domingo, 19 de fevereiro de 2012

Eleitor Insatisfeito Pode Mudar os Rumos da Política em Ubatuba

Faltam, praticamente, sete meses para as eleições municipais, onde serão eleitos Prefeitos e Vereadores. Esse é o momento para que cada eleitor, através de seu voto, auxilie no processo de mudança do perfil dos eleitos, impedindo assim que aproveitadores, oportunistas e pessoas sem capacidade permaneçam com um cargo eletivo. Nesse sentido é de fundamental importância o papel dos eleitores que se declaram descontentes com a classe polítca e descrentes de que mudanças possam ocorrer.

A deterioração da classe política nada mais é do que um reflexo do que ocorre na sociedade, onde princípios básicos de ética e moral são menosprezados e onde o individualismo se transforma na busca única dos interesses pessoais. Cuidar dos próprios interesses é algo legítimo, quando quem o faz possui consciência de que vive em uma sociedade e que há limites para o seu individualismo, haja vista que ao prejudicar a sociedade ou até mesmo se isolar da mesma, estaria na realidade, acabando com a sua referência e portanto acabando com sí próprio. De modo mais claro é possível afirmar que o individualista somente existe quando há uma sociedade, pois esse é o único parâmetro que ele possui para saber que é diferente. Há um grande número de polítcos que perderam essa referência e Ubatuba é um excelente exemplo dessa situação, portanto, a indignação de muitos eleitores com a classe política é legítima, mas a atitude de simplesmente não votar se assemelha a do individualista que perdeu a noção de suas fronteiras e acabou se auto destruindo.

A insatisfação dos eleitores pode ser claramente identificada através da abstenção, ou seja, o eleitor simplesmente não comparece para votar. Nas eleições de 2008 a média de abstenções em todo o Brasil foi de 14%. Em Ubatuba esse percentual foi de 17%, totalizando 9.850 eleitores, sendo possível então afirmar que o grau de insatisfação do eleitor, que optou por votar em Ubatuba, com a classe política, é extremamente elevado. É possível ainda classificar como eleitor insatisfeito aquele que votou em branco. Em Ubatuba, em 2008, o percentual de eleitores nessa situação foi de 2%, totalizando 1.191 votos. Portanto tivemos, em 2008, um total de 11.041 eleitores insatisfeitos. O colégio eleitoral de Ubatuba, em 2008, era composto por 55.967 eleitores. 

Os números acima passam a ser mais representativos quando comparados ao total de votos dados a Eduardo Cesar (candidato a prefeito eleito), que teve 19.182 votos. O segundo colocado teve cerca de 12.000 votos. Tais dados demonstram inequivocamente que os insatisfeitos formam uma massa bastante representativa e que, se unida, trabalhando dentro de um objetivo comum, pode, com facilidade, alterar os rumos das próximas eleições.

É muito comum ouvirmos pessoas dizendo que não entendem como determinados polítcos, que não representam os interesses da população, continuam sendo eleitos e reeleitos. Na realidade a responsabilidade pela eleição de candidatos inadequados para a vida pública é dos eleitores que se omitem através de abstenções, votos em branco e votos nulos.

Em outubro de 2012 não sabemos quem serão os eleitos, mas podemos afirmar, sem medo de errar, que, em Ubatuba, serão eleitos 10 vereadores e 1 prefeito. Isso significa que não votar não possui qualquer interferência no sentido de moralizar a política. Na realidade quando não votamos no candidato ruim ou mais ou menos, elegemos o péssimo. Portanto a melhor modo de prejudicar uma classe política desonesta e corrupta é votando, declarando o voto a seu candidato e o cobrando, caso o mesmo seja eleito, para que atue de forma minimamente responsável e ética.

Nas próximas semanas publicarei uma série de matérias, de minha autoria, sobre o perfil de cada um dos políticos em exercício, bem como dos possíveis candidatos.

Texto: Marcos de Barros Leopoldo Guerra

Nenhum comentário:

Postar um comentário