sexta-feira, 22 de abril de 2011

Teresópolis - RJ - Dá um basta à corrupção

O dia 12 de abril vai ficar marcado na cidade de Teresópolis como o dia que a população deu um basta à corrupção. Organizada por 42 entidades representativas, a manifestação popular reuniu cerca de 5.000 pessoas na Praça Olimpica, onde diversos líderes locais se manifestaram, e depois a passeata seguiu pelas ruas até a Câmara Municipal onde estavam sendo tomados depoimentos para uma CPI que investiga irregularidades na administração pública.


Milhares de manifestantes participaram da passeata

O Prefeito Jorge Mário foi eleito com uma votação expressiva e representou em um momento uma esperança para Teresópolis, o que foi se esvaindo aos poucos por causa de diversos desmandos, sinais evidentes de enriquecimento ilícito, e sinais exteriores de riqueza, que aparentemente não têm origem adequada.


 Presidente do Conselho da Amarribo, Josmar Verillo participa da manifestação

A multidão caminhou carregando faixas e lanternas, pedindo que uma luz fosse lançada sobre a cidade, que apresenta sinais visíveis de abandono. A manifestação popular uniu diversas entidades de classe, trabalhadores com empresários, funcionários públicos, profissionais liberais, e uniu também todas as gerações da cidade. Estavam nas ruas manifestantes acima dos 80, bem como crianças abaixo de 10 anos de idade.

Foi uma manifestação emocionante, pela força, pela união e pelo desejo de mudança. Em frente à Camara Municipal veículos da Polícia Militar impediram a passagem do carro de som, e por pouco não ocorre um confronto. Mas alguns populares retiraram os cavaletes do outro lado da rua, e o carro de som pode chegar até a porta da Camara sem maiores dificuldades.


                                        A passeata seguiu pelas ruas até a Camara Municipal

As imediações da Prefeitura Municipal e da Câmara Municipal estavam fortemente armadas com contingentes da Força Nacional, da tropa de choque da Polícia Militar e da Guarda Municipal.

Três vereadores deixaram o plenário e foram até a rua receber uma manifestação preparada por uma organização estudantil. Os vereadores que não assinaram o pedido de investigação foram vaiados diversas vezes pela população.

O Presidente do Conselho da Amarribo, convidado pela Nossa Teresópolis apresentou brevemente a atuação da entidade para motivar os cidadãos, e depois acompanhou a manifestação até a sede da Câmara Municipal.


                               Policiais cercaram a Prefeitura e a Câmara Municipal

A cidade de Teresópolis é uma estância turística das mais conhecidas no Brasil e costumava atrair milhares de turistas não só do Brasil, mas do exterior. O descaso e o abandono está destruindo a industria turística da cidade, que foi afetada ainda por uma tragédia climática que provocou o deslizamento de encostas e matou milhares de pessoas. O que a população não aceita mais é a tragédia causada pela corrupção, pela incompetência e pelo descaso com a coisa pública.

E por isso, no dia 12 de abril deu um basta. O caso de Teresópolis é mais um caso típico do que acontece nos municípios de nosso Brasil. Só a manifestação do povo pode mudar esse estado de coisas.

Fonte: Josmar Verillo (AMARRIBO)

2 comentários:

  1. Marcos: parabéns pela reportagem. Que tal, para melhor clarear as coisas e poder fazer as pessoas pensarem mais e melhor, buscar os nomes dos vereadores e junto com o nome do prefeito, colocar o partido a que cada um pertence. A reportagem cita a amarribo e com esse crédito (da amarribo), fica simples e equilibrado nomear os partidos, pois isso fará as pessoas também raciocinarem a respeito dessa questão.... fica aqui como sugestão, inclusive para Ubatuba. Sempre que citar o nome de um político, grifar o partido ao qual pertence...Boa Páscoa, forte abraço,
    Mauricio Moromizato

    ResponderExcluir
  2. Pois é, dar nome é importante, mas o mais importante mesmo é o exemplo social desta demonstração, que mostra que o Brasileiro ainda tem fibra pra se opor a este sistema político, que tira o máximo do povo e dá o mínimo possível em troca... Isso foi assim desde 1500 e ainda continuará, se o povo não se manifestar... Com tais demonstrações se para com os desmandos, principalmente se citados nomes... Isso realmente faltou, mas o povo ainda vai aprender e a festa dos políticos vai acabar... um dia...

    ResponderExcluir