quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

A Amplitude da Corrupção

Fonte: Estadão - Editorial 30/12/12 
Fonte AMARRIBO BRASIL
 
Os números constantes de levantamento feito pela Polícia Federal (PF) sobre as suas investigações de desvios de recursos e corrupção em prefeituras de todo o País são impressionantes. Embora se refiram a inquéritos ainda em curso, eles dão uma ideia da amplitude das suspeitas - baseadas em indícios fortes o suficiente para mobilizar a Diretoria de Investigação e Combate ao Crime Organizado (Dicor), da PF - que pairam sobre um setor da maior importância da administração pública, o dos governos municipais. São 3.167 inquéritos que envolvem 484 prefeitos e ex-prefeitos, suspeitos de violarem dispositivos do Decreto Lei 201/67. Estão também sendo investigados 182 servidores, 87 secretários municipais e 63 funcionários que ocupam cargos em comissão.

Aquele decreto lei caracteriza os ilícitos cometidos por prefeitos e vereadores e prevê 23 casos capazes de provocar sérios danos ao erário. Por exemplo, apropriação de bens ou rendas públicas, desvios de recursos em benefício próprio ou alheio, deixar de prestar contas anualmente, efetuar despesas não autorizadas por lei e fraudes em licitações. As penas para esses delitos vão de 2 a 12 anos de prisão.

O Maranhão concentra o maior número de inquéritos (644), seguido pela Bahia (490), Ceará (296), Piauí (285), Pará (196) e Pernambuco (194). Isto se explica, segundo o delegado Oslain Campos de Santana, chefe do Dicor, pelo fato de esses Estados, serem mais carentes e por isso receberem mais recursos da União, o que aumenta as oportunidades de fraudes. "São elevadíssimos os recursos que a União repassa para os municípios, principalmente através de convênios na áreas de educação e saúde", lembra ele. Em São Paulo e Rio foram abertos, respectivamente, 96 e 83 inquéritos.

Tanto para ter uma ideia mais precisa da situação quanto para que as investigações possam produzir resultados concretos - isto é, fornecer ao Ministério Público e à Justiça os elementos necessários para eventuais denúncias e punições -, é preciso aguardar a conclusão dos inquéritos. O que, se for seguido à risca a legislação que regula a matéria - o que infelizmente nem sempre é o caso -, deve acontecer em breve. Os inquéritos policiais devem ser concluídos no prazo de 30 dias. Podem ser renovados por mais 30 dias pela Justiça, desde que por motivo relevante, devidamente exposto pela autoridade policial.

Em entrevista ao Estado, o delegado Oslain Santana mostra como agem as organizações criminosas em relação ao poder público e o perigo representado por cada uma delas. Elas se distribuem por três grupos. Um, de matriz mafiosa, se infiltra no aparelho do Estado e investe mais em corrupção de agentes públicos do que em atos de violência para realizar seus "negócios" e ampliar cada vez mais seu poder. "Veja o exemplo do Carlinhos Cachoeira. Começou com jogo do bicho e foi se infiltrando no Estado."

Numa outra categoria estão o que a PF chama de "grupos agressivos", que apelam para ações armadas, como ocorre no Rio e em São Paulo. Eles são violentos, mas têm poder econômico reduzido, se comparado com o dos outros grupos, e sua infiltração no aparelho estatal não é profunda.

O grupo que mais preocupa a PF, pelo seu poder e seu raio de atuação, é formado, segundo Oslain Santana, pelas "organizações de colarinho-branco ou das elites, pessoas acima de qualquer suspeita, mas que movimentam grandes esquemas". Por isso, são as mais perniciosas do ponto de vista da PF. "Desviam bilhões dos cofres públicos para benefício pessoal. Tiram dinheiro da educação e da saúde por meio de violações constantes do Decreto Lei 201/67 e da Lei de Licitações." Deixando de lado a confusão de criminosos de colarinho-branco com as "elites" - citadas de forma vaga, imprecisa -, um conceito que ele claramente não domina, o delegado Santana tem razão para chamar a atenção para a capacidade que esse último grupo tem de causar graves prejuízos aos cofres públicos, em vista de seu poder de aliciamento e corrupção. É de esperar, portanto, que continue a merecer cuidado especial da PF.

TJSP Nega Indenização por Danos Morais a Prefeito de Taubaté

A 4ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo confirmou sentença da Comarca de Taubaté que indeferiu pedido de indenização por danos morais feito pelo prefeito do município, Roberto Pereira Peixoto, e sua mulher, Luciana Flores Peixoto, retratados em matéria jornalística e em vídeo postado na internet que, segundo eles, conteriam insinuações a respeito de sua honestidade e probidade.
        
Os autores ajuizaram ação com a pretensão de receber de cada um dos três réus – duas pessoas físicas e a empresa que publica o periódico – R$ 54.500. Para o Juízo de primeiro grau, os fatos narrados eram de interesse público e o vídeo veiculado – intitulado “Rap do Peixoto” – não fez sátira nem denegriu a honra dos autores. Em apelação, alegaram que o vídeo em questão – divulgado no site YouTube pelos réus em nome do jornal e apresentado em mídias virtuais e físicas – os taxa de bandidos que desviam recursos públicos para proveito pessoal, portanto eles devem ser punidos pelo abuso e condenados a reparar os danos.
        
O desembargador Carlos Henrique Miguel Trevisan, relator do recurso, não enxergou ilicitude na conduta dos réus. “O que se verifica da leitura da referida matéria jornalística e do conteúdo do vídeo e comentários constantes da internet é que, a despeito do viés crítico e áspero, refletem fatos objeto de investigação policial, que são públicos e devem ser de conhecimento de todo e qualquer cidadão”, afirmou em seu voto.
“Não houve, pois, por parte dos réus veiculação de notícia falsa ou propósito de ofensa à imagem dos autores, razão pela qual se mostra incabível a pretensão indenizatória. Em outras palavras, não houve prática de ato ilícito ou uso abusivo da liberdade de expressão e de informação, razão pela qual os réus não podem ser responsabilizados por eventuais danos causados à imagem dos apelantes, que, na qualidade de pessoas públicas, devem se habituar também com os posicionamentos a eles desfavoráveis e com as críticas dos órgãos de imprensa, circunstâncias típicas do sistema democrático.”
O julgamento, unânime, teve participação ainda dos desembargadores Natan Zelinschi de Arruda e Enio Zuliani.

        Apelação nº 0009517-17.2011.8.26.0625
        Comunicação Social TJSP – MR (texto) / AC (foto)
        imprensatj@tjsp.jus.br

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Posse de Prefeito e Vereadores na Câmara de Ubatuba



Fonte: Câmara de Ubatuba
 
Martelando na tecla da mudança tomou posse hoje, às 10h00 no plenário da Câmara Municipal o prefeito eleito de Ubatuba, Maurício Moromizato (PT). Na mesma cerimônia foram empossados também , seu vice Caribé, os dez novos vereadores e a nova mesa diretora, toda ela renovada.

“Pela primeira vez a mudança ganhou em todas as urnas de Ubatuba, em todas. Não é expressão de um bairro, de uma religião, um nicho econômico da cidade. Com sete novos vereadores entre dez, a mudança teve quase 83 % dos votos em Ubatuba. Após campanha sem violência, uma campanha de propostas 48 % dos eleitores votaram em nosso nome”, declamou ele sob aplausos.

Segundo o novo prefeito “a nova Câmara também reflete a mudança que Ubatuba queria, não só ao mudar sete dos dez vereadores mas de todos os vereadores. Essa mudança não é desejo do Maurício nem dos vereadores mas se exprimiu nas ruas, é expressão da vontade popular”.

“Por isso, esse sentimento de mudança precisa estar enraizado nessa Casa, e nas pessoas que vão ocupar o Legislativo. Vamos precisar da parceria, da fiscalização dessa casa mas também da parceria”, enfatizou.


Mesa diretora

Nenhum dos três vereadores remanescentes da antiga Câmara candidatou-se à mesa, onde predominou o PDT com os 3 vereadores eleitos. Foi referendada chapa única tendo como presidente Eraldo Carlos Tenório Todão - Xibiu (PSDC) , 1º vice presidente: Reginaldo Fábio de Matos (PT), 2º vice presidente: Adão Pereira dos Santos (PDT) 1ª secretária: Flávia Pascoal do Nascimento (PDT) e 2º secretário: Ivanil Ferretti (PDT).

Em um plenário superlotado, vazando gente para a rua,  o novo presidente pediu desculpas pelo espaço exíguo e prometeu melhores acomodações para a próxima posse. Há projeto já pronto para construir uma nova Câmara, a ser implantada próximo ao novo Fórum da cidade, no bairro Estufa II. A Câmara hoje funciona em prédios alugados e disfuncionais.

Primeiros recursos

O único a discursar no evento foi o prefeito Maurício Moromizato, para quem o desafio agora é “referendar esse desejo de mudança. Temos que fazer com que ela se aplique na prática com uma nova forma de fazer política, com uma nova forma de governar. Essa é a mudança, sem revanchismos, que não seja pautada por religião, por classe social, por bairro onde se mora, um governo que trate todo mundo como igual, um governo de  todos e para todos, pedindo de cada um o que pode e dando para cada um o que merece”.

Para o novo prefeito, sua candidatura “expressava a necessidade de Ubatuba sair de seu casulo para se relacionar com outros poderes, saber que nossos problemas podem ser melhorados com a ajuda dos Governos estadual e federal.

Ele anunciou a liberação de quase R$ 3 milhões de reais pelo Governo Federal  dos quais parte (R$ 150 mil) serão aplicados na restauração do Casarão da Fundart e R$ 700 mil para reestruturar a rede básica de atenção à saúde.

Bilhete único

Ele explicou que “não podemos mais ficar à sombra de outros municípios. Por isso o lema “para fazer Ubatuba brilhar”, torná-la uma cidade mais bonita, com transporte público de qualidade com bilhete único, atendimento médico especializado aqui com melhora significativa nos postos de saúde, porque é lá no PSF, nos bairros que a população vai sentir isso. Como prefeito-dentista ele prometeu implantar o programa “Brasil sorridente”, do governo federal.

Escola aberta

Maurício diz que vai lutar também por “um novo modelo de escola aberto à comunidade, trazer a população para dentro dela, lutar para realizar o sonho de construção do prédio da ETEC para melhorar a qualificação de nossos trabalhadores”.  Colocou Ubatuba na disputa por uma unidade do Senai que atenderia todo o Litoral Norte e por uma Universidade. ´”Não é promessa mas é  disputa de todos nós”.

Turismo e pesca

Na área de emprego e renda prometeu   focar no desenvolvimento do turismo, “aproveitar esse tesouro em prol da população. Nosso hino já diz isso ao falar nas belas praias. Temos que melhorar o calendário turístico para que possamos nos apoderar dessas empresa que é o Turismo, que gera bilhões no mundo todo. Buscar novas formas de valorização do trabalho humano, valorizando a piscicultura e a agricultura familiar, como isso já acontece em outras cidades, com a economia solidária”

O secretariado

“A eleição acabou dia 7 de outubro, novo cenário se mostra e é sobre este novo cenário que compusemos o secretariado. Não tem ninguém que se indicou, ou está lá por mérito pessoal próprio. Ninguém se indicou mas todos foram indicados por  segmentos sociais, por partidos, por representatividade regional e o guia é o planejamento, o plano de governo”.

“Isso significa compromisso de cada um. Cito a presidente Dilma: Temos muitos compromissos mas não temos compromisso com o mal feito, não temos esse compromisso. Por isso apoiem mas cobrem, cobrem. Esse governo será um governo de trabalho”.

Governo de participação

“Temos a humildade de saber que nós  não governamos sozinhos. Precisamos de vocês. Temos a compreensão de que a democracia se faz com três poderes e saber que nós precisamos da parceria de vocês.  Se a cidade está nesse estado ela vai precisar da ajuda de todos e entre eles o Legislativo é de importância fundamental para exercer suas principais funções, a função de fiscalização, de ser guardião da Lei Orgânica e a de ajudar na transformações que Ubatuba precisa”.

“Esse é o governo da participação popular. Fomos eleitos pelo povo e vamos ser regidos pelo povo. Levem para os quatro cantos da cidade que precisamos da população participando nos Conselhos, da população ativa nas escolas, da população lutando pela saúde e por seus direitos, com toda responsabilidade que isso traz. Mauricio não veio para salvar a Pátria mas para, junto com cada um e cada uma, melhorar a vida de todas as pessoas”.

Ele encerrou o discurso desejando “um bom ano pra todos nós”. Na Prefeitura houve a cerimônia da transmissão de cargo.

Moromizato Toma Posse Como Prefeito em Ubatuba

Texto: Marcos Leopoldo Guerra


Ontem, dia 01 de janeiro de 2013, Maurício Moromizato tomou posse como prefeito de Ubatuba - SP. A cerimônia de posse ocorreu na Câmara de Ubatuba e a transferência do cargo foi feita na Prefeitura, por Rui Teixeira Leite.


As imagens comprovam que um grande número de cidadãos compareceram à Prefeitura de Ubatuba para assistir a entrada oficial de Moromizato e Caribé. A tão esperada e aguardada transmissão do cargo, de Eduardo de Souza Cesar para Maurício Moromizato não ocorreu como o esperado. Para finalizar sua nefasta, incompetente e corrupta administração, Eduardo Cesar optou por se esconder, fazendo assim aquilo que sempre fez em seus intermináveis oito anos. Mais uma vez coube a Rui Teixeira Leite (vice-prefeito da "administração" de Eduardo Cesar) assumir o que Eduardo Cesar demonstrou não possuir coragem.

Fotos, muitas vezes, falam mais do que longos textos. Na imagem onde Rui e Moromizato aparecem juntos, é possível perceber o grau de importância e o respeito pela função, que os envolvidos com Eduardo Cesar demonstram possuir. Utilizar, na transmissão do cargo, camisa esporte, de manga curta, semi aberta e com golas desbeiçadas demonstra e comprova um total desrespeito e desconsideração à toda a população de Ubatuba e ao cargo que ocupou nos últimos oito anos.
 
Se Eduardo Cesar e Rui Teixeira Leite combinaram a ausência de um e o excesso de informalidade do outro no intuito de desprestigiar Moromizato e Caribé, o tiro saiu pela culatra, pois a atitude de ambos apenas demonstrou o que foi o interminável governo deles.  Eduardo Cesar e Rui não perceberam que ser agente político significa representar a população. Na qualidade de prefeito e vice prefeito a opinião pessoal de quem está no cargo  pouco ou nada importa, pois ambos, desde o juramento de posse, se comprometeram a representar a população e não a si próprios. Eduardo Cesar demonstrou mais uma vez, ao não comparecer na cerimônia oficial, não ser pessoa digna e a altura de ocupar uma função de representante da população.    

segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Retrospectiva AMARRIBO 2012

Fonte: AMARRIBO BRASIL

Abaixo, em vídeo, a retrospectiva das principais participações e projetos da AMARRIBO BRASIL em 2012 e muita esperança para 2013.


MCCE Discute Realizações de 2012

Como esperado, coube à declaração de constitucionalidade da Lei da Ficha Limpa a maior dedicação do MCCE
 
Fonte: Ascom MCCE
 
A secretaria executiva do MCCE, a diretora Jovita Rosa e representantes de entidades da rede MCCE se reuniram na tarde dessa segunda-feira (17), na CBJP/CNBB, para a apresentação do resumo
das principais atividades do Movimento no ano de 2012 e perspectivas para 2013.

Como esperado, coube à declaração de constitucionalidade da Lei da Ficha Limpa a maior dedicação do MCCE, entidades e sociedade civil, para que a lei fosse incorporada definitivamente ao sistema eleitoral brasileiro neste ano.

O MCCE também atuou fortemente junto ao executivo, legislativo e judiciário federais, em assuntos como a solicitação por um ministro \"Ficha Limpa\" à vaga do STF, o pedido pelo \"Voto Aberto\"
ao Senado, a transparência nos nomes dos doadores de campanha, dentre outras proposições. 

Além da Ficha Limpa, muitas foram as conquistas da sociedade neste ano, como o provimento do Tribunal Superior Eleitoral que normatizou a divulgação antecipada de doadores de campanha, seguindo o pedido do MCCE e o provimento originário de Márlon Reis, Juiz Eleitoral no Maranhão e diretor do MCCE.

Para 2013, espera-se a intensificação dos trabalhos pela Reforma Política, a ampliação do controle social por todo o país e o aumento da rede de comitês MCCE que já somam mais de 320 unidades.

O Que Esperar de Moromizato em 2013?

Texto: Marcos Leopoldo Guerra

No dia 01 de janeiro de 2013 o nefasto, incompetente e corrupto Eduardo de Souza Cesar, caso tenha resolvido deixar de ir para Miami, passará o cargo de prefeito de Ubatuba para Maurício Moromizato. A grande maioria da população possui a certeza, com a saída de Eduardo Cesar, de que se livrou de um dos prefeitos mais corruptos e desonestos que Ubatuba já teve. Por outro lado há incertezas quanto ao futuro de nossa cidade nas mãos de Moromizato. A aprovação de Moromizato está atrelada ao nível de expectativa da população, já o sucesso de seu governo possui outras variáveis.

Diferentemente do que muitos pensam os políticos não são avaliados pela população em função do número de suas realizações. Na realidade o cidadão através das promessas de campanha ou até mesmo tendo por base a atuação do político na sociedade, antes mesmo de se candidatar, forma um conceito do eleito e cria uma expectativa sobre o trabalho do mesmo. Deste modo um político deve saber avaliar e controlar o grau de expectativa  que o mesmo criou ou criará na população com suas declarações e ações. Grandes expectativas podem culminar em uma grande decepção e um baixo nível de expectativa pode resultar em índices elevados de aprovação do Governo e da administração, haja vista o caso de Dilma Rousseff.

Ubatuba se encontra no mais total e completo abandono. Os oito anos do corrupto e nefasto Eduardo Cesar implantaram uma mentalidade do "vale tudo", onde não há limites para desviar recursos públicos em benefício próprio. A Saúde está na UTI e o único Hospital da cidade mais se assemelha a um campo nazista. Dinheiro da Educação é desviado para a construção ilegal de um Teatro. O comerciante legalizado é obrigado a concorrer com um número absurdo de ambulantes e comércios não legalizados, cuja fiscalização finge não conhecer a existência. Canalhas e corruptos como Camões e Jonildo de Jesus  se assemelham a vendedores de indulgências. Ruas esburacadas e a inexistência de políticas voltadas ao turismo transformaram Ubatuba em um depósito de mendigos e turistas de quinta categoria.

A solução para os problemas citados será lenta e gradual, porém a população possui um papel fundamental no controle sobre as ações que serão tomadas no combate à manutenção de nichos de corrupção instalados no poder público. Moromizato foi eleito prefeito por falta de opção e não por opção, como infantilmente o mesmo demonstra acreditar, portanto é de fundamental importância que os cidadãos o controlem.

O Secretariado escolhido por Moromizato faz supor que o mesmo não tem noção da gravidade da situação em que Ubatuba se encontra. O perfil do Secretariado parece ser adequado a uma cidade que não possui problemas, onde pessoas sem muita experiência poderão adquirí-la com o tempo sem gerar qualquer prejuízo para os cidadãos. Moromizato limitou suas opções de escolha ao afirmar textualmente que:
“A formação do time foi elaborada juntamente com os partidos que participaram da chapa vitoriosa nas eleições de outubro"
Enquanto Moromizato pensar que foi eleito por opção e não por falta da mesma, Ubatuba padecerá. Se a chapa de Moromizato tivesse sido tão vitoriosa, como o mesmo alega, certamente, nas eleições proporcionais, o número de vereadores eleitos seria superior aos três existentes. Escolher apenas pessoas ligadas aos partidos políticos que o apoiaram é um erro que pode ser fatal para a possibilidade de sucesso da futura administração.

domingo, 30 de dezembro de 2012

Revitalização da Avenida Iperoig



Texto: Marcos Leopoldo Guerra

Nos últimos anos a Avenida Iperoig, localizada na região central de Ubatuba, foi utilizada como o único ponto de eventos do município de Ubatuba. Toda a extensão oposta ao comércio sempre foi utilizada de modo, no mínimo, indevido. Parques de Diversão, instalação de imensas tendas para shows e a famosa Feira Hippie, sempre estiveram presentes em alguma parte da Avenida Iperoig. Cada uma dessas atividades citadas é extremamente importante para qualquer município, porém devemos ter em mente que há o devido lugar para cada uma delas, pois somente assim, haverá o aproveitamento máximo de cada uma das atividades, quer para o comerciante, quer para a municipalidade e principalmente para o turista.

A Feira Hippie é uma realidade que deve ser tratada e respeitada como tal, pois famílias dependem da mesma e a omissão e negligência dos administradores municipais não pode e não deve gerar prejuízos àqueles que aparentemente inocentemente foram levados pelos que tinham por obrigação funcional fiscalizar. Tenho plena convicção de que o assunto é bastante polêmico e gera paixões das partes envolvidas direta ou indiretamente na questão. O artesanato é uma atividade fundamental na cultura de toda e qualquer cidade, portanto é uma parte obrigatória na atividade e planejamento turísticos de qualquer cidade. A feira de artesanato, muitas vezes denominada de feira Hippie, é um método de reunir os mais diferentes trabalhos artesanais, dos artesãos daquele município.

Ubatuba teve a criação da hoje denominada Feira Hippie, exatamente nos padrões genéricos que acabo de citar. Com o tempo o que deveria ser destinado apenas a artesãos foi sendo ocupado por pessoas inescrupulosas que encontraram um meio fácil e barato de concorrer com os demais comerciantes. As licenças passaram a ser concedidas por critérios de ordem pessoal e política e o verdadeiro artesão foi colocado de escanteio.

A descaracterização da Feira Hippie prejudica os demais comerciantes, acaba com o interesse pela atividade artesanal, destrói pontos fundamentais da cultura local e beneficia pessoas que não são comerciantes e sequer artesãos, cujo único interesse é o lucro fácil obtido com o apoio e financiamento da administração municipal.

Ubatuba possui história e grande parte dessa história pode ser contada e lembrada através da culinária local e do artesanato. Devemos trabalhar no sentido de resgatar a Feira de Artesanato para suas origens. O turista que visita Ubatuba não necessita de um show room de produtos da 25 de março.  Se atualmente apenas isso sobrou devemos atuar para corrigir a situação. Não podemos defender os interesses pessoais de alguns supostos comerciantes em detrimento dos interesses dos comerciantes que geram empregos e renda durante todo o ano. Quando os verdadeiros comerciantes que investem e acreditam em Ubatuba perdem, na realidade os maiores prejudicados são a população de Ubatuba e os turistas. O formato atual e a localização da Feira Hippie de Ubatuba deterioram a cultura local, prejudicam os comerciantes e denigrem a imagem de Estância Balneária que Ubatuba possui. É função dos Vereadores eleitos exigir do Executivo que toda essa situação seja revista e corrigida. Do mesmo modo cabe aos comerciantes e demais cidadãos cobrarem dos eleitos por tais ações.

Moromizato Apresenta Mais Sete Nomes de Seu Secretariado

Fonte: Assessoria Maurício Moromizato
 
O prefeito eleito de Ubatuba, Maurício Moromizato, confirmou nesta semana mais sete nomes que formarão o secretariado da próxima prefeitura. Com o anúncio para três secretarias, uma companhia, duas autarquias e uma administração regional, Maurício define a ocupação de todos os cargos de primeiro escalão (com exceção do gabinete).

Além das secretarias de Arquitetura e Urbanismo, Segurança e Desenvolvimento Social, Maurício confirmou nesta quarta-feira o presidente da Companhia Municipal de Turismo (COMTUR), da Fundação da Criança e do Adolescente de Ubatuba, da Fundação de Arte e Cultura e da Administração Regional Centro Sul.

Maurício ressaltou que os nomes foram definidos respeitando os mesmos critérios citados no primeiro anúncio, feito há 15 dias. “A formação do time foi elaborada juntamente com os partidos que participaram da chapa vitoriosa nas eleições de outubro e priorizando o conhecimento setorial e municipal dos escolhidos”, afirmou o prefeito eleito Maurício.

Acompanhe abaixo os nomes e currículos dos escolhidos:

Rinaldo Antonio da Silva Santos 
Secretário de Arquitetura e Urbanismo
Arquiteto de 28 anos, nascido em Ubatuba e formado na Unimódulo, com especialização MBA em Gestão de Negócios. Diretor da Forccis Soluções de Edificações, também atua como professor Universitário e Consultor na área de expansão da infraestrutura institucional.

Robertson Martins
Secretário de Segurança

Empresário desde 1981, atua no setor de hospedagem na região Centro-Sul. Atualmente cursa a faculdade de Direito na Unimódulo. Morador da cidade há mais de 5 anos, atuou como liderança política na defesa dos prestadores de serviços do Saco da Ribeira, além de casos relacionados ao setor da saúde pública local.

Sérgio Maida
Secretário de Desenvolvimento Social

Psicólogo Clínico e Institucional formado na Universidade Nacional de La Plata, na Argentina, com diploma revalidado na USP, especializado em psicanálise, psicologia social e análise institucional. Tem vasto currículo como professor e consultor clínico, com destaque para atuação no Instituto Sedes Sapiente, USP e PUC. Em Ubatuba, tem residência na Praia Brava da Fortaleza há mais de 30 anos e participa da Sociedade de Moradores da Brava e Fortaleza (SOMBRAFO) e foi Orientador Educacional da  Cooperativa Educacional.

José Lindolpho Candinho
Presidente da Companhia Municipal de Turismo

Morador de Ubatuba há 40 anos, vive no bairro do Ipiranguinha. Formado em Administração e tem mestrado em gestão empresarial. No campo profissional, atua como empresário no ramo supermercadista.

Sônia Bomfim
Presidente da Fundação da Criança e do Adolescente de Ubatuba

Pedagoga formada na Universidade Mackenzie é pós graduada na PUC-SP, em Psicologia da Educação. Professora aposentada da Rede Estadual de Ensino é diretora da Fundação Alavanca de Ubatuba há 20 anos. Foi secretária de Assuntos Comunitários de Ubatuba (97/2000) e Assessora Chefe da Prefeitura de São José dos Campos (94/96). Participou da organização e aprovação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Isabela Vianna Vassão
Presidente da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba

Tem experiência profissional como administradora de condomínio e técnica contábil. Além disso, cursa faculdade de Direito em Caraguatatuba e já foi diretora Administrativa da Fundart por dois anos.

Dirley Aparecido Ferreira 
Administração Regional Centro Sul
Caiçara, morador do bairro da Enseada, é técnico em prótese dentária e tem curso superior incompleto de Administração. Participa há anos dos debates envolvendo a região Centro-Sul, como secretário da Associação de Moradores da Enseada e Perequê Mirim.

CGU Inaugura Nova Área de Pesquisa de Relatórios

Fonte: Assessoria de Comunicação Social CGU

A Controladoria-Geral da União (CGU) lança hoje (28), no site www.cgu.gov.br, nova área de pesquisa de relatórios de fiscalização, auditoria e avaliação. A pesquisa, que tem o objetivo de aumentar a transparência e facilitar o acesso às informações, é uma iniciativa que vem ao encontro da Lei de Acesso à Informação (nº 12.527/2011), em vigor desde o último dia 16 de maio.

Antes, já era possível encontrar, de forma dispersa no site da CGU, alguns relatórios de ações de controle, bem como relatórios do Programa de Fiscalização a partir de Sorteios Públicos. Com a novidade, torna-se possível pesquisar outros relatórios como os de Avaliação da Execução dos Programas de Governo e os de Auditorias Anuais de Contas. Além disso, a pesquisa também reuniu, em um único espaço, os relatórios que já estavam publicados no site. Para acessar o serviço, basta clicar no banner “Pesquisa de Relatórios”, disponível na aba “Controle Interno”.

O lançamento da pesquisa faz parte de uma reestruturação mais ampla da seção do site que trata do tema Controle Interno. O espaço teve o conteúdo redistribuído em quatro subseções: Avaliação da Execução de Programas de Governo, Avaliação da Gestão dos Administradores, Ações Investigativas e Orientação Preventiva aos Gestores Públicos. A reformulação foi feita com o intuito de melhorar a usabilidade, a arquitetura de informação e a gestão de conteúdo da seção.

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