segunda-feira, 11 de março de 2013

Ubatuba Está Tomada por Mendigos


Fonte: ACIU

Cidade sofre há anos com mendigos que se instalam na cidade turística

Toda a fragilidade de nossa cidade, com relação a mendicância, é revelada pela população que clama por atitudes dos poderes municipais.

Moradores e comerciantes tem entrado em contato com a Associação Comercial de Ubatuba - ACIU para relatar este problema, principalmente no Centro (Avenida Iperoig e próximo ao calçadão) e da Praia Grande (canto direito).

Segundo eles, "por dias e noites, estas pessoas desocupadas se alcoolizam em excesso e fazem muita algazarra. Vivem gritando, falam muito palavrão e sempre acabam brigando".

“Esses moradores de rua são de Ubatuba e, ao contrário do que muita gente pensa, eles tem residência e família aqui, mas optaram por vadiar e incomodar os cidadãos que são privados do direito de residir e trabalhar com conforto e dignidade deixando suas famílias à mercê desta calamidade”, diz um dos associados que tem um estabelecimento comercial na região central da cidade.

Muitos destes cidadãos contam que já entraram em contato, inúmeras vezes, com a Polícia Militar, Guarda Municipal, Assistência Social, Prefeitura, mas, pouco foi resolvido. A secretaria de Assistência Social reconhece o problema, sabe que é crítico, mas diz que não pode fazer muita coisa porque Ubatuba não tem ainda uma Casa de Passagem. A policia, como um todo, é sempre solícita, mas por conta dos "Direitos Humanos", pouco pode fazer. Os policiais até pedem para os mendigos saírem dos locais, mas eles logo voltam. "É sabido que são poucos policiais para uma cidade como Ubatuba, mas alguma coisa precisa ser feita. A mendicância está crescendo aqui desordenadamente", aponta um outro associado da ACIU.
 
Nos últimos meses, no mínimo 10 pessoas usam as sombras das árvores do canto direito da Praia Grande para fazer de “lar ao ar livre” 


No Calçadão central a situação está crítica também. E próximo a Fundart há vários desocupados instalados ali.


Nenhum comentário:

Postar um comentário