domingo, 6 de janeiro de 2013

Lançamento de Esgoto Mata Peixes na Praia Grande em Ubatuba

De acordo com a polícia, o esgoto lançado é particular.
Pescadores reclamam da falta da fiscalização na região da praia Grande.

Fonte: G1 Vale do Paraíba e Região
 
Peixes mortos no rio que deságua na praia Grande, em Ubatuba (Foto: Divulgação/Pescadores)
Um lançamento de esgoto tem matado os peixes de um rio que deságua na praia Grande, em Ubatuba, no litoral norte de São Paulo. O problema foi denunciado à polícia por moradores da região na última quarta-feira (3).

Foto Divulgação/Pescadores
A irregularidade atinge o rio formado por dois córregos - o Acaraú, que deságua na praia do Itaguá, no centro da cidade, e outro sem denominação que escoa na praia Grande. De acordo com a polícia, o esgoto lançado é particular.

"Não podemos pescar neste local, mas a polícia permitie que seja poluído", afirmou um pescador que não quis ter o nome divulgado. Segundo ele, pelo menos 30  tilápias estavam mortos à margem do córrego na última quarta.

A Polícia Militar Ambiental de Ubatuba informou que aguarda um laudo da Companhia Ambiental do Estado (Cetesb) para tomar as providências necessárias para resolver o problema. De acordo com a polícia, a fiscalização da pesca é para proteção dos pescadores locais diante das grandes empresas de pesca.

“Não temos técnicos para fazer a análise da água e definir qual é o problema. Só depois desse laudo que deve ser emitido pela Cetesb é que podemos adotar alguma providência”, afirmou o policial ambiental, Edson Marcelo.

 Procurada, a Cetesb informou que até o meio-dia desta sexta-feira (5) não havia sido procurada sobre este problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário