domingo, 7 de julho de 2013

Íntegra da Manifestação da Presidente do Sindicato na Tribuna da Câmara

MANIFESTAÇÃO DE SANDRA DA SILVA NA TRIBUNA POPULAR, DA CÂMARA EM 02-07-2013.

"Boa tarde a todos e a todas presentes. Sou Sandra, presidente do sindicato dos Trabalhadores na Administração Pública de Ubatuba. Antes de começar a falar a respeito da educação eu queria reforçar que em fevereiro estive aqui pedindo a aprovação de nosso reajuste salarial e já estamos em campanha salarial para 2014. O sindicato reivindica no mínimo 20% para todo o funcionalismo público e eu gostaria que os nobres vereadores estivessem atentos ao nosso orçamento, que eu acho que em outubro mais ou menos vai ser aprovado, eu gostaria que chamassem até o sindicato para que estivesse conversando a respeito do reajuste para 2014.

O Sindicato dos Trabalhadores ele atende os profissionais da Saúde, os profissionais da Educação, os motoristas, os guardas municipais, os trabalhadores do Setor de Obras, os Trabalhadores do Setor de administração, as autarquias e todos os trabalhadores municipais em geral. O que eu queria, o que me traz aqui hoje é a respeito da Lei, do projeto de lei que foi aprovado na semana passada aqui na Câmara Municipal – o projeto 57/13 do Executivo – nós tivemos uma criação de cargos e essa criação de cargos veio do Executivo no ano passado, e o Sindicato, sentando com os vereadores, conseguiu com os vereadores que não fosse aprovado a criação de cargos de auxiliar de serviços infantis.

O que nós queremos é concurso público sim, mas com pessoas capacitadas para estarem atendendo nossas crianças e esse projeto veio novamente nesta administração – então, pessoal, eu estou pedindo para que o prefeito vete esse projeto – porque, inclusive ontem, nos tivemos uma reunião com o secretario Marcelo Ângelo, ele marcou para amanhã uma reunião a para estar discutindo a respeito do projeto – nós precisamos que tenham pessoas capacitadas para atender as nossas crianças, inclusive as creches atendem crianças de zero a seis anos – e não queremos, e a comissão vai amanhã defender que tire, que o Prefeito vete esse projeto, porque é impossível que a gente coloque pessoas que não tenham capacidade para atender as nossas crianças.

Eu fiquei muito chateada com o posicionamento de um vereador onde se colocou em vez de usar o trabalho pedagógico usaria o trabalho responsável. Nós precisamos ser responsáveis, principalmente os vereadores porque o Executivo ele manda a Lei mas quem aprova a Lei é o Legislativo, e eu tenho a certeza, tenho a certeza que a maioria dos vereadores que votaram a favor do projeto não tem conhecimento da LDB, não conhecem as nossas diretrizes Básicas da Educação. Então eu até proponho, porque eu acho que falar aprovo – não aprovo é muito fácil – eu acho que o vereador deveria colocar porque aprova ou não aprova, para a gente saber, a gente como população saber se eles sabem o que estão votando. O ano passado foi um desgaste muito grande – os vereadores que são da gestão passada sabem que nós tivemos que explicar para os vereadores o que era função e o que era cargo, porque eles não tinham conhecimento – então, pessoal, eu estou aqui questionando, eu estou aqui pedindo para que o Prefeito vete esse projeto – nós temos propostas para amanhã, nós temos uma reunião marcada .

Eu quero agradecer a Secretaria da Educação que nos convocou ontem para conversar a respeito, estávamos com toda a categoria lá no Tancredo, fizemos uma manifesto fizemos um manifesto na quinta feira, em baixo de chuva, para o pessoal não perder o dia de trabalho, que poderíamos fazer durante o dia, então nós fizemos à noite, em baixo de chuva – Eu quero agradecer a Guarda Municipal e a Policia Militar que estiveram presente e nos apoiando no protesto e quem recebeu hoje o jornal “A Imprensa Livre” saiu uma matéria e eu estou me colocando o porquê à gente não quer a criação desse cargo.

O sindicato é a favor sim, é a favor de concurso público, mas com responsabilidade – não adianta falar como foi dito na semana passada que o concurso é para os adolescentes, os jovens que estão sem emprego – nós precisamos sim fazer um projeto para os jovens, mas não podemos dar um cargo desses, de responsabilidade para jovem que só fez segundo grau, porque para poder atender as nossas crianças precisa entender de educação – não é qualquer pessoa que pode cuidar das nossas crianças, então vamos sim

Não queremos continuar usando a cidade vizinha, usar as coisas da cidade vizinha, que eu também lembro muito bem que nosso Prefeito – pessoal eu sou governo também, mas também não vou compactuar com coisas erradas. O meu Prefeito sabe muito bem disto e do meu posicionamento. Não vamos ficar usando a cidade vizinha como referencia – a proposta do nosso Prefeito, eu acompanhei, é que nós possamos ser a referência e não usar a referencia da cidade vizinha - sabemos que está se montando, está se criando o Hospital da Unimed de primeiro escalão para atender toda a população – tudo de bom acontece em Caraguatatuba – nós vamos ter a nossa melhor educação – nós vamos ser referencia no Vale do Paraíba, vamos ser referencia no litoral norte – porque é isso que nós queremos

Então eu estou pedindo, em nome de toda a categoria, em nome do Sindicato que o Prefeito vete esse projeto de Lei - estaremos juntos para amanhã, nós temos proposta para o Secretario – nós temos uma comissão e toda a categoria está a favor que tenha um concurso público9 sim, com pessoas responsáveis – não podemos esquecer que são nossos filhos, nossos netos que vão para a creche, então, pessoal, eu peço apoio de toda a população e eu espero que amanhã eu tenha um ponto positivo do Secretario e eu estou pedindo mais responsabilidade desta câmara, porque não dá para votar projeto, aprovo, não aprovo e nem saber o que está votando...

(Presidente da Câmara: "Um adendo senhora: a senhora está começando a desrespeitar esta Casa de Leis...").


Manifestante: Muito obrigada a todos, muito obrigada, muito obrigada a todos e a todas presentes!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário