segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Promotoria de Justica de Ipaumirim realiza Semana do MP nas Escolas

O Ministério Público do Estado do Ceará, através do promotor de Justiça da comarca de Ipaumirim Thiago Marques Vieira, em parceria com a Secretaria de Educação do Município realizará, no período compreendida entre os dias 29 de agosto e 02 de setembro, a I Semana do MP nas Escolas e a I Semana de Direitos Humanos.
 
Na oportunidade da realização da Semana do MP nas Escolas também será dado início a um outro projeto chamado: Promotores de Justiça Juvenis (PJJ). Este projeto tem por finalidade precípua capacitar adolescentes para serem disseminadores dos direitos e deveres básicos das crianças e adolescentes, transformando-os em agentes sociais capazes de interferir de modo ativo na condução das políticas públicas da sociedade em que estão inseridos, cobrando direitos e respeitando deveres básicos.

Estas atividades tem por finalidade discutir os direitos humanos dentro e fora das escolas - principalmente nos dias de hoje, em que verificam-se tantas cenas de violência e desrespeito à condição humana. A Semana do Ministério Público nas Escolas, além de aproximar a Promotoria de Justiça da sociedade, coloca-se como oportunidade do agente ministerial fiscalizar, de perto, a promoção da educação no município, bem como contribuir de modo mais efetivo para o processo de conscientização das crianças e adolescentes.

O evento desenvolverá uma série de atividades nas escolas da rede municipal, incluindo a realização de várias oficinas, debates, palestras com a presença do representante do Ministério Público, entrevistas na rádio, e uma audiência pública na Câmara Municipal. A semana se propõe a discutir vários problemas como o trabalho infantil, a violência na escola, bullying, exploração sexual, consumo de drogas e álcool na adolescência.

Serão distribuídas cartilhas aos alunos da rede municipal, com a apresentação, de modo claro e dinâmico, dos temas a serem discutidos durante o evento. Todas as discussões serão travadas tanto no âmbito interno da escola, quanto com a sociedade em geral, e os poderes públicos locais.

Fonte: MP estadual - DireitoCE
 
 
NOTA DO EDITOR
 
Esse é o tipo e a qualidade de trabalho que uma população consciente espera dos Promotores de Justiça pagos pelo cidadão. Perseguir Vereadores, se fingir de morto ou fazer cara de paisagem diante de problemas realmente sérios de uma administração incompetente, omissa e conivente com ilegalidades, não faz parte do imenso rol de afazeres e obrigações dos membros do parquet. Espero que os até então Promotores de Justiça de Ubatuba se mirem em tão nobre exemplo de seus pares e passem a fazer o que nada mais é do que obrigação funcional!

Nenhum comentário:

Postar um comentário