sábado, 29 de setembro de 2012

Renovação Total na Câmara de Ubatuba

Texto: Marcos de Barros Leopoldo Guerra

Apesar de dizerem que certeza absoluta é sempre um exagero, nesssas eleições municipais, em Ubatuba, é possível ter algumas certezas mais do que absolutas:

- Elegeremos um prefeito e dez vereadores quer nós gostemos ou não;

Não adianta sonhar com um prefeito e vereadores extremamente capacitados, dignos de um prêmio Nobel, ou acreditar que há a possibilidade de elegermos pessoas extremamente puras e honestas, pois elegeremos políticos e não candidatos a canonização. Madre Tereza de Calcutá, Jesus Cristo, Mahatma Gandhi, além de estarem mortos, não possuem domicílio eleitoral em Ubatuba e também não constam da lista de candidatos, portanto não adianta nutrir falsas esperanças.

Ubatuba possui oito candidatos a prefeito e 242 candidatos a vereador, dos quais 26 foram indeferidos pela Justiça Eleitoral. Desses 26 há 7 que já estão totalmente fora da disputa e os demais 19 aguardam o julgamento de recursos, portanto o eleitor deve verificar as propostas, passado e presente dos 216 candidatos a vereador aptos a concorrer.

- Eduardo de Souza Cesar não será prefeito a partir de janeiro de 2013;

Eduardo Cesar não será mais prefeito em 2012. Isso não quer dizer que eu esteja afirmando que ele tenha sido Prefeito pois, na realidade, ele apenas ocupou a cadeira de Prefeito e recebeu a remuneração mensal correspondente. Ser Prefeito é algo diferente mas isso é uma outra história, para uma outra matéria.

Eduardo Cesar sairá meio insatisfeito, afinal de contas ele não conseguiu obter a tão sonhada unanimidade no quesito rejeição. Até entendo que Eduardo seja um perfeccionista e ter atingido apenas 80% de rejeição não atenda seus padrões e sua busca incessante por atingir o 100%. Tenho a mais firme convicção que Eduardo Cesar deve esperar o próximo ano pois após a abertura das gavetas dos mais diversos setores da Prefeitura e principalmente com o término do pacto de silêncio de alguns funcionários, a Polícia Federal, o Ministério Público Estadual e Federal e a avalanche de ações de improbidade administrativa e ações crime que serão impetradas farão com Eduardo Cesar conquiste o tão sonhado 100% de rejeição.

50% da Câmara de Ubatuba será automaticamente renovada pois os vereadores Mico, Frediani, Americano, Maurão e Ricardo Cortes não concorrem a reeleição;

Osmar de Souza, Adilson Lopes, Claudnei Bastos Xavier,  Silvinho Brandão e Gerson de Oliveira estão concorrendo a releição e a permanência dessas figuras incompetentes, nefastas e corruptas somente ocorrerá se nós eleitores permitirmos.

Osmar de Souza não passa de um lacaio de Eduardo Cesar que vai as Sessões da Câmara para jogar jogo da velha. Não devemos esquecer que a esposa do então Secretário de Meio Ambiente, Juan Antônio Moreno, trabalhava como assessora de Osmar, caracterizando assim situação de nepotismo.Osmar pensa que o carro da Câmara é ambulância e o utiliza para levar futuros eleitores (pacientes) para consultas e atendimento médico em outras cidades. Fidelidade partidária é um termo desconhecido para Osmar de Souza e para ele o importante é abrir as reuniões do Sato na esperança de que algumas migalhas caiam a seus pés. Osmar deve achar que CPI é algo repugnante ou imoral pois só de ouvir a palavra le sai correndo.

Adilson Lopes igualmente lacaio de Eduardo Cesar também tinha parentes na Prefeitura e na Câmara, caracterizando a situação de nepotismo. Em seu mandato teve uma atuação mediocre se limitando muito mais a defender os interesses nefastos de Eduardo Cesar do que o da população. Adilson considera a administração de Eduardo Cesar uma maravilha portanto, creio que ele mereça o mesmo destino de Eduardo.

Claudnei Bastos Xavier é louco por uma cesta básica e faz qualquer coisa por ela. Fez uma jogada para sair do partido anterior e atualmente está no DEM, porém parece que o mesmo não percebeu que Eduardo Cesar foi expulso do DEM. Claudnei adora ser presidente de CPI, aparentemente pelo puro prazer de poder travá-la, haja vista que nenhuma CPI presidida por Claudnei resultou em algo útil para a população. Claudnei conseguiu que o chefe de sua "igreja" fosse nomeado para ocupar a Ouvidoria municipal em troca de apoio a Sato nas eleições de 2012. Claudnei foi condenado no caso do Conselho Tutelar onde houve muito mais do que apoio para determinados candidatos nas eleições para Conselheiro.

Silvio Carlos de Oliveira Brandão é conhecido por ter afirmado em Juízo que recebia por horas extras não trabalhadas, durante o período em que trabalhou na Prefeitura de Ubatuba. Silvinho Brandão, como é conhecido, acredita e afirma que para se eleger é necessário apenas ter dinheiro para comprar o eleitor. Silvinho Brandão foi condenado no caso do Conselho Tutelar onde houve muito mais do que apoio para determinados candidatos nas eleições para Conselheiro.

Gerson de Oliveira, vulgo Biguá, é o símbolo máximo da corrupção, do desrespeito a função pública e da utilização da máquina e do mandato em proveito próprio. Graças a uma população omissa e a vereadores tão ou mais corruptos que Biguá, o mesmo ainda ando livre e solto pelas ruas. Em uma sociedade minimamente consciente de suas obrigações Biguá estaria na cadeia e a chave teria sido jogada no lixo. Biguá se utiliza da prefeitura como seu escritório particular. Através de funcionários igualmente corruptos e nefastos (vide Maria Lúcia Nery Querido - que atende pela alcunha de Maucha - e Agamenon, Pelé , entre outros), Biguá consegue que processos sejam aprovados em prazos recorde, que a legislação seja interpretada do modo mais conveniente ou que até mesmo seja simplesmente ignorada. Tráfico de influência, corrupção ativa, corrupção passiva e peculato são apenas alguns dos tipos penais que norteiam a "carreira" de Biguá. Como se não bastasse Biguá ainda faz favores a familiares que não possuem capacidade de conseguir emprego. É de conhecimento público que "Pesão" é cunhado de Biguá. Pesão sempre esteve lotado no gabinete de Biguá como Assessor, porém nunca trabalhou e sequer coloca os pés na Câmara pois é considerado persona non grata pelos demais assesores do gabinete de Biguá.

Cada gabinete terá no máximo dois assessores sendo que o chefe de gabinete deverá, obrigatoriamente, possuir curso superior;

Por imposição do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo e em respeito aos princípios cconstitucionais da moralidade e eficiência, a Câmara de Ubatuba poderá contar em seu quadro funcional com no máximo dois assessores para cada gabinete , sendo que o chefe de gabinete, obrigatoriamente, deverá ter curso superior.

CONCLUSÃO

Diante do quadro atual, acima demonstrado, cabe a nós eleitores impedirmos que qualquer um dos acima citados sejam reeleitos. Por mais que Eduardo Cesar seja corrupto, nefasto e incompetente, devemos levar em consideração que se tivessemos uma Câmara formada por vereadores minimamente competentes e honestos a história de Ubatuba teria sido totalmente diferente e Eduardo Cesar, muito provavelmente, sequer teria terminado o primeiro mandato no poder. Por melhor que possa ser um Prefeito, se não houver uma Câmara forte que o fiscalize inúmeras ilegalidades ou abusos de poder poderão ocorrer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário