domingo, 30 de junho de 2013

A Importância dos Movimentos Populares no Brasil e em Ubatuba

Texto: Marcos Leopoldo Guerra

No final de maio de 1992 um grupo de jovens estudantes, que passaram a ser denominados de caras pintadas, iniciaram um movimento contra a corrupção que culminou com a queda do então Presidente Fernando Collor. Passados 21 anos o Brasil está diante de um novo movimento, também formado por jovens, porém com reivindicações que não se limitam ao descontentamento com a Presidência da República.

Há 21 anos o brasileiro acreditava que a simples cassação de um Presidente da República seria suficiente para que os demais políticos pusessem as barbas de molho. Hoje jovens que sequer eram nascidos em 1992 ou que, em sua quase totalidade, possuíam no máximo 5 anos de idade, resolveram ir às ruas demonstrar que a queda de Collor não foi suficiente para que os agentes públicos e agentes políticos entendessem o recado de que o Brasil pertence aos cidadãos e que os servidores públicos devem servir à população e não aos seus interesses pessoais e medíocres.

Todos nós já fomos adolescentes e devemos nos lembrar que nessa idade possuíamos sonhos e ideais. Com o tempo a realidade e o cotidiano fazem com que muitos dos sonhos não se concretizem. Os ideais são esquecidos e a prioridade passa a ser o sustento próprio e a garantia de estabilidade financeira pessoal e dos seus. Os que tem filhos passam a se preocupar com o futuro dos mesmos, os que tem emprego e conquistaram uma certa independência econômica se sentem tímidos para criticar o sistema que lhes permitiu essa situação. A falta de informação ou a dificuldade de acessá-la fez com que muitos de nós deixássemos o tempo passar, sendo que hoje, apesar de termos as informações necessárias que comprovam que há algo muito errado em nossa sociedade, já não temos a mesma garra, vontade e até mesmo coragem para nos manisfestarmos.

A internet apesar de já existir há 40 anos, no Brasil somente à partir de 2000 se popularizou. Os jovens que estão nas ruas de todo o Brasil são da era da internet e possuem muito mais informação do que possamos imaginar. A quase totalidade dos movimentos políticos fala em mudança radical do sistema político e social. Os jovens de hoje falam em respeito às regras existentes e defendem, conscientemente ou não, com unhas e dentes os princípios básicos da administração pública, ou seja, Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência. Tal nível de consciência e de informação tem como consequência um discurso e reivindicações que não tem como ser contestadas por aqueles que foram eleitos e dizem nos representar. 

Dizem que o gigante acordou, porém não param para pensar que este gigante são os jovens pois nós, os mais velhos, seja por ação ou por omissão somos responsáveis por cada um desses canalhas corruptos que infestam o Brasil de ponta a ponta. Portanto os jovens, até então ridicularizados por muitos, são a nossa esperança de um futuro digno com a consequente realização dos nossos sonhos, há muito perdidos ou esquecidos.

Em cidades pequenas como Ubatuba a luta de alguns jovens é ainda maior, pois por viverem em cidades onde todos se conhecem as pressões são maiores. Em Ubatuba o corrupto, omisso e inconsequente Moromizato, até então prefeito, cadastrou os dados pessoais de uma série de jovens manifestantes. Como se não bastasse há notícias de que a administração municipal tem ameaçado os pais ou parentes, que trabalham na Prefeitura, desses manifestantes. Apesar disso é possível ver que alguns pais, apesar das ameaças, passam a apoiar ainda mais seus filhos. 

Parabéns a todos os jovens, de todo o Brasil, que tiveram coragem e determinação para dar um basta a esses políticos corruptos. Parabéns aos jovens de Ubatuba que demonstraram que não irão parar enquanto os agentes públicos e políticos não agirem com um mínimo de dignidade e de respeito pelo cidadão. Tenham a mais absoluta certeza de que a luta de vocês não é uma luta solitária, pois, aos poucos, muito mais pessoas se uniram a vocês. O fato de vocês não possuírem um líder determinado e uma hierarquia é a maior arma que vocês possuem, haja vista que deste modo não há como tentar cooptar ou compra nenhum de vocês. A inexistência de uma liderança formal não significa que a mesma não exista, pois na realidade, todos vocês unidos em um mesmo ideal fazem esse papel. Por fim tenham orgulho de suas ações pois com elas muitos passaram a ter orgulho de ser Brasileiros!


4 comentários:

  1. Elias Penteado Leopoldo Guerra30 de junho de 2013 às 15:36

    Há pessoas que pensam e afirmam que se pretende com esse movimento autêntico, popular, é a mudança do sistema. Na verdade o que se busca é que o sistema, criado pela Constituição Federal e pelas Leis, seja cumprido, pela aplicação e respeitado à Legislação vigente.
    O Ministro do Supremo Tribunal Federal Marcos Aurélio disse claramente que, antes de se tentar criticar ou mudar a Constituição, é necessário apenas respeitá-la e aplicá-la.
    Rui Barbosa, no inicio do século passado, afirmou ter criado uma Lei, de dois artigos, que resolveria todos os problemas do País:
    “Art.1º - Cumpram-se as Leis.
    Art. 2º - Revoguem-se as disposições em contrário”.
    O que é preciso é que TODOS SIMPLESMENTE CUMPRAM A CONSTITUIÇÃO E AS LEIS.

    ResponderExcluir
  2. acho que a prefeitura nao respeita asleis de som ao vivo, sexta sabado e domingopeoga som alto até as duas da manha




    ResponderExcluir
  3. Elias Penteado Leopoldo Guerra1 de julho de 2013 às 02:20

    Complementando, a ideia de se aplicar a Constituição Federal e Lei, em sua essência, na sua intenção e propósito, é fundamentalmente válida. Cabe, entretanto refletirmos que se a Constituição estabelece que O PODER É DO POVO, exercido por seus representantes eleitos, os políticos fica claro que, na situação atual em nosso País, não há essa representatividade entre os políticos e a população a qual deveriam representar. Isto torna necessário e urgente a reformulação da Legislação política para que novas formas se definam para que haja a efetiva representatividade, tanto por parte da classe politica quanto da população, como estão agindo agora, demonstrando ter acordado e se dado conta qual é e como deve ser seu papel em fiscalizar e controlar seus representantes, ou seja, como exercer seu papel de CONTROLE SOCIAL DA GESTÃO PÚBLICA, COMO, PREVISTO NA PRÓPRIA CONSTITUIÇÃO ATUAL.

    ResponderExcluir
  4. Elias Penteado Leopoldo Guerra3 de julho de 2013 às 12:53

    Anônimo, em primeiro lugar deixe de ser anônimo e assuma sua responsabilidade, não se escondendo e fazendo criticas sem se expor. Em segundo lugar, diga o que você fez a respeito ou se está esperando que alguém resolva seus problemas por você? Lembre-se o que o fabuloso Michel Jackson disse : "É imoral esperar que os outros resolvam os nossos problemas por nós" !

    ResponderExcluir