sábado, 12 de janeiro de 2013

Comerciante Colocando Cidadãos em Situação de Risco em Ubatuba

Texto: Marcos Leopoldo Guerra





Recebi por e-mail as imagens acima, referentes a uma obra realizada na Rua Guaicurus em Ubatuba - SP.  A falta de respeito aos pedestres é evidente, haja vista que os mesmos são obrigados a caminhar pela rua, pois a calçada foi totalmente bloqueada com um tapume.

A rua Guaicurus é uma rua paralela à Rua Guarani e é utilizada como rota principal de quem vai do centro sentido bairo do Itaguá. Ao obrigar que os pedestres andem na rua, o proprietário da obra coloca os cidadãos em situação de risco. Qualquer pessoa minimamente informada sabe que em obras muito próximas ao passeio público, o meio correto de proteção são redes que envolvem a obra.

A obra em questão certamente será utilizada para atividade comercial e seu proprietário já iniciou muito mal, demonstrando não possuir respeito e consideração por aqueles que poderão ser seus futuros clientes. Seria muito importante que a Associação Comercial de Ubatuba criasse um manual de conduta para seus associados, haja vista que muitos comerciantes demonstram não possuir a menor noção de cidadania, respeito aos cidadãos e vida em sociedade. 

Na segunda-feira será por mim protocolada, na Prefeitura de Ubatuba, denúncia referente a esse absurdo, solicitando que o proprietário seja intimado a retirar imediatamente todo o tapume, desobstruindo assim o passeio público.  

2 comentários:

  1. esse proprietario ai em questao nao tem respeito nem pelos funcionarios que fizeram chegar a onde chegou imagina pelos clientes.

    ResponderExcluir
  2. Marcos, a lei municipal permite o fechamento de até 2/3 do passeio público, no máximo. Na verdade,trata-se de uma apropriação da lei vigente na capital, que deve ser obedecida em Ubatuba se nossa legislação for omissa, como é, no caso (Lei 711/84, art. 31, "d"). Vamos ver se os agentes municipais sabem disso.

    ResponderExcluir