segunda-feira, 19 de março de 2012

Dados Oficiais da Prefeitura de Ubatuba Demonstram a Total Incapacidade de Gestão de Eduardo Cesar

Texto: Marcos Leopoldo Guerra
O jornal Folha de São Paulo publicou no domingo, 18 de março de 2012, no caderno Cotidiano, página C4, matéria referente ao índice criado pela FIRJAN - Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, que classificam os municípios de todo o Brasil com dados que demonstram a saúde financeira das cidades, ou seja, tais dados indicam a qualidade da gestão financeira realizada pelas administrações municipais. Caraguatatuba, como já era esperado aparece como a sexta melhor gestão de todo o Brasil.

Através dos dados oficiais de cada município foram avaliados: receitas próprias, gasto com pessoal, investimentos, liquidez e custo da dívida. Ubatuba aparece na posição de número 346 do ranking nacional. O que mais chama a atenção, nos dados de Ubatuba, é o itém referente aos Investimentos. Abaixo apresento o significado dado pela FIRJAN para tal indicador:

"O IFGF Investimentos, indicador que acompanha o total de investimentos em relação à receita corrente líquida, confirmou que, em um ambiente de elevadas despesas correntes, tem sobrado pouco espaço para os investimentos capazes de promover o bem-estar da população, como iluminação pública de qualidade, transporte eficiente, escolas e hospitais bem equipados. O estudo constatou que metade dos municípios foi avaliada com conceito C e D. Essas prefeituras aplicaram, em média, 7% da receita em investimentos, percentual equivalente a 1/3 do investido pelas que foram avaliadas com conceito A e B."
Todos os índices são classificados como A, B, C ou D, sendo A a classificação máxima e D a mínima. Ubatuba nos anos de 2006, 2007 e 2008 possuía o índice de investimentos classificado com sendo de nível C. A partir de 2009 a situação que já era ruim ficou ainda pior e os índices de Investimento de 2009 e 2010 são classificados como D, ou seja, Ubatuba está entre as piores cidades do Brasil, com investimentos praticamente inexistentes, resultando em uma cidade que não promove o bem-estar de seus habitantes, com iluminação pública precária ou de má qualidade, contando ainda com escolas e hospital sem os equipamentos necessários.

Antes que a meia dúzia de focas amestradas, incompetentes e aproveitadores de plantão, também conhecidos como adoradores de Cesar, se manifestem em favor dessa administração medíocre e incompetente, ressalto que os dados que embasarm a pesquisa foram fornecidos pela própria administração de Eduardo Cesar, portanto a incapacidade de gerir um município está mais do que comprovada. Se mesmo assim os hipócritas e aproveitadores de plantão ainda insistirem em dizer que a administração de Eduardo Cesar é maravilhosa é única e exclusivamente porque se contentam com lixo, com a incompetência, com a negligência e com o desperdício do dinheiro público.

Um comentário:

  1. No ESTADÃO de 18/02 também saiu esta matéria,veja lá o Mapa de gestão fiscal do nosso estado; Caraguá nossa vizinha é a quarta melhor administrada do ESTADO. Sabe qual a experiência política de ANTONIO CARLOS antes de ser Prefeito? Foi o Presidente da ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE CARAGUÁ. Está provado e comprovado UBATUBA PRECISA DE UM AMINISTRADOR -

    ResponderExcluir