sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Atividade Física na Gravidez

Fazer exercício durante a gravidez faz bem?

Há algum motivo para não me exercitar enquanto estiver grávida?

Costumo fazer exercícios físicos de alto impacto. Posso continuar durante a gravidez?

Quais os melhores exercícios para mulheres grávidas?

Eu era sedentária e agora quero me exercitar. Quais os cuidados que devo tomar?

Devo mudar minha rotina de exercícios ao longo dos nove meses de gestação?

Há esportes que não são recomendados para grávidas?

Dá para saber se estou exagerando nos exercícios e posso fazer mal ao bebê?

Estas são algumas perguntas que mulheres grávidas ou que querem engravidar costumam fazer. Mas aproximadamente 90% das mulheres não querem engordar durante a gravidez. Isto pode ser considerado uma coisa absurda, pois existe um ser humano que esta se desenvolvendo dentro dela, por cerca de nove meses, que vai aumentando de tamanho a cada mês, conseqüentemente ela ira ganhar peso.

Mulher durante a gravidez pode fazer exercício, mas isso é muito pessoal, varia de mulher para mulher, até mesmo a mesma mulher em diferentes gestações.

Tem mulher que antes de engravidar tem um histórico de vida ativa, sempre fazendo atividade física, e quando engravida tem complicações durante toda a gestação.

Já existem mulheres que na primeira gravidez se sentiu muito bem não passou mal durante todo o período de gestação teve um parto excelente, quando engravida pela segunda vez; passa muito mal, tem complicações e um simples descuido coloca a vida dela e do bebe em risco.

Sabemos a importância do exercício, sabemos que não é legal ficar parado. Mas também temos que saber que gravidez é individual, talvez o que é bom para uma mulher pode fazer mal para outra. O que foi bom para você em uma gestação, na outra já não é.

Não restam dúvidas de que a gestação é um dos mais belos períodos na vida da mulher e que, por isso, deva ser vivenciado positivamente. Os exercícios físicos, neste contexto, devem aparecer como coadjuvantes para a manutenção do bem-estar. Mas se há intenção de se exercitar, é importante que a gestante converse com seu obstetra, seja orientada por ele e obtenha sua aprovação antes de procurar educadores físicos ou fisioterapeutas especializados e capacitados para o acompanhamento gestacional.

Além do alívio de sintomas comuns, como estresse, irritabilidade e sono inadequado, os exercícios durante a gravidez podem promover melhorias na tonificação muscular, com repercussões positivas sobre a postura e a adaptação ao novo centro gravitacional, agindo, assim, diretamente sobre as habituais dores musculares e articulares referidas.

Ocorre, também, um maior desenvolvimento da consciência corporal, o que torna mais fácil, por exemplo, lidar com o aumento progressivo das mamas e do abdome, pelo crescimento fetal. Ainda, há indícios de que, tardiamente, os exercícios físicos possam colaborar para a redução da duração do trabalho de parto, o favorecimento da via vaginal e uma recuperação puerperal mais
precoce e saudável

Na evolução gestacional de mulheres que praticam atividade física, é provável que eventos adversos como hipertensão arterial gestacional, varizes em membros inferiores, tromboembolismos e diabetes tenham menor incidência, e que existam melhorias das trocas gasosas e da resposta cardiovascular às alterações gravídicas
fisiológicas. Mas embora os benefícios sejam sempre esperados, a Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte, em 2000, frisa que a prática de exercícios físicos durante a gestação somente é adequada na ausência total de anormalidades e doenças prévias, após avaliação médica especializada.

Naturalmente, programas de exercícios físicos para gestantes diferem dos aplicados fora da gravidez. É importante ter em mente que não devem objetivar a perda de peso ou a formação de grávidas atletas, mas, sim, uma passagem mais harmoniosa e saudável pelo ciclo gravídico-puerperal. De maneira geral, esquemas de menor impacto são os mais indicados, evitando cargas demasiadas sobre as articulações, movimentos bruscos ou que ofereçam risco de trauma abdominal, aceleração excessiva da frequência cardíaca, exaustão e desconforto físico. Ainda, o programa deve contemplar membros inferiores, glúteos e musculatura lombar, corrigindo a postura e favorecendo o retorno venoso. Os exercícios na piscina podem ser opções interessantes, desde que sejam adequadas a temperatura da água e a profundidade. A hidratação pela ingesta hídrica deve ser reforçada por sua extrema importância para a reposição do que é perdido no suor e na respiração.

A ocorrência de dores, sangramentos ou perdas líquidas vaginais, desmaios e tonturas, dificuldades respiratórias ou visuais, contrações uterinas ou quaisquer outros sinais e sintomas agudos devem ser prontamente comunicados ao obstetra, pois necessitam de avaliação, não se devendo adiar a procura da assistência. Apesar de aparentemente escassas, as complicações obstétricas podem aparecer e longos espaços entre uma primeira intercorrência e o exame médico podem resultar em conseqüências desagradáveis. Não havendo situações urgenciais, eventuais alterações no desenvolvimento fetal ou da saúde materna ao longo do pré-natal serão identificadas pelo obstetra, que avaliará a readequação (ou mesmo a suspensão) dos programas de exercícios, em caso de necessidade.

Portanto é óbvio que você ira ganhar peso durante a gravidez, mas se você não quer engordar alem das contas, procure fazer uma dieta saudável nada que comprometa o desenvolvimento do bebe. Converse com seu medico, procure saber o que ele acha. Que tipo de exercício ele te recomenda. A palavra do obstetra deverá sempre ser respeitada.

Enfim, com a supervisão de uma equipe multidisciplinar, composta por médicos e enfermeiras obstetras, fisioterapeutas e educadores físicos, e obedecidos cuidados essenciais e características individuais, os exercícios podem ser praticados até momentos antes do parto e já no puerpério imediato, proporcionando harmonia e bem estar à mãe e, conseqüentemente, ao feto e ao recém-nascido. Comungam da mesma opinião a Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte, o Colégio Americano de Obstetras e Ginecologistas, e o Sports Medicine Australia.

DAVID PRATES

ESPECIALISTA EM TREINAMENTO DESPORTIVO e PROFESSOR NA ACADEMIA WINNER

CREF 053370-G/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário