sexta-feira, 13 de maio de 2011

Carta Aberta á População de Ubatuba


Gostaria de me dirigir aos meus alunos, professores, funcionários e principalmente aos pais da EM. Prefeito Silvino Teixeira Leite, onde estava Diretora até o dia 06/06/2011, quero expressar o imenso carinho e orgulho que tenho de toda esta comunidade que entendeu que Educação é vida, e que vida é gente, e que gente é a essência da humanidade. Quero agradecer pelos telefonemas, visitas em minha casa, pelas manifestações públicas e de carinho recebido de todos vocês que construíram ao longo da caminhada nestes 07 anos de trabalho na Escola, vínculos verdadeiros de um processo de educação voltado para a construção da cidadania, e gostaria ainda de dizer que a Direção apenas faz parte, são vocês os principais atores do trabalho realizado e de todas as conquistas da escola para as crianças.

No dia 29/04/2011, o Secretário de Educação, o Sr. Arnaldo da Silva Alves, convocou uma reunião com todos os diretores da Rede Municipal das Escolas que tem convênio com as APMs escolares, na Secretaria de Educação para informar que todos os monitores seriam demitidos devido á contenção de despesas e momento de crise atual. Foi um choque para todos os Diretores presentes, uma vez que alguns se emocionaram, choraram, tentaram negociar, falaram da importância destes projetos que beneficiam os alunos. Aproveito para me solidarizar com os colegas diretores das demais escolas onde já houve demissões, pois sei que estão sofrendo com isso, pois apesar da burocracia que envolve a função, o diretor está diretamente envolvido nas relações humanas que se fazem no cotidiano escolar entre alunos, equipe e comunidade. Nesta reunião perguntei ao Secretário o porquê de cortar estes projetos, visto que os alunos são cadastrados no sistema de dados do estado (PRODESP) e há um repasse além do repasse normal por aluno, como complementação educacional ou atividade complementar, e sabemos que este repasse vem de um ano para o outro, ou seja, os alunos que foram cadastrados no ano passado, o Município recebe neste ano. Perguntei ainda se não havia outras possibilidades com relação á contenção de despesas, visto que ao redor de um monitor gera um fluxo de mais de 100 crianças dependendo da atividade. Infelizmente a resposta foi negativa, e que seria horizontal para todas as escolas o corte dos projetos e que os diretores receberiam uma planilha contendo as informações com relação á decisão.

Na escola Prefeito Silvino, os projetos extracurriculares beneficiam os alunos no contra turno escolar com aulas de violão, violino, teclado, bateria, flauta, GRD, dança, basquete, futebol, atletismo, biblioteca e informática (laboratório com 30 computadores doados pela Fundação Itaú e Programa Proinfo) com um fluxo rotativo de 690 crianças considerando todas as atividades, além do judô Projeto existente na escola com o Professor Josino, amigo da escola desde 2005. Conquistas que ajudaram as nossas crianças a não ficarem na rua, atividades que complementam a ação educacional na formação da pessoa de uma forma geral, e o reconhecimento da instituição escolar considerando o vínculo de prazer e vontade que a criança tem em ir para a escola, contribuindo com o seu desenvolvimento cognitivo, emocional e social. O reforço escolar na escola é oferecido em período integral das 8h30’ ás 17h30’ aos alunos com dificuldades na alfabetização, com implicações emocionais e sociais, e este reforço também é beneficiado pelos projetos.
No dia 02/05/2011 recebi os avisos de rescisão dos monitores que seriam demitidos e fiquei surpresa, pois ainda não havia recebido nenhuma planilha e nem mesmo o contrato do convênio para o ano de 2011, motivo pelo qual devolvi as rescisões e solicitei retorno quanto ao assunto. No dia 03/05/2011, como gestora, informei no HTPC á equipe docente que também ficou bastante triste com toda a situação, e no dia 06/05/2011 informei á toda a comunidade escolar, e nesse mesmo dia fui exonerada do cargo de Direção da Escola ás 17h00’ pelo Secretário de Educação, alegando que a política de trabalho desta diretora não estava mais se alinhando com a política de trabalho da Secretaria, que não tinha pessoalmente nada contra minha pessoa e que mantinha as portas abertas da secretaria.

Gostaria de dizer que sempre que estive á frente da Escola Silvino, sempre fui parceira da Secretaria de Educação, uma vez que todo o trabalho lá desenvolvido sempre teve o aluno como foco principal e, este é o compromisso de toda a equipe da escola e com certeza da Secretaria também. Superamos problemas estruturais e físicos e outros desafios decorrentes da demanda da educação frente ao perfil da nossa sociedade. A nossa escola nesta gestão teve um papel importante nos projetos relacionados á questão da inclusão escolar na busca de soluções, tanto que conta com dois projetos de atendimento aos alunos com necessidades especiais educativas. 

Junto com a comunidade escolar conseguimos estruturar a escola com biblioteca, laboratório de informática, orquestra, playground, televisões em todas as salas de aula, equipamento completo de som e multimídia, projetos pedagógicos permanentes como horta e o da dengue. Projetos sociais como o Projeto de Natal que todos os anos nos preenche de muita alegria e satisfação em parceria com o empresariado local.
E finalizando gostaria de dizer que estou feliz por fazer parte da história da EM. Prefeito Silvino Teixeira Leite,

E dizer que quem está na área da educação, seja no cargo que for (diretor, supervisor, secretário, professor, coordenador) é primeiro educador, e o meu coração de educadora está tranqüilo e como pessoa está consciente da responsabilidade que temos frente ás nossas crianças, elas já perderam bastante no decorrer da história da humanidade. Muito obrigado aos professores, funcionários e mães que compartilharam dos sonhos que conseguimos realizar juntos, mas agradeço também á Administração Municipal e Secretaria de Educação pela oportunidade de crescimento e contribuições á educação municipal.   

Solange Cristina Prado de Barros, caiçara, 41 anos, casada, mãe de três filhos, educadora na rede municipal de ensino há 23 anos e 05 meses, destes, há 19 anos em direção escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário