quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Ubatuba Recebe Quase 300 mil Pessoas no Carnaval

Ubatuba recebeu cerca de 300 mil pessoas neste Carnaval, segundo a secretaria de Turismo. Os números do controle operacional do DER, mostram que no período das 12h00 do dia 17 de fevereiro, às 16h00 do dia 22 de fevereiro, Ubatuba recebeu só no trecho Taubaté- Ubatuba, 41.774 veículos. Apenas no percurso entre São José dos Campos à Caraguatatuba, foram registrados 88.177 veículos. (Cerca de 2.500 veículos a mais em relação ao ano passado). Entre Caraguatatuba e Ubatuba, não foi possível precisar o número de veículos, pois o controle operacional do DER não possui câmeras on line-VBM, neste trecho.

Para o secretário executivo do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Litoral Norte- Sinhores, José Carlos de Souza, “Considerando os pacotes de quatro e cinco dias, e como alguns dos estabelecimentos não alcançaram a lotação plena, a cidade atingiu uma média de 95% de ocupação. Bem melhor que o ano passado, pois nesta mesma época de 2011 houve quebras de pacotes e desistências devido ao mau tempo. Esse Carnaval pode ser considerado pelo setor como “muito bom”, pois foi o primeiro feriado prolongado do ano e o tempo ajudou muito. Tivemos sol todos os dias”, disse o secretário.

De acordo com o vice-presidente da Associação dos Quiosques de Ubatuba, Carlos Roberto do Lago, o movimento foi bom, superou as expectativas. “Ainda não fiz um levantamento, mas acredito que o movimento foi igual ao do ano de 2011. No festival de marchinhas na Praça, 90% das pessoas eram da cidade e da 3º idade. Na avenida teve funk e música eletrônica. Isso não é carnaval. Ubatuba não tem carnaval. Não adianta mais reclamar com a administração, eles já estão cansados de ouvir e nós cansados de falar. A cidade não sabe o que é turismo, é preciso começar do zero nessa área. Acredito que o que atrai o turista, são nossas praias e belezas naturais”.

Diferentes impressões traduzidas pela pesquisa realizada nesta quinta-feira, 23, pela Associação Comercial de Ubatuba confirmando que na opinião da maioria dos comerciantes da cidade, o movimento de Carnaval foi bastante positivo. Eles se disseram bastante satisfeitos com o policiamento, mas se mostraram descontentes com a falta de opções para os turistas.

O empresário Jefferson de Oliveira, da loja Climah no Perequê- Açu achou que teve bastante gente, “teve até que um movimento legal, o pessoal veio com menos empolgação, não teve muita bagunça. Saí todos os dias e não vi uma confusão”

Samuel Monteiro e Thais Gabriela, proprietários da loja Golfinhos no Centro e no Itaguá, acharam que este ano o Carnaval foi melhor do que o ano passado, tanto nas programações quanto no comercio. “Aqui no itaguá foi muito bom, melhor até mesmo que o Réveillon, inclusive fiquei surpreso porque geralmente o Carnaval é mais bagunça, mas esse ano foi diferente”.

Ana Maria Pavão, que assistiu ao festival de marchinhas realizado no coreto, achou os artistas ótimos como sempre, porém segundo ela, a praça precisava ter mais segurança. “Muito mendigo no meio da galera, não tinha um cesto de lixo e procurei, muito. Os artistas estavam 10!!! Mas o que competia a organização do evento, deixou total a desejar. Como pode, não ter lixeiras posicionadas em pleno carnaval? Nem alguém da guarda, dando um suporte”.

A contadora Maria Tereza de Oliveira adorou o festival de marchinhas na praça, parabenizou o nível das músicas e os organizadores dos Blocos do Galo e da Cachorrada.

Andreza Lima também parabenizou as Marchinhas, mas disse que a Avenida Iperoig fechada é “o cúmulo do desrespeito com os comerciantes ali estabelecidos. Sem vagas de estacionamento, sem sinalização”.

A pesquisa ouviu também turistas que estavam na cidade. Carllos de Lima que é empresário de Goiás, contou que foi a terceira vez que esteve em Ubatuba e que ficou “encantado e assustado” ao mesmo tempo. “A última vez que vim para Ubatuba foi há dois anos. Essa foi a primeira vez que passei o Carnaval aqui. A cidade continua linda, mas achei um pouco descuidada. Isso me assustou. As ruas estão muito esburacadas. O Carnaval até que foi animado, mas senti falta de atrações conhecidas”.

Outro turista, Samir Ferreira, comerciante da cidade de Três Corações- MG, que freqüenta Ubatuba há quase 15 anos disse que vem para a cidade em quase todos os feriados e que em sua opinião Ubatuba deixou a desejar no quesito “recepcionar o turista”. “O conforto nas praias diminuiu muito, tive que sentar no chão por que um quiosque não pôde colocar cadeira para mim. Achei um absurdo também o aumento da Zona Azul, meu carro ficou o tempo todo no sol e no fim do dia estava riscado. Passei muito nervoso durante o dia, mas pude notar que no comércio em geral há um esforço em nos atender bem. O Carnaval a noite foi bom, pena que fraco para uma cidade do porte de Ubatuba”, disse.

Outro ponto levantado pelo presidente da Associação Comercial de Ubatuba, Ahmad Khalil Barakat considerou negativo foi que ainda alguns carros insistiram em perturbar a ordem e o sossego dos turistas e munícipes em alguns pontos da cidade. Ele destacou também, haver muito comércio irregular. “É necessário que nesta época se aumente a fiscalização e que ela seja rígida com quem vem apenas badernar em nossa cidade, e principalmente com o comércio irregular, sofremos com a sazonalidade, e quando temos um movimento bom como este do Carnaval é injusto haver tantos ambulantes ilegais usufruindo do nosso espaço e levando embora o dinheiro que deveria girar aqui na cidade”.

O vice-presidente da ACIU, Alfredo Corrêa Filho que também é proprietário de um restaurante no Itaguá e diretor do Sinhores, disse que para o setor gastronômico o Carnaval foi muito bom. “Nos quatro dias de carnaval, Ubatuba recebendo mais ou menos 300 mil pessoas podemos considerar que se cada folião gastar R$ 25, a cidade movimentou cerca de R$ 7 milhões na economia local, gerando emprego e renda temporária em Ubatuba”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário