quarta-feira, 22 de junho de 2011

Ubatuba espera receber pelo menos 100 mil turistas para o feriado de Corpus Christi


Por: Cristiane Zarpelão

A Secretaria de Turismo de Ubatuba espera receber neste feriado de Corpus Christi, pelo menos 100 mil turistas, que devem ocupar cerca de 55% dos hotéis e pousadas da cidade.

No ano passado durante o feriado (do dia 02 ao dia 06 de junho de 2010) Ubatuba recebeu pelas Rodovias Oswaldo Cruz e Tamoios 50.026 veículos, para este ano a estimativa é parecida, segundo o controle operacional do DER.

Quem escolher a cidade como destino turístico nesse feriado, poderá conferir dos dias 23 a 26 de junho no aeroporto, um evento que reunirá paraquedistas experientes que realizarão grandes formações, sob o comando de duas personalidades internacionais – Tom Jenkins e Kate Cooper Jensen, organizadores do Recorde Mundial de Formação em Queda Livre que vai acontecer em Dubai.

O objetivo desse treinamento é formar figuras no ar com 28 paraquedistas e partir para uma sequência de pontos a cada salto. Do solo é possível enxergar essas formações, chamadas de big-ways. “Portanto, se você estiver na cidade de Ubatuba nesta data, não deixe de olhar para o céu! E quem tiver coragem, ainda pode experimentar a sensação da queda livre através do Salto Duplo”, convida um dos organizadores do evento.

Já para os religiosos, a cidade também promove missa, procissão e outros atos católicos. O feriado de Corpus Christi é uma comemoração católica, marcada pela confecção do tradicional tapete de pó de serragem, que se estende pelas ruas da cidade. Cada comunidade se responsabiliza por uma parte do tapete que começa a ser confeccionado a partir das 07h00 desta quinta-feira, 23.

De acordo com uma pesquisa informal da Associação Comercial de Ubatuba- ACIU, os empresários da cidade estimam um crescimento de até 10% nas vendas com o feriado de Corpus Christi. A expectativa é que não chova nos próximos dias, para que os turistas que não gostam de frio possam descer a serra e aproveitar as belezas da cidade.

O vice-presidente da ACIU, Alfredo Corrêa Filho, disse que nesta época o litoral é uma ótima opção para aquela família que não gosta de passar muito frio e que não gosta de tumulto e sol forte típicos da alta temporada. "Nessa época, a praia é mais tranqüila e os preços cobrados no comércio e estabelecimentos de hospedagem são mais acessíveis do que na temporada de verão", admite ele, que também é proprietário de um conhecido restaurante na cidade.

O setor hoteleiro espera um pequeno aquecimento a partir desta quarta-feira, 22. O secretário executivo do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Litoral Norte- Sinhores, José Carlos Souza explicou que essa época, os visitantes sabem que não encontrarão estabelecimentos de hospedagem lotados, então deixam para fazer suas reservas em cima da hora. “No inverno as estâncias climáticas e serranas são naturalmente o destino preferido da maioria dos turistas, mas o litoral com os seus atrativos diversos não deixa de ser uma boa opção para quem prefere desfrutar da tranqüilidade das praias e aproveitar melhores preços e condições de baixa temporada”.

Souza acrescentou que “as cidades do Litoral Norte vem consolidando o turismo não só pelo destino sol e mar, mas também pela gastronomia e atrações que ocorrem na baixa temporada”.

“O que parecia até semana passada ser um feriado muito fraco hoje dá sinais de melhora, pois tivemos algumas reservas ontem e hoje. A boa previsão do tempo está certamente ajudando. Esperamos ter uma ocupação entre 60 e 80% até lá”, disse Marcos Castro do Hotel Coquille, localizado na Praia Grande, uma das mais movimentadas da cidade.

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos- Febraban, as agências bancárias de todo o Brasil vão ficar fechadas somente na quinta-feira, 23. As contas e carnês que vencem no dia 23 poderão ser pagos sem multa na sexta-feira, 24.

Além disso, os clientes podem agendar o pagamento dos boletos ou pagar as contas nos caixas eletrônicos, na internet ou em correspondentes bancários, diz a Febraban. (Fonte: Assessoria de Comunicação ACIU)

Nenhum comentário:

Postar um comentário