quinta-feira, 24 de maio de 2012

Como Acabar Com A Corrupção

Texto: Elias Penteado Leopoldo Guerra

A corrupção pública é o reflexo da atitude de cada um da população. Ser conivente com a corrupção, fingir não ver o mal que outros fazem, ter princípios morais flexíveis, de acordo com suas conveniências, não exercer sua cidadania, não cumprir com o dever de cidadão de participar na solução dos problemas coletivos são também formas de corrupção.

Para que exista corrupção tem que haver o corrupto, o corruptor e o permissivo, omisso, inerte, complacente. A atitude passiva, permissiva, inerte ou de tirar vantagem de tudo, justificando-se por que todos fazem assim e que se não fizer também assim é ser bobo, “ter vergonha de ser honesto” (como disse Rui Barbosa, um dos maiores juristas brasileiros) são as causas da corrupção geral.


Os agentes políticos, que são eleitos pela população, os agentes públicos (funcionários, servidores públicos do Legislativo, Judiciário e Executivo) em todos os níveis, são colocados nessa situação pela ação direta (eleições) ou indireta (de conformidade com a Lei) e pela permissividade, passividade, inércia da população, que somos todos nós.

 
Como acabar com a corrupção? É só agirmos, fazermos a ação que seja necessária e que é de nossa responsabilidade e não só reclamar, criticar e esperarmos que outros resolvam a situação por nós. Como disse John Lennon : “é imoral esperarmos que outros resolvam os nossos problemas”.
 

Quem não atua, não denuncia, não reclama, não age, não exige ser respeitado em seus Direitos, é CUMPLICE, COMPANHEIRO dos corruptos e corruptores. É também um CORRUPTOR.

Não existem “fadas madrinhas” nem “Papai Noel” que resolvam nossos problemas, mas só existe a comunidade. COMUNIDADE QUER DIZER ATUAR EM COMUM, AGIR EM COMUM, DEFENDER O INTERESSE COMUM. Sejamos pois, uma COMUNIDADE !

Ser cidadão não é só um Direito de TODOS. Mas é, principalmente, um DEVER de TODOS.

TUDO COMEÇA EM NÓS E TODOS SOMOS UM. VAMOS AGIR ASSIM ENTÃO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário