sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Abertura do Ano Letivo em Ubatuba

Texto: Assessoria de Comunicação PMU
 
Palestra com Mario Sergio Cortella abre ano letivo na rede municipal de ensino de Ubatuba



Cerca de 600 professores da rede Municipal de ensino estiveram reunidos, nesta quarta-feira (6) no salão da Igreja São Francisco para assistir uma palestra sobre Ética, com o professor, filósofo e escritor Mario Sergio Cortella. O evento marcou a abertura oficial do ano letivo no município e abordou temas como a ética na vida e no trabalho, seguindo a linguagem utilizada nos livros de Cortella, como Qual é a Tua Obra? Não Nascemos Pronto e Política Para Não Ser Idiota.

Entre histórias sobre suas experiências de vida e frases descontraídas, Cortella foi definindo a importância da política e das virtudes, como coragem, humildade, decência e igualdade, na sociedade em que vivemos. A todo instante, frases de ilustres pensadores complementavam suas palavras, como a definição de Ética, descrita pelo filósofo francês Paul Ricoeur, que diz: “Ética é vida boa, para todos e todas, em instituições justas”.

A Secretária de Educação Jony Bottini, ficou muito satisfeita com a palestra e com a participação dos professores, e citou uma frase de Paulo Freire para definir este momento: "Mulheres e homens, somos os únicos seres que, social e historicamente nos tornamos capazes de aprender. Por isso, somos os únicos em que aprender é uma aventura criadora (...)”.

Segundo a professora de artes Regina Montemor, a palestra foi muito positiva. “O Mario Cortella conseguiu transmitir diversos exemplos que iremos levar para nosso dia-a-dia. Gostei muito de uma frase que ele disse: O Futuro é o passado em construção, e qual é o passado que nós estamos construindo para daqui 30 anos?” , ressaltou a professora

O Prefeito de Ubatuba, Mauricio (PT), esteve presente e disse que a palestra também serviu como um ato simbólico para marcar uma mudança positiva para Ubatuba. “A presença do Cortella na abertura do ano letivo municipal tem ainda o objetivo de confirmar que, a partir de 2013, a educação em Ubatuba será encarada como prioridade pelo governo, com captação de recursos junto ao Governo Federal, implantação da escola em tempo integral e até mesmo a busca pela implantação de uma Universidade Federal no Município. Nós temos que proporcionar uma situação melhor para Ubatuba, e é por meio da educação que iremos convencer nossos jovens que há um futuro por aqui.” completou Mauricio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário