sábado, 9 de abril de 2011

Informações úteis

ACIU e Unimed informam:


Visando a melhoria dos serviços na cidade de Ubatuba, a Unimed SJC está ampliando o atendimento médico na especialidade de Ginecologia/Obstetrícia

Agora, além dos consultórios médicos já oferecidos, a Unimed SJC disponibiliza profissionais com essa especialidade em seu ambulatório, situado à Av. Leovigildo Dias Vieira, 1068- Itaguá.

Os atendimentos serão realizados com hora marcada, sempre às quintas-feiras das 8h00 às 12h00 e das 13h00 às 17h00. O agendamento deverá ser feito pelo telefone 3834 4805.

10ª Sessão Ordinária da Câmara de Ubatuba - 12 de abril de 2011

O Vereador Romerson de Oliveira – DEM, Presidente da Câmara Municipal de Ubatuba, anuncia a Ordem do Dia da 10ª Sessão Ordinária desta Casa, a realizar-se no dia 12 de abril de 2011, às 20 horas, constituída de Projetos de Lei e outras proposições abaixo relacionadas:

ORDEM DO DIA:

EM ÚNICA DISCUSSÃO:

01 – Projeto de Lei nº. 79/09, do Ver. Rogério Frediani - PSDB, que declara de Utilidade Pública, á Associação Protetora dos Animais da Região Sul de Ubatuba, com sede em Ubatuba.
02 – Projeto de Lei nº. 61/10, do Ver. José Americano – PPS, que autoriza o Poder Executivo a conceder isenção de pagamento de taxa de Zona Azul á idoso e deficiente físico ou com mobilidade reduzida e da outras providências.
03 – Moção nº. 13/11, do Ver. Adilson Lopes - PPS, de Congratulações a Senhora Maria Joaquina de Freitas, ao Sr. Hemínio Leite e ao Sr. Albano de Freitas, em reconhecimento ao trabalho voluntário que sempre realizaram na comunidade em que vivem.
04 – Pedido de Informação nº 39/11, do Ver. Rogério Frediani – PSDB, informações sobre denuncia protocolada sobre o descaso e constrangimento de moradores cadeirantes e excepcionais quanto a falta de reparo e a manutenção das melhorias de um banheiro adaptado com dispositivos á acessibilidade dos usuários de serviço de saúde pública, no Bairro do Ipiranguinha.
05 - Pedido de Informação nº 40/11, do Ver. Rogério Frediani – PSDB, Informações sobre a existência de contrato de consultoria à Santa Casa, bem como o valor do contrato e o nome da Empresa, se positivo, cópia do contrato.
06 - Requerimento nº. 52/11, do Ver. Rogério Frediani – PSDB, ao Exmo. Sr. Alexandre Padilha, Ministro de Estado da Saúde, informações sobre os tramites necessários para que Ubatuba possa aderir e participar do Programa Pacto pela Saúde.
07 - Requerimento nº. 53/11, do Ver. Rogério Frediani – PSDB, á Exma. Sr.ª Ana de Hollanda, Ministra de Estado da Cultura, informações sobre os procedimentos para que Ubatuba possa participar do Programa de Praças do PAC, de forma a atender uma solicitação tão antiga quanto necessária.

08 - Requerimento nº. 54/11, do Ver. Rogério Frediani – PSDB, á Exma. Sr.ª Miriam Belchior, Ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, informações sobre os tramites necessários para que Ubatuba possa participar e se beneficiar de tão grandioso e importante Programa – Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância).
09 - Requerimento nº. 55/11, do Ver. Rogério Frediani – PSDB, a ELEKTRO, colocação de 3 (três) luminárias na Rua Hum que faz ligação com Rua 23 , situada no Sertão do Ingá.
Romerson de Oliveira - DEM
Presidente

Convention & Visitors Bureau do Litoral Norte

É impressionante a quantidade de desinformados que se manifestam através da internet, tomando posições em defesa do Convention Bureau de Ubatuba, presidido por Luiz Felipe Azevedo, que em um ato no mínimo estranho, resolveu brincar de Madre Tereza, solicitando exoneração do cargo de Secretário Municipal e assumindo uma função voluntária e sem remuneração na presidência da entidade, recem e estranhamente criada.

Independentemente dos aspectos legais envolvidos na questão, através das publicações efetuadas pela própria assessoria de comunicação da prefeitura de Ubatuba, é possível, mais uma vez, constatar que algo de muito estranho aconteceu. Se Ubatuba já fazia parte do Convention & Visitors Bureau do Litoral Norte (com sede em São Sebastião), qual os motivos de criar um novo em concorrência ao já existente?

Cabe lembrar que o mesmo Eduardo Cesar, na qualidade de prefeito, e Luiz Felipe Azevedo, na qualidade de secretário de Turismo, apoairam, em 2007, o Convention regional. Abaixo a íntegra das publicações realaizadas em 2007 pela prefeitura de Ubatuba.

PUBLICAÇÕES PMU
02/04/2007

Convention & Visitors Bureau do Litoral Norte elege diretoria

Duas reuniões já aconteceram em Ubatuba, para apresentar os objetivos do Convention Bureau e seu plano de ações. O Conselho Municipal de Turismo deu parecer favorável à adesão de Ubatuba
A Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Turismo, em parceria com a Associação Comercial convida o empresariado ubatubense para participar da eleição para a Diretoria do Litoral Norte de São Paulo Convention & Visitors Bureau (LNSPC&VB). O evento acontecerá na próxima segunda-feira, 2, no Porto Grande Hotel, em São Sebastião, que fica na Av. Guarda Mor Lobo Vianna, 1440.

Durante esta semana, duas reuniões já aconteceram em Ubatuba, no sentido de apresentar os objetivos do Convention Bureau do Litoral Norte e seu plano de ações aos empresários e ao Conselho Municipal de Turismo, que deu parecer favorável à adesão de Ubatuba ao grupo.


Fomento da atividade turística

O Convention Bureau é um clube de negócios formado pela iniciativa privada. Seu objetivo principal é fomentar a cultura e desenvolvimento turístico das cidades que o compõe. No caso do Litoral Norte de São Paulo Convention & Visitors Bureau, ele é composto pelas quatro cidades da região, ou seja: Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela. Esse grupo é filiado da Federação Brasileira de Convention e Visitors Bureaux.

Segundo o secretário de Turismo de Ubatuba, o Convention Bureau é formado por áreas afins que se unem em prol do fomento da atividade turística, criando calendários de eventos e pacotes turísticos e divulgando a destinação que se deseja fomentar. Ele afirma que o caminho mais curto para o contato com a Embratur é por meio da Federação.

O secretário ressalta ainda que o Convention Bureau é um tipo de entidade que exige dedicação, empenho e profissionalismo por parte dos empresários. "Sem união, trabalho e contribuição não há nada que funcione, pois o mercado não permite mais amadorismo. Nós estamos unindo o empresariado para formar pacotes de qualidade, nas diversas demandas. O poder público tem ação limitada. Cabe à iniciativa privada preparar os pacotes para que a destinação turística "Ubatuba" possa ser vendida."


Plano de ação

O plano de ação do Litoral Norte de São Paulo Convention & Visitors Bureau começa pela captação de associados e mantenedores. A partir disso, será criada uma revista comercial e industrial, além da elaboração de um vídeo comercial e institucional e de CD's multimídias para as operadoras de turismo, agências de viagem e imprensa. Estão previstas também a participação nas maiores feiras de turismo nacionais e internacionais, realização de cursos de capacitação e oficinas de sensibilização para a iniciativa privada, entre diversas outras iniciativas.


Aos interessados em participar

Os interessados em se filiar ao Convention Bureau do Litoral Norte devem entrar em contato com a Associação Comercial de Ubatuba. Para participar da votação, o empresário deverá preencher uma ficha de adesão e contribuir com o valor de R$ 30,00 (trinta reais). Essa ficha autoriza a votação na primeira eleição do Conselho Diretor e Fiscal do LNSPC&VB. Posteriormente deverá ser preenchido o Termo de Filiação com os demais dados da empresa. Fonte: Assessoria de Comunicação - PMU

16/05/2007

Convention Bureau inicia planos para divulgação do Litoral Norte

O grupo é formado por representantes de associações comerciais, secretarias de turismo e empresariado, e tem como objetivo promover o Litoral Norte como importante destino turístico
Dando seqüência às atividades do “Litoral Norte de São Paulo Convention & Visitor Bureau” (LNSPC&VB), que visam divulgar e realizar ações de fomento ao turismo na região, uma reunião foi realizada no último dia 10, na Secretaria de Turismo de São Sebastião. Participaram do encontro os quatro secretários de Turismo das cidades envolvidas e demais membros da diretoria. Na ocasião, foram discutidas estratégias para divulgar o Litoral Norte nas principais feiras de turismo do país e do exterior, durante o segundo semestre deste ano.

O LNSPC&VB foi formado oficialmente em meados de março e já conta com uma diretoria formada e planos de ação definidos. O próximo passo é buscar a adesão do empresariado de todo o Litoral Norte. Em breve, o presidente do LNSPC&VB, Eduardo Cimino, que é, também, vice-presidente da Associação Comercial de São Sebastião, virá a Ubatuba, com o objetivo de apresentar as propostas ao empresariado local.

Desenvolvendo o turismo
O Convention Bureau é um clube de negócios formado pela iniciativa privada, em parceria com o poder público e entidades afins. Seu objetivo principal é fomentar a cultura e desenvolvimento turístico das cidades que o compõe. No caso do Litoral Norte de São Paulo Convention & Visitor Bureau, ele é composto pelas quatro cidades da região, ou seja: Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela. Esse grupo é filiado da Federação Brasileira de Convention & Visitors Bureaux.

Segundo o vice-presidente do LNSPC&VB, Ieve dos Mares Rios Filho, que também faz parte de um dos grupos de trabalhos para elaboração do Plano Municipal de Turismo, o Convention Bureau é formado por setores que se unem em prol do desenvolvimento da atividade turística, criando calendários de eventos, pacotes turísticos e divulgação do destino que se deseja fomentar. "Por essa razão, é tão importante a participação do empresariado. Estamos propondo a união de pessoas das quatro cidades para que a região como um todo seja beneficiada e as qualidades de cada município sejam ressaltadas em suas particularidades", afirma Ieve.

Para o secretário de Turismo, o Convention Bureau é um tipo de entidade que exige dedicação, empenho e profissionalismo por parte dos empresários. "Sem união, trabalho e contribuição não há nada que funcione, pois o mercado não permite mais amadorismo. Nós estamos unindo o empresariado para formar pacotes de qualidade, nas mais diversas demandas. O poder público tem ação limitada. Cabe à iniciativa privada preparar os pacotes para que a destinação turística "Ubatuba" possa ser vendida."

Plano de ação
O plano de ação do Litoral Norte de São Paulo Convention & Visitors Bureau começa pela captação de associados e mantenedores. A partir disso, será criada uma revista comercial e industrial, além da elaboração de um vídeo comercial e institucional e de CDs multimídias para as operadoras de turismo, agências de viagem e imprensa. Estão previstas também a participação nas maiores feiras de turismo nacionais e internacionais, realização de cursos de capacitação e oficinas de sensibilização para a iniciativa privada, entre diversas outras iniciativas.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Padrão Eduardo Cesar de Administração






As imagens acima não pertencem a um lugar qualquer de Ubatuba, escondido ou em um bairro distante. Na realidade tais imagens comprovam os cuidados que a adiministração de Eduardo Cesar, que insiste e persiste em não administrar, destina à Rua Maria Alves, a principal rua do centro da cidade.

Lixo, sujeira, falta de normatização ou descumprimento da mesma, são rotinas que todos se acostumaram a conviver na administração Eduardo Cesar. Devemos levar em consideração que Eduardo Cesar no afã de conseguir impor um sucessor, está fazendo o máximo possível para demonstrar serviço e qualidade. A pergunta que fica é a seguinte:

Esse é o padrão de qualidade que queremos ou que consideramos como correto e devido para Ubatuba?

Quem sequer percebe a sujeira da Rua que dá acesso ao Paço Municipal, possui nível para administrar qualquer cidade que seja?

Não Custa Nada Refletir

“Todo mundo 'pensando' em deixar um planeta melhor para nossos filhos.... Quando é que 'pensarão' em deixar filhos melhores para o nosso planeta?”
Recebi por e-mail a frase acima, de no mínimo três pessoas diferentes. Pesquisando na internet também localizei algumas críticas referente a frase, de pessoas que optaram por distorcer o sentido da mesma.

Para mim, o que realmente vale e importa é que precisamos alterar o nosso modo de pensar e de agir, entendendo que o universo nada mais é do que um quarto fechado, no qual toda e qualquer ação, por menor que seja e de quem quer que seja, prejudica ou beneficia os demais. Respeitar o próximo é respeitar a sí próprio.

Palestra sobre Perspectivas do Turismo para a região

ACIU, Sinhores, CIEE e ETEC oferecem palestra gratuita na Unitau

No próximo dia 18 de abril (2ª feira), às 19h00, a Associação Comercial de Ubatuba promoverá um evento gratuito com alguns empresários de destaque da cidade, representantes do CIEE e da ETEC- Ubatuba.
 
O encontro contará com a presença do professor e consultor em Turismo Virgílio N.S. Carvalho, administrador de Empresas Turísticas, diretor da ADVB-SP Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil e Fundação Brasileira de Marketing e diretor de Turismo da CNTUR- Confederação Nacional de Turismo de SP, ex-diretor da EMBRATUR- Empresa Brasileira de Turismo, Meliá Hotéis, Transamérica Hotéis e ex- coordenador de Turismo do Estado de São Paulo.
 
O tema do encontro será sobre a situação atual e perspectivas no Turismo na região, no Estado de São Paulo e no Brasil.
 
A ETEC e o CIEE também falarão sobre cursos de qualificação e estágios.

Local: Auditório Unitau - Campus Ubatuba
Endereço: Av. Castro Alves, 392 – Itaguá
Horário: 19h00
Data: 18 de abril- segunda-feira.

Vagas limitadas
Para realizar sua inscrição basta levar um quilo de alimento não perecível na Associação Comercial de Ubatuba- Rua. Dr. Esteves da Silva-51- Centro.

Informações com Cristiane.

Telefone: 3834 1449 ou pelo e-mail: imprensa@aciubatuba.com.br

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Limpeza na Vermelhinha - Dia 16 de Abril de 2011

Olá amigos
Nos queremos fazer uma grande limpeza na nossa praia vermelha.
Vamos nos encontrar no sábado dia 16 de abril de 2011, na entrada no meio da praia
à partir das 9:00 horas
.

Por favor levem uma sacola grande e luvas e informem todos seus amigos que gostam da Vermelhinha e de Ubatuba.

Vamos praticar a cidadania!!! Yakiz
Natural Design Brazil
www.naturaldesignbrazil.com
www.naturaldesignbrazil.blogspot.com
naturaldesignbrazil@hotmail.com

Nota do Editor

São Ações como essa que passam a ser necessárias, face a omissão da administração municipal atual. Ainda bem que Ubatuba possui pessoas conscientes  de que não basta falar e reclamar, é necessário agir, pois somente assim teremos uma Ubatuba melhor e  adequada a receber turistas que também demonstrem amar e respeitar Ubatuba.

Lei que determinava a criação de cargos em comissão em Ibiúna é inconstitucional


Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo julgou procedente, em sessão realizada no último dia 30, a Ação Direta de Inconstitucionalidade da Lei Municipal nº 1.510/2009, do município de Ibiúna que dispõe sobre a criação de cargos na Câmara Municipal. A ação foi movida pelo procurador-geral de Justiça do Estado.

O procurador alega que os cargos de assessor jornalista, assessor financeiro e assessor jurídico foram instituídos como sendo de provimento em comissão, mas não correspondem às funções de direção, chefia ou assessoramento. São funções próprias dos cargos de provimento efetivo e também não demandam estrita confiança.

Em seu voto, o relator da ADIN, desembargador José Santana, concluiu: "verifica-se, pois que tais atribuições são de caráter eminentemente técnico, exigindo-se conhecimentos profissionais especializados para o seu desempenho... A investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão, declarado em lei, de livre nomeação e exoneração... O provimento em comissão é destinado apenas às atribuições de direção, chefia e assessoramento que se relacionam à direção e coordenação de serviços e ao auxílio direto a ocupantes de cargos de cúpula da estrutura administrativa. Em nada se confundem, portanto, com as funções pertinentes aos cargos técnicos, tais como os instituídos pela lei local em tela”.

ADIN nº. 990.10.376643-1

FONTE: Assessoria de Imprensa TJSP – SO (texto) / Internet (fotos) / DS (arte)
imprensatj@tjsp.jus.br

NOTA DO EDITOR

Por analogia é de se supor que a situação dos procuradores da Prefeitura de Ubatuba, que não são concursados, é igualmente ilegal. Se a analogia está correta e como é fato que a grande maioria dos procuradores municipais não são concursados, mais uma vez fica provada a incompetência da atual administração de Eduardo de Souza Cesar e a incompetência ou negligência de Marcelo dos Santos Mourão como Assessor de Assuntos Jurídicos da prefeitura.

Em uma época de controle de gastos, como a que vivemos, na administração que insiste e persiste em não administrar, não seria útil, economizar dinheiro e demitir os comissionados travestidos de procuradores municipais?


Distribuída Ação Crime Contra Eduardo de Souza Cesar

DADOS DO PROCESSO [Topo]
Delegacia
Data do Fato
Nº do Processo
642.01.2011.002305-1
Nº de Controle do Setor/Vara
000245/2011
Fórum
Fórum de Ubatuba
Setor/Vara
2ª. Vara Judicial
Data da Distribuição/Redistribuição
04/04/2011

 
PARTE(S) DO PROCESSO [Topo]
    Tipo da Parte Nome da Parte
1   RéuEDUARDO DE SOUZA CESAR

 Qualificação da Parte
 
SexoCor da PeleEstado CivilData de Nascimento
Masculino
Casado
Cidade/UFNacionalidadeEscolaridadeProfissão

Brasileira
Prefeito(a) Municipal
 
DESPACHO(S) DO PROCESSO [Topo]
  (Existe 1 despacho cadastrado .)
 DataDescriçãoObservação
106/04/2011Mero ExpedienteCONCLUSÃO Em 6 de abril de 2011, faço estes autos conclusos à MM. Juíza de Direito Dra. Daniela Pazzeto Meneghine Conceição. Eu, _______________, (Mirtes Mª Vieira Gomes – esc.) Autos n° 245/11 - (Carta de Ordem) Vistos. Em razão do contido na manifestação ministerial de fls. 03vº e das providências requeridas pelo ilustre relator às fls. 67, abra-se vista dos autos ao Ministério Público. Ubatuba, data supra. Daniela Pazzeto Meneghine Conceição Juíza de Direito DATA Recebi estes autos em cartório em __________. Eu, _______________, esc. Subscr.
 
ANDAMENTO(S) DO PROCESSO [Topo]
  (Existem 2 andamentos cadastrados .)
 DataDescriçãoObservação
106/04/2011Despacho ProferidoProferido em 06/04/2011, volume , folhas
204/04/2011Processo Distribuído Processo Distribuído por Sorteio p/ 2ª. Vara Judicial
 

Ditos populares corrigidos pelo Prof° Pasquale

HOJE É DOMINGO PÉ DE CACHIMBO

quando o correto é: HOJE É DOMINGO PEDE CACHIMBO 

Domingo é um dia especial para relaxar e fumar um cachimbo ao invés do tradicional cigarro (para aqueles que fumam, naturalmente...).

No popular se diz: 'Esse menino não pára quieto, parece que tem bichocarpinteiro'

Correto: 'Esse menino não pára quieto, parece que tem bicho no corpo inteiro

Batatinha quando nasce, esparrama pelo chão.'

Enquanto o correto é: ' Batatinha quando nasce, espalha a rama pelo chão.' "Se a batata é uma raiz, ou seja, nasce enterrada, como ela se esparrama pelo chão se ela está embaixo dele?"

'Cor de burro quando foge.'

O correto é: 'Corro de burro quando foge!'

Outro que todo mundo diz errado, 'Cuspido e escarrado' - quando alguém quer dizer que é muito parecido com outra pessoa.
O correto é: 'Esculpido em Carrara.' (Carrara é um tipo de mármore)

Mais um famoso.... 'Quem não tem cão, caça com gato.' "Entendia também, errado, mas entendia! Se não tem o cão para ajudar na caça o gato ajuda! Tudo bem que o gato só faz o que quer, mas vai que o bicho tá de bom humor!"

O correto é:'Quem não tem cão, caça como gato.... ou seja, sozinho!'

quarta-feira, 6 de abril de 2011

BLOGS: O Prenúncio de uma Nova Imprensa

Este novo mecanismo de comunicação que cada mais se difunde conquistando uma maior número de adeptos, nos traz otimismo do ponto de vista de conquista de democracia.

Uma verdadeira revolução do ponto de vista de conquista de democracia. A quebra do monopólio da imprensa venal, parcial e chapa branca, em que eles não se acanham em dizer que são o quarto poder e como donos, coronéis que agem com malícia, maldade e preconceito, com o objetivo de atender seus próprios interesses pessoais e ideológicos. Isso acontece a toda hora em que ouvimos uma radio, lemos um jornal ou assistimos um programa ou notícia na TV.

É verdade que os blogs em sua maioria, no seu formato de ser, reproduzem o que se veicula nos meios de comunicação de massa. No entanto, amplia-se um movimento no sentido de apresentar novos ângulos dos fatos e não apenas daqueles que detêm o poder político e econômico. Também buscam uma maior agilidade aproximando cada vez mais do tempo real em que os fatos acontecem.

Além do Guaruçá, que é uma revista eletrônica e que saiu na frente, temos o surgimento de novos blogs compromissados em levar aos seguidores outros pontos de vista como contraponto: elpolitizador.blogspot.com, ragrilo.blogspot.com, ubatubacobra.blogspot.com, ubatubavibora.blogspot.com e o blog do PT: ptubatuba.blogspot.com.

Viva a democracia alternativa e o importante e necessário meio de comunicação chamado internet. Saudações!!!


Gerson Florindo de Souza
Presidente do PT de Ubatuba

Capela Sistina

Novas tecnologias e a internet abriram oportunidades únicas a todo e qualquer cidadão. Hoje muitas das maravilhas artísticas como os afrescos, pintados pelos maiores nomes da Renascença, na Capela Sistina - cidade do Vaticano, podem ser vistos com um nível de detalhes impressionante. Acessando o link abaixo e através da utilização do mouse, é possível ter uma visão completa, em 360 graus, podendo aproximar e afastar, vendo detalhes que mesmo pessoalmente passariam desapercebidos.

Clique no link abaixo e conheça as obras de Michelangelo, Botticelli, Raphael, Bernini, entre outros, realizadas entre 1477 e 1482.

http://www.vatican.va/various/cappelle/sistina_vr/index.html

Entidades se reúnem e repudiam a forma de criação do Ubatuba Convention Bureau

Por: Cristiane Zarpelão
Nesta terça-feira, 05, a Associação Comercial de Ubatuba- ACIU realizou mais uma reunião com os representantes da sociedade civil para discutir sobre os problemas encontrados na cidade.

Neste encontro, o tema predominante foi sobre a falta de transparência na criação do Ubatuba Convention & Visitors Bureau.

Todos os representantes se disseram surpresos ao tomarem conhecimento por meio de notícia publicada recentemente em um jornal local, informando sobre a criação do Convention.


“A criação do Convention Bureau foi feito na surdina” diz os representantes

O presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Litoral Norte- Sinhores, Claudino Velloso Borges Neto, disse que em todas as cidades onde foi criado e funciona, um Convention Bureau reúne como mantenedores o Poder Público e os principais hotéis, restaurantes, agências de viagens, operadores de receptivo e demais integrantes do trade turístico, tendo como principal fonte de receita o repasse da Taxa de Turismo, que é instituída por lei e cobrada pelos hotéis, além de repasses mensais da Prefeitura, também autorizada por lei. “Acontece que nada disso foi observado pelos criadores do Ubatuba Convention Bureau, que organizaram uma reunião na surdina, sem convidar os associados e diretorias da ACIU e do Sinhores, ou seja, as duas entidades que reúnem os principais empresários do setor turístico do município e principais interessados em participar de um Convention Bureau que seja sério e participativo”, apontou Claudino.

Alfredo Corrêa Filho, presidente da ACIU e Claudino Velloso disseram que na condição de entidades representativas da classe empresarial ligada ao trade turístico, têm a obrigação e responsabilidade de se dirigirem aos seus filiados para informar e esclarecer que nada sabiam sobre a criação do Convention.

Frente: Célio Moraes (Conseg), Sidney Gasparetto (Assoc. Hotéis), Luiz Bischof (Sinhores), Alfredo Corrêa (ACIU), Saulo Amalfi (AQPU), Luiz Ventura (AQPU), Jurandiau Lovizaro (Areuba), Fernando Morais (AOMU)
Atrás: Thiago Penha (OAB), José Carlos (Sinhores), Claudino Velloso (Sinhores), Paulo Motta (AUS), Maria da Glória e Marcos Fushimi (ACIU)

“Um Convention precisa de apoio e aporte dos empresários locais. Nosso grupo tem se reunido há mais de um ano voluntariamente para ajudar a resolver os problemas da cidade. O prefeito não nos recebeu e agora aparece com o Covention já formado. A comissão de eventos e a maioria das entidades que representam o trade turísticos sequer foram consultadas”, diz o presidente da ACIU. 

O presidente do Sinhores disse que a cidade sequer tem um Centro de Convenções terminado e acredita que não ficará pronto até o final da atual gestão. “Convention não funciona sem Centro de Convenções e vice-versa. De repente formaram o Convention sem o conhecimento de ninguém, na surdina. Fazer é fácil e depois? Como irão mantê-lo? De que adianta fazer um Convention amador? Agora, arrependidos, estão correndo atrás do prejuízo e convidando alguns empresários para remendarem o estrago que fizeram. Será que vale a pena ou é melhor começar tudo o processo de novo?” questiona Claudino.

Os representantes que participaram da reunião, Associação Ubatuba de Surf, Associação de Quiosques, Associação de Hotéis e Pousadas, Ordem dos Advogados do Brasil, Associação de Restaurantes de Ubatuba, Conselho de Segurança, Associação dos Operadores de Mergulho se disseram desrespeitados com a atitude da administração pública e que não apoiarão esse Convention.


Convention & Visitors Bureau

É uma associação sem fins lucrativos que congrega empresas e entidades ligadas aos setores de turismo, transportes, comércio, indústria e serviços de uma cidade.
A função do Convention Bureau é promover o turismo e suas atividades inerentes, atraindo novas oportunidades de negócios para seus associados; fortalecendo a imagem da cidade, nacional e internacionalmente.

Através das mensalidades dos associados, o Convention Bureau mantém sua estrutura física, o funcionamento de suas atividades administrativas e sua equipe de profissionais. Já os projetos da entidade são executados a partir da arrecadação da taxa de turismo (room tax) e através de parcerias técnicas e financeiras com organizações públicas e privadas. (Fonte: Assessoria de Comunicação ACIU)

terça-feira, 5 de abril de 2011

PTB de Ubatuba está unido em torno de Tato

Sr. Célio, Moacir e Donizete
Família da Pousada Aloha
Na última reunião semanal, realizada no dia 30 de março, depois de anunciar sua ausência da cidade no próximo mês, o presidente municipal e coordenador regional, Anderson José Rodrigues – Tato, afirmou estar muito contente com as novas pesquisas, onde o PTB aparece com chances de ganhar as próximas eleições.

Tato revelou algumas das estratégias para a campanha municipal de 2012 e deixou claro que ela será profissional. “Hoje a nossa obrigação é simples: fazer o que já estamos fazendo, pois esses encontros nos dão a chance de nos conhecermos e isso é o que interessa nesse momento”, explicou.

Na sua fala, o pré-candidato Sabão alertou aos colegas para que prestem muita atenção no que falam a respeito do grupo, pois poderão ser mal interpretados pela oposição.

O mais recente pré-candidato a vereador, Donizete Alves (Doni), que já disputou outras eleições, afirmou que o seu compromisso é de trabalhar duro para eleger o Tato, pois quer muito vê-lo prefeito de Ubatuba.

Para o Pr. Luiz da AMAD, também o mais importante é levar a bandeira de Tato e elegê-lo prefeito, uma vez que tem certeza que a cidade precisa de alguém que a olhe com carinho. “Administrar com carinho pensando na necessidade do povo: isso eu vi no Tato”, refletiu.

Na ocasião, foram debatidos os inúmeros problemas que os cidadãos enfrentam: como desafogar o trânsito da Praia Grande sem prejudicar o meio ambiente, péssimo atendimento da Santa Casa; descaso com idosos, crianças e portadores de necessidades especiais; comércio irregular; estrutura para criação de pequenas cooperativas, além da constituição dos departamentos PTB (Empresarial, Esportes, Afro, etc.).

Questionado quanto ao assédio dos outros partidos aos pré-candidatos do PTB, Tato considera que a situação ainda ficará mais evidente, mas que o grupo está se afinando. “Para eles, nós do PTB temos preço, mas tenho a firme convicção de que vocês são mais do que parceiros. São petebistas, são 14!”, finalizou.

Judiciário e imprensa é tema de palestra no João Mendes

“Temos que cada vez mais informar a população sobre o Judiciário e assegurar a liberdade de informação prevista na Constituição Federal. A necessidade de se ter um bom relacionamento com a mídia passa por todos, servidores e magistrados. Todos podem colaborar.” Essas palavras foram ditas pelo presidente da Comissão de Imprensa e Comunicação do Tribunal de Justiça de São Paulo (CIC), desembargador Carlos Teixeira Leite Filho, a 217 participantes que acompanharam na manhã de hoje (1º), a palestra do ciclo Aulas Magnas – Atualização Permanente.
A abertura do seminário foi realizado pelo juiz, Gilson Delgado Miranda, um dos coordenadores das Aulas Magnas. Ele destacou a parceira para a realização do evento entre a presidência do TJSP, a Corregedoria Geral de Justiça, a Escola Paulista da Magistratura, o Centro de Apoio aos Juízes (CAJ), a Secretaria de Primeira Instância e a Associação Paulista dos Magistrados (Apamagis). O magistrado aproveitou a abertura para comunicar aos participantes que os certificados estarão disponibilizados para a impressão no portal da Intranet.
O desembargador Teixeira Leite falou do trabalho que o TJSP tem realizado em prol da melhoria da imagem do Poder Judiciário junto à sociedade. Ele falou das visitas realizadas pela CIC a empresas de comunicação, visitas a fóruns feitas por jornalistas do TJSP que atuam na assessoria de imprensa e da criação do Guia Prático de Relacionamento - Magistratura e Imprensa.
Teixeira Leite explicou a importância da mídia e ressaltou a questão do tempo que para o Judiciário é um, para o jornalista é outro, além de elencar os horários de fechamento das matérias nos diversos veículos de comunicação. “A notícia é para aquele momento, depois não tem mais interesse.” Ele destacou a importância que o site do TJSP tem tido desde que a CIC tem trabalhado para que seja uma fonte primária de informação. “A reformulação do site e as imagens produzidas pelos fotógrafos do tribunal despertam o interesse de muitas pessoas.” Essa reformulação tem permitido que a imprensa publique, no dia seguinte, o que saiu no site do tribunal na véspera e há menos possibilidades de equívocos.

O desembargador salientou o valor do trabalho realizado na 1ª instância e a necessidade de divulgação dessas ações. Destacou, inclusive, que a jurisprudência começa com o juiz que foi corajoso e ousou em decidir de forma inovadora. “O berço de informações é a 1ª Instância, é na 1ª instância que tudo começa. Se vemos uma decisão dos tribunais superiores é porque lá na ponta, um juiz de primeiro grau analisou a questão.”
Para explicar aos servidores a parte operacional da assessoria de imprensa do TJSP - mais especificamente o cotidiano -, Rosangela Sanches fez um breve relato das atividades e dos bastidores do setor, frisando que prestar contas à sociedade é o nosso dever. “Tanto a imprensa como o Judiciário trabalham com a finalidade de prestação serviço.” Os participantes assistiram à apresentação do case – que deu ao TJSP prêmio de relacionamento com a mídia no ano passado – que fala sobre a cobertura da imprensa no julgamento do casal Nardoni. O trabalho foi todo organizado pelos jornalistas do TJSP que atuam junto à assessoria de imprensa.
Quando o tempo foi aberto às perguntas, funcionários tiraram dúvidas sobre relacionamento da imprensa e Judiciário especialmente em relação às atitudes práticas que os servidores devem tomar no cotidiano quanto ao assédio dos profissionais de imprensa sempre em busca de informações.

O que eles disseram:

Para a escrevente da 11ª Vara da Fazenda Pública, Geni Aparecida Medeiros, a “aula foi muito instrutiva e nos possibilitou melhor ideia do relacionamento Imprensa/Judiciário e de como podemos contribuir na divulgação dos fatos. É de grande valia que o Tribunal mantenha a atualização contínua do seu quadro funcional”.
O escrevente da 2ª Vara do Foro Regional Penha de França declarou que a aula foi colaborativa aos servidores da Justiça, bacharéis em Direito e jornalistas.
Já o coordenador, Gilmar Roberto Oliveira, disse que teve interesse em aprofundar o conhecimento no trabalho da imprensa e ficou maravilhado em saber os bastidores na preparação da notícia e transmissão e como chega à população com imparcialidade. “A parceria entre os setores é fundamental para possibilitar a divulgação da notícia”, afirmou. Ele fez a comparação da divulgação da notícia com a apresentação artística: “todos colaboram, cada um fazendo o seu trabalho”.
A Comissão de Imprensa e de Comunicação do Tribunal de Justiça é composta pelos desembargadores Carlos Teixeira Leite Filho (presidente), Décio de Moura Notarangeli e Marco Antonio Marques da Silva.
O ciclo de palestras, iniciado em setembro de 2010 vai até 29 de abril deste ano e é dirigido a servidores e magistrados da capital, sendo realizado todas às 6ª feiras, no Fórum João Mendes Jr. para promover a capacitação e integração dos agentes do Judiciário paulista, em atendimento à orientação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Próximas aulas:

8/4 - A NEP (Nova Estratégia de Produção) e as Melhores Práticas Cartorárias - Cláudio Augusto Pedrassi e equipe - Juiz auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça do TJSP, coordenador da equipe de correições (Judicial).

15/4 - A Intervenção de Terceiros no Projeto do Novo Código de Processo Civil: Avanços E Retrocessos - Cássio Scarpinella Bueno - Livre-docente, doutor e mestre pela PUC/SP, professor dos cursos de graduação, especialização e mestrado da PUC/SP;

29/4 - Os Contratos e a Onerosidade Excessiva: no Código Civil e no Código de Defesa do Consumidor - Hamid Charaf Bdine Junior - Juiz auxiliar da presidência do TJSP, mestre e doutor pela PUC/SP, professor de Direito Civil na Universidade Mackenzie, Fundação Armando Álvares Pentado e GVlaw

Assessoria de Imprensa TJSP – LV (texto e fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br

Exemplo de Coragem e de Cidadania


Ao visitar a sepultura de seu pai em um cemitério de São Paulo, uma senhora presenciou Policiais Militares executando um rapaz . Indignada com a cena a senhora ligou, no mesmo instante para o número 190 e denunciou o crime. Os policiais perceberam que a senhora falava ao telefone e se dirigiram até ela, que, surpreendentemente, não se intimidou e disse aos policiais que estava ao telefone denunciado o crime que os mesmos haviam cometido. Os policiais estão presos e deverão ser expulsos da corporação e serem processados pelo crime cometido.

São pessoas, como essa senhora, determinadas e dispostas a enfrentar as situações que fazem a diferença e conseguem alterar a triste realidade que ainda vivemos em muitas cidades. Se cada agente público ou agente político tiver a certeza de que poderá ser denunciado a qualquer momento, muitos dos desmandos, ações indevidas e omissões deixarão de ocorrer. Quando vemos uma ilegalidade e não tomamos as devidas providências, denunciando-a a quem de Direito, estamos sendo mais do coniventes. Na realidade estamos incentivando o ato ilegal e fazendo com que a impunidade prevaleça.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Calçadão da Rua Maria Alves - Dificuldade de Acesso para Socorro






Hoje um senhor passou mal dentro do banco Bradesco e precisou ser resgatado pelo Corpo de Bombeiros. Como mostram as fotos, as bicicletas que ficam paradas com seus cadeados e as muitas "largadas" pelo calçadão impediram a entrada do veículo dos Bombeiros. O senhor que foi resgatado teve que ser levado de maca de dentro do banco Bradesco até a esquina da Maria Alves com a Hans Staden.

Se para o atendimento de emergência de um cidadão a dificuldade encontrada foi bastante grande, o que poderá ocorrer em um caso mais grave ou até mesmo em um incêndio?

Fogo Amigo no PSDB de Ubatuba?

O excesso de espírito democrático se torna uma arma contra os dirigentes do PSDB, culminando, muitas vezes na ruína de pretensões políticas. Rogério Frediani, vereador e Presidente do PSDB – Ubatuba, deve ficar mais atento com relação aos que o rodeiam ou supostamente o representam. Das diversas classes que infestam Ubatuba, fazendo com que a cidade não se desenvolva, há uma classe pouco notada mas tão perniciosa quanto os incompetentes e omissos. Estou falando nos hipócritas de plantão, que nunca se destacaram em absolutamente nada, mas que ao serem acolhidos se voltam contra quem lhes dá o sustento e os faz ser alguém.

Diferentemente dos hipócritas de plantão eu cito textualmente o nome de todo aquele que de um ou outro modo interfere no processo de reconstrução de Ubatuba ou tenta denegrir a imagem e as realizações dos que realmente lutam por uma Ubatuba melhor. Estou me referindo explicitamente a Eduardo Souza e seu texto intitulado Drops (publicado em O GUARUÇÁ). No que vale ser reproduzido, única e exclusivamente para que o leitor possa compreender melhor os absurdos que ocorrem no gabinete do vereador Rogério Frediani, reproduzo o trecho abaixo:

• No tema "A cidade que nós queremos" há muito que se discutir, mas não vejo isso em nenhuma pauta da política local. Nem na dos políticos, nem na da sociedade civil. Não há unidade nas políticas públicas. Se é que há políticas públicas. Ubatuba precisa deixar de ter agenda ditada pelas circunstâncias, pela pressão do momento.

Para melhor informar ao leitor é de se destacar que atualmente Eduardo Souza trabalha (ou pelo menos é remunerado mensalmente) no gabinete do vereador Rogério Frediani. Se Eduardo Souza recebe remuneração mensal de um vereador que, na opinião dele, nada faz para trabalhar pela “cidade que nós queremos”, o mesmo é pior que qualquer vereador, pois recebe dinheiro de quem não respeita ou não adimira.

Eduardo Souza para mim nunca foi nada e continuará sendo ninguém, porém sempre nutri algum conceito de respeito e admiração pelo vereador Rogério Frediani. Espero não ver transformado em realidade o que muitos falam sobre Frediani. Mais do que uma grande decepção, acredito que seria uma grande perda para Ubatuba e para o próprio Frediani que até então parece ter lutado no sentido de ver sanados os imensos problemas de nosso município.

Reunião Sobre a Rua Guarani no dia 02 de abril

No dia 02 de abril, às 10:00 horas, no antigo prédio da Câmara de Ubatuba, ocorreu a reunião para a apresentação do projeto da obra da "reurbanização" da Rua Guarani. Estiveram presentes o prefeito Eduardo Cesar com alguns secretários e assessores. No total eram cerca de 50 pessoas entre comerciantes, imprensa e demais interessados. Luis Felipe Azevedo (ex secretário de Turismo e ex Ouvidor)  teve um papel bastante importante na reunião, pois o mesmo conseguiu, quando necessário, intervir impedindo que o desgaste entre as partes saísse do controle. 

O prefeito Eduardo Cesar, finalmente assumiu o erro cometido com relação a proposta de asfaltar a rua Guarani e alegou não ter medido esforços, junto ao Governo do Estado, para a adequação do projeto no sentido de manter os paralelepípedos. Uma observação e recomendação bastante interessante e até mesmo oportuna de Eduardo Cesar, se refere ao charme da Rua Guarani e a sua descaracterização. Nesse sentido Eduardo Cesar enfatizou que os comerciantes da Rua Guarani deveriam lutar para que as próprias construções ou reformas fossem regulamentadas no intuito de impedir obras que descaracterizassem a Rua Guarani, ou seja, de nada adianta manter os paralelepípedos, por razões estéticas, e permitir obras que não sejam condizentes com os mesmos.

Hélio Camargo, na qualidade de proprietário de imóvel da Rua Guarani e na qualidade de engenheiro, com capacitação profissional mais do que suficiente para discutir aspectos técnicos da obra, se manifestou com bastante propriedade, no que tange a prazos de execução e metodologia de execução da obra, sempre se referindo a preocupação de gerar o menor impacto possível na vida dos comerciantes e no próprio fluxo do tráfego da Rua Guarani. Hélio Camargo conseguiu a promessa de que Eduardo Cesar, doravante, passará a inserir em suas apresentações de realizações de obras, referências ao Governo do Estado de São Paulo, pois somente graças ao governo do PSDB,  há dinheiro para as obras de Ubatuba.

A reunião poderia ter sido muito mais proveitosa se mais pessoas estivessem presentes, porém não podemos criticar comerciantes ou outros interessados que foram avisados na sexta-feira, em cima da hora, ocasião em que já poderiam ter assumido outros compromissos. O que mais afligia os comerciantes e que gerou a criação de abaixo-assinado e até mesmo o envolvimento da promotoria, aparentemente foi solucionado. Na realidade, no sábado, foi a primeira vez que houve uma discussão mais ampla sobre o que será feito e como será feito. 

Eduardo Cesar fez questão de dizer que o canal de comunicação entre comerciantes e prefeitura continuará aberto para que outras dúvidas possam ser sanadas. Como havia apenas quatro comerciantes que estavam presentes na reunião ocorrida há mais ou menos dois anos, é difícil saber se novas divergências poderão ser apresentadas.

Pelo que pude observar o grande problema atual diz respeito aos bolsões de estacionamento que eram considerados como prioridade no projeto dos comerciantes e que não foram concretizados no projeto da prefeitura. A obra deverá se estender por aproximadamente 10 meses e a sensação que ficou, no final da reunião, foi que o sacrifício de passar por 10 meses com o comércio sendo prejudicado pelas obras, talvez não seja compensado com o que resultar da obra.

A vida é um constante processo de aprendizagem. Espero que Eduardo Cesar tenha percebido que a falta de comunicação com a população pode levar a prejuízos irreparáveis. Com relação aos cidadãos creio que a experiência foi extremamente proveitosa, pois, ficou mais do que provado que um grupo de pessoas determinadas e com um objetivo comum se tornam invencíveis. A própria falta de apoio de diversos segmentos da sociedade e em especial da imprensa, que se omitiu e sequer deu voz aos comerciantes, foi bastante útil, pois ficou provado que a sociedade não necessita do apoio e da colaboração dessas pessoas.

domingo, 3 de abril de 2011

A FILOSOFIA DO DIÁLOGO EU – TU

Elias Penteado Leopoldo Guerra
Nos raros momentos em que a autenticidade profunda de um vai ao encontro da autenticidade profunda do outro, ocorre a memorável "relação Eu-Tu” a que se referia Martin Buber, o filósofo existencialista. Esse mútuo encontro, profundo e pessoal, não acontece muitas vezes, mas pode-se estar convencido de que, se não acontece, não somos seres humanos.

O fundamental é, pois, estar consciente, perceber o outro, mas, mais do que isto, é aceitar todas as potencialidades do outro; se elas são aceitas num processo de transformação, neste caso pode-se confirmar ou tornar reais as potencialidades do outro.

Todos tem potencialidades que permitem se desenvolver e evoluir. No encontro, a verdadeira relação pessoal, recíproca e autêntica, pode tornar realidade as potencialidades do outro e, reciprocamente, tornar efetivas minhas próprias potencialidades. Assim o aluno “ensina” o professor.

Embora se refiram a ocorrências do passado, o foco é a vivência, a experiência real do relacionamento atual, no “aqui e agora”. Não fiquemos, pois, presos ao passado, pois diante de nós está sempre ocorrendo uma nova experiência que envolve outro ser humano. Portanto deve se estar sempre atento, em estado de consciência, aceitando a realidade, percebendo as coisas e pessoas como elas são e não como gostariamos que fossem.

Realiza-se no contato com o Tu, torna-se Eu dizendo Tu, isto é o encontro. No começo dos tempos o que existia era a relação entre seres humanos. Com toda a seriedade da verdade pode se afirmar que o ser humano não pode viver sem o “Isso”, isto é, as coisas, mas quem vive somente com o “Isso,” não é um ser humano.

“Nenhum líder vai nos dar paz, nenhum governo, nenhum exército, nenhum país. O que nos vai dar paz é a transformação interior que nos conduzirá à ação exterior. A transformação interior não é isolamento, desistência da ação exterior. Ao contrário, só pode haver a ação correta quando há o pensamento correto e não existe pensamento correto quando não existe autoconhecimento. Sem conhecer a si mesmo, não existe paz.” (Krishnamurti)

As 10 Publicações mais lidas da Semana

Abaixo as 10 publicações mais lidas na última semana.











Falso E-mail Sobre Aparelhos Auditivos

Informamos que o e-mail divulgado na internet sobre doação de aparelhos auditivos pelo Hospital CEMA é improcedente. Ele circula na web há cerca de 8 anos e, desde então, vem nos causando enormes transtornos apesar de nossas notas desmentindo o citado e-mail na revista VEJA, bem como em muitos jornais e em inúmeras rádios.

Na verdade, nosso braço social, o Instituto CEMA, participa do Programa de Adaptação de Próteses Auditivas para Pessoas de Baixa Renda desde 2002, programa este implementado pelo Ministério da Saúde e regulado pelas secretarias municipais de Saúde, por meio da portaria 587, de 07/01/2004, – SAS (Secretaria de Assistência à Saúde).

Contudo, em razão da demanda de pacientes ser muito superior à cota que nos foi determinada pelas autoridades da Saúde, nossa lista de espera para o cliente ingressar no mencionado Programa — e ser contemplado com a prótese — é hoje de mais de 6.000 pessoas. Em outras palavras, faltam aparelhos e não sobram — como faz supor o falso e-mail que aparece na Internet.

Vale ressaltar ainda que, conforme orientação da Comissão Técnica do Programa, o Instituto CEMA só está autorizado a atender pacientes domiciliados no município de São Paulo. Pessoas de outros estados que desejam saber sobre serviços de saúde que participam desse programa social em suas respectivas regiões podem acessar www.datasus.gov.br/cnes ou ligar para o DISK SAÚDE (0800-611997)

Informamos que o paciente interessado em se cadastrar nesse Programa, deverá comparecer ao setor Social do Instituto CEMA, munido de documentos, de 2ª a 6ª feira, das 8 às 16 horas. A unidade está instalada na Rua Lituânia, 180, Mooca, São Paulo, SP.

Fonte: Notícias CEMA (http://www.cemahospital.com.br)