quinta-feira, 7 de junho de 2012

“Dia dos Namorados” Ainda Não Empolga Empresários de Ubatuba

O número de comerciantes otimistas, no comércio ubatubense, com o a data e o calendário já é menor em 2012, segundo uma sondagem feita pela Associação Comercial de Ubatuba, nesta terça-feira, 05.

Com a proximidade do inverno, já era para ter começado a correria pelas roupas e calçados mais fechados, cobertores, edredons e lãs para cachecóis. O movimento nas lojas do setor também poderia antecipar-se com a proximidade do Dia dos Namorados, considerada a segunda melhor data do semestre para o varejo e terceira melhor data para o comércio, ficando atrás apenas do Dia das Mães e do Natal, mas não é o que acontece. Faltando pouco menos de uma semana para o Dia dos Namorados o movimento é considerado fraco.

De acordo com uma funcionária da loja O Boticário, o movimento para o Dia dos Namorados ainda não começou, “Espero que seja melhor que o ano passado”, diz.

“Estamos nos preparando ainda para o Dia dos Namorados, mas não vimos diferença no movimento”, disse uma outra funcionária da loja Cacau Show.

“Infelizmente a procura ainda está menor que o ano passado”, disse a proprietária de uma loja de joias.
Já a proprietária de uma floricultura disse estar esperando sair os pagamentos para ver se o movimento aumenta, mas acredita que seu publico deverá deixar para fazer as compras na véspera.

A sondagem da ACIU ouviu 15 comércios da região central e corrobora a Pesquisa Serasa Experian divulgada na quarta-feira, 30, onde mostra que 49% dos empresários do varejo estimam um aumento no faturamento contra 57% no ano passado.

Para o presidente da Associação Comercial de Ubatuba, Ahmad Khalil Barakat, as vendas devem começar a melhorar após o feriado, "Espero que tenhamos um aumento significativo, acreditamos que isso vá ocorrer após o quinto dia útil".

Segundo ele, apesar das perspectivas abaixo da média, uma das opções para chamar a atenção do cliente para esta data são as promoções exclusivas para o Dia dos Namorados. “Além das tradicionais promoções de vestuário, calçados e lingeries, preparar novidades e formas de pagamentos facilitadas podem atrair o cliente. A preparação das vitrines e decoração também são muito importantes”, diz Barakat.

Já o Sincovat- Sindicato do Comércio Varejista está otimista. De acordo com o seu último levantamento, feito entre os dias 21 e 22 de maio, a pesquisa do Sincovat ouviu 85 lojistas de quatro cidades (Caçapava, Taubaté, Campos do Jordão e Ubatuba). Os lojistas esperam, em média, 15% de aumento nas vendas deste ano, com relação ao mesmo período de 2011. Já os valores dos presentes variam, mas diminuem em relação ao ano passado.

Boa parte dos consumidores deve procurar roupas, sapatos, acessórios, celulares, smartphones, perfumaria, cosméticos, chocolates. lingeries e joias para presentear na data. 

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