quinta-feira, 26 de julho de 2012

Aquário de Ubatuba Sustentabilidade Até do Lado de Fora

O Aquário de Ubatuba criado em fevereiro de 1996 por um grupo de oceanógrafos, é uma instituição que tem como principais objetivos a educação e a pesquisa voltadas à conservação dos mares. Sempre visando a educação ambiental, o aquário além da conscientização das pessoas através do circuito de visitação, também tem o cuidado com a sua área externa, fazendo uso do reaproveitamento de materiais.

O parquinho foi construído com madeira de eucalipto reflorestada, material que ajuda a diminuir a pressão sobre florestas nativas – e cujo plantio é capaz de seqüestrar e armazenar com eficiência o carbono livre na atmosfera, responsável pelo efeito estufa.

Outro item interessante de reaproveitamento consciente é o bicicletário ecológico, feito de pneus de carro usados. Os pneus usados são um problema ambiental e seu reaproveitamento para construir bicicletários é uma ótima opção, pelo baixo custo e especialmente em cidades litorâneas onde a corrosão ataca o ferro, material normalmente usado pelo poder público para os bicicletários convencionais.

Ainda no parque foram colocadas lixeiras desenvolvidas com materiais reaproveitados: cesto de inox de máquina de lavar sucateada, madeira de cruzetas de poste de energia elétrica inutilizada e parafusos das próprias cruzetas! Lixeiras 100% reaproveitadas! Os cestos de inox possuem furos na sua base e lateral, impedindo o acúmulo de água e risco da dengue! Além da durabilidade ser bem maior do que as lixeiras feitas de outros materiais, geralmente de plástico, o custo final é baixo, em média R$ 30,00 reais cada lixeira. Servindo também de exemplo para os visitantes, moradores, e autoridades públicas, tendo em vista que o investimento em parquinhos e outros locais de lazer, lixeiras e biciletários poderiam desta maneira ter um custo menor e também terem uma menor “pegada” ecológica.

Segundo a bióloga Luana Magalhães , “A idéia é ser coerente e dar o exemplo de como pode-se fazer algo com muito pouco. Desta forma o Aquário de Ubatuba está preservando o meio ambiente e a saúde de Ubatuba!”

“Nos últimos anos, houve um aumento geral da conscientização em torno da idéia de sustentabilidade, e esperamos que este tipo de idéia atinja cada vez mais o maior número de pessoas possível” complementa o oceanógrafo Hugo Gallo - Diretor do Aquário.

Para quem quiser conhecer um pouco mais da cidade de Ubatuba e apreciar as belezas ao redor, tem uma ótima opção: um delicioso passeio de bicicleta, que pode ser alugada no próprio aquário, no AQUABAR. Pedalar diminui o uso do carro que emite gases contribuindo por grande parte da poluição ao meio ambiente, melhora a saúde, ajudando a reduzir o stress, produz novos neurônios, libera endorfina além de ser uma ótima forma de conhecer as pessoas e estabelecer laços com a comunidade local.

Venha a Ubatuba! Venha conferir! Vale a pena!

Maiores informações: biologia@aquariodeubatuba.com.br ou pelo telefone (12) 3834-1382

Nenhum comentário:

Postar um comentário