segunda-feira, 22 de julho de 2013

Programa Fundo Comunidade em Rede em Ubatuba

No primeiro encontro, realizado nos dias 19 e 21 de junho, representantes das organizações participantes, fizeram um esboço do mapeamento dos parceiros potenciais em suas comunidades

 
Como parte do processo do programa Fundo Comunidade em Rede, representantes de organizações sociais, membros de comunidades, bem como do poder público, iniciaram um ciclo de formações em oito municípios brasileiros (como Bragança Paulista e Ubatuba), sendo o produto final desta formação um projeto elaborado de forma coletiva por diversos parceiros dos territórios selecionados.

O Instituto Arcor Brasil decidiu pelo apoio a projetos nos municípios de Bragança Paulista e Ubatuba. Em Bragança Paulista, onde existe uma fábrica da Arcor do Brasil, foram definidos os bairros de Estiva, Estiva do Agudo e Jardim Iguatemy, como o território de desenvolvimento dos projetos. Em Ubatuba serão apoiados projetos nos bairros Camburi e Picinguaba, em comunidades caiçaras, com apoio técnico do Projeto Tamar/ICMbio.

No primeiro encontro, realizado nos dias 19 e 21 de junho, representantes das organizações participantes, fizeram um esboço do mapeamento dos parceiros potenciais em suas comunidades. O mapeamento será concretizado com visitas e entrevistas em seu território dos potenciais parceiros.

A identificação dos parceiros será fundamental para o planejamento de ações visando o desenvolvimento local, o fortalecimento dos laços comunitários e a defesa e implementação de direitos.

No primeiro encontro de formação, os participantes também foram estimulados a construir uma visão de futuro desejado para suas comunidades, tendo como horizonte estratégico o prazo de dois anos,tempo de duração dos projetos, respeitadas as fases de monitoramento e avaliação. Neste período serão executadas as ações, de modo coletivo, objetivando o desenvolvimento local.

Novas formações já estão previstas, para os dias 5 e 6 de agosto, em Bragança Paulista, e dias 7 e 8 de agosto, em Ubatuba. Nestes encontros, será construído o diagnóstico participativo da comunidade onde serão realizadas as ações, com a indicação de alguns desafios que tentarão ser superados com o projeto de desenvolvimento local.

O Fundo Comunidade em Rede é resultado de convênio mantido entre o Instituto Arcor Brasil e outras fundações e institutos empresariais, integrantes do Bloco Brasil da RedEAmérica, com a Fundação Interamericana, uma organização autônoma do governo dos Estados Unidos. A RedEAmérica reúne fundações e institutos empresariais de vários países do continente.

O objetivo do Fundo é apoiar projetos de organizações de base, comunitárias, voltados para a construção do desenvolvimento local, a partir da interação entre diversos parceiros nas comunidades escolhidas. Os signatários deste Fundo definiram territórios para apoiar projetos locais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário