quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Qual Realidade Flávia Pascoal Pretende Passar a Nossas Crianças de Ubatuba?

Projeto de Lei nº. 117/13, da Verª. Flavia Pascoal - PDT, Institui o Programa “A Câmara vai á Escola e a Escola vai á Câmara” e dá outras providências.

Nota da assessoria: proposta quer promover a interação entre o Legislativo municipal e as escolas, permitindo aos estudantes compreender o papel da Câmara no contexto social em que vivem. As visitas devem ser agendada com antecedência.

Nobre Vereadora,

Vossa Senhoria através do projeto de lei n. 117/13 propõe uma interação entre o Legislativo Municipal e as Escolas do município através dos nossos estudantes, porém este projeto desperta em mim um sentimento de duvida quanto ao que de fato essas crianças irão aprender com o poder Legislativo de Ubatuba.

Para que se compreenda o dever da Câmara de Vereadores em meio ao contexto social em que vivem carentes, de educação, de saúde, de lazer e de segurança, entendo que não será tão fácil explicar, afinal a Câmara Municipal não é até aonde eu sei um circo. Como explicar então a essas crianças o porquê dessas mazelas? Ou quem deveria fazer e não faz? Ou quem deveria cobrar e não cobra?

E o voto, um direito intransferível e a única forma de mudança, as crianças saberão das compras de votos, das trocas por cargos e empregos, dos balcões de negócios que muitas vezes se transformam as próprias Câmaras?

Corrupção é um tema muito comum, e criança fala o que quer. O que vai ser dito a respeito dos desvios de dinheiro, das fraudes em licitações, do nepotismo, da merenda tão ruim, da falta de creche, dos bairros abandonados, enfim, esses assuntos de gente grande.

Concluindo, se a Câmara vai às escolas e não aos bairros mostrar transparência em seus atos junto da população, ouvir as suas demandas, assumir responsabilidades, cobrar a prefeitura, enfim, sair dos gabinetes para dar aos seus eleitores uma resposta real nas ruas, significa que melhorar a vida das pessoas através de excursões de crianças a Câmara Municipal, isso é brincadeira de criança.

Sebastião Ferreira de Carvalho Júnior
Morador de Ubatuba , Estufa II

4 comentários:

  1. será que o objetivo desta pérola é se penitenciar frente aos jovens estudantes e pedir desculpas a eles pelos serviço vergonhosos que a câmara vem desempenhando e oferecendo a eles?

    ResponderExcluir
  2. Esses atuais vereadores pareçem bonecos, q nao servem p nada, nao fiscalizam, nao cobram, e quando legislam saem essas perolas.

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de levar crianças com idade média de 03 anos ao plenário da câmara Municipal para que os nobres Edis as assistam as esses pequenos eleitores do futuro cantando o Hino da cidade de Ubatuba... quantos adultos sabem fazê-lo? quantos vereadores o sabem de cor? Saliento que as crianças são frequentadoras de Creches geridas pelo ITEC em Ubatuba... podemos marcar neste mês ainda?

    ResponderExcluir
  4. Aproximar escola, CMU e comunidade seria mais interessante, abrindo a escola à população dos bairros, convidando pais e moradores para essa aproximação. Duvido que isso aconteça, pois transparência e participatividade não são valores que nossos políticos costumam cultivar.
    Políticos dirigindo-se exclusivamente a crianças não passa de propaganda.

    ResponderExcluir