Fonte: David Lucena e Ítalo Nogueira/ Folha de São Paulo
Originalmente publicado em: http://www1.folha.uol.com.br/poder/2014/01/1391997-justica-estadual-tem-o-pior-resultado-contra-corrupcao.shtml
A Justiça estadual teve o pior desempenho no cumprimento das metas
fixadas pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça) com o intuito de
combater a corrupção no país.
O objetivo, definido em 2012, era que todos os processos de improbidade
administrativa e de crimes contra a administração pública que entraram
na Justiça até dezembro de 2011 fossem julgados até o fim de 2013.
As cortes estaduais julgaram apenas 40% das ações de improbidade e 52% dos processos criminais.
Outras cortes foram ligeiramente melhores. Mas todas elas também ficaram abaixo da meta do CNJ.
Entre os Tribunais Regionais Federais, os índices foram de 56% e 77%,
respectivamente. No STJ (Superior Tribunal de Justiça), os resultados
foram 71% e 58%.
Somadas todas as cortes, o resultado final obtido em todo o Judiciário foi de 54%.
Apesar do baixo índice de cumprimento, o CNJ diz que a chamada meta 18
estimulou os tribunais a acelerar o trâmite desses processos.
Segundo o conselheiro Gilberto Valente Martins, responsável pelo
monitoramento da meta, os processos de improbidade demoravam muito a
serem julgados: "A média era de sete anos até o julgamento", afirma.
Somados os processos de improbidade e criminais, as Justiças estaduais
com pior desempenho foram as do Piauí (8%) e da Bahia (10%).
Os dados são atualizados em tempo real e podem variar conforme os tribunais enviam suas informações ao CNJ.
Irregularidades
Mas o que Martins afirma que o deixou mais preocupado foram os
tribunais que se aproximaram do resultado desejado. O CNJ recebeu
relatos de juízes que extinguiram ações para atingir mais rapidamente a
meta. Acusados ficaram sem punição.
Segundo o conselheiro, um magistrado arquivou processos alegando que o
Ministério Público não tem legitimidade para propor ações de improbidade
-posição considerada absurda no meio.
"Eu até prefiro que haja esse tipo de magistrado, e o Ministério
Público que recorra, do que aqueles que ficam com processos na manga",
diz Martins. "Esses casos devem ser denunciados."
O conselheiro disse que vai analisar os tribunais com bons resultados
para saber se houve algum tipo de truque na busca por um resultado mais
próximo da meta, ou identificar boas práticas que possam ser copiadas
por tribunais menos eficazes.
Ele afirmou ainda que o CNJ irá propor ações de responsabilidade se for identificado que juízes trataram a meta com descaso.
Martins também criticou a oscilação dos julgamentos nos tribunais
estaduais e até no STJ (Superior Tribunal de Justiça) em relação às
ações de improbidade contra deputados e senadores.
Há divergências sobre se parlamentares têm direito a foro privilegiado em processos desse tipo.
"O próprio STJ, em algumas turmas, fica oscilando. Acho que no Brasil
se julga após verificar quem está no polo passivo da ação. Se é do baixo
clero, não tem foro privilegiado. Se demandar um deputado com um peso maior, sendo do alto clero, tem foro privilegiado", disse.
Mesmo diante do descumprimento, o CNJ decidiu atualizar a meta para 2014 com os mesmos parâmetros.
Além da obrigação de julgar as ações de improbidade e crimes contra a
administração que entraram na Justiça até o fim de 2011, os tribunais
terão que apreciar, até dezembro de 2014, todos os processos desse tipo
que chegaram ao Judiciário em 2012.
"Acreditamos que agora, mais aparelhados para julgar essas questões, teremos um êxito maior", disse Martins.
Ele afirmou que, em 2013, o foco do CNJ foi no monitoramento da meta.
Neste ano, diz, as vistorias in loco serão intensificadas.
Multas e condenações por ressarcimento atingiram R$ 2,2 bilhões,
segundo o CNJ. Mas esse valor não representa o que de fato foi pago, já
que na maioria dos casos há recursos a serem julgados.
Procurados, os tribunais da Bahia e do Piauí -os piores das listas- prometeram mutirões para acelerar julgamentos em 2014.
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