quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Jovens Devem Participar Mais, Avalia Cidadania Brasil

Fonte: Diário do Comércio

Com a experiência proporcionada por dez anos de trabalhos realizados junto aos jovens estudantes de todo o Brasil, em projetos voltados para a educação e cidadania, o Instituto da Cidadania Brasil, organização de interesse da sociedade civil, tem hoje plena consciência de que somente com o interesse da juventude pelas coisas do País, o conhecimento de como este funciona e uma participação plena, por todos os meios possíveis, é que encontraremos o verdadeiro caminho do desenvolvimento social no Brasil.
 
Vencer a resistência dos jovens para entender a política como uma atividade natural na vida de qualquer cidadão e cidadã é ainda um grande desafio. Os jovens enxergam – e assim a política aparece aos olhos da sociedade – como uma atividade pequena, mesquinha, em que cada um busca apenas a solução para seus interesses pessoais.

Isso embora seja na atividade política, na arte de tornar possível o desejado, que se encontrem os caminhos, numa democracia como a nossa, para todos participarem e ajudarem a construir um grande país.

Precisamos demonstrar aos jovens que é possível fazer política no sentido mais nobre da palavra, em que se busque o interesse da coletividade, com a aplicação do desejo da maioria, respeitando-se as minorias. Isso só é possível com a participação, com o interesse de todos em colaborar.

Dando mais um passo, nessa direção, de mostrar aos jovens que o caminho é o da participação, seja na vida pública, seja nas atividades da vida pessoal, a partir deste mês de janeiro de 2012 a prefeitura de São Paulo, em parceria com o Instituto da Cidadania Brasil, estará realizando um curso a distância, gratuito, Liderança São Paulo para a Importância do Voto, destinado aos jovens interessados, para dar-lhes formação mínima de entendimento do que é a vida política nacional.

Sem nenhum caráter partidário, mas mostrando a importância do voto no regime republicano, o papel da representação política, dos próprios partidos, como participar do processo e o estado de Direito, o curso tem o objetivo de dar formação cívica aos jovens entre 15 e 18 anos, capacitando-os para melhor compreender e atuar com responsabilidade como eleitores e estimulá-los a serem, amanhã, participantes ativos da nossa democracia.

A utilização do recurso do ensino a distância, via internet, democratiza também o acesso a todos e favorece os alunos que queiram realizá-lo de sua própria residência. Quem quiser se utilizar de equipamento público poderá fazê-lo através de onze Tele centros da Prefeitura.

A juventude brasileira, tendo conhecimento, formação, sobre como funciona o País, terá papel decisivo na construção de uma sociedade mais equilibrada, mais justa, que todos desejamos. Neste projeto, a iniciativa privada, por meio do Instituto da Cidadania Brasil, e o poder público, por intermédio da Secretaria de Participação e Parcerias da prefeitura de São Paulo, estão cumprindo sua vocação de criar oportunidades para que todos possam participar ativamente da vida de sua cidade, de seu estado, de seu País.

Nenhum comentário:

Postar um comentário