sábado, 30 de março de 2013

Ninguém Deve Obedecer a Ninguém e a Nada

Texto: Elias Penteado Leopoldo Guerra

Ninguém deve obedecer a ninguém e a nada, pois deve reconhecer que somos todos iguais como partes de um Todo maior (a Família, a Sociedade, a Humanidade, o Universo); por esta razão o bem do Todo é o bem de cada uma, o bem da colméia é o bem da abelha. Assim, consequentemente, em lugar de obediência deve haver cooperação, pela qual cada um apoia e facilita e existência do outro. Por essas razões as pessoas devem mútuo respeito uma às outras.

A única disciplina aceitável é a autodisciplina que resulta da consciência de que somos, na realidade, parte de um Todo. É importante, pois, respeitar a existência do outro e sua natureza... , reconhecer que como parte de um mesmo Todo, somos todos um e que ser diferente é normal e, por isso, tudo começa por mim e por cada um, eis que todos somos responsáveis pelo Todo e por cada um!

Ser responsável é dar a resposta, ter a ação adequada para a necessidade do outro e do Todo, como célula de um mesmo e único organismo.

Os pais não tem poder sobre os filhos, embora a Lei fale em ”pátrio poder”, o que existe na realidade é o pátrio dever de cuidar dos filhos. Cuidar respeitar é proteger, facilitar, amparar, dar apoio, orientar, transmitir segurança, ser responsável. Portanto os filhos não devem obediência aos pais, mas sim respeito: respeitar é reconhecer a existência do outro como ele é, respeitar sua individualidade e o seu legitimo e inquestionável Direito de ser como é e viver a sua vida plenamente, de acordo com sua maneira de ser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário