terça-feira, 10 de janeiro de 2012

O Fantasma Do Atropelamento Ronda A Rua Guarani Em Ubatuba

As recentemente comemoradas obras de reurbanização da Rua Guarani em Ubatuba-SP, um dos cartões de visita da atual gestão municipal, trouxeram sem dúvida nenhuma algumas melhorias como calçadas mais amplas, iluminação e lixeiras, mas por outro lado podem trazer um grande problema para o público que freqüenta o local.

Foi protocolado junto ao Ministério Publico na data de hoje (Segunda-Feira, 09/01/2012) um abaixo assinado com mais de 2000 assinaturas que pedem a imediata intervenção da Promotoria no intuito de evitar que uma tragédia ocorra devido à alta velocidade com que carros e motos trafegam no trecho inicial da Rua Guarani defronte ao Aquário de Ubatuba.

O Aquário de Ubatuba é o ponto de maior visitação turística do litoral norte de São Paulo e recebe inúmeras escolas, e público em geral que incluem idosos e portadores de necessidades especiais.

Antes da reforma, a Rua Guarani possuía depressões de escoamento de água que naturalmente funcionavam como redutoras de velocidade.

Com a reforma, as depressões foram retiradas e os paralelepípedos reassentados de forma uniforme, o que possibilitou uma maior velocidade dos veículos.

O projeto original  previa uma lombo-faixa logo no inicio da rua defronte ao Aquário de Ubatuba.

Por razões ainda desconhecidas, o projeto original de reforma financiado pelo Governo do Estado de São Paulo através do DADE (Depto. de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias), foi alterado e as lombo-faixas foram transferidas pra trechos posteriores da rua.

O que os técnicos da Prefeitura não perceberam, é que ao retirarem a primeira depressão e não colocarem a lombo-faixa, permitiram aos carros e motos que vêm de uma longa distância pelo asfalto ganhando velocidade a continuarem na Guarani na mesma velocidade alta, o que certamente poderá causar acidentes de atropelamento, comenta Hugo Gallo - Diretor do Aquário.

Já pedimos verbalmente, protocolamos ofícios na Prefeitura, pedimos a vereadores e agora, resolvemos recorrer ao Ministério Público pois ao contrário de muitas lombadas já instaladas em nossa cidade, gostaríamos que esta fosse colocada antes que ocorra uma tragédia! Comenta Gallo.

Segundo ele ainda, embora haja uma placa de redução de velocidade para 30 km/hora no local, ninguém respeita a mesma. Outra solução aventada seria um radar o que não nos parece adequado, pois apesar de muitos motoristas terem medo da multas, os turistas que desconhecem a presença do radar, ainda continuarão trafegando em alta velocidade no local, o que não evitará o enorme risco de acidentes.

Veja no You Tube como os carros e motos estão passando pelo local:

Outro fato que chama a atenção de quem passa pelo local é que justamente defronte ao Aquário de Ubatuba (que é o ponto de maior fluxo de pessoas), foi o único ponto de proibição de estacionamento bem como embarque e desembarque em toda a Rua, impossibilitando portadores de necessidades especiais, ônibus escolares e idosos de desembarcarem no local, mais uma incoerência nas mudanças do projeto.

Um comentário:

  1. CARO LEITOR E ELEITOR DE UBATUBA, ISSO É MAIS DO QUE PUBLICO E NOTÓRIO O FATO DE HAVER UMA PERSEGÇÃO POLITICA EM CIMA DE ALGUMAS PESSOAS E EMPRESARIOS DE UBATUBA QUE NÃO CONCORDAM COM ALGUMAS MEDIDAS TOMADAS PELA ADMINISTRAÇÃO.MAS EM CONTRA PARTIDA A ADMINISTRAÇÃO NÃO ACEITA IDEIAS QUE NÃO SEJAM AS SUAS, REMENDOS E MAIS REMENDOS ONDE O TURISTA PASSA SOMENTE ,PORQUE NOS BAIRROS A LAMA CONTINUA A MESMA. EXEMPLO TEMOS A AV, RIO GRANDE DO SUL EM PLENO CENTRO. O PIOR NA PONTE DO RIO NO CENTRO OU SEJA NA CABEÇEIRA DA TÃO FALADA E DIVULGADA RUA GUARANY COMO SE FOSSE O 8 MARAVILHA DO MUNDO OS CANOS DE PROTEÇÃO JUNTO A PONTE SIMPLESMENTE NÃO TEM E OS QUE AINDA RESTAM ESTÃO LITERALMENTE PODRE PARA QUALQUER UM VER ALI ESTÁ, E NINGUEM PODE ALEGAR IGNORANCIA AO FATO E JA FOI AVISADO O SECRETÁRIO DE OBRAS SR.JUNIOR,POR VARIAS VEZES,PESSOALMENTE POR MIM, MAS MEDIDAS NENHUMA FORAM TOMADAS, ATÉ UMA CRIANÇA CAIR SE MACHUCAR OU ATÉ ÓBITO POIS EM BAIXO SOMENTE PEDRAS, AI QUEM VAI SE RESPONSABILIZAR PELO FATO A PREFEITURA O SR. PREFEITO O SECRETÁRIO DE OBRAS, OU O PAPA, COMO SEMPRE , PORTANTO O QUE É PEDIDO NÃO É PARA BEM PROPRIO E SIM PARA A POPULAÇÃO QUE PAGA SEUS IMPOSTOS O CONTRIBUITE QUE PAGA O SALARIOS DESSES QUE AI ESTÃO E SE ACHAM DIGO ACHAM COMPETENTES MAS FALAR PAPAGAIO TAMBEM FALA , QUERO VER FAZER DE VERDADE, TAPAR O SOL COM A PENEIRA É FACIL , VAMOS VER ATÉ QUANDO VAI O DESCASO COM A POPULAÇÃO, COM O TURISTA, COM QUEM PAGA AS CONTAS.... O POVO.....

    ResponderExcluir