Ontem tive a grata surpresa e satisfação de ter acesso a primeira edição de um novo Jornal impresso que aparenta querer trazer, periodicamente, informações, isentas de interesses de determinados políticos e condizentes com a realidade nua e crua, às quais devem ser amplamente divulgadas, sem que tais publicações, necessariamente, sejam consideradas ou encaradas como tentativas de denegrir a cidade de Ubatuba.
A liberdade de imprensa e o direito à informação são bases inquestionáveis da cidadania. Não há desenvolvimento pessoal e coletivo sem informação. A prática nefasta e imoral de omitir ou deturpar informações dos cidadãos é a garantia da ditadura e do autoritarismo. Somente os covardes, omissos ou coniventes com ilegalidades temem o livre acesso à informação. Os cidadãos de Ubatuba são vítimas de uma imprensa omissa e conivente com os mais diversos desmandos. Nos últimos oito anos a verdadeira imprensa foi oprimida e "obrigada" a publicar versões distorcidas da realidade ou até mesmo sendo coibida a não publicar fatos que pudessem comprometer, direta ou indiretamente, o clã de medíocres e corruptos que infestaram nosso município.
A qualidade visual da página inicial do Jornal "A Folha de Ubatuba" é de extremo bom gosto e até mesmo inovadora, no que tange à integração do logotipo do jornal com as demais chamadas às notícias. Seja através da utilização de títulos, aparentemente soltos, ou por meio de resumos de matérias, o fato é que o leitor consegue se motivar a comprar um exemplar. Como sempre nem tudo é perfeito e a busca pela qualidade é uma constante para àqueles que querem fazer a diferença e ser um diferencial no mercado de sua atuação. A alta qualidade da página inicial gerou em mim uma expectativa com relação às páginas internas. Apesar de graficamente adequadas, há uma decepção ao abrir as demais páginas face a não utlização de cores ou de um outro recurso, compatível com o "glamour" inicial.
A grata surpresa é que a suposta decepção citada se anula face à qualidade do conteúdo. Não quero e não vou afirmar que concordo com o inteiro teor dos textos, porém valorizo a qualidade dos temas abordados, bem como a independência e liberade com que as teses foram expostas e defendidas.
Parabéns aos idealizadores desse novo e sério meio de comunicação. Espero que a classe empresarial corresponda, através de anúncios, na manutenção e consolidação desse meio de comunicação que veio para ficar. Do mesmo modo espero que os cidadãos observem atentamente as matérias publicadas e as informações que serão, sem sombra de dúvidas, fortes aliados do cidadão para uma melhor formação de valores e de conceitos sobre a realidade que vivemos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário