segunda-feira, 11 de março de 2013

Santa Casa Superou Dificuldades Financeiras

Hospital modelo, Santa Casa de Ribeirão Bonito superou grandes dificuldades graças a pessoas abnegadas e extremamente honestas.

Santa Casa de Ribeirão Bonito
 
Texto: Sergio Ronco (Blog do Ronco)

Vamos voltar um pouco no tempo e relembrar a história de conquista da população de Ribeirão Bonito ao abraçar a “causa Santa Casa”.

Com dívidas tidas como impagáveis, devendo a fornecedores, impostos, funcionários em atraso, estrutura física em ruínas, vigilância sanitária pressionando por reformas e adequações, a entidade corria sério risco de fechar suas portas e deixar a cidade sem atendimento. Por muito tempo os filhos de Ribeirão Bonito passaram a nascer na cidade de Dourado, porque as  parturientes se socorriam de sua Santa Casa para fazer o parto, passando a constar na certidão do nascituro como local de nascimento a cidade vizinha de Dourado. Outros tantos, nasceram em São Carlos.

À época, membros da Santa Casa de Ribeirão Bonito solicitaram a ajuda da AMARRIBO para que o pior não acontecesse, o encerramento dos trabalhos no município.
Formou-se uma comissão para estudar o assunto e em várias reuniões realizadas com lideranças da cidade, chegou-se à decisão que a solução primeira era eleger uma nova diretoria com total apoio de integrantes da ONG da cidade.

Dois abnegados cidadãos se candidataram aos cargos de comando da Santa Casa: José Batistini e Toninho Galhardo. Demais membros da diretora, todos muito respeitados na cidade. O jurista José Chizzotti e seu colega Serrano passaram a responder voluntariamente pelas pendências judiciais da entidade, que não eram poucas. Funcionários se engajaram de corpo e alma no projeto de reerguer o único hospital da cidade.
Com a ajuda importante da população de empresários, e alguns políticos da cidade, aos poucos a entidade foi resgatando a confiança perdida e sanando suas pendências. O Governo Federal foi de suma importância, repassando verbas significativas, bem como a participação do Governo Estadual na pessoa do então Secretário da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, que esteve pessoalmente visitando as instalações da entidade.
A DIR de Araraquara passou a olhar para a Santa Casa de Ribeirão Bonito como um exemplo a ser seguido por outras cidades do interior e de sua região. A contratação de profissionais médicos com responsabilidade e experiência, foi fundamental para alcançar os objetivos traçados.

As dificuldades que se apresentavam ao longo do tempo eram resolvidas com muita competência por todos.
Outros provedores e diretores foram se revezando, sempre com os mesmos objetivos, lutar pela Santa Casa local, como foi o caso do senhor Carlé, Moacyr Nunes, Nenê Forte até chegar aos dias atuais, com Domingos Locatelli, o Birela, sob a direção de José Paulo Lucato. A doação do tempo de cada um desses voluntários foi e está sendo primordial para a saúde da entidade.
É preciso que esse trabalho continue! O que faz as pessoas contribuírem e ajudarem, tem ligação direta com os ocupantes de cargos de chefia da Santa Casa. Ninguém em sã consciência ajuda qualquer que seja a entidade, se os diretores não tiverem caráter, honestidade, probidade, decoro, decência, transparência, pureza e virtude.

Se hoje, a entidade consegue equilibrar suas contas, com sacrifícios, é por conta da união de forças e a confiança em seus comandantes.
É preciso passar o bastão na hora certa e para pessoas certas. Não podemos errar, caso contrário, poderemos estar malfadados ao insucesso.
A saúde é uma das pilastras mestre de uma sociedade que depende de um bom atendimento. Que a triste história do passado não retorne jamais. A saúde é um direito de todo os cidadãos, mas compete a cada um de nós garantirmos esse direito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário