domingo, 15 de setembro de 2013

Voluntárias da Santa Casa de Ubatuba Assediadas Moralmente por Robertson Martins

Texto: Marcos Leopoldo Guerra

Como se não fossem suficientes os problemas financeiros da Santa Casa de Ubatuba, comuns à quase totalidade das Santas Casas do Brasil, em Ubatuba, temos um problema ainda maior, cujo nome é Robertson Martins, o qual, através do cargo e da função de Provedor age de modo imoral e ilegal, assediando pessoas, desvalorizando-as e criando um clima insuportável no hospital.

Recebi diversos telefonemas sobre a atuação abusiva de Robertson Martins, desde que o mesmo assumiu a Provedoria. Abuso de poder, desrespeito aos funcionários, intervenção em áreas médicas, são apenas alguns exemplos da conduta imoral e indevida do atual Provedor. A ânsia pelo poder e as demonstrações de falta de caráter e capacidade para o cargo e função de Provedor parecem não terem sido suficientes e Robertson optou por seguir um caminho ainda pior, geralmente escolhido por autênticos canalhas. Demonstrando total falta de respeito à mulheres e a idosos, Robertson resolveu assediar moralmente as voluntárias da Santa Casa de Ubatuba, ameaçando fechar a cantina que foi criada e é administrada pelas mesmas.

Apenas para exemplificar, somente no ano de 2012 a cantina repassou para a Santa Casa de Ubatuba um total de R$ 73.146,00 (setenta e três mil, cento e quarenta e seis reais). Esse resultado se deve ao trabalho do grupo de voluntárias que incansavelmente trabalham há anos no hospital, visando única e exclusivamente a arrecadação de recursos para minimizar os problemas do único hospital da cidade, adquirindo materiais hospitalares, pagando contas de gás, enfim, obtendo recursos onde qualquer centavo é bem vindo e desejado. É no mínimo incoerente que Robertson queira fechar a cantina sendo que, há poucos meses, ocupou a Tribuna Popular da Câmara de Ubatuba para mendigar trocados da população e até mesmo a doação de alimentos.

É difícil encontrarmos algum cidadão de Ubatuba que não conheça as Sras Lígia e Lourdes, as quais, na qualidade de voluntárias da Santa Casa de Ubatuba, trabalham diariamente em benefício do próximo. Todo o lucro do trabalho das mesmas é integralmente repassado à Santa Casa de Ubatuba que opta pelo melhor modo de utilização desses recursos. O dinheiro arrecadado pelas voluntárias não depende de burocracia e muito menos de Certidões Negativas para sua liberação. Para que se tenha ideia do montante arrecadado pelas voluntárias é possível lembrar que recentemente a Santa Casa de Ubatuba deixou de receber R$ 90.000,00 (noventa mil reais), destinados pelo Deputado Federal Alexandre Leite (DEM), pelo simples motivo de Robertson não ter tido a competência de apresentar uma CND - Certidão Negativa de Débitos.

Nos maiores hospitais do Brasil, como Albert Einstein, Sírio e Libanês e Samaritano, o trabalho das voluntárias existe e é tratado com o máximo de respeito e consideração. Destaca-se que nesses hospitais os recursos obtidos pelas voluntárias não é aplicado diretamente nos hospitais, haja vista que os mesmos possuem outras fontes de recursos para a manutenção e aquisição de materiais e equipamentos. A arrecadação efetuada pelas voluntárias é destinada a trabalhos sociais junto a comunidades carentes e pessoas necessitadas. Fica assim evidente a função social exercida pelas voluntárias, ou seja, o trabalho dessas senhoras que abrem mão de suas vidas pessoais para atender o próximo, minimizado suas necessidades básicas e fundamentais, é contínuo e permanente.

Os dias de Robertson na Provedoria da Santa Casa de Ubatuba estão contados. Início hoje uma campanha para que Robertson Martins seja excluído da Provedoria, devendo ainda ser expulso do quadro de associados da entidade por não possuir conduta compatível, demonstrando não possuir caráter para ocupar cargos e funções em entidades filantrópicas. Esclareço que a Santa Casa de Ubatuba pertence a população e não a governos municipais. Nesse sentido qualquer tentativa infantil do Executivo voltada à manutenção de Robertson Martins na Provedoria, será visto e tratado como uma intervenção indevida, ilegal e imoral, que culminará com as Ações Judiciais cabíveis contra o Chefe do Executivo e qualquer outro desavisado que pretenda impedir que eu alcance meu intuito. Em outras palavras, é possível afirmar que a queda de Robertson Martins é uma certeza absoluta e quem se intrometer nessa situação cairá junto com o mesmo!

14 comentários:

  1. Elias Penteado Leopoldo Guerra15 de setembro de 2013 às 12:41

    APOIO INTEGRALMENTE ESTA MATÉRIA, POIS COMO VOLUNTARIO NO CONSELHO GESTOR DA SANTA CASA, DE 2005 A MEADOS DE 2007, FUI TESTEMUNHA DOS FATOS NARRADOS NESTA MATÉRIA E DO TRABALHO DE EXTRAORDINÁRIA IMPORTÂNCIA PARA A SANTA CASA E PARA A COMUNIDADE FEITO PELAS VOLUNTARIAS DA SANTA CASA DE UBATUBA !

    ResponderExcluir
  2. É INACREDITAVEL ...
    QUANTO MAIS SE REZA MAIS ASSONBRAÇÕES, PARASITAS E DEBILÓIDES APARECEM,

    ResponderExcluir
  3. Muito triste esta situação... Uma pessoa assim deveria ser presa!

    ResponderExcluir
  4. Meu Deus como pode ser tão incoerente esta pessoa, juntamente com essa péssima administração da nossa cidade. Se Deus quiser todos vão cair.

    ResponderExcluir
  5. O trabalho das voluntárias da Santa Casa é fundamental, sempre foi à anos são as que não deixam faltar comida, gás, luz, etc...Estão sempre pela cidade arrecadando para manter a Santa Casa funcionando. Sei do árduo trabalho delas e da necessidade de manter este voluntariado ativo. O que deveríamos fazer é dar mais apoio e colaboração para que continuem seu trabalho lindo e admirável, já que neste Brasil e sobretudo em Ubatuba, as verbas federais e estaduais não chegam aos seus devidos fins. Apoio totalmente Marcos.

    ResponderExcluir
  6. EU SEMPRE DIGO, DE O PODER A UMA PESSOA PARA QUE POSSA VER O SEU CARATER ,É ISSO AI VEJA ESTE FULANO , SE ACHA O TODO PODEROSO DE ACORDO COM A MATÉRIA ACIMA, AS PESSOAS DEDICAM HORAS DE SEU TEMPO PARA AJUDAR, E RECEBEM ISSO EM TROCA, O SRº ROBERTSON SEJA HUMILDE ASSIM VC NÃO VAI FICAR AI MUITO E DAI ? DEDIQUE ESTA ENERGIA PARA FAZER BEM FEITORIAS PARA SANTA CASA.

    ResponderExcluir
  7. MARILENE J OLIVEIRA -VOLUNTARIA DO FACE EM AÇÃO17 de setembro de 2013 às 16:21

    GRUPO DE VOLUNTARIOS - TRABALHO POR AMOR

    EU APOIO TOTALMENTE O VOLUNTARIADO DE DNA LIGIA ! MULHER GUERREIRA , CHEIA DE ENERGIA POSITIVA PARA COM O PROXIMO SEJA O QUE DER E VIER . SEMPRE PRONTA PARA AJUDAR SEJA QUEM FOR . ELA ESTA NESTA LUTA A MAIS DE ANOS , COM RESULTADOS ENCRIVEIS POR AMOR NO QUE FAZ ... TENHO ORGULHO DE TE-LA COMO AMIGA .

    "ASSOCIAÇÃO CIVIL SEM FINS LUCRATIVOS INSCRITA CNPJ - SOB O NUMERO 15 130 929/0001-02 COM SEDE NA RUA CUNHAMBEBE NUMERO 1.103 CENTRO UBATUBA - SÃO PAULO CHAMA DE INSTITUIÇÃO / ASSOCIAÇÃO . REPRESENTADA POR SUA PRESIDENTE SRA. LIGIA BENEDITA DE ARRUDA , BRASILEIRA , DIVORCIADA, APOSENTADA, RESIDENTE A RUA CORONEL DOMICIANO NUMERO 587 CENTRO - UBATUBA - SP .CONTATOS PARA MAIORES INFORMAÇÕES SOBRE O ASSUNTO . GRUPO DE VOLUNTARIOS - TRABALHO POR AMOR CELS: 991663549 OU 996037669 .
    SEJA UM VOLUNTARIO (A) VC TBM !:D "

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CONCORDO COM VC MARILENE ! A DONA LIGIA E SUA EQUIPE - TRABALHANDO POR AMOR , FAZEM MUITO PELA NOSSA SANTA CASA , NÃO TEM O PORQUE TIRAREM NAS , POIS ELAS FAZEM TUDO O QUE PODEM QUASE EM TODOS OS SENTIDOS . NÃO ESTOU ACREDITANDO O QUE ESTA OCORRENDO !!! INACREDITAVEL HEMM! :(

      Excluir
  8. O voluntariado é experiência espontânea, alegre, prazerosa, gratificante. O voluntário doa energia, tempo e talento mas ganha muitas coisas em troca: contato humano, convivência com pessoas diferentes, oportunidade de viver outras situações, aprender coisas novas, satisfação de se sentir útil.
    Trabalho na Santa Casa de Ubatuba é fundamental ! Principalmente quando se tem pessoas idosas entre elas , pois vcs ja imaginaram o estrago que pode fazer a elas se tudo o que elas fazem é para se sentirem úteis e levar a vida em plena alegria de poder fazer algo para o alguém e puxarem o tapete delas , somente por não querer mais que elas atuem mais!! Indignada !

    ResponderExcluir
  9. MARILENE J OLIVEIRA -VOLUNTARIA DO FACE EM AÇÃO18 de setembro de 2013 às 15:31

    VOLUNTARIADO !
    1. Todos podem ser voluntários: todos podem contribuir a partir da idéia de que o que cada um faz bem, pode fazer bem a alguém. O que conta é a motivação solidária, o desejo de ajudar, o prazer de se sentir útil. Muitos profissionais preferem colaborar em áreas fora de sua competência específica, exatamente para se abrir a novas experiências e vivências.

    2. Trabalho voluntário é uma via de mão dupla: Voluntariado é experiência espontânea, alegre, prazerosa, gratificante. O voluntário doa energia, tempo e talento mas ganha muitas coisas em troca: contato humano, convivência com pessoas diferentes, oportunidade de viver outras situações, aprender coisas novas, satisfação de se sentir útil.

    3. Voluntariado é uma relação humana, rica e solidária: Trabalho voluntário não é uma atividade fria, racional e impessoal. É contato humano, oportunidade para se fazer novos amigos, intercâmbio e aprendizado.

    4. No voluntariado, todos ganham: A ação voluntária visa a ajudar pessoas em dificuldade, resolver problemas sociais, melhorar a qualidade de vida da comunidade. Seu sentido é eminentemente positivo: ao mobilizar energias, recursos e competências em prol de ações de interesse coletivo, o voluntariado reforça a solidariedade social e contribui para a construção de uma sociedade mais justa e humana.

    5. Voluntariado é uma ação duradoura e com qualidade: A função do voluntariado não é tapar buracos nem compensar carências. Uma sociedade participante e responsável, capaz de agir por si mesma, não espera tudo do Estado, mas tampouco abre mão de cobrar do governo aquilo que só ele pode fazer.

    6. A ação voluntária é tão variada quanto as necessidades da comunidade: Tradicionalmente, no Brasil, o voluntariado se concentrou na área de saúde e no atendimento a pessoas carentes. O reconhecimento da urgência de ações nessas áreas não é contraditório com a valorização de novas possibilidades de voluntariado nas áreas de educação, atividades esportivas e culturais, proteção do meio ambiente etc. Cada necessidade social é uma oportunidade de ação voluntária.

    7. Voluntariado é ação: O voluntário é um pessoa criativa, decidida, solidária. No trabalho voluntário, não há cartórios nem monopólios. Não há hierarquia de prioridades. Não é preciso pedir licença a alguém, antes de começar a agir. Quem quer, vai e faz.

    8. Cada um é voluntário a seu modo: Alguns são capazes individualmente de identificar um problema, arregaçar as mangas e agir. Outros preferem atuar em grupo. Grupos de vizinhos, de amigos, de estudantes ou aposentados, de colegas de trabalho que se mobilizam para ajudar pessoas e comunidades. Por vezes, é uma instituição inteira que se mobiliza, seja ela um clube, uma igreja, uma entidade beneficente ou uma empresa.

    9. Voluntariado é escolha: Cada um contribui, na medida de suas possibilidades, com aquilo que sabe e quer fazer. Uns têm mais tempo livre, outros só dispõem de algumas poucas horas por semana. Alguns sabem exatamente onde ou com quem querem trabalhar. Outros estão prontos a ajudar no que for preciso, onde a necessidade é mais urgente. Cada compromisso assumido, no entanto, é para ser cumprido.

    10. Voluntariado é um fenômeno mundial: A escolha do ano de 2001, pelas Nações Unidas como Ano Internacional do Voluntariado, representa o reconhecimento internacional do voluntariado como fenômeno contemporâneo e global. Esta celebração é uma oportunidade a ser aproveitada para consolidar o voluntariado no Brasil como componente essencial de uma sociedade cada vez mais democrática e participativa.

    ResponderExcluir
  10. EU VI O VIDEO DA SESSÃO DA CAMARA DE UBATUBA DO DIA 17 / 09/ 13 - TERÇA FEIRA PASSADA ! O PROVEDOR QUER TIRAR O GRUPO TRABALHO POR AMOR? E ESTA NUTRICIONISTA CAROLINE FERNANDES , SE TEM 8 ANOS DE TRABALHO NA SANTA CASA E CONTINUA NESTA GESTÃO É PORQUE É CONVENIENTE ELA FAZER A LEITURA NA TRIBUNA POPULAR NÃO ACHAM !!! O QUE A CANTINA TEM HAVER COM AS VERDURAS QUE ESTÃO SENDO DOADAS PELO GRUPO A MAIS DE 10 ANOS , QUE FOI MUITO ÚTIL E PROVEITOSO , TANTO PARA PACIENTES , COMO PARA FUNCIONÁRIOS DO HOSPITAL !!! ESTA MAIS QUE CLARO QUE A GESTÃO ATUAL NÃO QUER ELAS NO HOSPITAL . QUE COISA FEIA EHMMM! SE O GRUPO DE VOLUNTARIAS TRABALHO POR AMOR TEM TODAS AS DOCUMENTAÇÕES CORRETAS , ALVARÁ , CNPJ ( ADVOGADO , CONTADOR ETC... ) CONFORME ANEXO , PODEM FICAR SOSSEGADAS ! DEUS É MAISSSS ! PODEM CONTAR COMIGO , JA ANOTEI OS 2 CELULARES , ENTRAREI EM CONTATO ESTAREI A DISPOSIÇÃO PARA QUALQUER OUTRAS EVENTUALIDADES ...ABRAÇOS AO GRUPO!

    ResponderExcluir
  11. A nutricionista uma pessoa da área da saúde submeter a uma situação dessa,mostra que não tem uma boa formação.Era preferivel sair da instituição, de cabeça erquida, do que ir a câmara municipal.Nutricionista sem noção.

    ResponderExcluir
  12. Nossssa ... ! A Dna Ligia ja fez tanto pela nossa Santa casa de Ubatuba , porque isso agora !! Tenho acompanhado o seu trabalho a anos ! Não acho certo chegarem a este ponto !!! Uma simples reunião entre os voluntarios para seguirem regras e pronto !! :( muito triste por isso viu .

    ResponderExcluir