domingo, 19 de junho de 2011

Porque Razão Não Se Fala e Nem Se Busca Maior Produtividade no País e na Agricultura?


Elias Penteado Leopoldo Guerra
No mundo moderno a produtividade, a qualidade de gestão e dos resultados, dos produtos, a sua adequação à necessidade, ou seja, o que se chama de produtividade, em todos os aspectos, nas atividades públicas e privadas é a principal preocupação daqueles que são responsáveis pelos resultados (ou seja, todos nós).

As empresas competem, tudo na natureza compete, lutam para sobreviver, para ser melhor, mais adequado às circunstâncias e às necessidades.

Assim também as nações, os países, em todos os aspectos – econômico, científico, militar e social, para o atendimento das necessidades de suas populações.  As empresas não produtivas, não eficazes, que não atendem à demanda, desaparecem. Tudo é assim na Natureza. Porque para os países também não é assim? Na realidade é assim...se observarmos a realidade a nossa volta e no presente, a História é o maior testemunho disto.

Porque razão, em se tratando da produção agrícola, pastoral, não se aplica este mesmo conceito? Pela globalização atual, cada vez mais, os países exigem altíssimos padrões de qualidade e de consequente custo, no sentido amplo. Haja vista recente decisão da Rússia em embargar carne produzida no Brasil.

A grande questão que se recusa a tratar, que se oculta, que se esconde, é a produtividade, a qualidade da produção rural brasileira, que tem baixíssimo nível comparado a outras nações.

Como consumidores buscamos o melhor produto pelo melhor preço, mas como país não agimos assim – não buscamos de nossos governantes, que exercem suas funções por mandato nosso, qualidade de gestão, adequação de resultados, e assim , é lógico, que se reflita no que se refere à agricultura e não há alguém que levante este assunto.

O que se precisa no Brasil não é mais área para plantio, para criação de gado, mas sim maior produtividade. Porque ninguém trata deste assunto? Será que é porque não se quer investir em tecnologia de gestão, tecnologia aplicada á produção para se obter melhor resultado. Tudo na Natureza busca o melhor resultado, exceto nós, brasileiros... Esta é nossa postura cultural, predatória, extrativista, tirar vantagem de tudo... fazer as coisas com improvisação, sem profissionalismo de gestão e de atuação, de qualquer jeito... Infelizmente não seguimos o exemplo de um Pelé. Cada um de nós e todos em conjunto, o país inteiro, deveria ser um Pelé em suas atividades... è por esta razão que existe baixíssima eficácia, elevado custo, enorme desperdício em tudo que fazemos, em todos os ramos de atividade, como pessoa, como empresa ou entidade, como governo e como nação.

Porque não se busca maior produtividade no país e no caso em pauta, na agricultura?  Da resposta a esta questão dependerá nosso futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário