segunda-feira, 25 de julho de 2011

Olho Vivo no Dinheiro Público

A Controladoria-Geral da União (CGU) desenvolve o Programa Olho Vivo no Dinheiro Público para incentivar o controle social. O objetivo é fazer com que o cidadão, no município, atue para a melhor aplicação dos recursos públicos. Com a iniciativa, a CGU busca sensibilizar e orientar conselheiros municipais, lideranças locais, agentes públicos municipais, professores e alunos sobre a importância da transparência na administração pública, da responsabilização e do cumprimento dos dispositivos legais.
O Programa Olho Vivo no Dinheiro Público prevê cinco ações, todas complementares entre si:
Analistas e técnicos da CGU coordenam as ações do programa. Esses auditores receberam capacitação para atuar como multiplicadores do programa e são responsáveis por orientar e conduzir os processos de aprendizagem.

Histórico do Programa


O Programa Olho Vivo no Dinheiro Público existe desde setembro de 2003 e foi criado por meio de parceria entre a Controladoria-Geral da União (CGU) e a organização não-governamental (ONG) Avante - Qualidade, Educação e Vida. Em princípio, o nome era Projeto de Mobilização e Capacitação de Agentes Públicos, Conselheiros Municipais e Lideranças Locais e visava orientar os agentes públicos municipais sobre práticas de transparência na gestão, a responsabilização e a necessidade do cumprimento dos dispositivos legais, bem como contribuir para o desenvolvimento e o estímulo do controle social.


A ampliação e o fortalecimento do controle social são prioridades do Olho Vivo cuja realização (do controle social) pode ocorrer de modo espontâneo no interior das associações civis e organizações não-governamentais, ou por meio de previsão legal, nos conselhos de políticas públicas. Ações de estímulo ao controle social podem incrementar o trabalho dessas instituições, melhorando seus resultados.


Outra causa para o desenvolvimento do programa Olho Vivo no Dinheiro Público foram as constatações dos relatórios do Programa de Fiscalização a partir de Sorteios Públicos . Inúmeros gestores e servidores municipais cometem, por mero desconhecimento, irregularidades na aplicação das verbas federais transferidas. Isso evidenciou a necessidade de cooperação entre a União e os municípios para garantir a correta utilização dos recursos públicos.
O Programa Olho Vivo no Dinheiro Público, construído coletivamente pelo Órgão Central da CGU, pelas suas Unidades Regionais e por uma ONG especializada em educação, está em sua terceira fase. De início, foram feitos os estudos, o desenho da metodologia, a formação de multiplicadores e a realização de eventos pilotos. Em seguida, iniciou-se um encontro entre representantes de todas as Regionais para o debate das experiências pilotos e a definição das diretrizes, com a realização de eventos de educação presencial em todas as Regionais. Na fase atual, a terceira, o foco é na expansão do público-alvo, com a incorporação de professores e alunos, a adequação das ações para o novo público e o estabelecimento de parcerias para alcançar maiores resultados no incentivo ao controle social.

Dados do Caged apontam aumento nas vagas de emprego na região

Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nessa terça-feira, 19, pelo Ministério do Trabalho, apontaram aumento nas vagas de emprego nas principais cidades da região. Taubaté ganhou destaque, ofereceu 3.308 novos postos de trabalho em junho deste ano, com maior contratação na área de serviços, 1.341 vagas.
 
Em seguida aparece Jacareí, que teve 1.874 vagas em aberto. Atibaia gerou 1.796 novas vagas, seguida de Pindamonhangaba, com 1.182, e Caçapava com 844. Na Serra da Mantiqueira, Campos do Jordão registrou queda no número de empregos. Em junho de 2011 estavam disponíveis 583 vagas, contra 719 registradas no mesmo período do ano passado.
 
Na região Bragantina também houve queda, foram 156 vagas a menos. Ubatuba gerou 41 vagas a menos do que junho do ano passado e São José dos Campos também ofereceu menos postos de trabalho. Em junho deste ano eram 8.420 vagas, tendo maior contratação na área de serviços. No mesmo período do ano passado, o número de vagas disponíveis era de 8.709.

Desequilíbrio
De acordo com o Secretário de Relações do Trabalho de São José dos Campos, José Luís Nunes, essa queda se dá devido a um problema no setor de serviços. “Está acontecendo um desequilíbrio nesse setor, que sempre contratou muita gente, e percebemos que nos últimos dois meses está havendo uma pequena retração. O setor está contratando bem menos do que o previsto, mas continua com o número de demissões considerado normal”.
 
O secretário ainda explica porque essa estagnação pode estar acontecendo. “Acreditamos que isso seja uma questão pontual, pois é um setor que vem crescendo nos últimos 24 meses, e talvez esteja repensando algumas políticas”.
 
Apesar dos dados, Nunes acredita que a cidade voltará a ocupar um rankig positivo até o fim do ano. “Nossa expectativa é que nos próximos meses São José aumente o número de vagas de emprego, e contratações, voltando a apresentar um saldo positivo”, finaliza (Fonte: VNews)

Vagas de Emprego

Empresa:
Mercadinho Marafunda
Endereço:
R. Laurentina Braga de Almeida 48
Telefone:
12 38335657
Contato:
Inez / Antonio Carlos
Email:
Vaga:
Operador de caixa
Exigência:
Mínimo 2 referências, ter experiência e bom atendimento.
Observações:
Currículo no próprio local

Os 10 Mandamentos do Cidadão Consciente


Prometo cumprir e fazer cumprir

1 - Combater a violência da injustiça, fazendo valer meus direitos constitucionais e denunciando a pior violência, que é a omissão dos governantes em assegurar condições legais para o efetivo cumprimento das leis, favorecendo a impunidade que estimula o mau exemplo da prática generalizada de delitos. A cada direito violado corresponde uma ação que posso e devo empreender para obrigar o estado a fazer justiça.

2 - Resolver meus problemas e os da minha comunidade formando e participando de associações civis de moradores, de preservação do meio ambiente e de amigos do patrimônio cultural, de proteção às pessoas, minorias e deficientes, bem como de associações de eleitores, consumidores, usuários de serviços e contribuintes, sempre visando travar uma luta coletiva como forma mais eficaz de exigir dos governantes o cumprimento de seus deveres para com a coletividade.

3 - Participar da vida política da minha comunidade e do meu país, votando e fiscalizando candidatos e partidos comprometidos com o interesse público, a ética na política, a redução das desigualdades sociais e regionais, a eliminação do clientelismo e corporativismo, a reforma do sistema eleitoral e partidário para tornar o voto um direito de cidadania e compatibilizar a democracia representativa tradicional com os modernos mecanismos de democracia direta e participativa.

4 - Lutar contra toda sorte de violência e manifestação de preconceito contra os direitos culturais e de identidade étnica do povo brasileiro. Sobretudo da parte de elites colonizadas que pregam e incentivam, sobre qualquer forma que seja, o sentimento de inferioridade e a baixa auto-estima de nosso povo.

5 - Buscar soluções coletivas para combater toda forma de violência, apoiando aqueles que procuram meios eficientes de assegurar a segurança pública sem desrespeitar os direitos humanos fundamentais, como a garantia à vida, à liberdade individual e de expressão, à igualdade, à dignidade, à segurança e à propriedade.

6 - Combater toda forma de discriminação de origem, raça, sexo, cor, idade, especialmente os preconceitos contra mulheres, negros, homossexuais, deficientes físicos e pobres, apoiando entidades não governamentais que lutam pelos direitos de cidadania dos discriminados.

7 - Respeitar os direitos da criança, do adolescente e do idoso, denunciando aos órgãos públicos competentes e entidades não governamentais toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.

8 - Lutar pela concretização de uma ordem econômica democrática e justa, exigindo a aplicação dos princípios universais da liberdade de iniciativa, do respeito aos contratos, da propriedade, da livre concorrência contra monopólios e cartéis, da defesa do consumidor por meio do cumprimento do Código de Defesa do Consumidor, e da proteção ao meio ambiente, acionando o Ministério Público toda vez que tais princípios forem violados.

9 - Pautar a liberdade pela justiça, cumprindo e fazendo cumprir os códigos civis coletivos e servindo de exemplo de conduta pacífica, cobrando a cooperação de todos.

10 - Fiscalizar as execuções orçamentárias e combater a sonegação de impostos, através de uma reforma tributária que permita exigir sempre a nota fiscal de todos os produtos e serviços, pesquisando preços para não pagar mais caro, e fortalecendo as associações de contribuintes e de defesa de consumidores, bem como apoiando e participando de iniciativas que lutam pela transparência na elaboração e aplicação do orçamento público.


 

domingo, 24 de julho de 2011

As 10 Publicações Mais Lidas da Semana

20/07/2011, 1 comentário











20/07/2011










21/07/2011










21/07/2011










18/07/2011










19/07/2011










22/07/2011










20/07/2011










18/07/2011, 1 comentário










19/07/2011

Os 10 Compromissos do Cidadão Atuante

Fonte.: A Voz do Cidadão

1 - Não basta ao cidadão atuante se recusar a subornar um agente da lei. Tem de denunciar na corregedoria policial para que este mal não se prolifere

2 - Não basta exigir notas fiscais. Tem de colaborar com o combate a pirataria e ao contrabando denunciando lotes de mercadorias suspeitas à polícia federal.

3 - Não basta não consumir drogas. Tem de denunciar os pontos e os agentes do tráfico que aliciam menores para o consumo.

4 - Não basta não negociar ou fazer vista grossa a enriquecidos ilícitos e repentinos. Tem de denunciar aos órgãos de combate aos crimes financeiros do Ministério da Justiça.

5 - Não basta não dar esmolas. Tem de controlar a boa aplicação dos orçamentos públicos da educação e da assistência social dos governos federal, estadual e municipal.

6 - Não basta não jogar lixo nas ruas. Tem de constranger quem joga e propor a implantação de coletas seletivas e de reciclagem em seu condomínio.

7 - Não basta se recusar a comprar ingressos de cambistas. Tem de denunciar a conivência de bilheteiros com cambistas para os administradores culturais.

8 - Não basta conduzir seu veículo dentro das regras do trânsito. Tem de colaborar com os agentes de trânsito e constranger os que assim não o fazem.

9 - Não basta não corromper fiscais. Tem de denunciar ao Ministério Público e à mídia que é a única maneira de se livrar em definitivo da chantagem dos mesmos.

10 - Não basta não votar e divulgar os nomes dos políticos que traíram a sua confiança, mas ajudar todos aqueles que foram enganados a exercer maior controle sobre os mandatos e o desempenho de todos os políticos.

sábado, 23 de julho de 2011

Descaso da População e da Prefeitura de Ubatuba






Lixo acumulado na esquina do posto Kamomé com a Rio Grande do Sul. Todo esse lixo escorre para dentro do rio e diariamente a população continua a jogar lixo no local.

Importante ressaltar que esta é uma das vias de acesso de turistas incautos para Ubatuba. 

Segundo Sarau da Lua Crescente - 05 de Agosto de 2011



O Sarau da Lua Crescente é um evento que pretende proporcionar aos amigos uma noite agradável e divertida, na qual saboreamos as deliciosas pizzas do Orégano, em rodízio, com mais de 15 variedades, além de assistirmos às apresentações artísticas, como boa música, esquetes teatrais e declamações de contos e poesias.

Nesta segunda edição do evento, teremos, entre outras atrações, um quinteto de Choro trazendo o melhor desse gênero popular brasileiro!

Os convites são limitados (R$ 25,00) e as vendas são antecipadas.

Reservas e informações no perfil Jardim Primavera Escola Waldorf, no perfil do Orégano Ubatuba ou com Maria Rita Zahra (12) 8127-5654.

Tato vai a Caraguá e visita prefeito Antônio Carlos



 

No último dia 18 de julho, Anderson José Rodrigues - Tato, Presidente e Coordenador Regional do PTB de Ubatuba, esteve visitando a cidade de Caraguatatuba, onde foi atenciosamente recebido pelo Prefeito Antônio Carlos.

Na ocasião, esteve presente o secretário de Esportes, Nivaldo Alves, com quem Tato discutiu longamente o crescimento do PTB na cidade. No final, Tato ficou satisfeito com as propostas apresentadas pelo secretário e coordenador político do prefeito.

Motivado pela atenção recebida do prefeito, TATO encaminhou a conversa para a questão administrativa. "Analisei a maneira educada, atenciosa e respeitosa que o prefeito teve na sua chegada a Prefeitura, tanto para com quem o esperava para ser atendido, como para com os seus funcionários. Assim, percebi que está aí o grande segredo do “Governo eficiente e humano”, que tem a melhor avaliação de todos os tempos pelos munícipes.

O povo de Ubatuba também reconhece esse trabalho e o parabeniza. Queremos levar para nosso município um pouco das coisas boas que tem sido realizadas em Caraguá”, finalizou Tato.

Sempre atencioso, Antonio Carlos se colocou à disposição. "O PTB aqui terá uma legenda forte nas próximas eleições e o meu governo está de portas abertas para ajudar no que for possível. O povo de Ubatuba é carinhoso e mora no meu coração. Desejo sucesso a todos", agradeceu o prefeito.

Logo a seguir, o prefeito convidou os visitantes a acompanhá-lo para conhecer as obras em construção, com recursos próprios. “Esta obra me enche de orgulho e é o que me faz continuar na vida pública", confessou o prefeito, referindo-se à nova sede da Secretaria de Saúde.

Esteve presente também neste encontro o Presidente e Coordenador Regional do Partido Ecológico Nacional – PEN, Ildefonso Magalhães, que discutiu com o prefeito a questão do seu partido nas próximas eleições na cidade de Caraguatatuba.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Equipe REVERSE de Ubatuba segue entre os primeiros colocados do concurso CHOSEN da NIKE

O concurso CHOSEN da NIKE vem agitando as redes sociais no ultimo mês de Julho e equipes de todo o mundo tem enviado materiais de alto nível para disputarem o grande prêmio de viver como atletas profissionais por uma semana.

O formato do concurso consiste em criar um perfil com fotos e vídeos de uma turma de praticantes de esportes radicais para mostrar um pouco da rotina e do talento de atletas que estão espalhados por todo o mundo. Os mais “curtidos” na internet serão os vencedores.

Ubatuba tendo atletas fortes no surf está representada por algumas equipes, porém a equipe REVERSE, formada pelos atletas João Santana, Fábio Leite, Everton Santos e Lucas Santin tem sido o destaque, não apenas da cidade, mas entre as equipes de todo Brasil. A equipe foi noticiados esta semana pela Nike mundial em sua pagina na internet, como destaque entre as equipes brasileiras.

Os integrantes vem mostrando muito surf e atitude em todos os posts sejam eles vídeos, fotos ou comentários e impulsionados pelos seus contatos na internet estão próximos de ir para a semifinal e levar o premio de 7 dias em uma viagem internacional, surfando com os atletas da marca e ainda ter tudo isso filmado por um equipe de profissionais.

Para conferir a pagina da equipe é só entrar na pagina Nike – Chosen do Facebook, buscar a equipe REVERSE e curtir as fotos, vídeos e comentar as novidades. É mais uma vez Ubatuba destacando seus talentos no Brasil e no mundo.

Link da página:


Texto: Marcela Sottile

ACIU e Sebrae promovem mais um Café Empresarial em Ubatuba


 
A Associação Comercial de Ubatuba com apoio do Sebrae São José dos Campos e do Posto de Atendimento ao Empreendedor de Ubatuba, realizará no próximo dia 29 de julho, sexta-feira, às 9h00, um Café Empresarial que terá como tema “Certificação Digital e Conectividade Social”
 
Público Alvo: Contadores, Administradoras de condomínios e empresários.
 
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas antecipadamente pelo telefone: (12) 3834 1445.
 
ACIU: Rua. Dr. Esteves da Silva, 51- Centro. 
 
O evento é gratuito e as vagas limitadas.
 

Íntegra do Acordão que Negou Agravo de Instrumento de Eduardo Cesar


Registro: 2011.0000104897
ACÓRDÃO

Vistos, relatados e discutidos estes autos de Agravo de Instrumento nº 0077671-22.2011.8.26.0000, da Comarca de Ubatuba, em que é agravante EDUARDO DE SOUZA CÉSAR sendo agravado JAIME MEIRA DO NASCIMENTO JUNIOR.

ACORDAM, em 12ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo, proferir a seguinte decisão: "Negaram provimento ao recurso. V. U.", de conformidade com o voto do Relator, que integra este acórdão.

O julgamento teve a participação dos Exmos. Desembargadores WANDERLEY JOSÉ FEDERIGHI

(Presidente) e BURZA NETO.

São Paulo, 20 de julho de 2011.

EDSON FERREIRA
RELATOR


VOTO Nº 12297
AGRAVO DE INSTRUMENTO nº 0077671-22.2011.8.26.0000
COMARCA: UBATUBA
AGRAVANTE: EDUARDO DE SOUZA CÉSAR
AGRAVADO: JAIME MEIRA DO NASCIMENTO JUNIOR
INTERESSADOS: GERSON DE OLIVEIRA, ANDRÉ LUIS CABRAL DE OLIVEIRA, DELCIO JOSE SATO, REZENDE DE TAL, GP PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS S/C LTDA, JOSÉ AUGUSTO DA SILVA E VERA LUCIA RAMOS

EXCEÇÃO DE SUSPEIÇÃO. Promotor de Justiça. Ação de improbidade administrativa. Sem necessidade de prova testemunhal, é rejeitada a alegação de cerceamento de defesa. Atuação do representante do Ministério Público que não se afasta dos limites do cumprimento do dever funcional. Sem evidências de perseguição pessoal ou conluio entre o agravado e um inimigo político do agravante, Prefeito de Ubatuba. Representações à Corregedoria do Ministério Público Paulista e ao Conselho Nacional do Ministério Público sobre os mesmos fatos. Arquivadas de plano por não se vislumbrar excesso na atuação do representante do Ministério Público ou cometimento de faltas disciplinares. Não evidenciados motivos de suspeição. Exceção rejeitada. Litigância de má-fé não configurada. Recurso não provido.

Agravo de instrumento contra decisão, proferida pelo eminente juiz, Doutor João Mário Estevam da Silva, em ação civil pública, que rejeitou exceção de suspeição oposta contra Promotor de Justiça (fls. 29/41).

Alega o agravante que houve cerceamento de defesa, com o indeferimento da oitiva de testemunhas. Assevera a decisão que não há prova irretorquível, mas sem esgotar todos os meios de prova. Com base em denúncia anônima, sobre suposto esquema para fraudar os cofres públicos, o promotor instaurou inquérito civil e ajuizou medida cautelar de busca e apreensão, sem obter qualquer resultado, dada a fragilidade e inverossimilhança da denúncia. A ação de improbidade administrativa se sustenta em texto publicado na internet, de autoria de Marcos Guerra, inimigo político e confidente do promotor de justiça, que permite àquele participar de audiência de processos dos quais não faz parte.

Recebe ofícios seguidos, com prazo não superior a vinte e quatro horas para cumprimento, além de notificações para comparecer a audiências sob pena de condução coercitiva, o que configura abuso por parte do membro do Ministério Público. Se não comparece à audiência, por motivo justificado, o promotor de justiça brada nos corredores do Fórum que vai 'colocá-lo na cadeia'.

Resta comprovada a hipótese do artigo 135, I, combinado com artigo 138, I e § 1º, ambos do CPC. Requer a anulação da decisão recorrida, a conversão do julgamento em diligência, para oitiva das testemunhas por carta de ordem ou a reforma da decisão.

Recurso respondido, com alegação de litigância de má-fé.

A douta Procuradoria de Justiça se pronunciou pelo desprovimento do recurso.

É o relatório.

Cuida-se de exceção de suspeição, oposta contra Promotor de Justiça responsável pela ação civil pública por improbidade administrativa, de fraude no sistema de cobrança de IPTU, mediante cancelamento indevido de débitos, envolvendo o agravante, na qualidade de Prefeito de Ubatuba.

A finalidade da prova testemunhal seria comprovar que o agravado teria bradado pelos corredores do Fórum que iria colocar o agravante na cadeia.

Ainda que se comprovasse tal ocorrência, não caracterizaria a suspeição do agravado para o processo de improbidade administrativa imputada ao agravante.

Não se vislumbra necessidade da oitiva de testemunhas, uma vez que os documentos se mostraram suficientes para formar a convicção do juízo, sem necessidade de mais provas.

Não é preciso esgotar todos os meios de prova, se há nos autos elementos suficientes para o julgamento da questão submetida ao juízo.

Quanto ao mérito, a atuação do representante do Ministério Público, na ação civil pública, não desborda do cumprimento do seu dever funcional, sem evidências de perseguição contra o agravante

A ação cautelar preparatória não revela interesse pessoal de prejudicar o agravante, servindo somente à preservação de provas que serviram de subsídio para a ação principal ulterior.

O fato dos textos publicados na internet, apresentados com a inicial, serem de autoria de Marcos Guerra não revela conluio entre este e o agravado; apenas compõem o conjunto probatório, ligando a denúncia anônima aos fatos apurados no inquérito civil.

Tanto não fazem sentido as alegações do agravante, que o agravado ofereceu representação contra Marcos Guerra, pela prática de crime contra a honra, o que desmente a existência de relação de amizade entre eles (fls. 978/988).

Também não seria de se esperar que o inimigo político, no caso o agravado, promovesse ação na Justiça Eleitoral para apurar crime político praticado contra o agravante.

Tais situações depõem contra as alegações de suspeição do agravado, cuja conduta não se mostra contaminada por influências políticas ou sentimentos pessoais.

O intento do agravante pela suspeição do agravado, já foi objeto de representação à Corregedoria Geral do Ministério Público e ao Conselho Nacional do Ministério Público, ambas arquivadas de plano, porque não se vislumbrou excesso em sua atuação ou cometimento de faltas disciplinares.

Quanto aos prazos concedidos para o cumprimento das determinações, como salientado pela douta Procuradoria Geral de Justiça, a d. Corregedoria do Ministério Público Paulista já fez as devidas recomendações ao agravado; no mais, tais lapsos, per si, não ostentam força necessária à configuração da inimizade capital aventada (fls. 1038/1039).

A apreciação da mesma questão por três órgãos distintos (Corregedoria Geral do Ministério Público, Conselho Nacional do Ministério Público e juízo a quo, com possibilidade de recurso contra a sua decisão), não configura litigância de má-fé do agravante, mas simples exercício regular de direito, de usar dos instrumentos que o ordenamento jurídico põe à disposição do interessado para a defesa dos seus interesses.

Pelo exposto, NEGA-SE provimento ao recurso.

EDSON FERREIRA
RELATOR

NOTA DO EDITOR


Considerando que Eduardo Cesar alegou que o promotor Jaime Meira do Nascimento Júnior "brada nos corredores do Fórum que vai 'colocá-lo na cadeia'.", considerando que suposta afirmação caracteriza, em tese, abuso de poder por parte do promotor citado e finalmente considerando que tais alegações não foram comprovadas, gostaria de saber quando a Promotoria de Ubatuba vai processar Eduardo de Souza Cesar por denunciação caluniosa?

Onde Denunciar os Desamandos de Eduardo Cesar

Denuncie

Tendo reunido provas consistentes de que existe corrupção na administração de sua cidade, é possível entrar em contato com os órgãos públicos competentes para investigar as denúncias. No entanto, é importante lembrar que:
  • Os fraudadores são pessoas sem escrúpulos que poderão forjar ou destruir documentos, subornar pessoas, intimidar testemunhas ou atacar a integridade daqueles que os denunciam. Por isso, é preciso planejar com antecedência todas as reações para possíveis ataques. Não se intimide. Responda as suas acusações com argumentos claros, apresente provas.
  • É indispensável aprofundar os conhecimentos sobre a legislação brasileira antes de iniciar um processo. Geralmente, os envolvidos em esquemas de corrupção possuem bons advogados que exploram erros cometidos na formalização e tramitação do processo para tentar anular o inquérito.
Veja a quem recorrer:

Tribunal de Contas do Estado
Este órgão se limita a investigar os aspectos formais dos procedimentos e documentação. O seu relatório pode servir como prova para um eventual processo.

São Paulo http://www.tce.sp.gov.br/

Tribunal de Contas da União O órgão é responsável por fiscalizar o uso de verbas federais como o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Fundamental – FUNDEF.

Controladoria Geral da UniãoEste órgão federal examina a aplicação de recursos repassados pela União aos municípios e fiscaliza o Poder Executivo.
 
Câmara dos Deputados - Ouvidoria Parlamentar

Ministério Público Estadual – Promotoria da Justiça da Comarca
Com a confirmação das suspeitas de irregularidades, o grupo denunciante deve entrar com uma representação neste órgão. A Promotoria poderá abrir inquérito para averiguar os fatos e inicar ação civil pública por improbidade administrativa.

São Paulo http://www.mp.sp.gov.br/

Câmara Municipal
 Dependendo da relevância das provas existentes, é possível solicitar a abertura de uma Comissão Especial de Investigação para apurar os fatos.

Procuradoria Geral da República 
Quando as irregularidades envolvem verbas federais, é possível acionar o Ministério Público Federal. Em muitos casos, a atuação do MPF é fundamental para o não arquivamento do processo.

Secretaria da Receita Federal
O enriquecimento súbito dos corruptos pode ser investigado pela Receita Federal. Este órgão responsável por verificar se há sonegação fiscall e remessa de recursos para o exterior.

Imprensa
Veículos de comunicação sérios e comprometidos com a sua cidade podem ser um forte aliado para a mobilização popular contra administradores corruptos.

Saiba mais detalhes sobre trâmites legais e a função de cada órgão na cartilha “O Combate à Corrupção nas Prefeituras do Brasil”


NOTA DO EDITOR

Veja também as publicações anteriores sobre o mesmo tema de combatwe á corrpção:

Penhora Online e a Incompetência da Administração de Eduardo Cesar

A frase abaixo resume o grau de indignação da população minimamente consciente de Ubatuba, com relação a nefasta e incompetente administração de Eduardo Cesar.
"O Sr.Prefeito de Ubatuba...com relação à sua isenção dos desvios do dinheiro do IPTU ainda nos deve uma explicação, há duas possibilidades nesse caso: ou foi conivente e a corda arrebentou também dessa vez para o lado mais fraco ou se não viu nada disso bem debaixo do seu nariz, como se acha competente para continuar aí? como não viu isso ocorrendo na casa que cuida? nos dois casos, demonstra que é hora de ir!partir! deixar a Prefeitura...sua imagem está desgastada e sua capacidade de gerir não satisfatória...seja inteligente e saia à Francesa!!!...ninguém vai notar..." (facebook)
No intuito de comprovar, mais uma vez, que os incautos que dizem apoiar a administração de Eduardo Cesar são formados por hipócritas, ignorantes, alienados ou  aproveitadores de alguma vantagem indevida, apresento uma comprovação inequívoca da irresponsabilidade, ilegalidade e imoralidade que reina em Ubatuba.

Um contribuinte teve sua conta corrente bloqueada e seu dinheiro penhorado em função da falta de responsabilidade e total incompetência da administração municipal de Ubatuba. Por pura falta de controle indicaram ao Juízo um determinado número de CPF que nada tinha a ver com o efetivo devedor.

Penhora online em uma administração incompetente, omissa e negligente, como a de Eduardo Cesar em Ubatuba, é sinônimo de mais prejuízo para a municipalidade pois o contribuinte que teve sua conta corrente bloqueada indevidamente processará a municipalidade por Danos Morais e Materiais.

Esse é o Lixo da administração de Eduardo Cesar em Ubatuba!

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Eduardo Cesar Denunciado Por Improbidade Administrativa


Ubatuba 19 de julho de 2011.


Ao
Ministério Público do Estado de São Paulo

A/C.: Promotoria de Justiça de Ubatuba

REF.: IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA DE EDUARDO DE SOUZA CESAR


Prezado Representante do Parquet,


MARCOS DE BARROS LEOPOLDO GUERRA, brasileiro, solteiro, empresário, portador do RG 15.895.859-7 e do CPF 130.113.538-08, residente e domiciliado à Rua Santa Genoveva, 167 – Praia do Tenório – Ubatuba – SP, vêm, através desta, denunciar o até então Prefeito de Ubatuba, Eduardo de Souza Cesar por improbidade administrativa decorrente da prática de Nepotismo na Prefeitura de Ubatuba, conforme alegações e provas abaixo elencadas:



1- DOS FATOS

Sônia Meire Manzano é Assessora de Comunicação Social da prefeitura de Ubatuba e René Nakaya é Assessor de gabinete na prefeitura de Ubatuba. É fato público que os citados vivem juntos, ou seja, na prática são casados. Referida situação já foi divulgada e citada diversas vezes no blog ubatubacobra.blogspot.com.

Ocorre que tanto Eduardo de Souza Cesar, desde 2008, foi cientificado, pelo Promotor Alexandre Petry Helena, que a prática de nepotismo é vedada pela nossa Constituição, conforme publicado na imprensa local. Como se não bastasse a imprensa nacional divulgou com bastante clareza o repúdio de nossa sociedade com relação a prática imoral e ilegal de contratação de parentes ou afins em cargos públicos, sem que haja concurso público.

Eduardo de Souza Cesar parece debochar e pouco se importar com suas obrigações funcionais, as quais diferentemente do que o mesmo demonstra pensar, não são opcionais e sim obrigatórias. Do mesmo modo seria bastante oportuno que os ocupantes de cargo de promotor, em Ubatuba, se conscientizassem de suas obrigações, tomando as providências cabíveis para coibir atos de imoralidade e ilegalidade de políticos nefastos e incompetentes como Eduardo de Souza Cesar.




2- DO DIREITO
Súmula Vinculante STF nº 13:
                   “A nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica, investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança, ou, ainda, de função gratificada na Administração Pública direta e indireta, em qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, compreendido o ajuste mediante designações recíprocas, viola a Constituição Federal.”
DO DOLO

A conduta dolosa de Eduardo de Souza Cesar está mais do que caracterizada, até mesmo porque, o mesmo faz questão de citar e até mesmo anexar minhas publicações (WWW.ubatubacobra.blogspot.com),  em ações judiciais, comprovando, inequivocamente, que o mesmo possui amplo conhecimento de minhas matérias e denúncias. A situação do nepotismo na administração de Eduardo Cesar foi alvo de diversas publicações (conforme Anexo). Ainda com relação ao dolo e a conduta dolosa opto por citar as palavras do Desembargador Danilo Panizza:

                   “Quanto ao debate a respeito de conduta dolosa, denota ser esta conseqüência do ato, uma vez que não se admite que o administrador público ignore as previsões constitucionais, legais e regulamentares, em especial, de sua incumbência e atribuição pelo cargo que exerce. Mas, mesmo que isto ainda seja motivo de óbice, verifique se a jurisprudência de que "basta a simples ilicitude ou imoralidade administrativa para restar configurado o ato de improbidade" (Rec. Especial n° 631.252, Relator Ministro Castro Meira, DJU de 11.09.08).

                   Aliás, a condição atinente a existência de dolo passa a ser efetiva, a partir do momento em que o agente público pratica ato que não encontra respaldo legal, sendo contrário ao que dispõe o texto. Em sendo assim, houve a intenção da conduta. A culpa somente seria cogitada quando a questão adentra a aspecto não propriamente legal, mas de falta de conhecimento, de inadequada conveniência, de desleixo com a coisa  pública, o que é bem diverso da atitude, do ato, da conduta que contrarie a texto legal.

                   Portanto, o dolo é inerente a conduta, ao ato, a providência do agente que contrarie a lei, já que a respeito dela não pode alegar ignorância, desconhecimento ou descuido.”

DO DANO AO ERÁRIO e DA IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA

Considerando que apesar da ilegalidade, na realidade, o trabalho dos citados em situação de nepotismo foi realizado, não há que se falar em dano ao erário público.

Apesar da inexistência de dano material a improbidade administrativa ocorreu e está não está obrigatoriamente ligada e condicionada a existência de dano ao erário. Nesse sentido é possível citar:

"para a configuração do ato de improbidade não se exige que tenha havido dano ou prejuízo material"
(Recurso Especial n° 287.728, Relatora Ministra Eliana Calmon, DJU 29.11.04; no mesmo sentido: Recurso Especial n° 971.737, Relator Ministro Francisco Falcão, DJU 10.03.08).


3- DOS PEDIDOS

Apesar de possuir argumentos e provas suficientes para considerar a atuação da atual Promotoria de Ubatuba inócua e omissa, fazendo supor, pelo menos em tese, a conivência com ilegalidades e imoralidades, opto, por hora, a continuar protocolando minhas denúncias e representações com Vexas pois cada nova omissão ou descumprimento dos prazos definidos no Regimento Interno do Ministério Público serão alvo de representações ao Conselho Superior do Ministério Público, Conselho Nacional do Ministério Público e CNJ – Conselho Nacional de Justiça.

Assim sendo solicito:


a)     que sejam tomadas as medidas legais cabíveis para a exoneração de ao menos um dos citados por prática de nepotismo;
b)     que Eduardo de Souza Cesar seja processado por ato de improbidade administrativa decorrente do desrespeito à Constituição e a Súmula Vinculante de No. 13 do STF

Nestes Termos,


Peço e espero Deferimento.



Marcos de Barros Leopoldo Guerra
RG 15.895.859-7 SSP-SP

Eduardo Cesar Consegue Unanimidade dos Desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo

Dia 20 de julho de 2011 ficará para sempre na memória de Eduardo de Souza Cesar. Ontem o Tribunal de Justiça julgou dois Agravos de Instrumento, impetrados nas ações referentes aos desvios de verbas do IPTU de Ubatuba. Em ambos os agravos Eduardo Cesar conseguiu a unanimidade dos desembargadores, sendo nos mesmos negados o provimento.

Com essas decisões e caso Eduardo Cesar não tenha mais nenhuma lamentação, o processo que apura as ações e omissões de Eduardo Cesar, Délcio José Sato, Gerson de Oliveira, André Luis Cabral de Oliveira, Vera Lúcia Ramos e outros, poderá seguir normalmente.

Pena que os acordãos ainda não foram publicados, pois, certamente, devem existir pontos muito interessantes a serem abordados e apresentados à população. Através dos links abaixo é possível  acessar os dados dos recursos impetrados:

Processo: 0077671-22.2011.8.26.0000 

Processo: 0049587-11.2011.8.26.0000

Não devemos nos esquecer que os demais agravos de instrumento impetrados por Vera Lúcia Ramos e Délcio José Sato, também foram negados. 


Ainda bem que todos permanecerão no processo pois seria muito desagadável se exatamente no dia 20 de julho, quando se comemora o dia do amigo, os citados, que certamente se merecem, fossem separados e deixassem de responder em conjunto por suas ações e omissões.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Ubatuba conta com mais uma excelente opção para o visitante


Depois de realizar diversos eventos voltados exclusivamente para o público paraquedista, a equipe da Skydive Ubatuba estabeleceu uma base permanente no aeroporto da cidade que está realizando “Salto Duplo” para os turistas que quiserem experimentar a indescritível sensação da queda livre.

Os saltos acontecem a 3.500 metros de altura e, até a aeronave atingir a altura de lançamento, o turista vai desfrutar de um vôo panorâmico de aproximadamente 15 minutos, observando as belas praias e ilhas de Ubatuba.

Se saltar de paraquedas já é uma experiência inesquecível, imagine realizar esse sonho tendo como cenário o nosso belíssimo litoral. Sem duvida, é o Salto Duplo mais bonito do Brasil!

Para fazer um Salto Duplo no mês de julho, ligue para (12) 9725-1520 ou (12) 8170-0382.

PAE de Ubatuba orienta mais um empreendimento na cidade



No mês passado, foi inaugurado na cidade mais um empreendimento sob orientação do Posto Sebrae de Atendimento ao Empreendedor de Ubatuba, o “Tikete- Livros Infantis e Brinquedos Pedagógicos”.

O Sebrae dispõe de uma série de ferramentas que abordam em cada atividade empresarial as questões mais importantes para quem decide montar seu próprio negócio. Em linguagem fácil, orienta sobre os aspectos de gestão do negócio e da legislação pertinente.

Segundo os agentes de desenvolvimento do PAE de Ubatuba, o empreendedor recebe orientações gratuitas desde plano de negócios, investimento inicial, custos e despesas até preços de vendas, atração de clientes e apuração de resultados.

Os proprietários do “Tikete” Clodoaldo e Cristiano afirmaram que a orientação do Sebrae foi de extrema importância para viabilizar a abertura de seu negócio. “Ficamos bastante satisfeitos com o atendimento do PAE de Ubatuba. Os agentes são altamente qualificados e nos ajudou muito”, contou Clodoaldo.

Para obter mais informações sobre este novo empreendimento entre em contato pelos telefones (12) 9147 4387 ou (12) 9152 2283 ou no local: Rua Batista de Oliveira, 45- Centro.

O Posto Sebrae de Atendimento ao Empreendedor de Ubatuba está situado à Rua Dr. Esteves da Silva, 51- Centro- (no prédio da Associação Comercial de Ubatuba) e além de possuir dois agentes de desenvolvimento para o atendimento, possui várias cartilhas, materiais impressos, fôlderes, livros, que auxiliam nos atendimentos pessoais realizados no local.

O atendimento do PAE é realizado de 2ª à 6ª-feira, das 9h00 às 18h00. Telefone: 3834 1445

Gerson Biguá, seu filho André Cabral e as Fraudes no IPTU de Ubatuba


O espelho de IPTU acima se refere a um imóvel em nome de Roberto Fernandes no qual, estranhamente, a correspondência do IPTU é enviada para a Rua Alagoas 550. Por uma não menos estranha coincidência referido endereço pertence a Gerson de Oliveira, vulgo Biguá, Vereador em Ubatuba. 


O imóvel em questão possui débitos de IPTU dos exercícios de 2000, 2001, 2002, 2003, 2004, 2009, 2010 e 2011.



Como se não bastasse o lançamento do IPTU é realizado de modo indevido gerando prejuízo ao erário municipal, pois, de modo totalmente inexplicável o fator topografia do imóvel é lançado com o fator 0,90. Referido fator somente poderia ser utilizado caso o terreno não fosse plano. No caso concreto é fato de conhecimento público que os imóveis próximos a Secretaria de Saúde estão em terrenos planos, portanto os fatores de aclive ou declive não podem ser utilizados.

Seria muito oportuno que Gerson de Oliveira, André Cabral e Eduardo de Souza Cesar explicassem á população quais os motivos do lançamento à menor e por que um imóvel que supostamente não pertence ao Vereador Gerson de Oliveira, vulgo Biguá, tem como endereço de correspondência a residência do, até então, Vereador. Será que o salário de Vereador é tão ruim que há necessidade do Vereador fazer "bicos" recepcionando correspondência alheia?

Semeando atitudes, transformando vidas

A campanha Pense Rosa trabalha com a conscientização e na divulgação da importância da detecção precoce do câncer de mama e dos direitos da mulher de fazer mamografia pelo SUS, conforme Lei Federal 11.664/2008. Parte da renda obtida com a venda de produtos é revertida em ações de orientação e informação. A Orientavida propõe coordenar a campanha Pense Rosa em 41 municípios do Vale do Paraíba, Litoral Norte, Serra da Mantiqueira e Alto Tietê ampliando e solidificando as ações em todas as cidades. Podemos conferir resultados cada vez mais positivos alcançados pela campanha Pense Rosa:

ANO DE 2009
População: mais de 1,5 milhão de habitantes
20 cidades aderiram à campanha
120.000 folhetos distribuídos
121 inserções em mídia espontânea
52 palestras
184 mamografias realizadas em parceria com a Scania e
o Hospital de Câncer de Barretos

ANO DE 2010
População: 2.575.420 habitantes
41 cidades (Vale do Paraíba, Litoral Norte, Serra da Mantiqueira e Alto Tietê)
300.000 folhetos distribuídos
343 inserções em mídia espontânea – a campanha Pense Rosa foi notícia nos jornais de todos os municípios da região
21 matérias em emissoras de TV
264 eventos, todos com o objetivo principal de divulgação da importância da mamografia, sendo: palestras, encontros na praça, teatro, cultos religiosos, missa, cavalaria, concursos de frases, dia da beleza, caminhadas, passeios de bicicleta e participação na Meia Maratona Internacional de Frei Galvão.
900 mamografias realizadas em parceria com a Scania e o
Hospital de Câncer de Barretos

+ 60% aumento de mamografias na região

 Câncer de Mama
O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo e o primeiro mais recorrente em mulheres. Para se ter uma ideia, 22% dos casos de câncer em mulheres são de mama. O exame que detecta o tumor de mama é a mamografia, que deve ser realizada por todas as mulheres a partir dos 40 anos de idade. Seu médico, baseado nos seus fatores de risco, pode pedir para que você adiante o exame.

Saiba quais são os principais fatores de risco para o câncer de mama:
- Ser mulher;

- Ter mais de 40 anos;
- Menarca precoce (primeira menstruação depois dos 10 anos de idade);
- Nunca ter tido filhos ou ter tido o primeiro filho após os 30 anos;
- Uso de anticoncepcionais orais;
- Menopausa tardia (após os 50 anos);
- Uso de terapia de reposição hormonal;
- Mutação nos genes BRCA 1 ou BRCA 2 (possível de descobrir com a realização de um exame);
- Histórico de câncer de mama na família;
- Ingestão regular de álcool.