segunda-feira, 7 de março de 2011

Coluna O Lado Bom de Ubatuba - Faixa ACIU e PMU

Cruzamento da Av Leovigildo com Capitão Felipe - Itaguá - Ubatuba
Bastante louvável a iniciativa de avisar ao invés de simplesmente multar. Tais avisos facilitam a vida do comerciante e do cidadão em geral que poderá, quando necessário, repreender os infratores com embasamento legal. Se os ônibus possuem avisos de proibido falar com o motorista e proibido fumar, se os hotéis apresentam a seus hóspedes uma relação do que é proibido, por que Ubatuba não pode e não deve avisar seus visitantes que o município possui regras e que estas devem ser seguidas por todos?

Apesar de o poste estar pintado indevidamente de azul, os demais itens da foto devem servir de exemplo para o que se espera de uma cidade que pretende ser turística. Há uma razoável identificação da área destinada a ciclovia ou ciclofaixa, o contorno de pedras da árvore foi pintado (apesar do gosto duvidoso demonstra cuidado) e o meio fio está bem pintado com a faixa amarela de proibido estacionar ou parar.

Com relação a utilização do poste e da luminária para a fixação da faixa, acredito que os postes além de servirem de base para a iluminação pública, também, podem servir de base para a iluminação da mente de cidadãos que insistem e persistem em se fazer de desentendidos, fazendo nas cidades dos outros aquilo que jamais fariam em suas cidades.

Parabéns a ACIU - Associação Comercial de Ubatuba e a Prefeitura de Ubatuba. O Ubatuba Cobra cobra agentes públicos, agentes políticos e os próprios cidadãos. Parabenizar pelas ações corretas é uma obrigação de todo e qualquer cidadão que realmente esteja interessado no bem de sua cidade e dos demais cidadãos.

2 comentários:

  1. Caro Marcos,

    Parabéns pelo blog. Apesar das desavenças, é mais um a levantar as lebres...

    Quanto às faixas de proibição de som alto, desculpe, mas você não acha que são de uma desfaçatez e escárnio gritantes (!) para com a população? Você não ouve o som do Festival de Verão, por acaso, noite a dentro? Você conhece algum turista que tenha sido multado (ou mesmo advertido) por andar com o som do carro a pleno volume (com os amplificadores e caixas "adequados"? Alguns passam aqui em frente de casa competindo com o FV.

    um abraço

    carlos

    ResponderExcluir
  2. Caro Carlos,

    Inicialmente não há qualquer motivo para você se desculpar por ter uma opinião diferente. Somente a partir de opiniões diferentes é que podemos desenvolver nossas idéias e chegarmos a uma conclusão mais adequada para a ocasião. Verdades absolutas não existem pois cada um de nós e a própria sociedade estamos em constante mudança.

    Com relação a faixa eu apenas elogiei o fato da mesma existir. Se a fiscalização é realmente efetuada ou não o problema é outro.
    Não quero dizer que a falta de fiscalização seja um problema menor, mas apenas outro problema.

    A ACIU não possui poder de polícia a prefeitura possui, porém também possui outros poderes e obrigações. No caso concreto ao elogiar a faixa, na realidade, me referi a obrigação de da ACIU e da prefeitura de informar, educar.

    Acredito que as ações acertadas são um conjunto de pequenas atitudes. Se queremos nos livrar desses pretensos turistas baderneiros que infestam Ubatuba temos duas soluções. Podemos comprar tacos de beiseball e sair batendo em tudo ou em todos (bastante divertido mas dizem que é politicamente incorreto) ou podemos avisar que em Ubatuba não permitimos determinados atos ou atitudes, devemos cobrar das autoridades que quem não respeitar tais atitudes seja punido (multado) e quando isso não devemos criticar única e exclusivamente o ponto falho.

    Pense nas faixas de pedestres. As mesmas existem mas há muitos motoristas que as consideram como um alvo para poder atropelar o pedestre com maior facilidade. Não é o fato de tais faixas de pedestres não serem respeitadas que devemos criticar sua existência.

    Minhas críticas são pontuais e específicas e meus elogios também o são. Por mais falha e incompetente que seja uma administração (vide administração Eduardo Cesar), se não elogiarmos as raras boas ações não estaremos fazendo o nosso papel de cidadão no que tange a orientar e determinar o que realmente queremos. Se agirmos dessa forma passaremos a ser tão ineficientes e incompetentes quanto àquele que criticamos.

    Acredito que tanto você, eu e mais um número bastante representativo de cidadãos somos conscientes de nossa função na sociedade e por mais desagradável que seja ver uma cidade como Ubatuba se deteriorando, a cada dia, devemos persistir nessa luta para que os incompetentes e ineficientes de hoje cumpram suas obrigações.


    Um abraço,


    Marcos

    ResponderExcluir