sexta-feira, 22 de março de 2013

Posse da Nova Provedoria da Santa Casa de Ubatuba

Texto: Marcos Leopoldo Guerra

Abaixo o convite para a posse da Nova Provedoria da Santa Casa de Ubatuba. Uma leitura atenta do mesmo demonstrará que não é mero acaso que a Santa, na logomarca do hospital, esteja de costas para o texto.



Como se não fossem suficientes os desmandos no atendimento e a total falta de capacidade administrativa para sanear a Santa Casa de Ubatuba, agora, resolveram, também, assassinar  a Língua Portuguesa. Para comprovar a afirmação vejamos a frase abaixo:

" e sera celebrado uma missa campal com a presença de cinco padre das paroquias de Ubatuba e autoridades local"

"sera celebrado" entenda-se por "será celebrada";

"presença de cinco padre" entenda-se "presença de cinco padres";

"autoridades local" entenda-se "autoridades locais"

Como se não fosse suficiente cabe esclarecer que aqueles símbolos que parecem estranhos, localizados do lado direito (vide mão direita para quem não é canhoto) das letras "p" e "ç" do teclado, são acentos, que podem e devem ser utilizados.

Uma boa dica para corrigir textos é a utilização de editores de texto, como o Word. Nos editores quando o texto fica todo colorido não significa que as empresas proprietárias dos mesmos estejam divulgando ou aderindo a alguma campanha GLS. Na realidade o colorido aparece apenas para ressaltar que o ser entre a cadeira e o teclado possui sérios problemas relacionados a concordância e a própria língua portuguesa. 

Face aos erros apresentados não posso supor que na frase "estaremos recebendo" o criador da mesma tenha pretendido expressar uma ação em curso ou simultânea, pois se o fez cometeu erro ainda pior que o abominável gerundismo, haja vista que colocou em segundo e menor plano a chegada da Cruz Peregrina da Jornada Mundial da Juventude. 

Cabe também esclarecer que "missa campal"  é uma missa para grandes multidões, falta a identificação correta do endereço onde será realizada a posse, pois a Rua Thomas Galhardo é bastante extensa e seria muito desagradável vermos os cinco padreS carregando a Cruz Peregrina por toda a Rua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário