terça-feira, 8 de março de 2011

Dia Internacional da Mulher

A criação de dias específicos para a comemoração de uma pessoa específica ou para um grupo de pessoas e até mesmo de algum fato é, de certa forma, um medo inconsciente de que situações devam ser lembradas para não mais ocorrerem.

Há diversos fatos que alegam ter originado o dia Internacional da Mulher. Independentemente da veracidade ou não de tais histórias, o principal é que em função do descaso e desrespeito constantes aos Direitos da mulher, tal situação chegou a um extremo insustentável. Desde 1975 a ONU - Organização da Nações Unida oficializou o dia 08 de março como o Dia Internacional da Mulher.

Questiono sobre quantos dias 08 de março serão ainda necessários para que o ser humano se conscientize de que Direitos devem ser respeitados independentemente de sexo, raça, origem social ou idade. Acredito que deveríamos assumir nossos preconceitos para podermos nos livrar dos mesmos. O Dia 08 de março deveria ser um dia de reflexão e não de comemoração pois não se comemora aquilo que ainda não foi totalmente conquistado. Quando falo em reflexão me refiro a uma cobrança interior sobre as atitudes ou pensamentos que ainda temos que denigrem de um ou outro modo a imagem da Mulher. Tal desrespeito não é praticado apenas pelos Homens, Mulheres também, muitas vezes, menosprezam outras Mulheres.

Homens e mulheres individualmente possuem defeitos e qualidades, porém quando unidos e tratados como seres humanos os dois se completam e passam a ter muito mais força e a obter mais e melhores resultados. Por razões que eu não sei explicar o modo de pensar e de ver a vida e os problemas dos Homens é bem diferente do das Mulheres. Ver uma mesma realidade sobre ângulos diferentes é bastante salutar para chegarmos a um melhor resultado.

Espero que a cada dia 08 de março tal dia se torne menos necessário pelo fato de a sociedade estar respeitando mais os Direitos das Mulheres e que principalmente cada cidadão veja no próximo uma Pessoa que deve ser respeitada pelo simples fato de existir, independentemente de sexo, raça, religião, condição social ou idade.

Parabéns às Mulheres que lutam à cada dia para serem respeitadas, não como mulher mas como um ser-humano.

2 comentários: