domingo, 28 de agosto de 2011

PTB Mulher de Ubatuba marca presença na ‘Marcha das Margaridas’, em Brasília


A profª. Inês de Sá, membro do PTB Mulher de Ubatuba e secretária do Partido, com apoio do presidente municipal e coordenador do 22° ER, Anderson José Rodrigues – Tato, fez parte da comitiva do STTR (Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais) de Ubatuba, que participou de toda a programação da “Marcha das Margaridas”, evento ocorrido nos dias 16 e 17 de agosto, em Brasília.
A 4ª edição de 2011, com o lema "Desenvolvimento Sustentável com Justiça, Autonomia, Igualdade e Liberdade", foi organizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) com apoio das Federações Estaduais dos Trabalhadores na Agricultura (FETAG’s).

O evento é uma homenagem à líder sindical Margarida Maria Alves, assassinada em 1983, na cidade de Alagoa Grande/PB, por usineiros.

A pauta de reivindicações de 2011, baseadas em sete eixos, divididos em mais de 150 pontos, que abordam questões como democratização dos recursos naturais, atualização dos índices de produtividade, fim da violência no campo, maior participação política das mulheres e melhores condições de trabalho foi entregue ao governo no dia 13 de julho, no Palácio do Planalto, com a participação dos ministros do Desenvolvimento Agrário, do Desenvolvimento Social, do Meio Ambiente, da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e da Secretaria de Políticas para as Mulheres.

Foram dois dias de intensas atividades, inclusive culturais, exposições de produtos regionais, painéis de debates sobre desenvolvimento sustentável e um show com a cantora baiana Margareth Menezes.

Na quarta-feira (17), a partir das 7h, as mulheres seguiram em marcha por 6 Km, da Cidade das Margaridas, instalada no Parque da Cidade, no Plano Piloto, até a Esplanada dos Ministérios para a grande manifestação em frente ao Congresso Nacional. O ato de encerramento aconteceu na Cidade das Margaridas, às 15h, com a presença da presidente Dilma Rousseff.

Para a comitiva de Ubatuba foi muito importante ter participado desta demonstração da força da mulher trabalhadora. “Dos eixos discutidos, o que mais me chamou a atenção foi ’Democracia, Poder e Participação Política", que discutiu a reforma do sistema político brasileiro”, avalia a representante do PTB Mulher.

Quanto à marcha, ela considera que foi a manifestação mais emocionante em que já participou e a mais importante, o lançamento da "Campanha Permanente contra os Agrotóxicos e pela Vida".

Nenhum comentário:

Postar um comentário