tão corrupto e ineficiente quanto o Legislativo e o Executivo", diz ele.

Para Fornazieri, um dos principais motivos para esta imagem positiva momentânea é o julgamento do mensalão. Outro fato considerado por Fornazieri é o destaque da mídia. Para ele, os escândalos do Judiciário não recebem tanto destaque quanto os dos outros poderes.

Leia abaixo os principais trechos da entrevista:

A que atribui a ausência de ataques ao Judiciário nas manifestações de junho?

No momento dos protestos, o Judiciário, especialmente o Supremo Tribunal Federal, estava com um superávit de imagem positiva. Ainda havia um recall positivo em torno do julgamento do mensalão, o que tornava esse poder, naquele momento, a instituição de maior credibilidade.

Por que frisou 'naquele momento'?

Porque o Judiciário é tão corrupto quanto os outros dois poderes, o Legislativo e o Executivo. Recorrentemente surgem denúncias e escândalos nesta área. Envolvem muitas vezes a compra e a venda de sentenças. Se pegar o caso específico do Tribunal de Justiça de São Paulo verá que está envolvido com denúncias fortes, divulgadas na semana passada, sobre o pagamento de benesses indevidas, com o desvio de milhões de reais. Por outro lado, as tentativas de fiscalização do Conselho Nacional de Justiça enfrentaram forte resistência em São Paulo. Não há, portanto, a menor dúvida de que o Judiciário se equipara aos demais poderes em termos de corrupção.

Existiria algum outro motivo, além do mensalão, para o Judiciário ter sido poupado nos protestos?

Eu citaria mais duas razões. A primeira é que os escândalos do Judiciário não têm tanto destaque na mídia quanto os do Legislativo e do Executivo. Eles aparecem menos. A segunda é que o cidadão, de maneira geral, tem uma relação mais direta com o Legislativo e o Executivo — até porque é ele, cidadão, quem elege os representantes nesses poderes. No Judiciário, com exceção dos ministros do Supremo, as figuras são menos conhecidas. Se você citar os nomes dos juízes do Tribunal de Justiça de São Paulo, pouquíssimas pessoas vão identificá-los. A relação entre o Judiciário e os cidadãos, portanto, é mais difusa, o que atenua a fiscalização sobre esse poder.

Há menos percepção na sociedade sobre as falhas do Judiciário?

Sim. Além de tão corrupto quanto os outros poderes, o Judiciário é extremamente deficiente. Quanto demora o julgamento de um caso na Justiça? Pode demorar décadas. Já foram feitas tentativas, nos últimos quinze anos, de reforma dessa estrutura, mas os problemas continuam. O déficit de eficiência permanece.

O senhor inclui o Supremo nessa análise sobre deficiências?

Como já disse, o Supremo atravessou os protestos com a imagem razoavelmente boa, em função do mensalão. Logo em seguida, porém, começaram a surgir denúncias sobre uso indevido de equipamentos públicos por parte do próprio Joaquim Barbosa e de outros ministros. Nesse caso também a mídia não deu muita ênfase.

Juju Salimeni Ajuda a Cuidar dos Tubarões do Aquário de Ubatuba



Texto e Fotos: Assessoria de Imprensa do Aquário de Ubatuba

Na tarde de ontem (15), a modelo Juju Salimeni e Mionzinho, do programa Legendários, da Record, visitaram o Aquário de Ubatuba para gravar um quadro em que Juju teve que enfrentar o desafio de fazer o mesmo trabalho que o tratador do Aquário realiza: dar vitamina junto com peixe aos tubarões.

Ao mergulhar no Tanque Oceânico do Aquário de Ubatuba, com 80 mil litros de água salgada, Juju Salimeni se deparou com um dos habitantes do Aquário que mais chama a atenção das pessoas: o cação-mangona ou tubarão-touro Carcharias taurus. Este animal, que está ameaçado de extinção, chegou ao Aquário de Ubatuba em setembro de 2009, ainda recém-nascido, com 91 cm de comprimento. Hoje, o pequeno bebê de quase 4 anos atrás está medindo cerca de 1,70m.

O Aquário de Ubatuba é o primeiro Aquário do Brasil que consegue manter um Tubarão-Mangona vivo por tantos anos. Esta espécie vive em mar aberto e se aproxima da costa apenas para ter seus filhotes. Se alimenta de peixes (inclusive pequenos tubarões e raias), lagostas, lulas e caranguejos. Possui dentes bem visíveis e um corpo que pode atingir 3,60m, o que costuma inspirar medo a quem se depara com ele. “Os tubarões é quem sofrem com a ação do homem, seja pela pesca ilegal ou pela prática do finning, um crime ambiental que ainda é cometido em algumas regiões do mundo”, comenta o Diretor-Executivo do Aquário de Ubatuba, Hugo Gallo.  

A gravação do quadro terminou no fim da tarde e Juju pode aproveitar para conhecer um pouco mais sobre as belezas da vida marinha e os diferentes ecossistemas marinhos do litoral brasileiro. “Amei a experiência”, afirmou Juju em nota ao Aquário de Ubatuba.

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Ordem do Dia da 24ª Sessão Ordinária da Câmara de Ubatuba - 20 de agosto de 2013

O Vereador Eraldo Todão Xibiu – PSDC, Presidente da Câmara Municipal de Ubatuba, anuncia a Ordem do Dia da 24ª Sessão Ordinária desta Casa, a realizar-se no dia 20 de agosto de 2013, às 20 horas, constituída de Projetos de Lei e outras proposições abaixo relacionadas:
ORDEM DO DIA:
 
EM ÚNICA DISCUSSÃO:

01 – VETO TOTAL, ao autógrafo nº 35/13, Projeto de Lei nº 57/13 mensagem 21/13, que dispõe sobre a criação de cargos no quadro de pessoal da Municipalidade.

02 - Projeto de Lei nº. 82/13, Mensagem nº. 035/13, do Executivo, que oficializa a travessa da Rua Saíra Sete Cores, localizada no Bairro Taquaral.

03 - Projeto de Lei nº. 83/13, Mensagem nº. 036/13, do Executivo, que dispõe sobre abertura de Crédito Especial no Orçamento Vigente.

04 - Projeto de Lei nº. 86/13, do Ver. Eraldo Todão Xibiu – PSDC, que dá a denominação de “Praça Paulo Machado de Carvalho, á Praça Barão do Rio Branco” localizada no Bairro do Perequê-Açú, Município de Ubatuba.

05 - Projeto de Lei nº. 87/13, Mensagem nº. 038/13, do Executivo, que dispõe sobre abertura de Crédito Especial no orçamento vigente.

06 - Projeto de Lei nº. 88/13, Mensagem nº. 039/13, do Executivo, que dispõe sobre a alteração de uso de bem de domínio publico municipal situado no loteamento denominado Gurilândia Caiçara.

07 - Projeto de Lei nº. 89/13, Mensagem nº. 040/13, do Executivo, que dispõe sobre estágio não remunerado de estudantes no âmbito do Poder Executivo Municipal.

EM PRIMEIRA DISCUSSÃO:

08 – Projeto de Emenda a LOM nº. 03/13, da Mesa Diretora, que dispõe sobre alteração do Art. 76 da Lei Orgânica do Município.

EM ÚNICA DISCUSSÃO:

09 – Moção de Congratulações nº. 09/13, da Verª. Flavia Pascoal – PDT, de Congratulações á a Srª. Fabiana Damásio, pelo sucesso do “I Encontro da Família na Escola”.

10 – Requerimento nº. 119/13, do Ver. Adão Pereira – PDT, á Telefônica/Vivo, informações sobre o porquê do não atendimento aos pedidos de “novas ligações de linhas telefônicas” no Bairro do Ranário.

11 – Requerimento nº. 120/13, da Verª. Pastora Daniele – DEM, á Sabesp, execução de extensão de rede coletora de esgoto nas Ruas do Alto do Ipiranguinha, Bairro do Ipiranguinha.

Eraldo Todão Xibiu - PSDC
Presidente

Senha, Às 19 horas, Somente Para Advogados e Estagiários

Fonte: Comunicação Social TJSP – RS (texto) / Internet (fotos ilustrativas) / DS (arte)
imprensatj@tjsp.jus.br

Em razão de liminar concedida pelo Conselho Nacional de Justiça, no Pedido de Providências nº 0004160-44.2013.2.00.0000, as senhas de atendimento ou instrumento similar de controle serão entregues somente aos advogados e estagiários (inscritos na Ordem dos Advogados do Brasil) que, por ocasião do encerramento regular do expediente forense, impreterivelmente às 19 horas, estiverem em fila de atendimento dos setores de protocolo e distribuição (Comunicado nº 396/13).

Xibiu Continua Mentindo Para a População

Texto: Marcos Leopoldo Guerra

O até então vereador e presidente da Câmara de Ubatuba, Xibiu, conhecido por sua incompetência, negligência, omissão e destempero contumazes parece imaginar que a Câmara de Ubatuba é um muro das lamentações ou um dos botecos que o mesmo costuma frequentar para jogar carteado a dinheiro. Na sessão do dia 13 de agosto de 2013, durante o espaço reservado às explicações pessoais, Xibiu afirmou estar indignado com a publicação do jornal Costa Azul, edição de 09 de agosto de 2013, intitulada "Presidente da Câmara, Xibiu, pode ficar inelegível por suposta fraude em licitação a ser investigada pelo MP.

Preliminarmente cabe enfatizar que quem permite e até gosta de ser chamado de Xibiu, utiliza termos com "que seje" no lugar de "que seja", não deveria, ao menos em tese, se preocupar com as palavras citadas pelo jornal e muito menos se dizer indignado ou abismado. Xibiu parece ter uma imensa dificuldade de entender o significado de determinadas palavras, chegando ao cúmulo de confundir depoimento com reunião e chamando o Inquérito Civil instaurado pelo Ministério Público de procedimento de praxe. Abaixo apresento o artigo 26 da Lei Orgânica do Ministério Público que assim dispõe:
“No exercício de suas funções, o Ministério Público poderá:
I - instaurar inquéritos civis e outras medidas e procedimentos administrativos pertinentes e, para instruí-los:
a) expedir notificações para colher depoimento ou esclarecimentos e, em caso de não comparecimento injustificado, requisitar condução coercitiva, inclusive pela Polícia Civil ou Militar, ressalvadas as prerrogativas previstas em lei;
Portanto Xibiu, diferentemente do que afirmou, não foi a uma reunião ou a um chá informal com o até então promotor de justiça de Ubatuba Hélio Junqueira de Carvalho Neto, pois na realidade Xibiu foi depor no Inquérito Civil criado em função da denúncia do Jornal Agito de Ubatuba por fatos que demonstram ter havido fraude na licitação que culminou com a contratação do jornal A Cidade para a publicação dos atos oficiais da Câmara de Ubatuba.

Xibiu citou várias vezes o termo suposta fraude. Não sei qual das duas palavras o mesmo não entendeu, porém, de qualquer modo ficou bastante claro que Xibiu aparenta entender que diminuição de gastos, economia e redução de despesas sejam antônimos de fraude ou uma comprovação inequívoca de inexistência da mesma ou ainda ausência de dolo, culpa ou má-fé. Diversas vezes Xibiu afirmou que sua "gestão" está economizando dinheiro público e que os gastos com a publicação dos atos oficiais da Câmara, este ano, são muito menores do que os realizados em 2012. Na realidade o fato da Câmara atual gastar menos em publicações do que em 2012 pode estar ligado a falta de trabalho e de realizações dos atuais vereadores. Nesse sentido a população está perdendo pois pagamos o dobro, em salários para os vereadores em relação a 2012 e os atuais produzem menos da metade de seus antecessores.

Xibiu cita ainda que a licitação foi legal e que contou até mesmo com aval do jurídico da Casa de Leis. Confesso que eu quase caí da cadeira de tanto rir quando Xibiu citou esse argumento como prova de inexistência de fraude. Um jurídico composto por pessoas com Café e Isac está longe de ser um exemplo ou comprovação de idoneidade, haja vista que os mesmos sequer deveriam estar na Casa de Leis por descumprirem normas básicas como a de não atuar em outros processos que não digam respeito à Câmara.

Para completar Xibiu demonstra que não há limites para um cara de pau. Por incrível que possa parecer Xibiu afirma textualmente:

"Está tudo aí o Portal da Transparência"
Pergunto eu e creio que grande parte da população: Que Portal Xibiu? Que Transparência? 

O teórico Portal da Transparência da Câmara de Ubatuba está inacessível há mais 30 dias conforme imagem abaixo:
Por fim meu não tão caro e desatento Xibiu esclareço que não se diz O Xibiu fez suposta fraude, pois ninguém faz suposta fraude. O termo correto seria Xibiu supostamente fez fraude! De qualquer modo, no caso específico da licitação em que o jornal A Cidade foi contratado a fraude é clara e não uma mera suposição, pois até mesmo a proposta do jornal A Cidade foi recebida após o horário estipulado. Assim sendo o valor do contrato pouco importa pois o ponto fundamental é que a empresa responsável pelo jornal A Cidade ganhou indevidamente e imoralmente uma licitação!

Julgador Tem de Analisar Questões Suscitadas Pelas Partes

Julgador não está obrigado a analisar cada um dos argumentos apresentados pelo recorrente
 
Fonte | Conjur

A Turma Nacional de Uniformização dos Juizados Especiais Federais anulou, de ofício, acórdão em que a Turma Recursal de São Paulo rejeitou Embargos de Declaração sob a alegação de que o julgador não está obrigado a analisar cada um dos argumentos apresentados pelo recorrente. Mas, de acordo com o entendimento da TNU, expresso no voto do relator, juiz federal Rogério Moreira Alves, o julgador não tem liberdade discricionária para se eximir de analisar questões específicas suscitadas pelas partes. O julgamento aconteceu na última quarta-feira (7/8).

A autora do pedido havia interposto Embargos de Declaração contra o acórdão da Turma Recursal de São Pauo alegando omissão do colegiado em se manifestar sobre a prescrição quinquenal e sobre os juros de mora. Apontou, ainda, contradição do julgado na parte em que arbitrou honorários advocatícios de sucumbência contra o INSS. Em resposta aos Embargos, a Turma Recursal se limitou a dizer genericamente que não havia qualquer vício no acórdão e que o julgador não está obrigado a analisar cada um dos argumentos aventados pelo recorrente, com o propósito de satisfazer ao prequestionamento.

“Ao julgar os Embargos, a Turma Recursal proferiu acórdão padronizado e genérico, ignorando as especificidades do caso concreto. As questões autônomas suscitadas mereciam resposta pontual. O julgador não tem liberdade discricionária para se eximir de analisar questões específicas suscitadas pelas partes”, ressaltou o relator.

De acordo com ele, a omissão do acórdão quanto às alegações relativas à prescrição quinquenal e aos juros de mora frustrou a possibilidade de se configurar divergência jurisprudencial em torno de questão de direito material. Ele explica que, como essa nulidade influencia no juízo de admissibilidade do pedido de uniformização, pode ser reconhecida de ofício pela TNU. O acórdão recorrido, dessa forma, deve ser anulado, cabendo à Turma Recursal refazer o julgamento, enfrentando todas as questões suscitadas pela recorrente.

Com a anulação do acórdão recorrido, ficou prejudicado o pedido de uniformização de jurisprudência.

Processo nº0148854-50.2005.4.03.6301

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

A Lei de Acesso e o Falso Conflito Entre a Transparência e Privacidade dentro do Estado

Por Fernando Rodrigues*

Há um sofisma na praça desde a entrada em vigor da Lei de Acesso à Informação Pública: a divulgação nominal de salários de servidores públicos e de outros detalhes funcionais seria uma afronta ao princípio constitucional do direito inalienável do cidadão à privacidade.

É fácil desconstruir o argumento, que aliás é nocivo ao conjunto geral dos servidores públicos brasileiros. A Lei de Acesso à Informação, sancionada pela presidente Dilma Rousseff em 18 de novembro de 2011 (Lei 12.527, aqui disponível: http://bit.ly/leiacesso12527), produz uma garantia inaudita para a maioria dos funcionários do Estado que trabalham cotidianamente de maneira correta para tornar o Brasil um país melhor, mais justo, mais democrático e mais transparente.

Quando um cidadão se interessa em um cargo público, alguns fatores norteiam sua escolha. Vocação para servir ao Estado, benefícios da carreira que poderá seguir e salário são alguns aspectos considerados. Ao prestar o concurso, o cidadão sabe exatamente quanto vai receber de vencimentos no primeiro dia de trabalho. Mas não só o cidadão conhece essa informação. Qualquer outro ser humano, em qualquer parte do planeta, terá acesso ao dado se consultar o edital.

E o que acontece em seguida? Em muitos casos, nada mais. O cidadão que passou no concurso público ingressa numa carreira dentro do Estado, trabalha de maneira digna e recebe de salário mensal aquele valor estipulado no edital que anunciou a abertura da vaga.

Mas quais são as exceções? Em muitos casos (e o Brasil está no curso de saber se, de fato, são exceções) uma série de benefícios impróprios são concedidos. O salário inicial se multiplica de maneira exponencial. Nessa fase, só o próprio servidor público e seus superiores têm conhecimento do que se passa. Ainda assim, o dinheiro usado nesses pagamentos continua a sair da mesma fonte: os impostos pagos por todos os contribuintes brasileiros.

Após a promulgação da Lei de Acesso (no final de 2011) e sua entrada oficial em vigor (em maio de 2012), algumas propostas surgiram para que não fossem divulgados os salários nominais dos servidores públicos. No lugar, seria apenas colocada para conhecimento do público uma tabela com as funções de um determinado organismo do Estado e os vencimentos fixados para cada um dos cargos.

Não é necessário ser muito perspicaz para concluir que esse procedimento apenas protegeria quem erra e deixaria exposto quem faz a coisa certa. O funcionário público que continuasse dentro do seu plano de carreira inicial e dentro das regras estipuladas teria o seu salário conhecido –ainda que de maneira indireta. Já o que obteve, sabe-se lá como, vantagens indevidas estaria protegido pelo manto opaco dessa tabela de cargos e salários genéricos.

Em resumo, o conflito sobre a privacidade é um sofisma porque todo cidadão sabe muito bem que ao ingressar no serviço público o seu salário será conhecido. Está estipulado em um edital. Por que não deveria continuar assim pelos anos seguintes de sua carreira? Não há razão objetiva para esse óbice.

Argumenta-se também que em nenhum país do mundo há uma Lei de Acesso que determine tal grau de transparência para cargos e salários. Nos Estados Unidos, um dos países mais abertos do planeta, não existe essa prática generalizada para todos os órgãos e entidades estatais. É verdade que o Brasil pisou fundo no acelerador quando se trata de transparência sobre a remuneração dos servidores. Mas não ultrapassou nenhum limite de velocidade no que diz respeito à privacidade do cidadão. Ao contrário, a Lei de Acesso, como disse no início, protege a maioria do servidores que são honestos na sua missão dentro do Estado. A Lei de Acesso à Informação brasileira também se beneficia do fato de ter sido adotada tardiamente por aqui. Mais de 80 países já haviam aprovado tal legislação quando a regra passou a vigorar no Brasil. É natural que então sejam incorporados dispositivos ainda inéditos em outros lugares.

A transparência total sobre gastos do Estado, inclusive com os salários de servidores públicos, é um desses avanços que devem fazer o Brasil se orgulhar. E não tergiversar sobre invasão de privacidade, algo que nem de longe ocorre.

*Fernando Rodrigues é jornalista. Trabalha na “Folha de S.Paulo”, UOL, (http://fernandorodrigues.blogosfera.uol.com.br), rádio Jovem Pan (São Paulo) e rádio Metrópole (Salvador). É diretor da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), membro do Conselho Editorial da ANJ e também um dos coordenadores Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas (www.informacaopublica.org.br).

Artigo publicado originalmente em MPD Dialógico - Ano VIII - nº39: http://www.mpd.org.br/img/userfiles/file/Dialogico39_FINAL_bx.pdf

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Nota de Esclarecimento Sobre Operação Sinapse

Fonte:  Assessoria de Comunicação Social da CGU
 
Nesta quinta-feira (8/8), após a Polícia Federal (PF) deflagrar, em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU), a Operação Sinapse – com o objetivo de combater uma quadrilha especializada em desviar recursos federais destinados pelo Ministério da Educação (MEC) ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Paraná (IFPR) –, a imprensa divulgou, com especial destaque, informações relativas à busca e apreensão de documentos ocorrida na residência do Secretário de Prevenção da Corrupção da CGU, Sérgio Nogueira Seabra.
Sobre esse fato, a Direção da CGU tem a esclarecer o que segue:
  1. A busca e apreensão de documentos foi realizada, por ordem judicial, que atendeu a pedido do Delegado da PF, em Curitiba, responsável pelo inquérito e pela operação;

  2. O fundamento apresentado para requerer tal medida foi a “suspeita de vazamento de informações” sobre a existência da investigação e das interceptações telefônicas, pelo então Assessor de Controle Interno do MEC, Sérgio Seabra, em favor do reitor do IFPR;

  3. Tal suspeita – que, no entendimento da Direção da CGU, não tem a menor consistência – baseou-se em conversa telefônica gravada pela PF, na qual Sérgio Seabra, na condição de Assessor do MEC, trata normalmente com a então Chefe da Unidade Regional da CGU no Paraná do andamento da auditoria em curso, no estrito cumprimento do seu dever funcional;

  4. No caso concreto do IFPR, cabe destacar ademais, que foi do próprio Assessor Sérgio Seabra a iniciativa de encaminhar à CGU o pedido para a realização da auditoria no IFPR; dessa auditoria, por ele mesmo requerida, é que resultou, depois, o inquérito policial e a Operação Sinapse, realizada dentro da já costumeira parceria entre a CGU e a PF;

  5. Além de pedir a auditoria da CGU, Sérgio Seabra recomendou, paralelamente, ao presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a suspensão do repasse da segunda parcela de recursos ao IFPR, como medida cautelar até que se concluísse a auditoria;

  6. Diante desses fatos, não se compreende a razão pela qual se possa alimentar qualquer suspeição em relação à conduta do então assessor do MEC e atual secretário da CGU, profissional exemplar e servidor da Carreira de Finanças e Controle, sem qualquer mácula em sua biografia;

  7. Na estrita observância das atribuições e da independência de atuação de cada uma das instituições públicas envolvidas, a Controladoria respeita as decisões da autoridade policial de Curitiba que preside o inquérito e assim orientou o Secretário Sérgio Seabra a prestar todos os esclarecimentos cabíveis, permanecendo segura de que a verdade será demonstrada e de que nada contra ele será comprovado;

  8. O ministro Jorge Hage bem como todo o corpo dirigente da Controladoria-Geral da União reafirmam sua total confiança no Secretário Sérgio Seabra, que continua exercendo normalmente suas atividades.

Reforma dos Políticos É Apenas Eleitoral e Não Política


Fonte: AMARRIBO Originalmente publicado em Congresso em Foco

“É muito importante que os cidadãos mais conscientes fiquem atentos à verdadeira reforma política, que só tem condições de sair através das entidades da sociedade”

Aos poucos ficamos sabendo pelos noticiários o que andam aprontando nossos políticos em relação ao que está sendo chamado de “minirreforma eleitoral”. Apesar de a própria Câmara ter preparado o seu portal e-Democracia para receber sugestões dos cidadãos, parece que as coisas não vão ser tão fáceis assim. Pelos resultados das informações do portal, as principais reivindicações são pelo fim do voto secreto em todas as votações no Congresso e do voto livre nas eleições.

Também tivemos esta semana a divulgação da pesquisa MCCE/OAB, encomendada ao Ibope, que veio revelar que impressionantes 85% dos cidadãos entrevistados quer uma reforma política. O detalhe é que quase a totalidade dos participantes da pesquisa não quer o Congresso Nacional cuidando sozinho dessa reforma. Um firme percentual de 92% quer reforma política por meio de projeto de lei de iniciativa popular, e não lei originária dos nossos parlamentares.

Infelizmente, nossos políticos pensam de forma diferente e os termos da proposta em discussão no grupo de trabalho liderado pelo deputado Candido Vaccarezza (PT-SP) vão na direção de uma reforma apenas eleitoral e não política. Daí algumas “pérolas”, como um dos artigos que determina que um candidato não pode ser responsabilizado por crime praticado por integrante da campanha, salvo se provada sua participação intencional. Ou a “flexibilização” da comprovação de gastos de campanha, bastando, para isso, que o político apresente tais despesas na internet, sem necessidade de apresentar documentos comprobatórios.

Por essas e outras é muito importante que os cidadãos mais conscientes fiquem atentos à verdadeira reforma política, que só tem condições de sair através das entidades da sociedade. Por exemplo, a Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma Política está realizando até domingo a Semana Nacional de Coleta de assinaturas da Iniciativa Popular da Reforma Politica, com o seguinte alerta: “corremos o risco de o Congresso Nacional votar uma minirreforma eleitoral na contramão de tudo o que defendemos e acreditamos”. Acessem o reformapolitica.org.br e conheçam detalhes dessa proposta.

Também vale conhecer outra proposta vinda da sociedade, chamada de campanha Eleições Limpas, criada pelas mais de 50 entidades integrantes do MCCE. Essas duas propostas já foram comentadas aqui anteriormente.

Outra grande rede de organizações da sociedade civil, a Articulação Brasileira de Combate à Corrupção e a Impunidade (Abracci), composta por 54 entidades dedicadas ao monitoramento de governos e ao combate à corrupção, está lançando um firme manifesto contra a minirreforma eleitoral. Mais uma clara resposta da sociedade aos políticos que teimam em ignorar a chamada “voz das ruas”.

É nosso dever máximo de cidadania nos manifestar sobre uma reforma – seja política ou meramente eleitoral – que atente tão profundamente contra os princípios mais básicos da cidadania e da verdadeira representação política. Precisamos continuar de olho!

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Moromizato Cumpre à Risca a Cartilha do PT


Verde Bus Ganha Mais 10 anos de Concessão de Moromizato

Texto: Marcos Leopoldo Guerra

Novamente o até então prefeito de Ubatuba, Maurício Moromizato, demonstra pouco ou nada se importar com os interesses da população. Enquanto os cidadãos reclamam da péssima qualidade do transporte oferecido pela Expresso Verde Bus, cujo nome oficial é Transportes Cidade de Ubatuba Ltda, Moromizato através de aditivo contratual prorroga por mais dez anos a concessão à empresa para a exploração dos serviços de transporte coletivo de passageiros em Ubatuba. Abaixo a íntegra da publicação do Diário Oficial de 13 de agosto de 2013:
Processo: SC/1049/2003
Extrato: 130A/2013
3º Termo Aditivo ao Contrato
Contratada: Transportes Cidade de Ubatuba Ltda.
Objeto: Prestação e exploração de serviços de transporte coletivo de passageiros.
Prazo: 10 anos
Data: 25/07/2013
Modalidade: Concorrência Pública.
Ubatuba, 12 de agosto de 2013 - Bárbara da Silva - Coordenadora de Suprimentos
Na 20ª Sessão Ordinária da Câmara de Ubatuba, realizada em 25 de junho de 2013 (clique para aqui acessar o link), o vereador Manuel Marques - PT, através dos Requerimentos nº. 104, 105 e 106/13, solicitou a Empresa de Transporte Coletivo Urbano Verde Bus  que providenciasse transporte digno às necessidades dos moradores do Bairro Pedra Preta, Sertão do Ingá e Praia da Caçandoca.

A função pública ou algo até então desconhecido parece inebriar Moromizato, fazendo-o ver brilho onde não existe e fazendo-o esquecer-se de que há uma Câmara com vereadores que devem ter seus requerimentos respeitados, pois, muitas vezes tais solicitações dizem respeito às necessidades e críticas da população. Quando sequer os requerimentos oriundos de vereadores do PT são simplesmente desprezados, há sérios indícios de que Moromizato não possua a menor noção de política e muito menos sobre como administrar uma cidade. Talvez não seja de conhecimento público mas o vereador Manuel Marques do PT foi escolhido pelo próprio partido como líder da bancada, assim sendo o desrespeito de Moromizato é ainda mais grave.

STJ Definirá Conflitos de Terra de Quilombolas em SP

Fonte: Pedro Canário Revista Consultor Jurídico, 12 de agosto de 2013

O destino de um terreno em Ubatuba (SP) que está ocupado por uma comunidade remanescente de quilombo será definido pelo Superior Tribunal de Justiça. A 1ª Seção do tribunal decidiu, em Conflito de Competência, suspender a tramitação da execução de uma reintegração de posse em trâmite na Justiça estadual de São Paulo e de uma Ação Civil Pública na Justiça Federal do estado até que determine de quem é a competência para julgar a matéria. O Conflito de Competência foi levado ao STJ pelo Ministério Público Federal de São Paulo.

A situação do terreno opôs, mais uma vez, as Justiças Federal e estadual em São Paulo. O particular João Bento de Carvalho obteve, em 1984, sentença de reintegração de posse de um terreno no litoral norte do estado, mas ficou mais de 30 anos sem tentar fazer cumprir a decisão. Em 2005, a comunidade, que ocupa o terreno — e que já o ocupava nos anos 1980 — foi reconhecida como remanescente de quilombo e, em 2008, foi ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para que impedisse o despejo.

O Incra tentou ingressar no caso em trâmite na Justiça estadual, mas teve os pedidos indeferidos. A saída encontrada foi tentar tornar sem efeito prático a decisão estadual. Ajuizou Ação Civil Pública na Justiça Federal de Caraguatatuba para que a posse do terreno fosse repassada à União, a quem compete administrar as terras ocupadas por comunidades quilombolas.

Foi concedida liminar em favor do Incra e aí começaram as disputas a Justiça estadual e a Federal. O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Ivan Sartori, enviou ofício ao comando da Polícia Militar em Ubatuba para que desse “todo o apoio necessário” à reintegração de posse da terra a João Bento de Carvalho. Do mesmo modo, a Polícia Federal estava orientada a dar o apoio necessário ao cumprimento da liminar da 1ª Vara Federal de Caraguatatuba.

Os ânimos foram apaziguados com uma liminar em Agravo de Instrumento interposto pelo Incra, proferida pelo desembargador Francisco Giaquinto, do TJ-SP. A decisão foi suspender o andamento da reintegração até que a 13ª Câmara de Direito Privado, da qual Giaquinto faz parte, discuta o mérito da questão.

Nesse meio tempo, o Ministério Público Federal em São Paulo preferiu que o STJ definisse a questão. Os que acompanham o caso temem que ele se torne um “novo Pinheirinho”, terreno em São José dos Campos (SP) onde, durante uma reintegração de posse, houve conflito com os moradores, Polícia Militar e Polícia Federal. Isso principalmente porque “no litoral norte paulista ricos e pobres são posseiros. São raras as propriedades de terra ali”, conforme disse um dos observadores.

De acordo com a liminar do ministro Benedito Gonçalves, relator do Conflito de Competência, “as duas autoridades judiciais proferiram decisões díspares sobre quem devia ocupar a terra”, e por isso “a prudência recomenda que ambas as ações sejam imediatamente suspensas”. O ministro pondera que, se for executada a reintegração de posse, há o risco de destruição das benfeitorias à terra feitas pelos próprios quilombolas, como escolas, casas, fazendas etc.

Segundo pessoas envolvidas no processo, mas que falaram à ConJur sob a condição de não serem identificadas, o STJ está prestes a tomar uma decisão importante. Será esse Conflito de Competência, dizem, que definirá como deverá se comportar o Judiciário, federal ou estadual, no caso de conflitos de terras envolvendo comunidades quilombolas.

CC 129.229

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Ordem do Dia da 23ª Sessão Ordinária da Câmara de Ubatuba - 13 de agosto de 2013

O Vereador Eraldo Todão Xibiu – PSDC, Presidente da Câmara Municipal de Ubatuba, anuncia a Ordem do Dia da 23ª Sessão Ordinária desta Casa, a realizar-se no dia 13 de agosto de 2013, às 20 horas, constituída de Projetos de Lei e outras proposições abaixo relacionadas:
ORDEM DO DIA:
 
EM ÚNICA DISCUSSÃO:

01 – Projeto de Lei nº. 68/13, do Ver. Bibi – PT, que institui no Município de Ubatuba o “Festival Gaivota de Prata”.

02 - Projeto de Lei nº. 71/13, do Ver. Bibi – PT, que institui o Calendário de Festividades Artístico – Culturais nos Bairros do Município de Ubatuba, “Bairros em Festa”.

03 – Projeto de Lei nº. 78/13, Mensagem nº. 030/13, do Executivo, que altera o inciso IV, do art. 3º, da Lei nº 506/77, que dispõe sobre a realização de despesas em regime de adiantamento.

04 – Projeto de Lei nº. 79/13, Mensagem nº. 031/13, do Executivo, que dispõe sobre delimitação de Zona Especial de Interesse Social (ZEIS), conforme previsto no Plano Diretor do Município e da outras providências.

05 - Projeto de Resolução nº. 03/13, do Ver. Bibi – PT, que constitui comissão especial para realizar estudos e propor tomada de posição com relação ao surpreendente número de mendigos, andarilhos e viciados em álcool e drogas que tem ocupado os espaços públicos no Município.

06 – Pedido de Informação nº. 35/13, da Verª. Pastora Daniele – DEM, sobre possível adequação da ponte que dá acesso ás Ruas Epaminondas e Rua Ubirajara no Bairro do Horto Florestal.

07 – Pedido de Informação nº. 36/13, da Verª. Pastora Daniele – DEM, sobre o parecer das medidas que estão sendo tomadas em relação aos projetos de construção da ponte do Alto do Ipiranguinha.

08 – Pedido de Informação nº. 37/13, da Verª. Pastora Daniele – DEM, sobre a situação das ruas Epaminondas e Ubirajara no Bairro do Horto, Pé da Serra, se as mesmas estão sendo oficializadas.

09 – Pedido de Informação nº. 38/13, da Verª. Pastora Daniele – DEM, sobre serviços de limpeza e capinação da Marginal da Rodovia Rio Santos, na altura do Bairro Vila Sumaré.

10 – Pedido de Informação nº. 39/13, da Verª. Pastora Daniele – DEM, se a área que fica entre as Ruas Praia da Justa e Rua 6 no Bairro do Taquaral, é publica ou particular.

11 – Requerimento nº. 114/13, do Ver. Adão Pereira – PDT, á ELEKTRO, que realize inspeção e se necessário, execute a troca do poste localizado na Estrada Colônia de Férias, próximo ao número 563, Bairro Colônia de Férias.

12 – Requerimento nº. 115/13, do Ver. Adão Pereira – PDT, á SABESP, extensão de rede de água na Estrada Cachoeira dos Macacos.

13 – Requerimento nº. 116/13, do Ver. Adão Pereira – PDT, á ELEKTRO, remoção/redimensionamento do Poste de iluminação Pública, localizado na Rua 37 próximo ao número 55, Itamambuca.

14 – Requerimento nº. 117/13, do Ver. Bibi – PT, ao Secretário Geral da Presidência da República Gilberto Carvalho, que interceda junto á Presidente Dilma Roussef, para incluir o Município de Ubatuba no PAC, com o projeto de pavimentação do Bairro da Maranduba e demais Bairros Adjacentes na Região Sul.

15 – Requerimento nº. 118/13, do Ver. Eraldo Todão Xibiu – PSDC, á ELEKTRO, para que execute o serviço de extensão da rede elétrica com a instalação de luminárias na Rua Laguna em frente ao número 167 até o final da mesma, no Bairro do Taquaral.

Eraldo Todão Xibiu - PSDC
Presidente

Como Cobrar Planejamento de Moromizato e dos Vereadores de Ubatuba

Texto: Marcos Leopoldo Guerra

Nos últimos meses nas redes sociais há uma cobrança constante sobre o planejamento da atual administração municipal de Ubatuba. O até então prefeito e seus incompetentes, omissos e negligentes secretários fingem não ouvir os anseios populares. Uma administração municipal que não consegue responder uma pergunta tão simples certamente não chegará a lugar algum. Do mesmo modo enquanto os cidadãos não perceberem que suas respostas existem desde 2009 continuaremos a eleger pessoas totalmente incompetentes para a função pública.

Possuímos no Brasil inúmeros mecanismos legais e em vigor de participação da sociedade no controle e definição dos gastos públicos. O estudo da Constituição Brasileira de 1988 deveria ser obrigatório, pois nela temos a definição de como deveria ser a nossa sociedade. Com relação à diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos tanto pelos Governos Federais, Estaduais e Municipais, temos no artigo 165 da Constituição Federal a obrigação do Executivo (federal, Estadual e Municipal) de criar Leis estabelecendo o Plano Plurianual - PPA, Lei de Diretrizes Orçamentárias - LDO e Orçamento - LOA.

O Plano Plurianual é aprovado a cada quatro anos e possui um planejamento de médio prazo. O Plano Plurianual começa sua vigência no segundo ano de mandato de um determinado Chefe do Executivo e termina no primeiro ano de mandato de seu sucessor. Deste modo vamos supor que uma administração não consiga se reeleger. Os sucessores, provavelmente de oposição ao chefe do Executivo anterior terão a obrigação, em seu primeiro ano de mandato, de fazer cumprir o que foi definido e estabelecido no Plano Plurianual,não cabendo assim promessas de realizações não previstas no PPA.

Se o PPA é um plano para os próximos quatro anos a Lei de Diretrizes Orçamentárias - LDO é um detalhamento do PPA onde serão definidas as prioridades e ações para o próximo ano. Através do Orçamento - LOA temos uma especificação ainda mais detalhada daquilo que efetivamente será executado no ano seguinte. Se uma determinada obra ou ação não estiver prevista no Orçamento a mesma não poderá ser realizada. Foi exatamente com base nesses fatos que eu afirmei que as ideias do até então presidente da Câmara de Ubatuba e vereador Xibiu de comprar o prédio da UNITAU eram totalmente absurdas e impossíveis de realização pela simples falta de previsão no Orçamento aprovado em dezembro de 2012.

No caso concreto de Ubatuba ocorre uma situação que seria muito engraçada se não fosse extremamente triste. PPA, LDO e LOA jamais foram alvo de discussão durante as eleições municipais. Os políticos optaram por prometer o impossível. De outro lado os cidadãos optaram por ouvir o canto das sereias, esquecendo-se da realidade escrita no Plano Plurianual. Moromizato hoje é vítima de suas mentiras e da total falta de conhecimento da legislação que o obriga a realizar o que já foi planejado em 2009. O PPA aprovado em 2009 definiu as prioridades e as ações para 2010, 2011, 2012 e 2013. Nesse primeiro ano de mandato Moromizato deveria, se fosse sério, se empenhar para identificar o que foi realizado nos últimos três anos e o que ainda há por realizar. Em 2013 teremos um novo PPA, destinado às realizações de 2014, 2015, 2016 e 2017. A participação da população nesse planejamento é de fundamental importância e não podemos permitir que um bando de incompetentes do Executivo e do Legislativo queiram nos empurrar guela abaixo um planejamento que não atende nossas expectativas e necessidades. O PPA 2014-2017 deve em primeiro lugar discutir tudo que estava inserido e planejado para o quadriênio 2010-2013 e não foi realizado, reinserindo tais pendências no novo PPA.

Nesses oito meses da "administração" de Moromizato, por diversas vezes, o até então prefeito reclamou sobre o orçamento de 2013 e chorou pelos cantos. O que muitos se esquecem é que orçamento - LOA para 2013 foi aprovado em dezembro de 2012. É fato concreto que Moromizato foi eleito em outubro de 2012, portanto se o mesmo não tivesse perdido tempo para fazer campanha eleitoral de segundo turno para companheiro PTista em Taubaté, não tivesse se preocupado em garantir a eleição de Xibiu para presidente da Câmara de Ubatuba, não tivesse se preocupado em fazer aliança com o ex vereador Gerson Biguá e não tivesse destinado seu tempo para tentar intervir nas eleições da OAB de Ubatuba com a insana intenção de eleger presidente da entidade a irmã da vereadora Flávia Pascoal, muito provavelmente teria sobrado tempo para discutir com os vereadores o Orçamento para 2013, incluindo no mesmo diversas realizações de interesse social.

Na qualidade de político Moromizato deveria saber que o primeiro ano de qualquer prefeito, governador ou presidente está atrelado a realizações definidas nos Planos Plurianuais. Nossa Constituição amarrou as mãos daqueles que vencem eleições afirmando ser oposição e criticando o que não foi realizado pelo antecessor. No primeiro ano de mandato todo e qualquer chefe do executivo deve tentar executar o que foi planejado e foi simplesmente esquecido ou negligenciado. Do mesmo modo, com essas explicações é possível entender quais são as razões que tornam necessárias as eleições serem realizadas em outubro e não em dezembro como muitos pleiteiam. O período de transição entre outubro e a posse em janeiro é de fundamental importância para que o prefeito recém eleito se utilize do apoio popular e obtenha na Câmara o apoio necessário para a adequação do Orçamento Municipal.

É portanto de fundamental importância termos conhecimento de tudo que não foi realizado no PPA 2010-2013 para que possamos estabelecer nossas prioridades no PPA 2014-2017. Do mesmo modo a população deve se mobilizar e cobrar audiências públicas para a discussão do PPA 2014-2017, haja vista que não podemos ficar nas mãos dos incompetentes da administração municipal de Moromizato e muito menos nas mãos de vereadores que aparentam aprovar Leis sem sequer lê-las. O fato de termos dado uma procuração para que prefeito e vereadores nos representem não significa que perdemos o controle e o poder sobre nossos destinos e vontades. O poder é nosso e permanece sendo nosso!

domingo, 11 de agosto de 2013

Reduzir, Reaproveitar e Reciclar

Texto: Pedro Cardoso da Costa (*) 

Em 2006, esse título deveria ser acrescido de mais um “R” para significar o quadrado mais famoso da seleção brasileira: Ronaldo, Ronaldinho, Roberto Carlos e Robinho. Definitivamente, a relevância dos “Rs” aqui tem o objetivo de tentar salvar o planeta, e não apenas o Brasil que, comprovadamente, não foi salvo pelo seu quarteto mágico.

Virou moda falar em reciclagem como alternativa ao aumento de consumo e de produção. Em alguns países essa medida já está num estágio bastante avançado, grupo do qual o Brasil não está incluído. Faz-se necessário a inclusão imediata para que haja solução para o lixo e tudo que está relacionado a ele.

Mas antes mesmo de se praticar a reciclagem, há dois procedimentos necessários, que não dependem dos cidadãos em geral, mas das autoridades e das empresas. O primeiro “R” seria para reduzir a produção de bens descartáveis, uma exclusividade da indústria de produção, que não tem correspondido nem pelas empresas brasileiras nem pelas multinacionais. Exemplos: o uso de uma toalha de pano em vez de papel, copos de vidro ou de louça para substituir os de plásticos, processos e documentos de papel deveriam dar lugar aos eletrônicos.

Já o segundo “R” preventivo refere-se ao “reaproveitamento” das coisas materiais. De início, a resistência à aplicação desse “R” vem sob a alegação de segurança quanto à higiene. Nesse ponto o Brasil ainda engatinha. E, como de hábito, culpa-se logo o fato de não ter uma lei especificando como deve ser reaproveitado isso ou aquilo. Deveria acontecer uma mudança de hábito antes da lei. Casas e apartamentos deveriam ser construídos com estrutura para reuso de água de pias e de máquinas de lavar, como já se faz em países desenvolvidos.

Fecha-se o ciclo de “R” com o da “reciclagem” que se confunde naturalmente com os demais. Num determinado momento os “Rs” anteriores se esgotam, aí está a fase da reciclagem, praticada de forma parcial pela população. Faltam políticas públicas efetivas para permitir aos cidadãos a entrega do material reciclado. Os munícipes deveriam exigir de forma incisiva que cada prefeitura coloque em prática a reciclagem em toda a cidade, com a retirada do material na residência. Na cidade de Cerquilho, em São Paulo, a coleta de material reciclado ocorre em dias determinados e noutros os orgânicos. Se o morador misturar ou inverter os resíduos, ele recebe uma multa e não é retirado enquanto não for separado.

O conjunto dos verbos reduzir, reutilizar e reciclar deve ser praticado concomitantemente; um não exclui os outros. Eles se complementam e todos são necessários para consolidar a cidadania e a construção de um planeta melhor. Mas para isso acontecer precisa de uma atuação integrada entre pessoas, empresas, ONGs e governos.
 
(*)  Pedro Cardoso da Costa – Interlagos/SP -  Bacharel em direito

Supostas Mentiras da vereadora Flávia Pascoal de Ubatuba

Texto: Marcos Leopoldo Guerra

A retirada dos aparelhos de ginástica da Praça Alberto Santos Dumont, para uma suposta manutenção que até então parece ser mais uma das mentiras da administração incompetente de Moromizato em Ubatuba, foi amplamente discutida na imprensa e na rede social denominada facebook. O tempo passou, promessas foram feitas e nada aconteceu, sendo que a população permanece sem poder utilizar os aparelhos de ginástica. Através desta situação de fato é possível comprovar o quão crédulos são os cidadãos e como os políticos se aproveitam dessa boa vontade, enganando a população com falsas promessas.

A assessoria de comunicação da prefeitura afirmou que a manutenção ocorreria mas não informou prazos para a reinstalação dos equipamentos. Nesse meio tempo a  vereadora Flávia Pacoal, através de sua assessoria, afirmou que novos aparelhos seriam instalados no mês de agosto de 2013. As afirmações da assessoria de Flávia Pascoal podem ser comprovadas à partir do seguinte diálogo no Grupo Reclama Ubatuba do facebook, na postagem datada de 18 de julho de 2013, abaixo reproduzido:
  • Jairo De Souza Braga disse:
     Bom dia Willi Maurer repondendo a sua questão eu coloquei no post anterior que o sr Saulo da prefeitora me pediu para enviar via email as questões do reclama aqui para ele e obtive uma resposta agora mesmo a sra vereadora Flavia pascal ja entrou com pedido de equipamentos novos e até o final do mes de agosto estes equipamentos serão estalados não so na praça do itagua como tbm no pereque açu estufa e demais bairro um grande abraço Willi.
    18 de julho às 11:36 via celular · Curtir · 4

  • Jairo De Souza Braga  disse:
    Qualquer duvida entrar en contato com assessoria da Flavia pascal obrigado
    18 de julho às 11:37 via celular · Curtir

  • Willi Maurer  disse:
    Valeu mesmo Jairo, você está sendo uma grande força...
    18 de julho às 11:41 · Curtir · 2
  • Marcos Leopoldo Guerra disse:
     Seria muito útil que Flávia Pascoal contasse essa historinha de compra de novos equipamentos para o presidente da EMDURB, pois as informações que ele mesmo prestou ao jornal A Cidade são totalmente diferentes, haja vista que o mesmo alegou que seria feita manutenção e não troca por novos equipamentos.
    18 de julho às 23:55 · Curtir

  • Jairo De Souza Braga  disse:
    Vereadora Flavia Pascoal traz investimentos para Ubatuba: duas “academias ao ar livre para a melhor idade”

    Nesta última semana de março, a Vereadora Flavia Pascoal (PDT), esteve na cidade de São Paulo em visita ao Gabinete do Deputado Major Olímpio (PDT), investindo na busca de recursos para o município de Ubatuba. Em longo período de conversa a Vereadora Flavia teve oportunidade de expor ao Deputado Major Olímpio (PDT), os problemas que afligem nosso município e solicitou a possibilidade de termos a atenção para as demandas urgentes. Como resultado imediato da visita, a Vereadora traz para o município de Ubatuba através de Emenda Parlamentar do Deputado Estadual Major Olímpio (PDT), 02 (duas) “ACADEMIAS AO AR LIVRE PARA A MELHOR IDADE” para serem instaladas em Ubatuba. A Vereadora solicitou verbas para a construção de Centro de Educação Infantil, edificação do prédio da APAE em área já existente e recursos para a construção de galerias pluviais na região Com olhar de educadora, mãe e mulher que sempre se dedicou ao trabalho e ciente das dificuldades que enfrentam em deixar seus filhos para trabalhar fora de casa, a Vereadora Flavia tem grande apreensão com relação ao número de crianças fora das creches na primeira infância que se encontram matriculados em unidades de Educação Infantil adaptadas (prédios alugados), sem as devidas condições estabelecidas pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), fato esse que a levou a tal solicitação. A obra de construção do prédio da APAE já iniciou, mas encontra-se estagnada por falta de recursos financeiros e se faz necessário que seja dado andamento com urgência, pois o local onde está instalado não apresenta condições suficientes para o atendimento dos alunos que exigem atendimento especializado.
     
    Ja aprovado a verba e solicitados o equipamentos que estaram estalado na data acima.
    19 de julho às 04:36 via celular · Curtir

  • Leco Paz  disse:
    verba aprovada agora é fiscalizar dinheiro gasto com responsabilidade e transparencia
    19 de julho às 05:00 via celular · Curtir · 1

  • Marcos Leopoldo Guerra disse:
    Há uma imensa diferença Jairo De Souza Braga entre solicitar verbas e conseguir a liberação das mesmas. Como se não bastasse a divergência de informações permanece pois o presidente da EMDURB fala em manutenção de equipamentos existentes e Flávia fala em aquisição de novos mediante verba "prometida". Retirar os equipamentos para uma suposta manutenção ou em função da aquisição de novos é o mesmo que contratar empresa de mudança e recolher os móveis de uma casa antes de concretizar o contrato de compra da outra para a qual se pretende ir!
    19 de julho às 08:12 · Curtir · 1

  • Jairo De Souza Braga disse:
    Marcos Leopoldo Guerra admiro muito seu trabalho poucos fazem o q o sr faz, este na ultima semana de março e já foi feito e confirmado o a entrega dos equipamentos para o final de agosto mais vou pedir para o pessoal da assessoria entrar em contato um abraço
Conforme imagem acima, publicada na página do facebook de Flavia Pascoal, o discurso mudou radicalmente e a verdade começou a parecer sobre as supostas verbas destinada a Ubatuba. O deputado estadual Major Olímpio do PDT conseguiu, através de emendas parlamentares, incluir na LDO - Lei de Diretrizes Orçamentárias do Governo do Estado de São Paulo, 10 solicitações de verbas para Ubatuba. Foram feitas 2467 emendas pelos deputados estaduais e o Governador aprovou a LDO e suas emendas em 29 de julho de 2013 e a publicação da Lei sancionada ocorreu no Diário Oficial de 30 de julho de 2013. 

Pessoalmente não acredito que Flávia Pascoal possua poderes mediúnicos, que tenha acesso direto a supostas divindades ou que tenha algum pai de santo como conselheiro e assessor. Portanto há duas possibilidades para as supostas afirmações de que a verba para as Academias ao Ar Livre já estavam aprovadas e em agosto de 2013 as mesmas seriam instaladas. A primeira possibilidade se refere ao fato de estarmos diante de uma grande mentira divulgada única e exclusivamente para que o foco contra a atual administração municipal fosse desviado. Como segunda possibilidade é possível que estejamos diante de uma vereadora que não possui a menor noção de como tramitam os pedidos de verbas, bem como o significado de LDO,  Emendas Parlamentares, Orçamento e as possibilidades de emendas se concretizarem em benefício reais à população.

LDO - Lei de Diretrizes Orçamentárias, como o próprio nome diz significa uma possibilidade de realização, ou seja um projeto de investimento. Quando o Orçamento de 2014 for aprovado saberemos se as emendas à LDO serão ou não contempladas. Como se não bastasse Orçamentos nem sempre são colocados em prática, podendo então, muitas das previsões Orçamentárias não serem cumpridas.  As 10 emendas do deputado estadual Major Olímpio do PDT estão em um universo de 2467 emendas, assim sendo é de se concluir que há muito trabalho a ser feito para que Ubatuba seja efetivamente contemplada com algum recurso proveniente do Orçamento de 2014 que sequer foi apresentado.

As 10 Publicações Mais Lidas na Semana










































































31/07/2013, 2 comentários