segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Sônia Bonfim Teve um Mau Fim

Texto: Marcos Leopoldo Guerra

Sonia Maria Bonfim foi exonerada da FUNDAC - Fundação da Criança e do Adolescente de Ubatuba, pelo até então prefeito Maurício Humberto Fornari Moromizato. Após muito procurar, dentro do PT e nos partidos que ainda o apoiam, Moromizato foi obrigado a dar o braço a torcer e nomeou Lúcia Helena Cosmo, ex presidente da FUNDAC na gestão Eduardo de Souza Cesar.

Antes de comentar o desastroso período de Sonia Bonfim, gostaria de parabenizar Moromizato por seu ato de humildade, certamente fruto de um momento de introspecção que culminou com o reconhecimento de que com um bando de incompetentes, omissos, negligentes e inúteis ninguém chega a lugar algum. Mais nobre ainda é se curvar à realidade e trazer a ex presidente da FUNDAC, da gestão de Eduardo de Souza Cesar, para corrigir o caos deixado por Sonia Bonfim. Espero que esse tenha sido o primeiro passo para sairmos do fundo do poço, que Moromizato e sua gangue nos colocaram. Resta saber qual a programação para a exoneração dos demais secretários, presidentes da EMDURB, presidente da COMTUR, bem como para a saída do próprio Moromizato.

No que tange ao curto período de Sonia Bonfim na direção da FUNDAC, é difícil encontrar uma palavra que resuma a péssima gestão, o descaso, a omissão, a falta de sensibilidade e de respeito com as crianças e com a população. Sonia Bonfim fez de tudo um pouco, menos cumprir suas obrigações relacionadas a garantir um início de vida melhor e mais digna às crianças e adolescentes que pelas mais diversas razões necessitaram da FUNDAC. Durante a curta gestão de Sonia Bonfim, de apenas treze meses,  crianças foram espancadas e humilhadas, sendo que somente após a brilhante atuação do Conselho Tutelar, na pessoa de Natália Barboza dos Santos, tais atrocidades e desmandos vieram à público em outubro de 2013 e algumas ações passaram a ser tomadas (clique aqui para acessar a matéria). Houve a intervenção municipal, o término do convênio com as Aldeias Infantis SOS Brasil, porém nada ou quase nada mudou. Na última semana moradores da Rua Sebastião Benedito da Rocha, onde a Casa Ninho, de responsabilidade da FUNDAC, está instalada, após diversas reclamações sobre as péssimas condições da casa destinada ao abrigo  das crianças e adolescentes, face ao descaso de Sonia Bonfim, protocolaram junto ao Ministério Público e à prefeitura de Ubatuba pedido de providências, pois a vida de todos os moradores da Rua passou a ser prejudicada em função da total falta de controle das crianças pelos seus cuidadores e responsáveis (clique aqui para acessar a matéria).

Nunca tantos incompetentes, omissos, negligentes e inconsequentes foram nomeados por um mesmo prefeito. O caos da FUNDAC não é caso isolado na suposta administração do suposto até então prefeito Moromizato. Por incrível que possa parecer, tudo indica que estamos diante de um concurso onde o mais despreparado e inútil vence. Cada um dos supostos Secretários Municipais se esmeram em ser mais irresponsáveis e negligentes que os demais. Como resultado temos uma cidade caindo aos pedaços, na qual, qualquer pessoa minimamente informada, percebe que o município está à deriva, à mercê de mendigos, drogados e oportunistas trazidos pelo PT para delapidarem o pouco que ainda resta. Sonia Bom Fim teve um mau fim, espero que as demais exonerações já estejam assinadas ou em vias de serem.
 

4 comentários:

  1. ESTÁ NA HORA DO POVO EXONERAR O MOROMIZATO E A BANDIDAGEM QUE ELE COLOCOU NA PREFEITURA

    ResponderExcluir
  2. Espero que os problema de nos moradores da rua Sebastiao Benedicto da Rocha sejam solucionados o mais breve possivel pois nao AGUENTAMOS mais o descaso das autoridades com o nosso problema referente a Casa Ninho. Ja demorou para alguem pelo menos ir retirar aquele som INSUPORTAVEL de la...Quem sera q vai nos ajudar????

    ResponderExcluir
  3. La se vai quase um mes e NINGUEM passou nem perto de solucionar os problemas existentes na Casa Ninho...que em vez de proteger os menores que abrigam estao dando abertura e liberdade apenas para 3 "criancas" insubordinadas e sem educacao que la residem. Os que prescisam realmente de protecao (menores de 1 ano e 8 meses e de 3 anos) continuam a merce desses aprendizes de marginais. De nada adiantou a conversa com o juiz...som alto, saidas depois das 18 hs, etc sao constantes...som alto ate durante a visita de pessoas da FUNDAC...o que sera que precisa acontecer para que todos esses absurdos (som alto, pertubacao do sossego, falta de seguranca na rua e para os bebes que estao abandonados nessa casa) sejam realmente RESOLVIDOS pelas autoridadrs de Ubatuba??? Moromizato esta se revelando tao incapaz quanto seu antecessor...VERGONHA!!!!!
    Tirem aquele som de la ao menos POR FAVOR...mostrem ao menos que respeitam um pouquinho nos pobres moradores que pagamos em dia nossos impostos.

    ResponderExcluir
  4. Semana passada os menores (bebes) que estavam no abrigo Casa Ninho foram retirados...ficamos imensamente felizes por eles, que ficaram livres das baguncas e arruacas dos outros menores que la abrigam (5).
    Resta ainda uma menininha (que e irma de um dos garotos que infernizam os moradores) que parece que ainda nao foi "contaminada" pelos outros...talvez ela tbem mereca ser salva dessa "Casa Ninho de cobra" que se transformou esse lugar.
    O som foi retirado, sobre prostestos, xingamentos e gritarias de todos os moradores da casa...foi uma alegria p nos moradores da rua...mas acreditem...15 minutos depois eles estavam com outro som...BEM ALTO p todos ouvirem...por enquanto o som ainda esta la...e nao ouvirao mais...mas pq sera que em vez de som (que a Fundac deveria proibir definitivamente) nao levam p la uma tv e livros p que eles pelo menos tenham um pouco de educacao?
    E tambem seria otimo que afastassem algumas pessoas que frequentam aquela casa, incentivando que os menores continuem com atitudes totalmente erradas....criancas que nao tem NENHUMA atividade...nem na aula estao indo...sera que ninguem toma conta disso??? Acho que nos vamos ter que receber um salario p informar as "autoridades" sobre os desmandos dessas criancas...ja que estamos fazendo o trabalho deles (Fundac e Conselho Tutelar).
    E o que sera que a Prefeitura e o Ministerio Publico estao fazendo p RETIRAR definitivamente essa casa daqui???? CHEGA!!! So morando perto dessa casa p saber o que passamos todos os dias...merecemos e exigimos sossego!!!

    ResponderExcluir