domingo, 5 de janeiro de 2014

SABESP Informa razões do Desabastecimento de Água no Litoral Norte de SP

Consumo elevado e as fortes chuvas do início da noite de sábado e nesta madrugada de domingo, causaram desabastecimento na região
 
Fonte: Assessoria de Comunicação da PMU

A Sabesp informa que as fortes chuvas do início da noite, que se estenderam durante a madrugada, aliadas ao alto consumo que esgotou seus reservatórios, estão causando desabastecimento de água nas quatro cidades do Litoral Norte: Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba.

A situação mais crítica está em Ubatuba, que teve seu principal sistema invadido pela barreira que caiu na rodovia Osvaldo Cruz e desceu para o Rio Grande, onde é feita a captação que abastece toda a região central do município. Os bairros atingidos são: Coqueirais, Barra Seca, Bela Vista, Centro, Cid Carolina, Domingas Dias, Enseada, Enseada, Estufa, Estufa I, Estufa II, Figueira, Flamengo, Flamenguinho, Horto Florestal, Iperoig, Ipiranguinha, Itaguá, Jardim Samambaia, Lázaro, Marafunda, Morro das Moças, Pedreira, Perequê Mirim, Ponta das Toninhas, Ponta Grossa, Parque dos Ministérios, Praia Grande, Praia Vermelha, Centro, Ressaca, Saco da Ribeira, Santa Rita, Sesmaria, Sumidouro, Sununga, Taquaral, Tenório, Toninhas e Usina Velha.

Em Caraguatatuba, o problema está concentrado nas regiões central e Norte, em razão do assoreamento das captações dos rios Guaxinduba, que atende parte do Centro, e Mococa, que atende o Norte do município. Houve paralisação no abastecimento devido aos parâmetros de cor e turbidez da água, afetando os seguintes bairros: Capricórnio, Capricórnio II, Capricórnio III, Cocanha, Delfim Verde-Capricórnio, Fazendinha, Getuba, Fazendinha, Jardim do Sol, Massaguaçú, Mococa, Morada do Mar, Morro do Chocolate, Parque Imperial, Parque Patrimônio, Santa Rosa, Verde Mar, Benfica, Cantagalo, Caputera, Casa Branca, Querosene, Centro, Cidade Jardim, Guaxinduba, Ipiranga, Sumaré, Jardim Terralão, Martim de Sá, Olaria e Prainha.

Especificamente na região central, há ocorrência de baixa pressão em razão do reservatório do Benfica (responsável pela abastecimento desta parte do município) estar recebendo água do sistema Porto Novo, por meio de bombeamento.

Em São Sebastião, o rompimento de uma adutora na Costa Sul ocasionou o desabastecimento dos bairros Maresias, Barra do Una e Juquehy. Na região central há problemas pontuais de baixa pressão nos bairros Centro, Porto Grande, Vila Amélia, Itatinga, Olaria, Varadouro e Topolândia, devido à alta de consumo, que impede a recuperação dos reservatórios, pois toda a água produzida é imediatamente distribuída.

No município de Ilhabela, temperatura elevada e alto consumo de água tem ocasionado problemas de baixa pressão nos bairros Arrozal, Barra Velha e Armação.

Equipes de operação e manutenção da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, estão trabalhando desde a madrugada para restabelecer os sistemas mas é necessário aguardar que as águas dos mananciais melhorem suas condições, para possibilitar tratamento e distribuição com a qualidade de sempre.

Além dos 11 caminhões pipa que já estavam na região, mais veículos estão vindo de outras unidades da empresa para reforçar o atendimento. Casos emergenciais devem ser registrados na Central de Atendimento, que funciona 24 horas pelo telefone 0800 055 0195.

A Sabesp lamenta os transtornos e recomenda o uso racional da água armazenada nas caixas d’água das residências até que o abastecimento seja restabelecido.

Dicas para economia de água:
- deixe a torneira fechada enquanto escova os dentes ou faz a barba;
- tome banhos mais curtos e feche o registro durante o ensaboamento;
- antes de lavar a louça, retire e excesso de comida com a esponja; deixe a torneira fechada ao ensaboar;
- acumule as roupas para utilizar a máquina de lavar;
- evite lavar a calçada com mangueira. Use a vassoura para limpar o local;
- evite lavar o carro com mangueira; use balde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário