sábado, 9 de agosto de 2014

Um Por Todos Alcança mais de 90 mil Estudantes na Edição de 2014

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da CGU

Edição de 2014 do Programa Um Por Todos e Todos Por Um! Pela Ética e Cidadania! vai alcançar mais de 90 mil estudantes do 3º ano do ensino fundamental de escolas públicas municipais situadas em todas as capitais do País. Para isso, mais de mil professores que vão aplicar o Programa nas 1.049 escolas selecionadas já foram capacitados por meio de curso à distância da Escola Virtual da CGU. Os 3.365 e 94.632 kits dos professores e alunos, respectivamente, também já foram produzidos e estão a caminho das escolas.

Os professores que ainda não receberam treinamento devem aproveitar o mês de agosto para fazerem matrícula na 2ª turma que já está com as inscrições abertas na Escola Virtual da CGU. O curso é auto-instrucional e tem duração estimada de 40 horas. Quanto antes o professor da escola participante do Programa e iniciar sua formação, mais facilidade terá para preparar suas aulas e abordar, com apoio da Turma da Mônica, os temas relacionados, como cidadania, ética e democracia.

Participe!

Professor e diretor, se sua escola ainda não foi contemplada com o Programa e tem interesse em participar, preencha o formulário eletrônico e submeta à CGU para que a expansão do Programa seja futuramente planejada.

As novidades do Programa extrapolam as salas de aula e estão nos canais oficiais da CGU nas redes sociais, Facebook e Twitter. Acompanhe os posts relacionados ao Programa pela hashtag #umportodos.

O Programa

Fruto de uma parceria firmada entre a Controladoria-Geral da União (CGU) e o Instituto Maurício de Sousa, O Programa Um Por Todos e Todos Por Um! Pela Ética e Cidadania! visa a disseminar entre as crianças valores relacionados à participação social, democracia, autoestima, respeito à diversidade, responsabilidade cidadã e interesse pelo bem-estar coletivo.

Com o auxílio do universo divertido dos personagens da Turma da Mônica, procura-se envolver estudantes, professores, famílias, escolas e comunidades em reflexões sobre temas relacionados à cidadania, gestão do Estado e à organização da sociedade.

Estimular os indivíduos, desde pequenos, a se apropriar dos atributos de sua condição cidadã é investir em uma formação ao mesmo tempo crítica e altruísta. Essa orientação, no futuro, resultará em cidadãos mais conscientes de seus direitos e deveres, mais atentos aos atos dos governos e, sobretudo, aptos a exigir da Administração Pública maior transparência e efetividade, além de uma gestão mais sensível aos anseios da sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário