quarta-feira, 25 de maio de 2011

Obesidade: Complicações e Tratamento



Obesidade


Denomina-se obesidade uma enfermidade caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal, associada a problemas de saúde, ou seja, que traz prejuízos à saúde do indivíduo.


Nas diversas etapas do seu desenvolvimento, o organismo humano é o resultado de diferentes interações entre o seu patrimônio genético (herdado de seus pais e familiares), o ambiente socioeconômico, cultural e educativo e o seu ambiente individual e familiar. Assim, uma determinada pessoa apresenta diversas características peculiares que a distinguem, especialmente em sua saúde e nutrição.


A obesidade é o resultado de diversas dessas interações, nas quais chamam a atenção os aspectos genéticos, ambientais e comportamentais. Assim, filhos com ambos os pais obesos apresentam alto risco de obesidade, bem como determinadas mudanças sociais estimulam o aumento de peso em todo um grupo de pessoas. Recentemente, vem se acrescentando uma série de conhecimentos científicos referentes aos diversos mecanismos pelos quais se ganha peso, demonstrando cada vez mais que essa situação se associa, na maioria das vezes, com diversos fatores.


Independente da importância dessas diversas causas, o ganho de peso está sempre associado a um aumento da ingestão alimentar e a uma redução do gasto energético correspondente a essa injeta. O aumento da ingestão pode ser decorrente da quantidade de alimentos ingeridos ou de modificações de sua qualidade, resultando numa ingestão calórica total aumentada. O gasto energético, por sua vez, pode estar associado a características genéticas ou ser dependente de uma série de fatores clínicos e endócrinos, incluindo doenças nas quais a obesidade é decorrente de distúrbios hormonais.



A Obesidade é considerada um problema de saúde pública, pois sua complexidade e suas causas têm desafiado especialistas da área da saúde (Clinica, Cirúrgica, Educação Física, Psicologia etc). As alterações fisiopatológicas associadas a essa doença comprometem grande parte dos sistemas do organismo, dificultando ainda mais seu tratamento


Um indivíduo é considerado obeso quando a quantidade de tecido adiposo aumenta em uma extensão tal que a saúde física e psicológica são afetadas e a expectativa de vida é reduzida


Entre 1975 e 1997 a prevalência da obesidade no País aumentou de 8 para 13% em mulheres, de 3 para 7% em homens, sendo o maior aumento foi encontrado nas crianças que passou de 3 para 15% . Isso tem preocupado os especialistas, pois existe uma chance entre 50 e 70% delas chegarem a idade adulta obesas e com problemas de saúde.



Esse aumento pode ter sua causa relacionada à diminuição da atividade física, pois as crianças estão trocando as brincadeiras e a pratica esportiva por computadores, televisão, e jogos eletrônicos; e uma alimentação saudável por alimentos industrializados.


Os resultados demonstrados por um estudo feito pela Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição (PNSN), no que diz respeito à situação econômica, o Brasil revelou que a prevalência de excesso de peso aumenta de acordo com o poder aquisitivo, especialmente entre os homens (3). O que tem sido observado é que a obesidade afeta principalmente indivíduos do sexo masculino de classe social mais alta (9) e que o Sul do País apresentou a maior prevalência de obesidade, sendo essas semelhantes, ou até mesmo superiores, a países desenvolvidos.


O excesso de gordura corporal não provoca sinais e sintomas diretos, salvo quando atinge valores extremos. Independente da severidade, o paciente apresenta importantes limitações estéticas, acentuadas pelo padrão atual de beleza, que exige um peso corporal até menor do que o aceitável como normal.


Pacientes obesos apresentam limitações de movimento, tendem a ser contaminados com fungos e outras infecções de pele em suas dobras de gordura, com diversas complicações, podendo ser algumas vezes graves. Além disso, sobrecarregam sua coluna e membros inferiores, apresentando a longo prazo degenerações (artroses) de articulações da coluna, quadril, joelhos e tornozelos, além de doença varicosa superficial e profunda (varizes) com úlceras de repetição e erisipela.


Existem inúmeras complicações associadas à obesidade, representando um desafio para os profissionais da saúde.


Cardiovasculopatias: Doença cerebrovascular; doença vascular periférica; arritmia ventricular; hipertensão; trombose; doença coronariana; morte súbita.


Disfunção psicossocial: Prejuízo da auto-imagem; sentimentos de inferioridade; isolamento social; discriminação social; econômica e outras; susceptibilidade a psico-neuroses; perda de mobilidade; aumento de faltas ao trabalho e licenças médicas, aposentadoria mais precoce.


Doença dermatológica: Estrias; acantose nigricans; hirsutismo; intertrigo; calo plantar; papilomas, dermatite perianal


Doença gastrintestinal: Hérnia de hiato; litíase biliar; colecistite; esteatose hepática.


Doença genitourinária: Anormalidades menstruais e anovulação; diminuição de performance obstétrica (toxemia, hipertensão e diabetes durante a gestação, trabalho de parto prolongado, cesariana mais freqüente); proteinúria.


Doença musculoesquelética: Osteoartrose de coluna e joelho; síndrome do túnel do carpo; gota; esporão de calcâneo; desvios posturais.


Doenças respiratórias: (apnéia obstrutiva do sono; síndrome da hipoventilação da obesidade, policitemia secundária, doença pulmonar restritiva).


Endocrinopatias: Hipotiroidismo; infertilidade; hiperuricemia, diabetes mellitus, dislipidemia;


Miscelânea: Aumento do risco cirúrgico e anestésico; hérnia inguinal e incisional; diminuição de agilidade física e aumento da propensão a acidentes; interferência com o diagnóstico de outras doenças.


Neoplasias: Mama; cérvix; ovário; endométrio; próstata; colorretal; vesícula biliar.

  
O tratamento da obesidade envolve necessariamente a reeducação alimentar, o aumento da atividade física e, eventualmente, o uso de algumas medicações auxiliares. Dependendo da situação de cada paciente, pode estar indicado o tratamento comportamental envolvendo o psiquiatra. Nos casos de obesidade secundária a outras doenças, o tratamento deve inicialmente ser dirigido para a causa do distúrbio.


Uma dieta saudável deve ser sempre incentivada já na infância, evitando-se que crianças apresentem peso acima do normal. A dieta deve estar incluída em princípios gerais de vida saudável, na qual se incluem a atividade física, o lazer, os relacionamentos afetivos adequados e uma estrutura familiar organizada. No paciente que apresentava obesidade e obteve sucesso na perda de peso, o tratamento de manutenção deve incluir a permanência da atividade física e de uma alimentação saudável a longo prazo. Esses aspectos somente serão alcançados se estiverem acompanhados de uma mudança geral no estilo de vida.


Lembre-se antes de começar a fazer dietas malucas, e exercícios sem orientação, procure seu médico e um profissional de educação física.especializada, um professor de Educação Física para que as oriente.


David Prates

Especialista em Treinamento Desportivo e professor na Academia Winner

CREF 053370-G/SP


FONTE.: ACIU

16ª Sessão Ordinária da Câmara de Ubatuba - 24 de maio de 2011


Prefeitura não consegue vetar projeto de lei de vereador que regulamenta Praças em Ubatuba



O primeiro assunto tratado na 16ª sessão da Câmara Municipal de Ubatuba desta terça-feira, 24, foi o Veto Total ao Autógrafo n°. 09/11, Projeto de Lei n°. 03/ 11, do vereador Rogério Frediani - PSDB, que autoriza o Poder Executivo Municipal a instituir o Regulamento das Praças de Ubatuba e dá outras providências.


O veto partiu do Executivo, que segundo o procurador Municipal, Antonio Gomes Filho, o presente projeto de lei incorre em inconstitucionalidade “tendo em vista que a matéria nele tratada é de competência exclusiva do chefe do Poder Executivo, posto que ato tipicamente administrativo. Assim o projeto de lei viola o disposto no artigo 5º da Constituição do Estado de São Paulo, de observância obrigatória pelo município, por força do artigo 144 da mesma Carta Paulista”, explicou o procurador.


De acordo com o projeto de autoria do vereador Rogério Frediani, o estatuto que será criado fica sob coordenação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, com ampla consulta a instituições comunitárias e aos cidadãos com o objetivo de determinar ou restringir usos e vocações para cada praça situada no município.


A secretaria disponibilizará, para ciência, acompanhamento e controle dos moradores e freqüentadores das praças, os contratos de manutenção e conservação celebrados pela prefeitura visando beneficiar cada um daqueles logradouros. Caberá à Secretaria, através de seus órgãos competentes, a liberação dos espaços públicos das praças para a realização de eventos e manifestações de qualquer natureza, a despeito de autorização emitida, concomitantemente, por outro órgão da Administração Municipal. O órgão disponibilizará ainda, na medida de suas possibilidades, inclusive finais de semana e feriados, mecanismo de rápida comunicação com a população para que possa atuar nos casos de denúncias de abuso ou uso indevido das praças, inclusive no que se refere ao excesso de ruído provocado por eventos e manifestações de qualquer natureza.


Para o vereador Frediani, as praças são espaços abertos, públicos e urbanos destinados ao lazer e ao convívio da população e sua função primordial é a de aproximar e reunir as pessoas, seja por motivo cultural, econômico, político ou social.


O projeto de lei do vereador Frediani já havia sido adiado anteriormente por quatro sessões porque segundo a Procuradoria Jurídica e a Comissão de Justiça e Redação da Câmara Municipal de Ubatuba a proposta é louvável, mas é de competência do Executivo e não do Legislativo. “A inconstitucionalidade do presente projeto de lei é manifesta por usurpar competência do chefe do executivo. Há que se reconhecer, que a iniciativa de projeto de lei que disponha sobre regulamentação de uso de bem público municipal é exclusiva do prefeito. O presente projeto, na forma que foi apresentado, causou ingerência em atribuições exclusivas do poder executivo, ofendendo o principio da separação dos poderes”, consta no parecer.


No plenário, o vereador Frediani chegou a solicitar aos demais vereadores que aprovassem o projeto, pois a única dúvida seria sobre a autorização. “Não vejo motivos para o prefeito barrar este projeto, pois a iniciativa não atrapalha em nada o executivo”, disse o vereador tendo o projeto aprovado no último dia 29.


Na sessão desta terça-feira, novamente o vereador Frediani pediu aos vereadores que fossem a favor da regulamentação das praças e argumentou que sem tais medidas, essas praças se tornam focos de dengue.


A maioria dos vereadores acatou a solicitação de Frediani e a Câmara derrubou o veto do Executivo por 6 votos a 3. 


Câmara autoriza Executivo a instituir Programa de Combate e Prevenção à Dengue no município



O segundo assunto tratado na noite foi o Substitutivo n°. 01 ao Projeto de Lei n° 23/11, do vereador  José Americano - PPS, que autoriza o Executivo a instituir o Programa de Combate e Prevenção á Dengue no Município e dá outras providências.


De acordo com o projeto, os proprietários ou possuidores a qualquer título de imóveis não habitados regularmente e o responsável por estabelecimentos públicos e privados, exploradores de atividades comerciais, industriais ou prestadores de serviços deverão manter os terrenos e as edificações constantemente limpas, sem acúmulo de lixo e de materiais inservíveis, e livres de criadouros do mosquito do gênero Aedes Aegypti, evitando a proliferação dos vetores da dengue.


Para o cumprimento do programa, deverão os responsáveis adotar as providencias indicadas pela Secretaria Municipal de Saúde e nos regulamentos expedidos por Decreto pelo prefeito.


Quando for constada infração desta lei, será lavrada notificação, para cumprimento em 5 dias, a contar da data do recebimento da notificação ou da data da publicação do edital, quando o responsável não for encontrado.


Os infratores poderão ser penalizados de forma leve, quando detectada a existência de 1 ou 2 focos de vetores no valor de 40% do salário mínimo vigente na época da infração; médias de 3 a 4 focos- 80% do valor do salário mínimo; graves de 5 a 6 focos- valor de 1 salário mínimo e meio e gravíssima de 7 ou mais focos com multa no valor de 2 salários mínimos.


Para garantir a salubridade da população, e sem prejuízo da aplicação das sanções previstas, fica autorizado aos agentes de Controle de Endemias que estiverem devidamente credenciados e identificados, sob a responsabilidade e supervisão da Secretaria Municipal de Saúde, a adentrarem os quintais, jardins e locais externos de residências fechadas, sem a presença dos ocupantes, unicamente para efetuar o controle do vetor da dengue, inclusive com a abertura de muro e sua construção ou reconstrução, correndo as despesas por conta do proprietário, acrescidas de 100% de seu valor a título de administração.


Fica o Poder Executivo autorizado a firmar parceria com as imobiliárias da cidade com vistas a facilitar a vistoria de imóveis que costumam ficar fechados durante um longo período do ano.


Para o autor do projeto, a dengue trata-se de um problema sério de saúde pública que deve ser tratada em todas as esferas do governo. “Temos que ter o máximo de cuidado e empenho, e utilizar de todos os recursos e instrumentos disponíveis para a erradicação desta doença que ano após ano aflige tanto a população. O projeto tem o objetivo também de facilitar o trabalho dos agentes e fazer com que a população abra sua casa para a inspeção, pois uma multa será aplicada para todos os proprietários de imóveis que proíbam ou recusem a entrada dos fiscais”, explicou o vereador José Americano.


Câmara adia projeto que muda nome de Travessa



A Câmara Municipal adiou por uma sessão na última sessão, o Projeto de Lei n°. 24/11, referente à Mensagem n”. 004/11 do Executivo, que oficializa a travessa da Rua Goiás, localizada no loteamento denominado "Jardim Umuarama - Gleba A", que passa a denominar-se “Travessa Maria Aparecida dos Santos Oliveira”.


De acordo com o secretário Municipal de Arquitetura e Planejamento Urbano, João Paulo Rolim, conforme consta dos autos SAU/2647/09 foi regularizado o fracionamento de uma área com 3.285,44 metros quadrados, com fundamento na Lei nº 1743/98.


“Ao que consta, trata-se de situação antiga e o acesso a vários terrenos ocorre através da travessa nomeada pelos próprios moradores como “Travessa Maria Aparecida dos Santos Oliveira”. A oficialização do logradouro é imprescindível para possibilitar os melhoramentos necessários, dentre eles, a energia elétrica”, explicou o secretário.


Depois de muita discussão, os vereadores decidiram adiar o projeto para analisá-lo melhor e não correrem o risco de Ubatuba ter mais um lote denominado corretamente, mas sem os serviços básicos como água e luz.



Câmara adia projeto sobre medidas de combate à violência urbana no município

O último projeto de lei discutido na sessão foi o Projeto de Lei n°. 38/11, do vereador Claudnei Xavier - PSC, que dispõe sobre Medidas de Combate a Violência Urbana e dá outras providências.

O vereador José Americano disse que esse é um dos projetos mais importantes já votados e discutidos na Câmara Municipal de Ubatuba e por isso solicitou o adiamento por duas sessões para que fosse melhor analisado, discutido e que pudessem sensibilizar e conscientizar a população.

O projeto a princípio trata de três seções: Do combate a exploração do jogo de azar por meios eletrônicos, do horário de funcionamento de bares e similares e do combate ao tráfico de entorpecentes.

De acordo com o projeto de lei, os estabelecimentos comerciais de qualquer natureza, instalados no município de Ubatuba, que mantiverem em suas dependências caça-níqueis ou outras máquinas eletrônicas programadas para exploração de jogos de azar, mesmo que desativadas, terão o seu alvará de funcionamento cassado. O estabelecimento que tiver o alvará cassado e não se adequar no prazo de 60 dias ficará proibido por um período de 5 anos de obter um novo alvará.

Já o horário de funcionamento dos bares e similares que atuem na venda de bebidas alcoólicas para consumo imediato, situados fora do corredor turístico da cidade (considera-se corredor turístico a orla das praias e o Centro da cidade) terá obrigatoriamente de encerrar as suas atividades, até as 23h00, nos dias da semana (domingo a 5ª feira) e nos finais de semana (6ª feira e sábado) até às 2h00. Quem descumprir a Lei será advertido e no caso de reincidência será aplicada uma multa de 450 UFMU. Se houver insistência após a multa, o local será interditado por 15 dias e poderá ter o alvará cassado. 

Esta seção não abrange os estabelecimentos comerciais que, embora não estejam no considerado corredor turístico, possuam acomodação para mais de 50 pessoas, desde que atestada por AVCB e possuam portaria com segurança.

Na seção sobre o combate ao tráfico de entorpecentes, consta no projeto de lei entre outros fatores, que qualquer estabelecimento conivente com o tráfico terá seu alvará de funcionamento cassado. Os bares e similares deverão possuir câmeras registrando a movimentação do interior de seus estabelecimentos, sendo que as imagens poderão ser utilizadas como provas na defesa. A delegacia de policia requererá mediante oficio fundamentado com provas de autoria, a Prefeitura a interdição do estabelecimento comercial investigado pelo prazo de 15 dias, podendo ser prorrogado.


Moções, pedidos de informação e requerimentos

A única Moção da noite foi concedida pelos vereadores Rogério Frediani -PSDB e Romerson de Oliveira - DEM, de Congratulações ao surfista profissional Odirlei Coutinho de Oliveira, pela conquista da 1ª etapa de Super Surf WQS Xangri-Lá 2011, realizado nos últimos dias 6, 7 e 8 de maio, em Porto Alegre no qual levou o nome da cidade de Ubatuba ao pódio.

Na sessão foram solicitados 7 pedidos de informação e 1 requerimento.

Dos sete pedidos, quatro foram solicitados pelo vereador Mauro Barros- PSC, dois pelo vereador Rogério Frediani- PSDB e um pelo vereador Silvinho Brandão- PPS.

Maurão solicitou ao Secretário de Saúde, que informe, quantos ônibus ou micro ônibus estão a disposição da população, os novos micro ônibus anunciados foram comprados ou alugados, quantos são os novos veículos, se foram comprados, cópia da licitação e das notas fiscais, se foram alugados, cópia do contato e valor pago mensalmente por cada um dos veículos e vigência do contrato;  Informação sobre possível convênio entre a COMTUR e a ASPEM;  Informação sobre possível convênio entre a Prefeitura e a ASPEM e informação sobre as condições de trabalho da Guarda Municipal.

Já o vereador Frediani solicitou informações sobre os veículos de transporte coletivo ou táxis que estão devidamente licenciados e autorizados a pegar passageiros provenientes dos navios de cruzeiros que desembarcam no píer do Itaguá, o nome de seus proprietários e o numero das respectivas licenças ou alvarás. Que envie relatório elaborado pelo órgão da Administração Municipal responsável pela fiscalização das atividades de transporte coletivo e de táxis em que conste as autuações, sanções e outros procedimentos legais efetuadas nos últimos três meses para coibir as atividades clandestinas de táxis e outros veículos de transportes coletivos no Município e  informações sobre a existência de termo de convênio entre a municipalidade e o DAEE, para ações limpeza das calhas dos rios do Município, se positivo, o porque não iniciaram os trabalhos antes das fortes chuvas, onde se encontra a máquina Proclain que executou a limpeza do Rio Acaraú este ano, solicito cópia do cronograma dos trabalhos e cópia do convênio.

O vereador Silvinho Brandão solicitou informações sobre a previsão para o término das obras de construção dos conjuntos residenciais do Parque Guarani, que visam acolher as pessoas que sofrem com as constantes enchentes ocorridas, conclusão para calçamento da via com, bloquetes, qual a empresa que ganhou a licitação, cópia do da empresa vencedora, custo detalhado das obras até a presente data e a previsão dos custos até o final das obras.

O único requerimento da noite foi solicitado pelo vereador Frediani ao DER - Departamento Estadual de Estradas de Rodagem, que determine em caráter de urgência, estudos necessários para construção de um túnel em trecho da Serra do Mar.

Os pedidos de informação foram votados em bloco e os vereadores aprovaram com dois votos contrários (Claudnei Xavier e Adilson Lopes).

O requerimento foi aprovado por unanimidade da Casa de Leis.

terça-feira, 24 de maio de 2011

Determinado Novo Afastamento de Percy Cleve Kuster

Boa notícia não têm hora! Os cidadãos de bem de Ubatuba poderão voltar a dormir tranquilos pois Percy José Cleve Kuster, até então 3o. Promotor de Justiça de Ubatuba, foi, pela terceira vez consecutiva, afastado de suas funções por 60 dias. Abaixo a íntegra do despacho de afastamento publicado no Diário Oficial.

Despacho do Procurador-Geral de Justiça de 23/05/2011
Decisão
Protocolado n. 161.769/10
Interessado: Doutor Percy José Cléve Küster, 3º Promotor de Justiça de Ubatuba
Assunto: afastamento cautelar de membro do Ministério Público (art. 253, Lei Complementar Estadual n. 734/93)
Considerando as razões expostas na representação pelo eminente Corregedor-Geral do Ministério Público, bem como a manifestação favorável do egrégio Conselho Superior do Ministério Público, e reportando integralmente à fundamentação da decisão que prolatei nos autos do protocolado acima indicado, determino aprorrogaçãodo afastamento cautelar do Doutor Percy José Cléve Küster do exercício do cargo de 3º Promotor de Justiça de Ubatuba, pelo prazo de 60 (sessenta) dias, a partir de 22 de maio de 2011, nos termos do art. 253, caput, e parágrafo único, da Lei Complementar Estadual n. 734, de 26 de novembro de 1993.
Comunique-se à Diretoria-Geral e à Corregedoria-Geral do Ministério Público.
São Paulo, 23 de maio de 2011.
Fernando Grella Vieira
Procurador-Geral de Justiça

Palavra do Presidente da ACIU


Olá a todos,
 
Estamos mais uma vez assumindo a diretoria da ACIU, nesta sexta última, 20, tomamos posse para o biênio 2011/2013.
 

Foi um grande evento, agradeço a todos que estiveram presentes e também á todos aqueles que não puderam ir, mas, que torcem por nós e por todos, aliás, foi por este pensamento que estamos aqui, “A melhor forma de pensar em si é pensar em todos”.   
 
Acredito que por conta deste pensamento é que circulam conversas como citei no discurso de posse, que o nome do Alfredo aparece em pesquisas e rodas de conversa na cidade para a sucessão do prefeito Eduardo César, isso, é reflexo de um trabalho, um trabalho feito com dedicação, respeito e honestidade.
 
Este trabalho é resultado de um grupo que vem se dedicando à ACIU e que tem um único objetivo, que é uma cidade melhor pra todos, essa é a nossa fórmula, um grupo coeso e sem vaidades.
 
Fico feliz e honrado de estar e ter iniciado com este grupo esta empreitada que hoje completa seu 3° e se inicia o 4° mandato.
 
Dada a nossa experiência adquirida aqui a frente da ACIU cabe a nós diretores e conselheiros, a responsabilidade e o compromisso de superar ainda mais a expectativa dos associados, empresários e amigos em geral.
 
Os resultados obtidos nestes seis anos a frente da ACIU refletiram os esforços deste trabalho. Foram centenas de cursos, palestras, campanhas, parcerias, sistema de comunicação, posto do Sebrae, equipamentos, e etc..
 
Mas, duas de nossas conquistas são motivos de orgulho pra mim, para os demais diretores e para os associados, que foi a aquisição da sede social e a compra do Clube.
 
Entregamos ao final deste mandato 2009/2011 o imóvel do Clube, quitado e documentado a todos nós associados, gostaria que todos os associados sintam-se honrados com esta conquista e que junto de nós recebam este clube que passa a incorporar no patrimônio da nossa instituição.     
 
Novamente estamos aqui, cheios de planos e projetos que irão ajudar o nosso comércio e a nossa cidade, ajudar a fomentar o turismo, capacitar mão de obra e defender os anseios da nossa classe.
 
Aliás, capacitação de mão de obra será um dos nossos principais focos, dada a dificuldade que enfrentamos em adquirir mão de obra a nossas empresas, estamos programando até o final de ano para que sejam capacitados algo perto de 1.000 trabalhadores.
 
A nossa administração foi sempre pautada pelo trabalho, pela transparência, e acima de tudo, respeito ao associado, e assim será o nosso mandato até o seu término.
 
Muito obrigado a todos

Ahmad Khalil Barakat
Presidente da ACIU

ACIU e Sebrae promovem mais um Café Empresarial em Ubatuba

A Associação Comercial de Ubatuba com apoio do Sebrae São José dos Campos e do Posto de Atendimento ao Empreendedor de Ubatuba, realizará no próximo dia 27 de maio, sexta-feira, às 9h00, um Café Empresarial que terá como tema “As vantagens de ser um empreendedor individual”
 
Palestrante: Rubens Bottini (empresário de Ubatuba)
 
Programação
09h00 – Café  de Boas Vindas
09h30 - Apresentação do Case de Sucesso com o tema: “As vantagens de ser Empreendedor Individual”
10h15 – Perguntas e Debates
10h30 – Café de Integração
 
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo telefone: (12) 3834 1445.
ACIU: Rua. Dr. Esteves da Silva, 51- Centro.
 
O evento é gratuito e as vagas limitadas.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Ahmad Khalil Barakat retorna à presidência da ACIU

Barakat já foi presidente da entidade de 2005 à 2009. Nos últimos dois anos ele estava na vice-presidência


Por: Cristiane Zarpelão


Tomou posse nesta sexta-feira, 20 de maio, a diretoria da Associação Comercial de Ubatuba- ACIU.
 
A posse ocorreu na sede social da entidade, o CLUBE ACIU que junto à Cerimônia de Posse foi realizada também uma comemoração em função da quitação da compra do Clube. “Já temos nossa sede administrativa própria, agora também a nossa sede social”, comemorou o então presidente Alfredo Corrêa Filho.


Este ano a ACIU não teve eleição, pois não houve chapa contrária à situação. Pela primeira vez na história da ACIU, uma diretoria permanece por tanto tempo. Já são seis anos à frente da entidade.


“Nesses últimos 6 anos tivemos inúmeras conquistas históricas para a entidade e para o município, tornando nossa ACIU referência em associações comerciais. Deixo a presidência por motivos pessoais e sempre privilegiando o coletivo, pois ninguém faz nada sozinho. Mnhas metas para o mandato foram cumpridas e continuo a disposição dos associados e dos munícipes para cooperar com o desenvolvimento da nossa cidade”, diz Alfredo Corrêa afirmando que continuará na atual diretoria que considera maravilhosa e desejando boa sorte ao seu sucessor. “Desejo muita sorte ao meu grande amigo Ahmad (Kibe), que tem totais condições de fazer a maior gestão que ACIU já teve" finalizou Alfredo.


Para a gestão 2011/2013, a diretoria é quase a mesma. O atual presidente Alfredo ficará como vice-presidente e o atual vice-presidente, Ahmad Khalil Barakat assumirá como presidente.


Barakat, que presidiu a ACIU durante as duas últimas gestões que antecederam Alfredo, disse que pretende dar continuidade às ações já realizadas pela entidade. “Iremos apoiar e criar ações que fortaleçam o comércio local. Nossos mandatos anteriores reestruturaram a casa e modernizaram nossas instalações sem perder sua essência e tradição, focaremos na integração e desenvolvimento, que serão os eixos para este quarto mandato, aliados à transparência nas ações, participação dos associados e fortalecimento da gestão", concluiu o novo presidente.


O evento contou com a presença de várias autoridades, convidados, associados, imprensa, diretores e conselheiros da entidade, totalizando a participação de cerca de 300 pessoas. Entre elas, os vereadores José Americano e Rogério Frediani, o presidente da Associação Comercial de Pindamonhangaba e vice-presidente da RA6- Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo- Facesp, Jorge Ricardo Baruki Samahá, o presidente da Ordem dos Advovagos do Brasil (OAB- Ubatuba) Thiago Penha, o presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Ubatuba e secretário Municipal de Segurança Pública, Rafael Ricardi Irineu, o presidente do Convention e Visitors Bureau de Ubatuba, Felipe Azevedo, o presidente da Associação dos Estudantes e Universitários de Ubatuba e locutor da Rádio Gaivota FM, Elísio Angelo, o gerente executivo da Unimed, Pablo Bavuso, o analista de relacionamento da Unimed, José Roberto Martello, o gestor de vendas da Unimed, Vanderley Pereira, o presidente da Associação Ubatuba de Surf, Paulo Motta, o diretor do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Litoral Norte, Luiz Bischoff, o representante do Rotary Club, Gerson Péres, entre outros.



Diretoria ACIU 2011/2013


Ahmad Khalil Barakat

Prupé Calçados


Presidente

Alfredo Luiz Cunha Correa Filho
Restaurante Senzala

Vice-Presidente
José Ary Matéa Lossio Correa
Pato Loko Bar e Artigos para pesca

1º Secretário

Marcio Gonçalves Maciel
MGM Informática
2º Secretário
Marcos Fushimi Velloso
Casa Velloso

1º Tesoureiro

Édio de Camargo
Camargo Irmãos – Casa e Construção
2º Tesoureiro



Conselho Deliberativo

Carlos Eduardo Ferreira Martins da Silva
Expresso Verde Bus
Fernanda Parodi Costa
Tachão Ubatuba
Valter Santos Nunes
Varejão Santa Rita
Denis Cesar Duarte Vieira
Avant Contábil
Karina Di Lourenzo Faria
Jornal Agito Ubatuba



Suplentes

Roberto Fernandes
Virou Moda
Paulo Augusto Lopes Rico
H2Off
Nilo Ribeiro de Campos
Irmãos Ribeiro

A Associação Comercial de Ubatuba teve a sua fundação em 04 de abril de 1972.

Confira todas as fotos do evento em nossa página do Facebook:



Fonte: Assessoria de Comunicação ACIU

Fotos: Emílio Campi

Som e iluminação: Dj Planet- Racine

Buffet: Pappilon Eventos

Agradecimento: Imarui Leste (bebidas)