domingo, 6 de março de 2011

Coluna Atitude e Comportamento (para não pensar, mas se sensibilizar e agir)

amor não é algo que se sente, é algo que se faz”  (Rosana Braga)

O presente texto foi apresentado por Eckhart Tolle em vídeo e sugere uma atitude pro-ativa com relação à nossa Vida ( nossas condições interiores e exteriores)

Epitetus (AD55 – AD135) deixou-nos uma mensagem para nos sensibilizarmos sobre como percebemos e agimos em relação à nossa Vida. Acredito ser um texto adequado para inaugurar a coluna “ATITUDE E COMPORTAMENTO”, como  um roteiro, uma referência para as matérias que se seguirem:


A Sabedoria de Epictetus

“No que se refere à condição ou estado externo/interno – é de nos tornarmos  livre dos estados externos. O seu ensinamento (os dois estados estão conectados, é claro) é que qualquer aborrecimento surja na sua mente não é pela situação; o sofrimento e a infelicidade surgem do julgamento da situação. Nós sempre olhamos para o estado externo, ele diz, para nossas realizações e satisfações, mas nós nunca as achamos.

 Ele aponta para a possibilidade de nos tornarmos livre disso; então não importa qualquer que seja a situação externa – no interior você tem espaço de liberdade – você não é mais uma entidade reativa – você não é governadopelos acontecimentos externos e isto é uma liberdade incrível, pois se você está no estado de depender de eventos externos – então você estará a mercê do que acontece ou deveria acontecer.

Seus ensinamentos foram conseqüência das suas próprias condições pessoais, as quais se diria, provavelmente, criariam um ser humano infeliz.

Se você é escravo, aleijado e se você têm que observar todas essas pessoas saudáveis e poderosas, então, na superfície, haveria razões suficientes para justificar a infelicidade ou uma baixa opinião a seu próprio respeito.

Talvez tenha sido o seu caso inicialmente, mas ele descobriu em si mesmo que a causa de sua infelicidade não era a situação e isto se tornou um dos dois pontos centrais do seu ensinamento - a causa de qualquer aborrecimento, ele disse, não é a situação ou condição externa, mas os pensamentos que minha mente está criando com relação à situação ou à condição e no momento que ele compreendeu isso, não houve mais sofrimento.

Ele se tornou livre das condições externas. Este é o segundo ponto de seu ensinamento: a possibilidade do ser humano se tornar livre; se você está mais a mercê do que as pessoas fazem ou dizem ou deveriam fazer ou dizer, mas não o fazem – então você está à mercê de todas as coisas e assim você vive dessa maneira de viver, inconscientemente, viver disfuncionalmente - ele percebeu tudo isso através da sua própria e verdadeira condição pessoal.” 

em : Vídeo de Eckhart Tolle


Segundo a Wikipédia (Google):

“EPICTETUS (Filósofo estóico, grego, AD55 – AD 135).  Ele nasceu como escravo em Hierapolis e era aleijado, viveu em Roma até ser banido, quando foi morar em Nicópolis, no norte da Grécia, onde viveu pelo resto de sua vida. Seus ensinamentos foram anotados por seu discípulo Arrian em seus “Discursos”. Ele ensinou filosofia como uma forma de vida, não como uma disciplina teórica.

Para Epictetus, todos os eventos externos são determinado pelo destino e assim estão além de nosso controle, mas nós podemos aceitar o quer que aconteça calmamente e desapaixonadamente. Os indivíduos, entretanto, são responsáveis por suas próprias ações, as quais eles podem examinar e controlar através de rigorosa autodisciplina. O sofrimento surge do tentar controlar o que é incontrolável ou negligenciar o que está dentro do seu poder. Como parte da Cidade Universal que é o Universo, os seres humanos têm o dever de cuidar de todos os seus companheiros humanos. A pessoa que siga estes preceitos conseguirá felicidade e paz de espírito.”
Este texto sugere nossa reflexão sobre a colocação de que a causa dos nossos aborrecimentos e sofrimentos está, realmente, em nosso interior, em nós mesmos. Portanto é inútil buscar as suas causas nas circunstâncias, em outras pessoas, no destino, na realidade externa, na Vida. Por outro lado, isto significa também que a solução desses sofrimentos também está dentro de nós, ou seja, somente nós somos quem temos as soluções, portanto não dependemos de nada externo, de nenhuma outra pessoa para solucioná-los.

Estes pensamentos são a base de uma filosofia de vida, pela qual a nossa terapia está em nós mesmos. Somente nós e ninguém mais ou qualquer coisa externa a nós, temos as soluções desde que nos conscientizemos disto e que procuremos, por nosso esforço, a solução de nossos problemas. Dentro desta linha de ação, o papel de terapeuta cabe a nós mesmos. Há uma filosofia de vida, mais do que uma técnica de terapia, que se fundamenta nestes fatos, na qual o terapeuta é uma pessoa igual ao seu cliente, interagindo ambos em uma relação pessoal profunda, na qual se cria um clima de espontaneidade, que gera a atitude criativa no paciente, permitindo-lhe a percepção dos seus conflitos e a identificação da sua solução. Nesta coluna serão apresentadas mais informações sobre esta linha de ação.


Elias Penteado Leopoldo Guerra

Nenhum comentário:

Postar um comentário