quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Descaso da Administração de Moromizato faz Vítima Fatal em Ubatuba

Texto: Marcos Leopoldo Guerra

No dia 30 de dezembro de 2013 a incompetência, o descaso, a omissão, a negligência e a inconsequência do até então prefeito de Ubatuba - SP Moromizato e de seus asseclas igualmente inúteis culminou com a morte de um adolescente de 13 anos, vítima do trenzinho da empresa Loucomotiva Tour.

Segundo matéria publicada pelo G1 (Vale do Paraíba e Região) o adolescente trabalhava como animador do trenzinho e por volta das 22:30 h, na Avenida Guaicurus - bairro do Itaguá, caiu do trenzinho e foi atropelado pelo mesmo. O menino de 13 anos foi socorrido e veio a óbito no hospital. A empresa responsável pelo trenzinho se manifestou na rede social facebook lamentando o ocorrido, informando que o adolescente trabalhava para a empresa, dentro do trem, conferindo as passagens, alegando ainda tratar-se de uma fatalidade e que aguardarão os resultados da perícia para melhor esclarecimento dos fatos.

O vocábulo fatalidade possui o significado de destino inevitável. No presente caso o termo tragédia anunciada é muito mais próprio e adequado, pois tragédia envolve questões sobre a moralidade, o significado da existência humana e as relações entre as pessoas. Muitos culparão única e exclusivamente os proprietários da empresa pelo acidente e consequente falecimento do adolescente. Na realidade estamos diante de uma situação que envolve diversos culpados, que por dolo ou culpa. Senão vejamos:

da empresa

Os proprietários da empresa responsável pelo trenzinho contrataram menor de idade para trabalho totalmente impróprio a idade do mesmo face aos riscos óbvio da atividade de permanecer em um veículo em movimento sem condições de segurança. Tais ações ferem, ao menos em tese, as normas trabalhistas envolvendo a contratação de menores e da segurança de todo e qualquer trabalhador.

da Municipalidade e dos Agentes Públicos

Enquanto o cidadão comum é multado por dirigir sem a utilização do cinto de segurança ou ainda por falar em celular enquanto dirige, os responsáveis pelo trenzinho parecem imunes ou invisíveis aos olhos dos Agentes de Trânsito.

A Secretaria da Fazenda comandada pelo incompetente Tarcísio Carlos de Abreu, através de um departamento de Fiscalização que aparenta ter olhos apenas para taxistas e ambulantes, trata questões similares de modo diverso. Os taxistas foram alvo até mesmo de denúncias a Polícia Rodoviária por supostamente transportarem indevidamente passageiros a Taubaté. Já os ambulantes foram obrigados a licenciar seus carrinhos para poderem renovar suas licenças. Qual ou quais as razões para que Tarcísio não tenha determinado a seu Departamento de Fiscalização medidas semelhantes aos proprietários do trenzinho, no que tange a obrigatoriedade de cintos de segurança e comprovação de preparo técnico dos funcionários para o atendimento do público em casos de acidentes?

da Política e da falta de Caráter dos Agentes Públicos

Nada melhor do que um dia após o outro para mostrar a verdadeira face e as reais intenções de supostos formadores de opinião e aparente defensores da democracia e dos Direitos e garantias individuais. Em 2012 Gerson Campos me falou sobre sua indignação com relação ao trenzinho que andava pela cidade perturbando os comerciantes, estacionando em qualquer local retirando vagas de turistas e colocando crianças em situação de risco face a inexistência de equipamentos de segurança. Em 17 de abril de 2012 Gerson Campos me enviou o seguinte e-mail:
Olá Marcos,

Você já deve ter visto no Facebook do Luis Pavão Luba, mas segue anexo a foto tirada e no face podemos ver vários depoimentos, inclusive segue abaixo o parecer do Luis. Ainda tem o mesmo trem fazendo a campanha do Sato no dia da pedalada do pessoal da prefeitura.

Um abraço
Gerson

Ubatuba faz homenagem a Bolívia, lançando o "Trenzinho da Morte" por aqui..


6 de Abril

Ubatuba faz homenagem a Bolívia, lançando o "Trenzinho da Morte" por aqui..

Piadinhas à parte, como vamos cobrar respeito e prudência dos motoristas em Ubatuba, se um trenzinho circula livremente pela cidade cometendo diversas infrações de trânsito??

Funcionários vestidos de Fofão e Bem 10 viajam pendurados nas grades ou sentados no para-lamas do veículo, sem a mínima segurança, saltando para rua e retornando com o veículo em movimento...

Passageiros (na maioria crianças) não usam cintos de segurança, indo em pé em algumas partes do trêm, em caso de acidente serão arremessadas...claro.

E tem mais, o som do dito "Trenzinho da Alegria" chega ser mais alto que aqueles carros "tunados" que são proibidos por lei municipal, sem falar da qualidade das músicas...

E hoje ouvi falar que o Fofão recentemente caiu do trem e se quebrou todo. Não confirmei se é verdade, mas ja resolvi postar minha indignação com tudo isso. Ou será que alguém tem que morrer pra alguma coisa acontecer??

Obs.. já vou avisando que não tenho nada a ver com política, ou campanha contra ou a favor de ninguém.

Atualmente Gerson Campos é secretário municipal de Turismo e Luis Pavão assessor de sabe-se lá o que e de quem na Prefeitura de Ubatuba. O suposto poder e talvez o excesso de chá alucinógeno tenham turvado os conceitos éticos e morais dos citados, haja vista que de críticos passaram a ser coniventes com as ilegalidades antes denunciadas.

E agora Gerson Campos e Luis Pavão suas previsões se concretizaram e um adolescente de apenas 13 anos faleceu? Quando é que vocês demonstrarão possuir um mínimo de dignidade e de caráter e tomarão medidas concretas para que situações como essa parem de ocorrer em Ubatuba? Esse é o lixo de administração municipal que vocês tanto defendem? Interesses políticos de um bando de corruptos do PT estão acima da vida de uma pessoa?

Até quando os Cidadãos de Ubatuba terão que aguentar esse bando chefiado pelos corruptos, incompetentes, omissos, negligentes e inconsequentes  Maurício Moromizato e seu inútil vice prefeito Sérgio Caribé?

7 comentários:

  1. Elias Penteado Leopoldo Guerra2 de janeiro de 2014 às 13:26

    Criança de 13 anos trabalhando é exploração do trabalho infantil, criança trabalhando em situação de risco é imoral, ilegal e crime, criança trabalhando à noite (22h30min) é ilegal e exploração do trabalho infantil. SERÁ QUE SOMENTE NÓS, CIDADÃOS, TEMOS CONSCIENCIA DISTO? E A AUTORIDADE PÚBLICA: PREFEITO, SECRETARIO DE SEGURANÇA, COORDENAÇÃO DE TRANSITO, SECRETARIO DE ASSUNTOS JURIDICOS, CONSELHO TUTELAR DO MENOR, SECRETARIO DE TURISMO, (NA ESFERA DO EXECUTIVO), O LEGISLATIVO, A CÂMARA MUNICIPAL, QUE TEM COMO RESPONSABILIDADE FISCALIZAR A ATUAÇÃO DO EXECUTIVO, POLCIA MILITAR E, PRINCIPALMENTE, O MINISTÉRIO PUBLICO!
    É um absurdo que somente o cidadão tenha consciência disto e fique chocada com os trágico fato e com a inércia, omissão, descaso, irresponsabilidade, cumplicidade da autoridade pública; por esta razão que nós, meu filho e eu, tomaremos as medidas legais e judiciais cabíveis.

    ResponderExcluir
  2. COMENTAR , OQ, , NAO VAI TRAZER ESTA CRIANÇA DE VOLTA. MAS QUE A JUSTIÇA SEJA FEITA E OS RESPONSAVEL SEJAM PUNIDOS , PARABENS AO SR MARCOS, PARBENS AO UBATUBA COBRA...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elee era o meu primoo , to sentiindo uma dor tao enorme que nunca vai passa , ele estava feliz por esar trabalhando naquele maldito trenzinhoo , ele morreu vistido de “ PETER PAN “ ( o menino que nao cresçe ) , natã ele era um menino alegre e feliz por onde ele passava contagiava todos com sua alegria , e hoj so restou saudades dele :( , esse trenzinho tem q parar antes q ele faz mas vitimas fatais como meu primo ....

      Excluir
  3. Sou comerciante e estou indignado, pois crianças montaram na rua Usina Velha 160, sem qualquer alvará ou algo parecido, freezers e estão vendendo cerveja e bebida alcoólica no meio da rua com o apoio de pais irresponsáveis, inclusive bloqueando o passeio para pedestres sem que sejam importunados pela fiscalização. Algo muito estranho nisso tudo.

    ResponderExcluir
  4. Onde está a GCM ???
    Turistas fazem o que querem com seus carros, param onde querem, som alto. Desorganização total no trânsito do centro. Pode-se parar onde quiser.
    BAGUNÇA TOTAL !!!
    Mas fora da temporada, eles aparecem para multar (arrecadar) os moradores.
    Onde está a administração pública ??
    Verdade, viu ? Estamos sendo enganados por mais 4 anos.

    ResponderExcluir
  5. UM DIA ANTES DO LASTIMÁVEL ACORRIDO COM OMENINO PETER PAN EU ESTAVA NO TRENZINHO FILMEI OS ANIMADORES E HOJE NÃO ACREDITO NO QUE ACONTECEU ESTAVA NO TRENZINHO E NÃO VIA A HORA DE DESCER EU ESTAVA NO PENULTIMO VAGÃO QUANDO ELE FAZIA A CURVA PARECIA QUE IA TOMBAR E QUANDO PASSAVA EM LOMBADAS O FUNDO RASPAVA NO CHÃO ISSO JÁ ERA SINAL QUE ALGUMA COISA ESTAVA ERRADA

    ResponderExcluir
  6. Esse trenzinho é simplesmente ridiculo! se eu tivesse filhos jamis levaria para andar nisso,é uma bagunça,os animadores sobem nos muros das casas,uma vez eu vi um bebendo pinga e voltando para o trem,uma falta de educação total! sem contar nas musicas de pessimo gosto(funk),um mau exemplo para crianças! Acho que isso tem que acabar,não acrescenta nada para Ubatuba! E agora a familia do adolescente como fica? Lamentavel...

    ResponderExcluir