segunda-feira, 11 de abril de 2011

Juízes passam a estudantes noções de justiça e cidadania

Cerca de 70 alunos da Escola Estadual Homero Rubens de Sá, do município de Guarulhos, tiveram a oportunidade de conhecer hoje (8) o projeto “Justiça e Cidadania também se aprendem na escola”.

Essa é a 12ª escola a receber a visita de magistrados da comarca que, voluntariamente, percorrem, a cada dois meses, instituições de ensino, para mostrar como funciona o Poder Judiciário.

O juiz da 6ª Vara Cível e diretor do fórum da cidade, Régis de Castilho Barbosa Filho, começou a 'conversa com os estudantes' afirmando que a carreira da magistratura é aberta a todos, que é uma área difícil, mas que proporciona grandes realizações. “Hoje vocês representam os alunos. Quem sabe um dia assumem um cargo na magistratura”, falou.

Durante o evento, o magistrado passou aos estudantes informações sobre o funcionamento do Judiciário e noções de direitos e deveres dos cidadãos. “A sociedade é constituída da união de pessoas, cujos representantes fazem as leis para serem cumpridas.”

Também participaram do encontro o juiz da 2ª Vara Criminal de Carapicuíba, Mário Rubens Assumpção Filho e o juiz Thiago Massao Cortizo Teraoka, de Guarulhos.

Assumpção Filho falou sobre a importância dos três poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário. Ele explicou a diferença entre os cargos de juiz, promotor, defensor público e polícias civil e militar. “Existem lacunas nas leis, casos que não encontram respostas e o juiz, muitas vezes, julgará por analogia, jurisprudência, para completar essas lacunas”, finalizou.

Thiago Massao agradeceu a oportunidade de voltar à escola. Dessa vez, não sentado no banco da classe, mas sim como palestrante. Ele falou sobre o concurso de ingresso na magistratura, as diversas fases do processo seletivo e as avaliações pelas quais os candidatos são submetidos.

Antes do início do encontro foi distribuída aos estudantes a 'Cartilha da Justiça em Quadrinhos'. A publicação traz histórias com personagens que ilustram variadas situações e contribui para fixar o conteúdo das informações passadas durante a palestra.

O projeto é uma realização da Associação dos Magistrados Brasileiros e do Tribunal de Justiça de São Paulo. O programa surgiu pelo fato de que a maior parte da população desconhece o funcionamento da Justiça brasileira. O objetivo é conscientizar professores e alunos sobre seus direitos e deveres e mostrar como exercê-los. Os participantes da palestra funcionam como agentes multiplicadores do conhecimento e têm a oportunidade de repassar o que aprenderam para outros alunos, amigos e familiares.

FONTE Assessoria de Imprensa TJSP - SO (texto) / LV (fotos)
        imprensatj@tjsp.jus.br

NOTA DO EDITOR

Sem o conhecimento de seus Direitos e Obrigações, o cidadão não possui condições de exercer seu papel na socieade; seja cobrando alterações na legislação existente, seja fiscalizando os agentes políticos e públicos, seja entendendo o que fazer e como fazer diante dos mais diversos problemas do dia a dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário