segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Cidadãos Fazendo o Trabalho de Moromizato em Ubatuba







Texto e fotos: Elias Penteado Leopoldo Guerra

Roque é um mestre de obras, responsável pela construção de uma casa no Tenório, residente, morador e eleitor na cidade de Vargem, próxima à Bragança. Embora Roque use muito pouco a Avenida Franklin de Toledo Piza, entretanto, recentemente, por falta de escoamento de água nessa avenida, ao tentar passar por um alagamento, o motor de seu carro morreu e a água entrou no mesmo, causando a sua perda total.

Como morador próximo à construção da qual Roque é o mestre de obras, fui surpreendido no dia 21 de fevereiro de 2013, ao ver Roque e seus dois auxiliares, Clóvis e Jurandir, como voluntários, em sua hora de folga, tapando, com entulho da obra, os buracos que tornaram a Avenida Franklin de Toledo Piza uma via intransitável.

Essa avenida dá acesso a três das praias, a praia do Tenório, a Praia Vermelha do Centro e a Praia do Cedro, que estão entre as mais divulgadas, pela própria Prefeitura, como atração turística, além de ser a única forma de se chegar a bairros populosos localizados nessa região.
 

Um grande número de transeuntes que passavam nessa avenida nesse momento ficou surpreso em ver pessoas, que claramente não pertenciam a nenhuma empresa contratada pela Prefeitura nem aparentavam ser servidores da mesma, realizando o trabalho, ainda que de maneira improvisada, trabalho que Prefeitura não fez, apesar das reclamações e pedidos feitos por moradores e usuários de fossem feitos reparos urgentemente.
 

Logo no início da sua gestão, Mauricio fez publicar fotos da operação “tapa buracos” feitos nessa avenida, afirmando ser uma medida de emergência, pois se estava em época de temporada; entretanto, como amplamente divulgado na mídia eletrônica e em oficio enviado à própria Prefeitura, os buracos voltaram a surgir em menos de sete dias e em condições muito piores do que antes.

Esta avenida é a única via de acesso à minha residência. Durante os trinta e um anos que possuo a minha casa no Tenório e nos onze últimos anos que moro aqui nunca vi a avenida em tão péssima situação.

Embora os cidadãos de Ubatuba, que moram ou transitam por essa avenida, não tenham feito absolutamente nada a respeito, moradores e ELEITORES de outra cidade, Vargem, bem distante de Ubatuba, por sua livre e espontânea iniciativa, resolveram por mãos a obra com os recursos que disponham para ao menos amenizar a situação, já que o Prefeito de Ubatuba insiste em ignorar este problema.

 

Os inúmeros transeuntes, que passavam pela avenida enquanto eles trabalhavam se maravilharam pelo seu feito, elogiando-os, tecendo severas e duras críticas ao Prefeito Mauricio por ter deixado que tal estado de verdadeira calamidade se instalasse nessa via de trânsito tão importante!
 

Outro fato digno e nota é que, logo no início de seus trabalhos, Roque e seus companheiros foram abordados por uma viatura da Policia Militar com dois policiais, que afirmaram que eles não poderiam fazer aquele trabalho e que estavam cometendo uma infração. Roque questionou qual o artigo da lei penal, que é a área de atuação da Policia Militar, eles estavam infringindo, ao que os policiais não souberam responder.

Um transeunte parou seu carro para saber do que se tratava e questionou a PM se tinha autoridade de intervir nessa situação, dizendo que tiraria fotos da ocorrência, retornando a seu veículo para apanhar sua câmera fotográfica. Neste ínterim os policiais se dirigiram para sua viatura e se retiraram.

Durante o período que os trabalhadores estiveram realizando o seu trabalho, depois deste incidente, circularam, por duas vezes, duas motos da PM, que observaram o trabalho e não tomarem nenhuma ação. Fica então a genuína dúvida sobre por qual razão que essa viatura da PM se deslocou para o local.·.

Mas a grande lição de moral que resultou da livre iniciativa desses trabalhadores, usando voluntariamente sua hora de folga para realizar um trabalho em prol de uma comunidade DA QUAL ELES NÃO FAZEM PARTE, enquanto que o Prefeito Mauricio, talvez muito envolvido com grandes problemas de sua gestão, ignorou totalmente os requerimentos feitos de solução deste grave problema, que, provisoriamente, está sendo resolvido por Roque, Clovis e Jurandir.
As fotos demonstram a realidade que o Prefeito Maurício insiste em ignorar!

Um comentário:

  1. Nasci e morei muitos anos em Ubatuba, mas hoje vivo em São Paulo, com meu marido e meu filho. Vou a Ubatuba umas 4 vezes no ano(gostaria de ir mais). E na ultima vez (isso tem uns 15 dias), fiquei chocada com a situação das ruas na Estufa I. Ruas que constam como rota alternativa totalmente esburacadas. Um total descaso. Essa cidade merece mais atenção. Obrigada, pelo espaço. Sempre que posso, leio seu blog. É aqui que me informo do que acontece em Ubatuba.

    ResponderExcluir